Título
Recuperação de aprendizagens: Modelo estratégico de gestão numa escola pública
Autor
Carrilho, Hugo Miguel Castelo Henriques Antunes
Resumo
pt
A recuperação de aprendizagens e o desenvolvimento de um instrumento da gestão
estratégica no Agrupamento de Escolas de Caneças, são os objetos centrais do estudo
desenvolvido para a consecução deste trabalho de projeto. Pretende-se a clarificação de
papéis dos vários atores envolvidos no processo de aprendizagem e recuperação de
aprendizagens, bem como uma efetiva articulação e integração das ações com o projeto
educativo do agrupamento, sob alçada de um sistema de feedback e aprendizagem na
gestão estratégica da organização.
Este projeto resulta da procura por maiores índices de sucesso e melhoria de
resultados escolares dos alunos, visando através de um processo de recuperação de
aprendizagens dinâmico e adaptado às necessidades individuais dos alunos, impedir a
acumulação de insucesso e um clima de desconexão com a escola, mantendo os alunos
tal como a designação do projeto, “Sempre ON”.
Neste trabalho foram desenvolvidos instrumentos de suporte, nomeadamente um
Balanced Scorecard e um modelo de implementação do processo de recuperação de
aprendizagens como parte integrante do projeto “Sempre ON”.
en
The central objectives of this research project are the recovery of learning and the
development of a strategic management tool within the Caneças School Cluster. The aim
of this project is to clarify the roles of the various stakeholders involved in the learning
and learning recovery process. Additionally, it seeks to ensure effective coordination and
integration of actions with the cluster's educational project, which fall under the
responsibility of a feedback and learning system integrated into the organization's
strategic management.
This project stems from the pursuit of higher success rates and improved academic
outcomes for students. Through a dynamic learning recovery process, which is
individually tailored to the student’s needs, the project seeks to prevent the accumulation
of failure and a sense of disconnection with the school, keeping students, as the project
name suggests, "Always ON."