Teses e dissertações

Mestrado
Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Título

YouTube and YouTube gamers: Converting gameplay into social recognition, on an ever-changing platform

Autor
Salvada, Beatriz Sanches
Resumo
pt
Para além de terem normalizado o uso das TIC, os jogos de computador tiveram um grande impacto na economia global atual, nomeadamente na introdução de novas práticas laborais e na alteração dos processos de produção e consumo, o que dificultou a distinção entre trabalho e lazer. O YouTube expressa esta nova economia. Por um lado, permite aos seus utilizadores participaram e colaborarem na criação de conteúdo relevante. Por outro lado, é uma corporação que lida com tensões entre profissionais e amadores, que tentam atingir reconhecimento, à medida que o nível de competição aumenta. Dado que o modelo de negócio do YouTube é baseado na circulação de conteúdo gerado pelo utilizador, questionou-se a abordagem dos utilizares face à institucionalização da plataforma. Um inquérito online foi realizado a uma amostra de 10 YouTube Gamers de quatro diferentes nacionalidades (portuguesa, americana, brasileira e austríaca) com as idades compreendidas entre os 25 e os 42 anos, com o objetivo de analisar a identidade de um YouTube Gamer, o processo técnico e criativo na criação de conteúdo, a comunidade gaming, e a percepção que cada inquirido têm acerca da plataforma. Os resultados demonstram que à medida que o nível de reconhecimento de um YouTube Gamer aumenta, também aumenta a sua necessidade de ter um melhor desempenho, não só em termos de conteúdo, como também na sua forma de apresentação. Ademais, a percepção de que o YouTube dissemina conteúdo viral, afecta negativamente a experiência do YouTube Gamer, o que o fará procurar por outras plataformas.
en
Besides standardising the daily use of ICTs, computer games have developed and transformed the current global economy. Furthermore, the gaming industry has instilled new working practices, which have completely transformed the processes of consumption and production, yet blurred the lines between work and play. YouTube embodies this new economy. On the one hand, it is a site where users actively participate and collaborate, creating relevant and sharable content. On the other hand, it is a mainstream media company that handles ongoing tensions between professional and amateur users, who wish to attain recognition, as the level of competition increases. Since YouTube’s business model is based on the circulation of user-generated content, the remaining question is whether the user’s approach changes, as the platform evolves and institutionalises. An online inquiry was applied to a sample of 10 YouTube Gamers from four different nationalities (Portuguese, American, Brazilian and Austrian) aged between 25 and 42, with the intention to analyse a YouTube Gamer’s identity, the creative and technical process of creating content, the YouTube Gaming Community, and finally, the perception each respondent had over the platform. The results of this study show that as the level of recognition increases, so does a YouTube Gamer’s need to perform better online, not just in terms of content, but also on how they present themselves. In addition, a YouTube Gamer’s perception of Youtube as a disseminator of viral content, negatively effects their user experience, which might lead them into searching for new online platforms.

Palavras-chave

Internet
Rede social
Identidade individual
YouTube
Estatuto social
Sociologia da comunicação
Jogo interactivo
TIC -- Tecnologias da informação e comunicação
User-generated content
Youtubers
Gamers
Gameplay
Professional generated content
Consumo cultural -- Cultural consumption

Acesso

Acesso livre

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