Teses e dissertações

Mestrado
Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Título

O entretenimento e a informação na televisão portuguesa: Uma união (im)provável

Autor
Simões, Laura Novo das Neves
Resumo
pt
O jornalismo é visto com seriedade e grande relevância, em termos de informação. Já o entretenimento é considerado apenas um incentivo ao lazer, com a ideia, por vezes, de desviar a atenção do que importa. A televisão desempenha um papel importante na sociedade contemporânea e tem como principal objetivo alcançar o maior número de pessoas/espectadores. Para além de entreter e informar, cria, também, elos sociais, através da “sua envergadura e do seu peso extraordinário” (Bourdieu, 1997). Realçar, também, que a televisão tem a capacidade de mover pessoas e audiências, de ser um meio onde se partilham histórias, onde se vivem emoções. Tem a capacidade de mexer com a própria emoção do espectador. Referir, ainda, que está presente em muitas conversas de dia-a-dia, seja entre amigos ou até mesmo desconhecidos, nomeadamente os assuntos mais polémicos. A junção destes dois conceitos, entretenimento e informação, resultam no infoentretenimento. Partindo deste ponto, o grande impedimento da compreensão do mesmo está relacionado com a “rigidez ideológica com que as duas categorias são compreendidas, ainda que esta divisão esteja a fraquejar” (Gomes, 2008). Alguns estudos já realizados prendem-se, maioritariamente, com a presença do entretenimento em conteúdos informativos. Esta dissertação teve o objetivo de estudar o contrário: analisar a presença de conteúdos informativos em programas televisivos de entretenimento. Para tal, realizou-se uma análise à rubrica “Atualidade” do programa “Dois às Dez” da TVI (Televisão Independentemente), referentes à primeira semana do mês de Janeiro de 2023.
en
Journalism is seen as serious and highly relevant in terms of information. Entertainment, on the other hand, is seen as merely an incentive for leisure, sometimes with the idea of diverting attention from what is important. Television plays an important role in contemporary society and its main objective is to reach the largest number of people/viewers. As well as entertaining and informing, it also creates social links through “its scale and its extraordinary weight” (Bourdieu, 1997). Television also has the ability to move people and audiences, to be a medium where stories are shared and emotions are experienced. It has the ability to stir the viewer's emotions. It is also present in many everyday conversations, whether between friends or even strangers, particularly on the most controversial subjects. The combination of these two concepts, entertainment and information, results in infotainment. Starting from this point, the major impediment to understanding it is related to the “ideological rigidity with which the two categories are understood, even though this division is weakening” (Gomes, 2008). Some studies that have already been carried out are mainly concerned with the presence of entertainment in news content. The aim of this dissertation was to study the opposite: to analyze the presence of informative content in entertainment television programs. To this end, an analysis was made of the “Actuality” section of the TVI (Televisão Independentemente) program “Dois às Dez”, referring to the first week of January 2023.

Data

11-abr-2025

Palavras-chave

Media
Entretenimento
Entertainment
Televisão -- Television
Informação -- information
Jornalismo -- Journalism
Rubrica
Heading

Acesso

Acesso livre

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