Título
‘Queer’ in portuguese contemporary artistic practices: Galleries fostering dialogue and acceptance
Autor
Casaca, Tiago Lourenço
Resumo
pt
Este estudo explora a articulação de atitudes ‘queer’ nas práticas artísticas contemporâneas e a
sua integração nos espaços de exposição e nos circuitos comerciais. O estudo incide sobre o
papel das galerias de arte na formulação e consolidação de discursos culturais que podem,
potencialmente, amplificar a aceitação e valorização dessas práticas artísticas no mercado da
arte. Através de uma metodologia qualitativa, e recorrendo a entrevistas semi-estruturadas
com artistas e outros agentes dos mercados da arte, o estudo analisa as perceções em torno de
‘queer,’ procurando compreender a sua história, manifestação artística, e o lugar que ocupa no
panorama artístico nacional. A investigação parte do pressuposto de que as galerias podem
funcionar como lugares-chave de diálogo, capazes de promover e visibilizar expressões
artísticas que têm sido marginalizadas e sub-representadas no cenário artístico, com particular
ênfase nas artes visuais que configuram noções ‘queer.’ As dicotomias binárias nas práticas
dos mercados da arte - incluindo inclusão/exclusão e a dinâmica centro/margem - são
examinadas, de modo a identificar padrões e desvios nas perceções dos diferentes
interlocutores. Através do envolvimento direto com artistas, galeristas, curadores e
colecionadores, esta dissertação contribui para uma compreensão abrangente da realidade das
práticas artísticas ‘queer’ no setor dos mercados da arte. O estudo evidencia, por um lado, as
melhorias que têm vindo a ser feitas em torno da sua aceitação e da diversidade artística e, por
outro, possíveis desafios estruturais que dificultam a sua plena integração.
en
This study explores the articulation of ‘queer’ attitudes in contemporary artistic practices and
their integration into exhibition spaces and commercial circuits. The study considers the role
of art galleries in formulating and consolidating cultural discourses that can potentially
amplify the acceptance and recognition of these artistic practices in the art markets. Using a
qualitative methodology and semi-structured interviews with artists and other art market
agents, the study analyzes the perceptions surrounding ‘queer,’ seeking to understand its
history, artistic manifestation, and the place it occupies on the national art scene. The research
starts from the assumption that galleries can function as key places of dialogue, capable of
promoting and making visible artistic expressions that have been marginalized and
under-represented in the art scene, with particular emphasis on visual arts that configure
‘queer’ notions. Binary dichotomies in art market practices - including inclusion/exclusion
and the center/margin dynamic - are examined to identify patterns and deviations in the
perceptions of the different interlocutors. Through direct engagement with artists, gallerists,
curators, and collectors, this dissertation contributes to a comprehensive understanding of the
reality of ‘queer’ artistic practices in the art markets sector. The study highlights, on the one
hand, the improvements that have been made around their acceptance and artistic diversity
and, on the other, possible structural challenges that hinder their proper integration.