Título
O contributo do marketing relacional e da formação contínua na fidelização de clientes
Autor
Moreira, Paulo Rodrigues Pinheiro de Sousa
Resumo
pt
Actualmente as empresas vivem num contexto globalizado cada vez mais competitivo, o
que as obriga a redefinir o seu posicionamento e as estratégias de marketing e vendas,
para se manterem adaptadas ao mercado dinâmico e incerto que é característico dos dias
de hoje. A busca de projectos inovadores e diferenciadores é assim imprescindível para
reforçar as suas vantagens competitivas. Os clientes tornaram-se o bem mais precioso
das organizações e para isso é necessário preservá-los, dando resposta às suas
necessidades. O objectivo desta investigação é justamente analisar a importância que a
transição do Marketing Tradicional para o Marketing Relacional tem no sector B-to-B,
tendo como base a fidelização de clientes, suportada por eventos de formação contínua
que permitem essa relação de longo prazo. Para tal, foi realizada uma pesquisa assente
nesses conceitos, através do estudo de caso do evento de formação contínua Hoya
Faculty, realizado pela subsidiária Ibérica da Hoya Corporation. Adoptou-se uma
metodologia quantitativa, através da utilização de um questionário online, realizado aos
clientes portugueses e espanhóis que participaram no evento em 2015/2016 e
2018/2019, no sentido de apurar a sua percepção face a esta prioridade estratégica. O
estudo evidenciou uma visão dos clientes que vai ao encontro da mudança de paradigma
do Marketing Transaccional para o Marketing Relacional, valorizando este último.
Fornece ainda alguns contributos que poderão ser considerados na empresa pelas
equipas de marketing e de vendas, permitindo ajustar estratégias às necessidades e
expectativas dos clientes, tendo em vista a sua fidelização.
en
Nowadays, companies live in a global context that is becoming more competitive every
day. This situation, implies redefining their positioning and marketing/ sales strategies
in order to keep up with this dynamic and uncertain market. The continuous search for
innovative projects is now extremely necessary (almost mandatory) to reinforce their
competitive advantages. The clients have become the most precious good in any
company, that is why it is crucial to preserve and constantly answer/prevent their needs.
The main goal of this investigation is to analyse the importance of the transition from
traditional marketing to relationship marketing in the B-to-B market, focusing on
customer loyalty, supported by continuous training events that will reinforce this long
term relationship. To this end, a research based on this concepts was carried out trough
the study of Hoya Faculty continuous education event, conducted by the Iberian
subsidiary of Hoya Corporation. For this purpose, a quantitative methodology was
adopted through the use of an online questionnaire, conducted to Spanish and
Portuguese clients who participated in the 2015/2016 and 2018/2019 events, in order to
investigate their perception about this strategic priority. This study showed that the
clients agreed to change the vision of the paradigm of the transitional marketing to the
relationship marketing. The study also gave some insights that can be used by the
companies marketing and sales teams, helping them to adjust the strategies of customer
needs and expectations, focusing on loyalty.