Título
Criação de um plano de marketing para empresas empreendedoras de crescimento rápido: Caso Science4you
Autor
Leal, Patrícia Alexandra Leal de Oliveira
Resumo
pt
Existem várias empresas jovens no mercado, que, por razões estratégias, falta de
conhecimento ou falta de budget disponível, não criam desde início, um plano de
marketing que suporte o seu crescimento. Com esta ausência de planeamento estratégico,
as empresas crescem a pulso e com decisões baseadas em apenas tentativas-erro, que
podem ser acertadas durante um certo período de tempo.
No entanto, o ambiente empresarial que rodeia as marcas não permanece estagnado para
sempre e, com alterações no setor, mercado, concorrência ou até internas, a empresa
ressente-se, começando a perder em todos os vetores: investimento, clientes, quota de
mercado e notoriedade, perdendo totalmente a relevância no meio onde estão inseridas.
Será esta a temática analisada neste caso pedagógico, utilizando para isso o exemplo
concreto da empresa Science4you, que teve crescimentos de 100% durante os seus
primeiros oito anos de vida, mas começado a perder terreno e gás em 2018.
Para o desenvolvimento do tema, será analisada a situação real da Science4you até 2018,
mostrando de seguida qual a estratégia de comunicação e marketing desenvolvida durante
2019, assente em quatro pilares: brand awareness; produto e preço; comunicação em
lojas próprias; redes sociais e e-Commerce. Assim, o presente caso procura tirar
conclusões concluir sobre o sucesso desta estratégia alargada no contexto macroeconómico,
setor e concorrentes onde a Science4you se insere.
Finalmente, é importante refletir sobre esta estratégia da marca, que ilações são possíveis
de retirar para a gestão e se existirá possibilidade de outras empresas poderem avançar no
futuro com estratégias semelhantes.
en
There are several young companies in the market, that, because of strategic reasons, lack
of knowledge, or lack of available budget, don’t create since day one a marketing plan
that sustains its growth. With this absence of strategic planning, companies grow with
difficulties and with decisions made only by attempt-error, that can only be right for a
short period of time.
However, the entrepreneur environment that surrounds brands does not stay the same
forever and with changes in sector, market, competition and even intern ones, the
company feels belittled, and starts to lose in every aspect: investment, clients, market
share and awareness, losing relevance.
This will be the analyzed theme in this pedagogic case, using the concrete example of
Science4you company, that had 100% growth rates for its first years of living, but started
to lose traction in 2018.
To develop this theme, it will be demonstrated which was the real situation of
Science4you until 2018, showing next what will be the communication and marketing
strategy that this company had developed in 2019, based in four pillars: brand awareness;
product and price; own stores communication; social media and e-Commerce. This means
that this case is looking to conclude about what was right and what was wrong in this
strategy, regarding the macroeconomic context, the sector and the Science4you
competition.
Finally, it is really important to reflect about this brand strategy, what can we retrieve for
management and if it is possible to other companies use this case for similar purposes.