Teses e dissertações

Mestrado
Mercados da Arte
Título

‘Queer’ in portuguese contemporary artistic practices: Galleries fostering dialogue and acceptance

Autor
Casaca, Tiago Lourenço
Resumo
pt
Este estudo explora a articulação de atitudes ‘queer’ nas práticas artísticas contemporâneas e a sua integração nos espaços de exposição e nos circuitos comerciais. O estudo incide sobre o papel das galerias de arte na formulação e consolidação de discursos culturais que podem, potencialmente, amplificar a aceitação e valorização dessas práticas artísticas no mercado da arte. Através de uma metodologia qualitativa, e recorrendo a entrevistas semi-estruturadas com artistas e outros agentes dos mercados da arte, o estudo analisa as perceções em torno de ‘queer,’ procurando compreender a sua história, manifestação artística, e o lugar que ocupa no panorama artístico nacional. A investigação parte do pressuposto de que as galerias podem funcionar como lugares-chave de diálogo, capazes de promover e visibilizar expressões artísticas que têm sido marginalizadas e sub-representadas no cenário artístico, com particular ênfase nas artes visuais que configuram noções ‘queer.’ As dicotomias binárias nas práticas dos mercados da arte - incluindo inclusão/exclusão e a dinâmica centro/margem - são examinadas, de modo a identificar padrões e desvios nas perceções dos diferentes interlocutores. Através do envolvimento direto com artistas, galeristas, curadores e colecionadores, esta dissertação contribui para uma compreensão abrangente da realidade das práticas artísticas ‘queer’ no setor dos mercados da arte. O estudo evidencia, por um lado, as melhorias que têm vindo a ser feitas em torno da sua aceitação e da diversidade artística e, por outro, possíveis desafios estruturais que dificultam a sua plena integração.
en
This study explores the articulation of ‘queer’ attitudes in contemporary artistic practices and their integration into exhibition spaces and commercial circuits. The study considers the role of art galleries in formulating and consolidating cultural discourses that can potentially amplify the acceptance and recognition of these artistic practices in the art markets. Using a qualitative methodology and semi-structured interviews with artists and other art market agents, the study analyzes the perceptions surrounding ‘queer,’ seeking to understand its history, artistic manifestation, and the place it occupies on the national art scene. The research starts from the assumption that galleries can function as key places of dialogue, capable of promoting and making visible artistic expressions that have been marginalized and under-represented in the art scene, with particular emphasis on visual arts that configure ‘queer’ notions. Binary dichotomies in art market practices - including inclusion/exclusion and the center/margin dynamic - are examined to identify patterns and deviations in the perceptions of the different interlocutors. Through direct engagement with artists, gallerists, curators, and collectors, this dissertation contributes to a comprehensive understanding of the reality of ‘queer’ artistic practices in the art markets sector. The study highlights, on the one hand, the improvements that have been made around their acceptance and artistic diversity and, on the other, possible structural challenges that hinder their proper integration.

Data

07-mar-2025

Palavras-chave

Galeria de arte
Queer
Art galleries
Margem
Margin
Cultural discourse
Discurso cultural

Acesso

Acesso livre

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