Título
Inteligência artificial na consultoria: Desafios e oportunidades para a otimização de recursos e sustentabilidade operacional
Autor
Pereira, Raquel Maria Miranda
Resumo
pt
Com o aumento da digitalização e automação, as empresas de consultoria têm vindo a encarar novos desafios, nomeadamente a nível da incorporação de ferramentas baseadas em inteligência artificial (IA) numa ótica de otimização de recursos, melhoria na tomada de decisões e da promoção de sustentabilidade operacional.
Este estudo tem por objetivo compreender o impacto dos sistemas inteligentes, com especial enfoque em IA, naqueles que são os processos no setor de consultoria. Nesta ótica, a investigação aborda os principais mecanismos de IA utilizados, os desafios da respetiva implementação, o impacto das iniciativas associadas, as vantagens e desvantagens numa ótica processual, bem como os mecanismos de avaliação relativos à sua eficácia.
Através das entrevistas realizadas foi possível identificar alguns desafios significativos, mais concretamente, e mencionando alguns, a resistência humana face à mudança, a necessidade e urgência de requalificar os colaboradores para que saibam como tirar o maior proveito destas ferramentas e manuseá-las da melhor maneira possível e, finalmente, os impactos sociais e operacionais consequentes da automação. Ainda assim, numa visão mais positiva, foi possível entender o impacto a nível da produtividade e do tempo de resposta que esta nova realidade veio tornar possível.
Este estudo apresenta, desta forma, uma visão abrangente sobre as possíveis mudanças incitadas e provocadas pela IA no setor da consultoria e a forma como está a reconfigurar o mesmo.
en
With the increase in digitization and automation, consulting firms have been facing new challenges, particularly in terms of incorporating tools based on artificial intelligence (AI) in order to optimize resources, improve decision-making and promote operational sustainability.
This study aims to understand the impact of intelligent systems, with a special focus on AI, on processes in the consultancy sector. In this perspective, the research addresses the main AI mechanisms used, the challenges of its implementation, the impact of the associated initiatives, the advantages and disadvantages from a procedural perspective, as well as the evaluation mechanisms related to their effectiveness.
Through the interviews conducted, it was possible to identify some significant challenges, more specifically, and mentioning some, the human resistance to change, the need and urgency to requalify employees so that they know how to make the most out of these tools and handle them in the best possible way and, finally, the social and operational impacts resulting from automation. Even so, in a more positive view, it was possible to understand the impact on productivity and response time that this new reality has made possible.
This study thus presents a comprehensive overview of the possible changes incited and caused by AI in the consulting sector and how it is reconfiguring it.