Título
Riding the wave of the emerging surf market: business plan for the implementation of the surf accessories brand “Escudo”
Autor
Geisler, Katia
Resumo
pt
O objetivo desta tese de mestrado é a elaboração de um Plano de Negócios viável para a marca de
cobertura de pranchas ESCUDO. Em particular, este plano de negócios estuda a viabilidade da
criação de uma empresa concorrente na indústria de acessórios de surf em Portugal, produzindo
capas de pranchas de surf sustentáveis e de alta qualidade feitas a partir de resíduos oceânicos.
Para desenvolver o plano de negócios, a metodologia de planeamento estratégico de negócios2 foi
utilizada com as sub-etapas contendo
1. Realização de revisão estratégica de negócios
2. Visão de negócios
3. Desenvolvimento de estratégia de negócios
4. Formulação da implementação
Além disso, para coletar dados de mercado adicionais e de apoio, pesquisas quantitativas e
qualitativas foram conduzidas na forma de questionários, abordando a comunidade de surfistas e
entrevistas com especialistas para coletar informação profunda e conhecimento especializados da
indústria do surfe.
O desenvolvimento deste plano vai servir à fundadora como guia para a implementação do
empreendimento, uma vez que desempenha um papel importante no bem-estar da empresa, devido
ao seu alto impacto na rentabilidade, estabilidade e encontrar a posição mais adequada para o
negócio no mercado. A análise revelou uma lacuna no mercado de cobertura de pranchas de surfe
e os resultados da pesquisa indicam claramente que a criação da marca de capa de pranchas de surf
ESCUDO pode resultar numa lucrativa ideia de negócio a ser seguida. O plano mostra
detalhadamente todos os passos intermediários relevantes necessários para entrar no mercado com
este produto inovador.
en
The objective of this master thesis is the elaboration of a viable Business Plan for the surfboard
cover brand ESCUDO. This business plan studies the viability of the creation of a company
competing in the surf accessories industry in Portugal, producing sustainable, high-quality
surfboard covers made out of ocean waste.
In order to develop the business plan, the methodology of strategic business planning1 is used with
the sub steps containing
1. Conducting strategic business review
2. Business visioning
3. Business strategy development
4. Implementation formulation
Primary and secondary sources are used to gather insights about the surf industry as well as
customer behavior in the target region before creating the business plan. Quantitative and
qualitative research was conducted in the form of questionnaires, addressing the surfing community
as well as expert interviews to gather deeper insights and expert knowledge from the surf industry.
This plan aims to serve the foundress as a guide for the implementation of the venture as it plays
an important role in a company’s well-being due to its high impact on profitability, stability and
finding the most suitable position for the business in the market. The analysis reveals a gap in the
surfboard cover market and the research results as well as the thorough market study clearly
indicate that the creation of the surfboard cover brand ESCUDO can result in a lucrative business
idea to pursue. The plan contains in detail all relevant intermediate steps needed to be undertaken
in order to enter the market with this innovative product.