Teses e dissertações

Mestrado
Business Analytics
Título

Dashboard de apoio a taxas de receção de um armazém logístico: Caso Rangel

Autor
Correia, Tomás Dias
Resumo
pt
Os desafios decorrentes dos últimos anos impostos às empresas de logística levam a que estas se tenham de adaptar constantemente, tendo como principal desafio o aumento dos custos da operação. Surge assim a carência de criar um dashboard que analise os tempos gastos em cada atividade logística de modo a ser mais um fator a ter em conta na negociação de contratos com os clientes. Inicialmente, foi sugerido desenvolver um dashboard para analisar o tempo gasto em cada atividade por cliente. Porém, devido ao tempo limitado e à complexidade na recolha de dados, decidiu-se focar apenas na primeira atividade do armazém: a receção A empresa apresenta dificuldades na definição de tarifas para certas atividades no seu processo. A existência de certos clientes que exigem necessidades e pormenores que não estão a ser considerados na faturação, mas que têm um impacto considerável nas operações ao nível do tempo gasto pelos colaboradores é um fator que precisa de ser contemplado. Deste modo, o projeto baseia-se no desenvolvimento de um dashboard que contemple esta informação de modo a ser mais uma ferramenta que auxilie na negociação de contratos com os clientes da empresa. Foi escolhida a metodologia CRISP-DM, uma vez é uma metodologia com um alto peso na análise do negócio em si e que necessita de várias iterações com os especialistas da empresa. Como ferramenta utilizou-se o Microsoft Excel, uma vez que era a ferramenta mais utilizada pela empresa. O dashboard mostrou-se, após validação, adequado aos objetivos propostos e fácil de utilizar.
en
The challenges faced by logistics companies in recent years have led them to constantly adapt, with the main challenge being the increase in operational costs. Consequently, there is a need to create a dashboard that analyzes the time spent on each logistical activity, which could be another factor to consider when negotiating contracts with clients. Initially, it was suggested to develop a dashboard to analyze the time spent on each activity per client. However, due to limited time and the complexity of data collection, it was decided to focus only on the first warehouse activity: receiving. Rangel Logistic Solutions operates in the pharmaceutical market. The company faces difficulties in defining tariffs for certain activities in its process. The existence of certain clients who require needs and details that are not currently considered in billing but have a significant impact on operations in terms of time spent by employees is a factor that needs to be addressed. Thus, the project is based on the development of a dashboard that encompasses this information to serve as a tool to assist in negotiating contracts with the company’s clients. The CRISP-DM methodology was chosen as it has a strong focus on business analysis and requires several iterations with company specialists. Microsoft Excel was used as the tool since it was the most utilized by the company. The dashboard, after validation, was found to be suitable for the proposed objectives. Therefore, it has become a useful tool for negotiating contracts with clients.

Data

19-mar-2025

Palavras-chave

Dashboard
Logística -- Logistics
Receção de armazém

Acesso

Acesso livre

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