Título
Economic and financial analysis of the portuguese art market
Autor
Nabais, Débora Amaral de Matos
Resumo
pt
A presente dissertação tem como objetivo efetuar uma análise económica e financeira da
situação de doze empresas de referência do mercado de arte português – dividido entre
mercado primário e mercado secundário / terciário – comparando as mesmas através de
diferentes indicadores de modo a analisar a rendibilidade destas empresas. Assim, o presente
estudo inicia-se com uma caracterização do mercado de arte e identificação das diferenças
entre o mercado global e o mercado nacional, procurando justificar o atraso no
desenvolvimento e crescimento do mercado de arte nacional. O estudo prossegue com dados
relativos ao apoio público e privado à cultura e às artes nacionais, demonstrando a lenta
afirmação das artes como participante e promotora no desenvolvimento cultural, social e
económico de uma nação. Por fim realiza-se um estudo baseado nos dados financeiros de
doze galerias de arte contemporânea, antiquários e leiloeiras desde 2010 a 2013, de forma a
caracterizar a viabilidade económica das empresas analisadas, a sua evolução neste período e
as suas tendências. A oscilação e o baixo nível dos resultados apontam para um mercado
instável e imprevísivel, bastante influenciado pela situação económica do país e pela falta de
educação cultural que desvaloriza este sector. Para um reconhecimento internacional do
mercado de arte português é necessário aumentar o apoio público ou até o mecenato cultural,
permitindo às empresas do sector crescerem financeiramente.
en
The object of this dissertation aims to assess the profitability of twelve leading Portuguese art
market companies from the two markets – primary and secondary/tertiary – by comparing the
economic and financial data of each company with companies from the same sector. It begins
with the characterization of the art market and by identifying the differences between the
global art market and the domestic market, in order to justify the delay in the development
and growth of the Portuguese art market. The study proceeds with data from public and
private support to the arts and culture, showing a slow assertion of the arts as an actor and
promoter of the cultural, social and economic development of a nation. Finally there is a study
based on financial data from twelve contemporary art galleries, antique shops and auction
houses, from 2010 to 2013, which goal is to explain the economic viability of this small
market, its evolution during this period, and its future trends. The fluctuation and low level of
results point out to an unstable and unpredictable market, heavily influenced by the country’s
economic situation and the lack of cultural education that devaluates the sector. For an
international recognition on the Portuguese art market, the public funding and cultural
patronage support must increase, to enable companies to grow financially.