Teses e dissertações

Doutoramento
Gestão Empresarial Aplicada
Título

Organizational life cycle: leadership style and employee satisfaction: a case study of hospital in China

Autor
Wang Xinglin
Resumo
pt
A falta de pesquisa empírica sobre os estilos de liderança aplicados aos hospitais tornou se numa questão mais importante devido à mudança constante dos serviços de saúde da China. Este estudo responde às duas pergunta s seguintes: Quais são os diferentes estilos de liderança adequados para os diferentes períodos de desenvolvimento dos hospitais? Quais são as correlações entre o estilo de liderança, a posição estratégica, a cultura e o grau de satisfação dos empregados? Aplicando métodos quantitativos e qualitativos na análise de um grande hospital chinês (adiante denominado de GZR), este estudo identificou quatro estilos diferentes de liderança adequados aos diferentes períodos de desenvolvimento do hospital. A liderança transformacional e carismática é adequada para as fases de arranque e recessão / regeneração; a liderança carismática e parental são adequados para o período de crescimento; a liderança de manutenção/prática é adequada para o período de maturidade. A eficácia dos diferentes estilos de liderança ordena se de uma forma decrescente: transformacional, carismática, parental e manutenção. Os resultados sugerem que os hospitais precisam de diferentes estilos de liderança em diferentes períodos do seu desenvolvi mento. A análises dos dados da pesquisa sugere que o estilo de liderança está significativamente associado à posição estratégica, à subcultura e à satisfação do pessoal. Esta pesquisa efetuou um estudo empírico e propôs um modelo teórico dos diferentes tip os de estilos de liderança e as relações com a posição estratégica, a subcultura e a satisfação do pessoal no ambiente único de mudança constante dos serviços de saúde chineses, contribuindo para a literatura da área de saúde. Ao destacar que os hospitais devem alinhar os estilos de liderança e práticas de gestão com os diferentes períodos de desenvolvimento e que se encontram, este estudo está a contribuir para a melhoria das práticas de gestão hospitalar na China.
en
There is a lack of empirical research on the leadership styles applicable to hospitals, particularly in the fast changing healthcare environment of China. This study answers the following two questions: What are the different leadership styles that are suitable for different hospital development stages? What are the relationships between leadership styles, strategic positioning, culture and satisfaction? Using a combination of qualitative and quantitative analyses of a large Chinese hospital, referred to as GZR hospital, this study shows that four different leadership styles are suitable for different hospital development periods. Transformational and charismatic leadership are suitable for the start up and the recession/regeneration periods; charismatic and parent leadership are suitable for the growth period; maintained leadership is suitable for the maturity period. The effectiveness o f the different leadership styles is in a descending order: transformational, charismatic, parent, and maintained. The findings suggest that hospitals need different leadership styles in different development stages. Analyses of survey data suggest that leadership style is significantly associated with strategic positioning, sub culture and employee satisfaction. This research contributes to the literature by proposing and empirically examining a theoretical model of the different types of leadership styles and their relationships with strategic positioning, sub culture and staff satisfaction in the unique fast changing environment of Chinese healthcare sector. It also makes practical contribution by highlighting how hospitals should align leadership styles with their development stages and make appropriate management choices to achieve desired organizational outcomes.

Palavras-chave

Cultura
organizational commitment
Turnover intention
Estilo de liderança
Public Hospitals in China
Organizational career management
Satisfação do funcionário
Posição estratégica

Acesso

Acesso livre

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