Título
Financiamento e gestão do Ensino Artístico especializado de música: Comparação entre público e privado
Autor
Pinto, Sandra Maria Monteiro de Sousa
Resumo
pt
O Ensino Artístico Especializado da Música permite que os alunos com aptidões e vocação para
a área da música possam seguir um percurso escolar orientado, que os prepare para o Ensino
Superior. Este pode ser ministrado em Escolas Públicas ou Escolas do Ensino Particular e
Cooperativo. Pedagogicamente, tanto as Escolas Públicas como as Escolas do Ensino Particular
e Cooperativo são reguladas com a mesma legislação, tornando-se muito semelhantes no que
ao plano de estudos diz respeito. Contudo, a natureza pública ou privada de cada uma destas
escolas materializa-se em diferenças consideráveis relativamente ao seu financiamento, à sua
gestão, aos desafios que enfrentam e às oportunidades que podem ser aproveitadas.
O Projeto Educativo das escolas apresenta, entre outros pontos, os objetivos e metas das escolas,
bem como as suas estratégicas para os conseguir alcançar. Estes objetivos e metas só podem
ser atingidos (Eficácia) se existirem recursos (Financiamento) e se estes mesmos recursos forem
bem geridos (Eficiência).
As diferenças na atribuição de financiamento influenciam a gestão de tal forma que, como se
poderá ver nesta Dissertação, as escolas têm que procurar cada vez mais a eficiência dos seus
processos para conseguirem ser eficazes.
en
Specialized Music Education allows students with skills and vocation in the field of music to
follow a guided educational path, preparing them for Higher Education. This type of education
can be offered in Public Schools or Private and Cooperative Schools. Pedagogically, both
Public and Private/Cooperative Schools are regulated by the same legislation, making them
very similar in terms of curriculum. However, the public or private nature of these schools
results in considerable differences regarding their funding, management, the challenges they
face, and the opportunities they can seize.
The Educational Project of each school presents, among other points, the objectives and goals
of the institutions, as well as their strategies to achieve them. These objectives and goals can
only be reached (Effectiveness) if there are resources (Funding) and if those resources are well
managed (Efficiency). Differences in the allocation of funding influence management in such
a way that, as will be shown in this Dissertation, schools must increasingly seek efficiency in
their processes to achieve effectiveness.