Título
Qualidade de vida no trabalho: uma análise comparativa de docentes do Brasil e de Portugal
Autor
Águia, Eliane Pereira
Resumo
pt
A qualidade de vida no trabalho tem sido um dos grandes desafios nas organizações, pois
qualquer fator que gere estresse, falta de motivação e afins, implica diretamente na vida dos
profissionais e consequentemente no resultado das empresas. A importância desta temática está
a ganhar destaque tanto no meio empresarial como no meio acadêmico.
Este trabalho tem como objetivo o tema a qualidade de vida de docentes em um estudo
comparativo entre docentes brasileiros e docentes portugueses.
Para realização da mesma foram aplicados dois instrumentos em conjunto: o Job Stress Scale,
de Karasek, e o WHOQOL, da OMS, para um universo de 200 docentes, distribuídos por
Instituições de Ensino do Brasil e Portugal. O estudo investigou a qualidade de vida dos
docentes através de um questionário aplicado sob forma de pesquisa. Para essa análise foram
consideradas dimensões de qualidade de vida, tanto quanto o ambiente de trabalho e fatores de
estresse. Parar melhor avaliar essas dimensões foi realizada uma análise exploratória dos dados
aplicando estatística descritiva conforme recolha de dados. Os achados demonstraram que as
pressões de estresse no trabalho e a administração de sintomas de falta de planejamento de
tarefas influenciam significativamente o nível de satisfação, a percepção de qualidade de vida
dos docentes, enquanto estratégias de controle, bem como preocupações e cuidados com saúde,
implicam na diminuição dessa percepção
en
The quality of life at work has been one of the great challenges in organizations, since any
factor that generates stress, lack of motivation and the like implies directly in the life of the
professionals and consequently in the result of the companies. The importance of this theme is
gaining prominence in both business and academic.
The objective of this study addresses quality of working life of teachers in a comparative study
between Brazilian teachers and Portuguese teachers.
Two instruments were applied together: Karasek's Job Stress Scale and WHOQOL, to a
universe of 200 teachers, distributed by Educational Institutions in Brazil and Portugal. The
study investigated the quality of life of teachers using a questionnaire applied as research. For
this analysis were considered quality of life dimensions, as well as the work environment and
stress factors. To better measure these dimensions, an exploratory analysis of the data was
performed applying descriptive statistic method as collection datas. The findings show that
work stress pressures and lack of symptom management significantly influence teachers'
perception of quality of life and the level of satisfaction while control strategies, as health
concerns and care, imply the reduction of this perception.