Título
A importância da marca própria de lentes de contacto numa loja da especialidade
Autor
Lopes, Tiago Bruno Lourinho Heleno
Resumo
pt
A presente tese é um "projeto empresa" em cooperação com a Wells, uma empresa que trabalha
no sector das parafarmácias e ótica desde 2008 e que pertence ao grupo Sonae. Em 2015 foi
efetuado um reposicionamento estratégico nas categorias de óculos graduados (aros e lentes
oftálmicas), tendo o negócio crescido em valor 35% nos últimos 3 anos. No entanto, este
crescimento não foi suportado pelo crescimento de todas as categorias, como foi o caso das lentes
de contacto, o nosso objeto de estudo e análise.
Este 2projeto empresa" começa com a identificação de um problema e área de estudo, para depois
ser levantada uma questão que poderia ajudar na resolução do mesmo através da análise da
importância de marcas próprias de lentes de contacto numa loja da especialidade. A revisão de
literatura que apoia este projeto centra-se nos conceitos de desenvolvimento de uma marca própria,
para perceber se existem novos caminhos e/ou ideias que podem ser analisadas, exploradas e
adotadas. Mais precisamente, o objetivo foi perceber porque e como são criadas, quais os
benefícios para o retalhista e consumidor, como integrá-las no portefólio em loja e gama, e que
estratégias de preços podemos aplicar.
No entanto, com esta etapa apenas tínhamos a informação do produto, sendo por isso necessário a
realização de várias análises: macroeconómica, interna e externa ao sector, e por fim, ao
consumidor através da aplicação de um questionário, com o intuito de perceber a disponibilidade
do cliente para mudar de marcas de lentes de contacto e usar marca própria. Os resultados são
animadores porque o segmento de marcas próprias de lentes de contacto está em crescimento, e o
cliente não só está "aberto" a mudar de marca como aceita o facto de mudar para uma marca
própria, desde que esta tenha uma boa relação preço-qualidade. Para o distribuidor, a introdução
da marca própria é relevante, pois fortalece a sua posição competitiva, melhora a imagem da loja,
e ajuda na fidelização de clientes.
en
This thesis is a "company project" in cooperation with Wells, which is a company that has been
working in the para-pharmaceutical and optical sector since 2008 and that belongs to the Sonae
group. In 2015 it went through a strategic repositioning in the categories of prescription glasses
(rims and ophthalmic lenses), leading to a business growth of 35% in the last 3 years. However,
this growth was not supported by the growth of all categories, like in the case of contact lenses, our
object of study and analysis.
This "company project" starts with the identification of a problem and area of study. It then presents
a hypothesis that could help in solving it through the analysis of the importance of contact lens
private labels in a specialty store. The literature review that supports this project focuses on the
concepts of developing a private label in order to understand if there are new paths and/or ideas
that can be analysed, explored and adopted. More precisely, the objective has been to understand
why and how private label brands are created, what are the benefits for the retailer and consumer,
how to integrate them into the store portfolio and range and what pricing strategies can be applied
to them.
However, with this stage we only had the basic product information, so it was necessary to perform
several analysis: at macroeconomic level, internal and external to the sector, and finally, to the
consumer through the application of a quantitative questionnaire, with the intention of perceiving
the customer's willingness to change contact lens brands and use instead private label brands. The
results are encouraging because the private label segment of contact lenses is growing and the
customer shows to be not only "open" to changing brands but also to accept switching to a private
label, as long as it has a good price-quality relation. For the retailer, the introduction of their own
private label is relevant, as it strengthens its competitive position, improves the store image and
helps customer loyalty.