Título
Responsabilização, credibilidade e motivação em sede de SIADAP: Estudo de uma autarquia
Autor
Bragança, Alice
Resumo
pt
Com a reforma da administração pública em Portugal, promovida pelo XV Governo Constitucional (2002), surgiu o Sistema Integrado de Avaliação do Desempenho na Administração Pública (SIADAP), em 2004, que deu início a uma alteração nas práticas de avaliação das organizações públicas portuguesas. Este sistema trouxe como promessa a contribuição para a melhoria dos serviços públicos de forma a aumentarem a produtividade e, consequentemente, a competitividade.
De forma a avaliar a aplicação desse sistema de avaliação, designadamente no poder local, foi decidido estudar o caso de uma autarquia local, com o objetivo central de perceber se os trabalhadores (SIADAP 3) sentiram que o SIADAP promoveu a responsabilização, credibilidade e motivação, especificamente em três diferentes “fases históricas” de aplicação deste sistema. Também se pretende analisar a satisfação dos trabalhadores perante a aplicação do SIADAP. Para tal, foi utilizada uma metodologia quantitativa para comparar os dados obtidos através da aplicação de um inquérito por questionário e perceber, também, se existem relações que se possam estabelecer entre os diferentes períodos históricos, e as variáveis a estudar, designadamente na responsabilização, credibilidade e motivação.
Com este estudo foi possível concluir que os trabalhadores sentem-se responsabilizados no processo de avaliação de desempenho. No entanto, discordam da aplicação do sistema de avaliação de desempenho considerando que o mesmo é pouco credível, o que tem uma influência negativa na sua motivação. Apesar da sua satisfação em relação ao SIADAP ser frágil, os inquiridos afirmam possuir, na autarquia estudada, boas relações com os seus colegas na organização.
en
With the reform of public administration in Portugal, promoted by the XV Constitutional Government (2002), the Integrated System of Performance Evaluation in Public Administration (SIADAP), emerged in 2004, that started a change in the evaluation practices of portuguese public organizations. This system has as a promise the contribution to the improvement of public services in order to increase productivity and, consequently, competitiveness.
In order to evaluate the application of this evaluation system, namely in local government, it was decided to study the case of a local authority, with the central objective of understanding if the workers (SIADAP 3) felt that SIADAP promoted accountability, credibility and motivation, specifically in three different “historical phases” of application of this system. It is also intended to analyze the satisfaction of workers regarding the application of SIADAP. For this, a quantitative methodology was used to compare the data obtained through the application of a questionnaire survey and also to understand if there are relationships that can be established between the different historical periods, and the variables to be studied, namely in accountability, credibility and motivation.
With this study it was possible to conclude that the workers feel responsible in the performance evaluation process. However, they disagree with the application of the performance appraisal system as it is not credible, which has a negative influence on their motivation. Although their satisfaction with SIADAP is fragile, respondents claim to have, in the studied municipality, good relationships with their colleagues in the organization.