Título
Formação inicial de professores na Guiné-Bissau: Currículo, programa e estratégias pedagógicas na formação inicial: Um estudo comparado (Cacheu, Bafatá e Buba)
Autor
Djaló, Mamadú Saliu
Resumo
pt
O presente trabalho desenvolvido no âmbito do Mestrado em Administração Escolar, tem como problemática a Formação inicial de professores na Guiné-Bissau. Em maio de 2023 foram realizados três estudos de caso nos três centros de formação de professores (Domingos Mendonça-Cacheu, Domingos Ramos-Bafatá e Serifo Fall-Buba). Os três centros de formação estão integrados na Escola Superior da Educação (ESE) e têm como missão a formação de professores para o ensino básico na Guiné-Bissau. Nos referidos centros, procurámos identificar estratégias de formação de professores do primeiro ciclo, isto é, identificar semelhanças e diversidade entre os três centros e, ainda, identificar os princípios definidores essenciais dos currículos e por último, identificar os critérios e processos de acreditação dos cursos de formação de professores, tendo em conta os atores centrais nestes processos.
Foi identificada uma ligeira diferença no que se respeita a concessão dos conteúdos curriculares nos três centros e, por fim, constatamos que os referidos cursos de formação desses centros não são oficialmente acreditados por nenhuma entidade.
en
This work, carried out as part of the Master's programme in School Administration, focuses on initial teacher training in Guinea-Bissau. In May 2023, three case studies were carried out at the three teacher training centres (Domingos Mendonça-Cacheu, Domingos Ramos-Bafatá and Serifo Fall-Buba). The three training centres are part of the School of Education (ESE), and their mission is to train teachers for basic education in Guinea Bissau. In these centres, we sought to identify strategies for training primary school teachers, i.e., to identify similarities and differences between the three centres, to identify the essential defining principles of the curricula and, finally, to identify the criteria and processes for accrediting teacher training courses, considering the key players in these processes.
We found that there is a slight difference when it comes to the curriculum content of the three centres and, finally, we found that the training courses in these centres are not officially accredited by anybody.