Teses e dissertações

Mestrado
Gestão
Título

Extensão da marca Nutella: lançamento do snack Nutella & Go

Autor
Lopes, Vera Lídia Ventura
Resumo
pt
Este projeto de mestrado tem como objetivo o desenvolvimento de um Plano de Marketing ao nível estratégico e operacional de forma a suportar o lançamento de uma extensão de uma "love brand" no mercado nacional - Nutella, através de um novo "snack" no segmento. Este produto será lançado para o mercado português a 5 de fevereiro de 2019, também considerado como o Dia Mundial da Nutella. No projeto em questão identificámos o mercado potencial e verificámos o valor da nova aposta da Ferrero que, devido às suas componentes funcionais, é distintivo dos seus concorrentes a nível nacional. Por outro lado, é possível referir que também foram realizadas análises externas e internas que nos permitiram compreender fatores cruciais ao lançamento do produto, tais como a posição da marca Nutella em Portugal, a "performance" do Grupo Ferrero no segmento de snacks, as tendências mais impactantes para o lançamento de um bem deste carácter, assim como o potencial de novas ocasiões de consumo, entre elas as exploradas pelos bens que oferecem a possibilidade de consumo "on-the-go". Neste sentido, foi também elaborado um estudo estratégico e operacional que permitirá avaliar a "performance" esperada por parte deste novo produto no mercado aquando os seus primeiros anos de atividade, bem como os recursos necessários para implementar o projeto com sucesso. Deste modo, será possível constatar o desenvolvimento de uma estratégia de marketing e de um marketing-mix que permitirá a criação de um snack que irá ao encontro das necessidades do seu público-alvo em Portugal. Finalmente, providenciamos também um conjunto de informações importantes acerca do orçamento dedicado ao lançamento em questão e às estimativas que planeamos para os primeiros anos do lançamentodo novo "snack" da Ferrero: Nutella & Go!.
en
This project has as its main goal the development of a Marketing Plan at a strategic and operational level in order to support the launch of a brand extension of one of the well-known love brands in Portugal - Nutella, through a new snack. The product will be launched in the Portuguese market on February 5th of 2019, also considered as the Nutella day. In this project, we have identified the potential market and the value of this new Ferrero launch due to its functional elements that easily distinguish this snack from all the other players in the market. On the other hand, it is possible to refer that also external and internal analysis were carried on. These allowed us to better understand several impactful factors for the launch of this product, as the Nutella position in Portugal, the performance of Ferrero in the snacks segment, the crucial trends for a launch with these characteristics and the potential of new consumption occasions, as the on-the-go possibility. Having this into account, we have also developed an operational and strategic study, which allowed us to evaluate the performance that we expect from the Nutella & Go! in its first years of activity in the Portuguese market, as such the necessary resources to implement this project successively. In addition, it will be feasible to visualize a marketing plan and a marketing-mix that will allow us to create a snack that will meet the expectations of its young target. Finally, we have provided a set of relevant information related to the budget allocated to the project itself and also to the forecast that we estimate for the first 3 years of this new Ferrero snack in the market: Nutella & Go!.

Data

12-fev-2020

Palavras-chave

Portugal
Marketing plan
Plano de marketing
Trabalho de projeto
Lançamento de produto
Product launch
Estratégias de marca
Confectionary
Snacks

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

Ver no repositório  
Voltar ao topo