Título
A feira do livro de Lisboa para os editores e o público
Autor
Hermenegildo, Maria Teresa Carmona Costa
Resumo
pt
A presente dissertação, realizada no âmbito do Mestrado em Estudo e Gestão da Cultura,
incide sobre a 94.ª edição (2024) da Feira do Livro de Lisboa, pretendendo investigar o
significado deste evento para os editores e para o público que a frequenta.
A Feira do Livro de Lisboa é realizada desde os anos 30 do século XX, sendo reconhecida
como um dos maiores eventos literários em Portugal, representando um local de encontro entre
editoras, autores e públicos. A escolha do tema surge pelo reconhecimento do crescimento
extraordinário do evento ao longo da sua existência, sendo por isso relevante analisar o
contributo da feira do livro para os visitantes e editores.
Adotou-se a uma metodologia mista, em que a metodologia quantitativa foi constituída pela
análise estatística da indústria e inquéritos aos visitantes da Feira do Livro de Lisboa, aplicados
durante a realização da 94.ª edição. Este inquérito obteve um total 436 respostas, que
possibilitaram a análise das características e desenvolvimento de algumas hipóteses sobre a
importância e os motivos de visita à feira. A metodologia qualitativa foi aplicada à entrevista a
duas editoras para a compreensão da experiência no evento e leituras sobre a temática.
Foi possível concluir que os visitantes que frequentam a feira desde a sua infância são os
mais satisfeitos com a experiência geral do evento e são aqueles que atribuem uma maior
importância ao mesmo, pelo que poder-se-á colocar a hipótese de a Feira do Livro de Lisboa
constituir um hábito cultural em forma de passeio e programa familiar que tem como pano de
fundo o livro. Para as editoras, para além de terem a oportunidade de escoar o stock antigo
através dos descontos extraordinários, o evento é um momento que possibilita uma maior
visibilidade, a possibilidade do contacto direto com o público e a oportunidade de o fidelizar.
en
This dissertation was carried out within the scope of the Master's Degree in Study and
Cultural Management focuses on the 94th edition (2024) of the Lisbon Book Fair in which the
aim is to investigate the meanings of this event for publishers and the public that attends it.
The Lisbon Book Fair has been held since the 30s of the 20th century, being recognized as
one of the biggest literary events in Portugal, representing a meeting place between publishers,
authors and the public. The choice of the theme comes from recognition of the extraordinary
growth of the event throughout its existence, which is why it is important to analyse the
contribution of the book fair to visitors and publishers.
A mixed methodology was adopted, in which the quantitative methodology consisted of
statistical analysis of the industry and surveys of visitors to the Lisbon Book Fair during the
94th edition. This research obtained a total of 436 responses, which made it possible to analyse
characteristics and develop hypotheses about the importance and reasons to visit the fair for
visitors. The qualitative methodology considered interviews with two publishers to understand
the experience at the event.
It was possible to conclude that visitors who have been attending the fair since childhood
are the most satisfied with the overall experience of the event and are the ones who attach the
greatest importance to it, so it could be hypothesised that the Lisbon Book Fair is a cultural
habit in the form of a family outing and programme with books as its backdrop. For publishers,
as well as having the opportunity to sell off old stock through extraordinary discounts, this event
establishes a moment that allows for greater visibility and the possibility of direct contact with
the public and the opportunity to build customer loyalty.