Teses e dissertações

Mestrado
Estudos de Desenvolvimento
Título

Eficácia da ajuda pública ao desenvolvimento: Um estudo sobre a intervenção da cooperação portuguesa no ensino superior guineense entre 2015-2023

Autor
Nancanha, Bifa
Resumo
pt
O presente trabalho tem por objetivo desenvolver um estudo sobre a eficácia da ajuda ao desenvolvimento, com estudo de caso da intervenção da cooperação portuguesa no ensino superior guineense, entre 2015-2023. A escolha deste horizonte temporal, tem de ver com o facto deste período ser marcado pela adoção e implementação de projetos e programas significativos no setor, com destaque para o "Programa de Reforço de Capacidades do Sistema Educativo da Guiné-Bissau – PRECASE 2019-2023". A questão que se coloca perante a problemática aqui apresentada é a de compreender em que medida as intervenções da cooperação portuguesa têm contribuído para o fortalecimento e desenvolvimento do ensino superior na Guiné-Bissau, à luz dos princípios internacionais que orientam a eficácia da ajuda, nomeadamente a apropriação, o alinhamento, a harmonização, a gestão orientada para resultados e a responsabilidade mútua. Em termos metodológicos, a pesquisa adota uma abordagem mista, combinando métodos qualitativos e quantitativos. A primeira parte do estudo envolve uma análise documental detalhada sobre a eficácia da ajuda pública ao desenvolvimento. Já a segunda parte se dedica a um estudo de caso específico, utilizando uma diversidade de métodos de coleta e análise de dados, incluindo análise documental, entrevistas semiestruturadas com informadores-chave, inquéritos e observação indireta. Os resultados indicam que, apesar das limitações identificadas, a cooperação portuguesa tem desempenhado um papel importante na melhoria do sistema de ensino superior na Guiné-Bissau, contribuindo para o avanço da educação no país.
en
This dissertation aims to study the effectiveness of development aid, with a case study of the Portuguese cooperation intervention in Guinean higher education between 2015-2023. The choice of this timeframe is justified by the fact that this period was marked by the adoption and implementation of significant projects and programmes in the sector, especially the ‘Programme to Strengthen the Capacities of Guinea-Bissau's Education System - PRECASE 2019-2023’. The question debated is to understand to what extent the Portuguese cooperation interventions have contributed to strengthening and developing higher education in Guinea-Bissau, considering the international principles that guide aid effectiveness: ownership, alignment, harmonisation, results-oriented management and mutual responsibility. In methodological terms, the research adopts a mixed approach, combining qualitative and quantitative methods. The first part of the study involves a detailed documentary analysis of the effectiveness of official development aid. The second part is dedicated to a specific case study, using various methods to collect and analyse data, including document analysis, semi-structured interviews with key informants, questionnaires and indirect observation. The results indicate that, despite the limitations identified, Portuguese cooperation has played a significant role in improving the higher education system in Guinea-Bissau, contributing to the advancement of education in the country.

Data

07-jan-2025

Palavras-chave

Guiné-Bissau
Guinea-Bissau
ODA
APD
Cooperação portuguesa
Ensino superior -- Higher education
Instituto Camões
Portuguese ooperation
Camões Institute

Acesso

Acesso livre

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