Título
Adoção de hubs de marketing multicanal em Portugal
Autor
Mendes, Hugo Alexandre Arnauth
Resumo
pt
Os sistemas de informação só geram valor nas organizações quando são usados, pelo
que é necessário perceber o que influencia a sua adoção. Tendo como referência o modelo
TOE (Tecnologia, Organização e Ambiente), foram identificados os contextos
(organizacional, tecnológico ou negócio) mais relevantes, em cada fase do processo de
adoção (inicialização, adoção, routização), dos hubs de marketing multicanal nas
empresas a operar em Portugal.
Dado o número de empresas elegíveis, a metodologia de investigação seguida foi
qualitativa, baseada em sete entrevistas realizadas, quer a fornecedores das principais
soluções de mercado (partindo da informação da Gartner), quer a clientes empresariais
que estão a implementar este sistema de informação.
A necessidade de aumentar o conhecimento do cliente, a criação de experiências
diferenciadoras e surpreendentes no mundo digital e a comunicação personalizada, da
mensagem ideal, ao cliente certo, no momento e canal adequado, constituem os motores
para a seleção destes sistemas como parte integrante da implementação da estratégia da
relação com o cliente e para uma comunicação tendencialmente ultrapersonalizada, quer
em canais, conteúdos ou momentos de comunicação com o cliente.
Consolidando a visão dos fornecedores e empresas-clientes, concluímos que na fase
de inicialização as competências tecnológicas (relacionadas com o conhecimento das
equipas que vão operar e desenvolver o sistema) e o suporte da gestão de topo são os
fatores mais relevantes. A fase de adoção, é influenciada não só pelos fatores referidos,
mas também pela componente tecnológica relacionada com dados (integração e
qualidade), explicada pelo facto destas soluções serem assentes numa componente
analítica.
en
Information systems only create value in organizations when they are used, so it is
necessary to understand what influences their adoption. Using the TOE (Technology,
Organization and Environment) model as a reference, the most relevant contexts
(organizational, technological, or business) were identified at each stage of the adoption
process (initialization, adoption, routing) of multichannel marketing hubs in companies
operating in Portugal.
Given the number of eligible companies, the research methodology followed was
qualitative, based on seven interviews carried out with suppliers of the main market
solutions (based on Gartner information) and with corporate clients who are
implementing this information system.
The business goals of increase customer knowledge, the creation of differentiating and
surprising experiences in the digital world and personalized communication (ideal
message, to the right customer, at the right time and in the right channel), are the driving
forces behind the selection of these systems as an integral part of the implementation of
the customer relationship strategy and towards ultra-personalized communication,
whether in channels, content or moments of communication with the customer.
Consolidating the vision of suppliers and client companies, we conclude that in the
initialization phase, technological skills (related to the knowledge of the teams that will
operate and develop the system) and top management support are the most relevant
factors. The adoption phase is influenced not only by the mentioned factors, but also by
the technological component related to data (integration and quality), explained by the
fact that these solutions are based on an analytical component.