Teses e dissertações

Doutoramento
Psicologia
Título

Navigating social class in childhood: Development of intergroup relations and self-categorization

Autor
Novo, Maria Leonor dos Anjos Pereira da Costa
Resumo
pt
Adoptando uma perspetiva desenvolvimental da identidade social, o objetivo desta tese é investigar a percepção do posicionamento segundo a classe social em crianças dos 6 aos 12 anos, considerando a interação entre variáveis contextuais e motivacionais que conduzem, ou não, à auto-categorização como pobres. Dada a sua importância no estudo da auto-categorização, primeiramente analisámos o conhecimento do contexto intergrupal segundo a classe social na infância. No Capítulo 2, um estudo sob o paradigma de Reverse Correlation Task (N=112) sugere que com 6 anos já existe uma representação mental negativa dos pobres. Nos Capítulos 3 e 4, um estudo de métodos mistos (N=107) sobre os estereótipos, atitudes e comportamentos face às crianças pobres e o desenvolvimento das atribuições causais da pobreza infantil, mostra que estas são percebidas como vivendo em condições de extrema pobreza, atribuindo à pobreza infantil e causas externas. No Capítulo 5, o desenvolvimento da auto-categorização segundo a classe social é investigado num estudo correlacional (N=532), sugerindo que as crianças se auto-categorizam como não-pobres explícita e implicitamente, diminuindo com a idade. Um menor nível socioeconómico está associado à auto-categorização implícita-explícita como pobre. O Capítulo 6 mostra experimentalmente (N=321) que, nas crianças mais novas, a auto-categorização implícita como não pobre foi amplificada sob condições de ameaça à identidade social. Crianças mais velhas que se auto-categorizaram implicitamente como pobres distanciaram-se do grupo estigmatizante, mostrando menos inclusão dos pobres. No Capítulo 7 são discutidas as principais ideias e implicações deste trabalho para estudos futuros e para o desenho de intervenções.
en
By adopting a developmental social identity approach, this thesis aims to investigate how 6- to 12-year-old children perceive their position in the social class intergroup context, considering the interplay between contextual and motivational variables that may lead children to self-categorize as a poor child, or not. Given that self-categorization depends upon the knowledge of the social categories at stake, we first examined how children understand the social class intergroup context. Chapter 2 reports a study using Reverse Correlation Task (N=112) showing 6-year-olds’ mental representation of the poor already conveying a negative image of this category. Chapters 3 and 4 report a mixed-methods study (N=107) about children’s stereotypes, attitudes and behaviours towards poor children, and the development of the causal attributions for poverty. Results show children’s perceptions of poor children as living in extreme poverty conditions, attributing external causes for child poverty. The development of social class self-categorization was examined in Chapter 5, that reports a correlational study (N=532) suggesting that children explicitly and implicitly self-categorize as non-poor, the less so with age. Children’s lower SES is associated to implicit-explicit self-categorization as poor. Chapter 6 shows experimentally (N=321) that youngers’ implicit self-categorization with the non-poor was amplified under conditions of social identity threat. Older children that implicitly self-categorized as poor self-distance from the stigmatizing group by showing less inclusion of the poor. In Chapter 7, the main insights and implications of this work for future studies are discussed. The implications of our findings for policy making were approached.

Palavras-chave

Crianças
Children
Auto-categorização
Self-categorization
Implicit and explicit
Social identity threat
Implícita e explícita
Ameaça à identidade social
Classe social -- Social class

Acesso

Acesso livre

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