Título
Modelo teórico: campanhas member-get-member
Autor
Lopes, Edgar Emanuel Manso Alves
Resumo
pt
A existência de um novo tipo de consumidor é incontornável. A evolução da envolvência
tecnológica, do comportamento de compra e de consumo dos consumidores exigem novas
formas das marcas se destacarem das demais. Existe hoje um novo consumidor, com cada
vez mais conhecimento e poder, fruto da capacidade de recolha de informação e acesso à
mesma através da era digital.
As mudanças dos hábitos de consumo e de comportamento devem ser vistas pelas
organizações, não como uma ameaça ao seu modelo de negócio e de gestão, mas como
uma oportunidade para se reposicionarem e, proactivamente tirarem partido de novos
segmentos de mercado que permitam expandir a sua base de clientes e aumentar a
penetração das suas marcas.
Num mundo cada vez mais concorrencial, a Confiança é a palavra-chave, e os clientes
vão responder aos estímulos das empresas com as quais sentem um laço emocional e
efetivo mais forte.
Nesta era digital, as relações C2C (consumidor para consumidor) tendem a destituir a
confiança e credibilidade das marcas. O consumidor passou a dar mais importância à
informação que recolhe de terceiros que aquela que é veiculada pelas marcas. Deste
modo, serão incompatíveis as tradicionais formas de gerir e desenhar a comunicação de
uma marca. Hoje o consumidor está no seio da organização e o digital esbateu a diferença
entre interno e externo à organização.
en
The existence of a new type of consumer is inescapable. The technological evolution, the
buying and consumption behavior of nowadays consumers does demand from brands new
means to stand out. These new consumers are empowered by the ability of collecting
information easily as the can access the digital world.
The changings in consumption and behavior habits must be seen by corporations not as a
threat to their business model but as an opportunity to repositioning themselves and,
proactively take advantage at these new market segments, that will allow them to expand
their client basis and increase the penetration of their own brands.
In an increasingly competitive world, Trust is the key-word and clients will more likely
to companies’ incentives with whom they feel a stronger and effective bond.
In this digital period, the relations C2C tend to deprive brands of trust and credibility. The
consumer seems to prefer the information he might obtain from others instead of the
information provided by the brands themselves.
Therefore, the traditional management and draw of a brand communication methods no
longer consistent.
Nowadays, the consumer stands in the center of the corporation as the digital tools came
to redefine his position.