Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Empresas
Título

BARRACA: a shelter for cultural heritage in Algarve: business plan

Autor
Oliveira, Tomás Pedro Pinto
Resumo
pt
Este projeto explora a importância de proteger a herança cultural local em destinos de menor expressão a nível global e como lucrar com esta necessidade, explorando as atuais tendências no turismo criativo e cultural. Para tal, é usado o exemplo do Algarve, destino muitas vezes associado ao turismo de sol e praia, mas que possui muitos outros e variados recursos capazes de proporcionar aos visitantes uma experiência completa e memorável. A BARRACA propõe um espaço, simples e descontraído, onde os jovens locais e visitantes possam interagir e estar expostos à herança cultural local enquanto vêm cumpridos os padrões que hoje em dia se pedem a um estabelecimento direccionado a este público. Para que tal aconteça, serão organizadas exposições e eventos usando a paisagem, as atividades económicas tradicionais da região, gastronomia e produtos, obras e trabalhos de artistas, artesãos e produtores locais e muitas outras atividades usando diversos elementos da cultura Algarvia como pano de fundo. Neste documento é então apresentado todo o plano de negócios necessário para que este projeto possa ser posto em prática, começando pela base teórica e conceito e terminando na análise financeira do mesmo.
en
This project addresses the need to protect the cultural heritage in places with less global influence and how to generate revenue from it, exploring the current trends on cultural and creative tourism. To do so it is used the example of Algarve, a destination often linked with sun and beach tourism, despite havinbg plenty and various other resources capable of providing its visitors a complete and memorable experience. BARRACA is a project that proposes a simple and laidback space where the local youth and visitors can interact and be exposed to Algarve’s cultural heritage while fulfilling the standards demanded these days for an establishment directed at this target audience. For that to happen, the idea is to organize exhibitions and events using the region's landscape, traditional economic activities, gastronomy, as well as products and works from local artists, craftsmen and producers, and many other activities always using the local cultural heritage as background. This document presents the entire business plan necessary to put this project into practice, from the theoretical base behind the whole concept to the financial analysis on it.

Palavras-chave

Turismo
Tourism
Plano de negócio
Empreendedorismo
Património cultural
Cultural heritage
Turismo cultural
Trabalho de projeto
Cultura local
Herança cultural
Algarve -- Portugal

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo