Ferramentas para ensino à distância

O Iscte dispõe de um conjunto de ferramentas destinadas ao ensino não presencial.

Descreve-se de seguida cada uma das ferramentas.

Em caso de dúvidas de utilização, contacte através do Portal de Serviços.

English version


Zoom Colibri


A videoconferência compreende um conjunto de tecnologias de comunicação interativa, que permitem a colaboração simultânea entre dois ou mais locais, através da transmissão de vídeo e áudio.

A videoconferência é adequada a todas as situações de colaboração em tempo real em que dois ou mais participantes se encontrem separados geograficamente.

Diversas atividades podem obter vantagens desta tecnologia:

· Reuniões de trabalho de projetos nacionais ou internacionais;

· Apresentações de trabalhos de final de curso;

· Reuniões de júri (mestrados ou doutoramentos);

· Eventos com participação de plateia remota;

· Eventos com orador em local remoto;

· Aulas à distância.

O Iscte possui atualmente duas salas dotadas com equipamento de videoconferência H.323.


O Iscte faculta aos seus docentes e estudantes o acesso à ferramenta de videoconferência Zoom (via FCCN). Esta ferramenta permite a realização de eventos (reuniões, aulas, etc...) com vários participantes em simultâneo, a partir de um computador, smartphone ou tablet. A ferramenta permite que a sessão seja moderada, dispondo de mecanismos simples para a interação docente-estudante.


Para mais informações consulte o site dos SIIC aqui.

Em caso de dificuldade contacte-nos.


Plataforma de e-learning (Moodle)


O Iscte disponibiliza a toda a comunidade académica uma plataforma de gestão de ensino e de aprendizagem (plataforma de e-learning), que permite a gestão e distribuição de conteúdos académicos, bem como outras funcionalidades de comunicação e avaliação, entrega de trabalhos aos docentes com deteção de plágio, entre outras, complementando as atividades desenvolvidas presencialmente.

Esta ferramenta pode suportar modelos pedagógicos desenvolvidos num ambiente de trabalho tecnologicamente avançado, o que permite uma forte interação entre o(s) docente(s) e estudante(s), promovendo a aprendizagem cooperativa como metodologia na aquisição e avaliação de conhecimentos. Na plataforma de e-learning (Moodle) podem e devem ser disponibilizados os materiais de apoio às diferentes UC.


Para aceder a este serviço, clique aqui.

Para mais informações consulte o site dos SIIC aqui.

Em caso de dificuldade contacte-nos.


Fénix+


O serviço Fénix+ permite aos utentes certificados - alunos, docentes, investigadores e funcionários e candidatos - do Iscte utilizar diversos serviços e funcionalidades de forma a simplificar o quotidiano de todos aqueles que estudam ou trabalham.

O Fénix+ disponibiliza aos seus utilizadores funcionalidades como por exemplo, assiduidade de alunos, gestão de sumários, lançamento de notas, candidaturas, horários, inscrições, propinas, reserva de salas, entre outras.

Para aceder e saber mais sobre este serviço, clique aqui.

Página de apoio ao serviço, disponível aqui.


VPN


É possível aceder a partir de casa aos recursos do Iscte através de VPN (Virtual Private Networking), estabelecendo uma ligação segura em túnel entre o computador pessoal e a rede do Iscte.

Ao estabelecer uma ligação privada virtual (VPN), o computador de casa comporta-se como se estivesse ligado fisicamente ao Iscte. Dessa forma, pode aceder a serviços cuja subscrição depende de os acessos serem realizados usando um endereço IP atribuído ao Iscte.

Entre esses serviços encontra-se o acesso ao conteúdo de muitas publicações científicas pesquisáveis através do serviço b-on (da FCCN) e a várias bases de dados.

Pode ainda aceder a outros serviços, como desktop remoto, através da configuração da VPN do Iscte.

Para mais informações consulte o site dos SIIC aqui.

Voltar ao topo