Título
Caso de sucesso: Empresa de transportes Heitor & Carlos, LDA
Autor
Piriquito, Dinis Narciso Nascimento Reis
Resumo
pt
O presente caso de estudo tem como finalidade analisar e fundamentar a estratégia da
empresa Transportes Heitor & Carlos, Lda, desde a sua fundação até a actualidade
evidenciando e caracterizando o meio-envolvente.
Com base na revisão da literatura, na teoria dos custos de transacção, o modelo da
Escola de Uppsala, a teoria das redes e os estudos de Michael Porter, possibilitaram
uma análise detalhada e fundamentada da empresa THC.
Numa primeira fase analisou-se a evolução do sector dos transportes de mercadorias a
nível nacional e europeu, evidenciando a crescente importância do modo rodoviário nas
operações de transporte. Procedeu-se à caracterização do sector logístico, representando
um mercado mais restrito, com elevado potencial permitindo oferecer um serviço que
acrescente valor ao cliente.
Na análise interna definiu-se a visão, a missão, os valores e as politicas, com o intuito
de potenciar o crescimento do negócio através da combinação positiva de pontos fortes
e oportunidades e procurando minimizar a combinação negativa de ameaças e
fraquezas.
O processo de internacionalização na THC, resulta essencialmente de uma estratégia de
seguimento do cliente, melhorando a relação empresa-cliente e eliminando barreiras.
Simultaneamente a empresa reforça a sua posição na Península Ibérica e aproxima-se do
Centro da Europa.
en
The case study herein presented aims its goal to a thorough analysis at the grounded
strategy operated by the company Transportes Heitor & Carlos, Lda., from its
establishment up to the present day, outstanding and depicting its surroundings.
Based upon revised literature namely on the transaction cost theory, the Uppsala School
model, the networking theory and Michael Porter’s studies, it was possible to
accomplish a detailed and grounded analysis of THC.
A first approach was devoted to the study of the evolution of the national and Europeanwide
freight transport sector, focusing on the crescent importance of highways in road
transports operations. A characterization of the logistical sector was carried out for it
represents a more narrowed market with a high-level potential, thus allowing a more
value-added service offered to the client.
The inside analysis of the company gave the definition of the vision, mission, values
and policies adopted, aiming the potential business growth through the positive
association of the strongest key points and opportunities, and questing for the
minimization of negative association of possible threats and weaknesses.
The internationalization process of THC is a basic result of a follow-up client strategy
that conducts to a company-client relationship improvement thus excluding barriers. At
the same time, the firm reinforces its posture in the Iberian Peninsula and becomes
closer to the centre of Europe.