Título
O impacto da arte como abordagem de educação para o desenvolvimento e cidadania global
Autor
Salgueiro, Beatriz dos Santos
Resumo
pt
A Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global (EDCG) tem ganho relevância
por ser uma abordagem que pretende a mudança a nível estrutural. Contudo, a sua prática
carece de novas estratégias para transmitir uma mensagem, que está implícita nos 17
Objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS). Perante esta realidade a ADRA
Portugal desenvolveu o projeto “Expressões d’Arte e Desenvolvimento-Jovens
Influencers Globais” (EAD-JIG), em parceria com a PAR-respostas sociais e a APEVT.
Este projeto é parte da sua estratégia de advocacia na medida em que concretiza dois
eixos: empoderar jovens a ser influenciadores políticos através de mecanismos criativos;
e a consciencialização sobre questões globais. Na sua raiz, o projeto EAD-JIG utiliza a
arte visual como ferramenta para abordar a EDCG, necessitando de uma avaliação de
impacto social para compreender a viabilidade da sua utilização em estudos futuros,
nomeadamente em contexto humanitário. O objetivo desta dissertação é, assim, a
avaliação do impacto social da arte visual enquanto abordagem da Educação para o
Desenvolvimento e Cidadania Global. Este estudo conta com o feedback de dois
beneficiários: os professores, através de um inquérito por questionário (n=35), e dos
alunos, através de um diário de campo, procurando compreender os efeitos da arte visual
na perceção sobre o seu conhecimento, iniciativa de pesquisa, iniciativa de agir e
consciencialização. Os resultados indicam o aumento na perceção dos professores face
ao seu conhecimento quer sobre os ODS quer sobre a EDCG, e maior iniciativa de
pesquisa. Por outro lado, destacaram-se, para estudos futuros, a necessidade ativa de
conhecimento prévio, atualizado, e definição de um propósito.
en
Global Citizenship and Development Education (GCDE) has gained relevance as an
approach to structural change. However, its practice lacks new strategies to convey a
message, implicit in the 17 Sustainable Development Goals (SDG). Faced with this
reality, ADRA Portugal developed the project “Expressões d’Arte e Desenvolvimento
Jovens Influencers Globais” (EAD-JIG), in partnership with PAR-respostas sociais, and
APEVT. This project is part of its advocacy strategy as it implements two axes:
empowering young people to be political influencers through creative mechanisms; and
raising awareness about global issues. In its reasoning, the EAD-JIG project uses visual
art as a method to address GCDE, requiring a social impact assessment to understand the
guidelines for its use in future projects, particularly in a humanitarian context. This
dissertation aims to assess the social impact of visual art as an approach to Global
Citizenship and Development Education. This study relies on feedback from two
beneficiaries: teachers, through a questionnaire survey (n=35), and students, through a
field diary, seeking to understand the effects of art on their knowledge, research initiative,
initiative to act, and awareness. The results indicate an increase in the level of knowledge
about both the SDG and the GCDE, and greater research initiative. On the other hand,
the active need for prior and updated knowledge and definition of a purpose were
highlighted for future studies.