Teses e dissertações

Mestrado
Gestão Internacional
Título

Exploring Mozambican SMEs’ journey into international markets

Autor
Barreto, Rui Nogar Soeiro Moniz
Resumo
pt
Esta dissertação investiga o processo de internacionalização das pequenas e médias empresas (PMEs) moçambicanas no sector agrícola. Estuda os fatores que motivam as PMEs a procurar mercados internacionais e a influência do seu contexto institucional, incluindo ineficiências burocráticas, deficiências infraestruturais e absentismo. Através de uma pesquisa qualitativa e entrevistas aprofundadas e semiestruturadas, esta investigação obteve informações sobre as experiências de especialistas do sector. O resultado da investigação revela que a internacionalização destas empresas se deve à menor procura no mercado local, às condições climáticas favoráveis e aos baixos custos de produção. A África do Sul é identificada como o principal destino de exportação devido à sua maior demanda no mercado, aos preços mais favoráveis e à acessibilidade do mercado. No entanto, são identificadas algumas barreiras fundamentais para os produtores moçambicanos, tais como ineficiências burocráticas, políticas inadequadas e instabilidade política. Apesar de todos estes desafios, as PMEs mostram uma notável resiliência e agilidade estratégica na diversificação de produtos e na procura de outros mercados na Europa e no Médio Oriente. Isto mostra uma grande necessidade de melhorar o apoio institucional, reduzir a burocracia e desenvolver infraestruturas se as PMEs moçambicanas pretenderem ser mais competitivas internacionalmente. A dissertação contribui consideravelmente para a escassa literatura relativa à internacionalização das PMEs nas economias em desenvolvimento, particularmente em Moçambique, resultando em reflexões e recomendações estratégicas para os responsáveis políticos e empresários a fim de promover a internacionalização das PMEs moçambicanas. É de imenso valor para o público, uma vez que as conclusões pesam sobre eles.
en
This dissertation investigates the internationalisation process of Mozambican small and medium-sized enterprises (SMEs), specifically in the agricultural sector, emphasising banana producers. It studies the push and pull factors that motivate Mozambican SMEs to seek international markets and the influencing institutional setting of Mozambique, including bureaucratic inefficiencies, infrastructural deficiencies, and absenteeism. Through qualitative research, this investigation gained insights into the experiences of experts within the industry through in-depth, semi-structured interviews related to their international experiences. The research findings reveal that Mozambican banana producers are driven towards internationalisation due to lower demand in the local market, favourable climate conditions and lower costs. It identifies South Africa as the leading export destination due to its higher market demand, favourable prices, and market accessibility. However, some critical barriers for Mozambican producers are identified, such as bureaucratic inefficiencies, inadequate policies, and political instability. Despite these challenges, the SMEs show remarkable resilience and strategic agility in product diversification and pursue other markets in Europe and the Middle East. This shows a great need to enhance institutional support, reduce red tape, and develop infrastructures if Mozambican SMEs are to be more competitive on the global platform.

Data

27-fev-2025

Palavras-chave

Fatores externos
Push factors
Pull factors
Internacionalização -- Internationalization
Mozambican SMEs
PMEs Moçambicanas
Fatores internos

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo
Política de Cookies
Este portal utiliza cookies e outras tecnologias na navegação do site ...