Título
Organizational life cycle: leadership style and employee satisfaction: a case study of hospital in China
Autor
Wang Xinglin
Resumo
pt
A falta de pesquisa empírica sobre os estilos de liderança aplicados aos hospitais
tornou se numa questão mais importante devido à mudança constante dos serviços de saúde
da China. Este estudo responde às duas pergunta s seguintes: Quais são os diferentes estilos de
liderança adequados para os diferentes períodos de desenvolvimento dos hospitais? Quais são
as correlações entre o estilo de liderança, a posição estratégica, a cultura e o grau de satisfação
dos empregados? Aplicando métodos quantitativos e qualitativos na análise de um grande
hospital chinês (adiante denominado de GZR), este estudo identificou quatro estilos
diferentes de liderança adequados aos diferentes períodos de desenvolvimento do hospital. A
liderança transformacional e carismática é adequada para as fases de arranque e recessão /
regeneração; a liderança carismática e parental são adequados para o período de crescimento;
a liderança de manutenção/prática é adequada para o período de maturidade. A eficácia dos
diferentes estilos de liderança ordena se de uma forma decrescente: transformacional,
carismática, parental e manutenção. Os resultados sugerem que os hospitais precisam de
diferentes estilos de liderança em diferentes períodos do seu desenvolvi mento. A análises dos
dados da pesquisa sugere que o estilo de liderança está significativamente associado à posição
estratégica, à subcultura e à satisfação do pessoal. Esta pesquisa efetuou um estudo empírico e
propôs um modelo teórico dos diferentes tip os de estilos de liderança e as relações com a
posição estratégica, a subcultura e a satisfação do pessoal no ambiente único de mudança
constante dos serviços de saúde chineses, contribuindo para a literatura da área de saúde. Ao
destacar que os hospitais devem alinhar os estilos de liderança e práticas de gestão com os
diferentes períodos de desenvolvimento e que se encontram, este estudo está a contribuir para
a melhoria das práticas de gestão hospitalar na China.
en
There is a lack of empirical research on the leadership styles applicable to hospitals,
particularly in the fast changing healthcare environment of China. This study answers the
following two questions: What are the different leadership styles that are suitable for different
hospital development stages? What are the relationships between leadership styles, strategic
positioning, culture and satisfaction? Using a combination of qualitative and quantitative
analyses of a large Chinese hospital, referred to as GZR hospital, this study shows that four
different leadership styles are suitable for different hospital development periods.
Transformational and charismatic leadership are suitable for the start up and the
recession/regeneration periods; charismatic and parent leadership are suitable for the growth
period; maintained leadership is suitable for the maturity period. The effectiveness o f the
different leadership styles is in a descending order: transformational, charismatic, parent, and
maintained. The findings suggest that hospitals need different leadership styles in different
development stages. Analyses of survey data suggest that leadership style is significantly
associated with strategic positioning, sub culture and employee satisfaction. This research
contributes to the literature by proposing and empirically examining a theoretical model of the
different types of leadership styles and their relationships with strategic positioning,
sub culture and staff satisfaction in the unique fast changing environment of Chinese
healthcare sector. It also makes practical contribution by highlighting how hospitals should
align leadership styles with their development stages and make appropriate management
choices to achieve desired organizational outcomes.