Cartão de estudante

Sobre o cartão

A Caixa Geral de Depósitos - CGD é o banco parceiro do Iscte na emissão dos cartões de estudante.

O cartão de estudante é importante na vida académica do estudante. Serve para marcar presença nas aulas (esta função ainda não está ativa no Iscte-Sintra), identificar o estudante nos concessionários que fornecem almoços e jantares a preços sociais convencionados com o Iscte, permitir o acesso às bibliotecas e à requisição de livros, permitir o acesso ao campus fora dos horários normais de funcionamento, entre outros.

Este cartão é gratuito. Para além de permitir o acesso aos vários recursos da instituição, oferece vantagens exclusivas, fruto da parceria com a Caixa Geral de Depósitos.

O cartão pode ter vertente bancária, ou não. A decisão é tua! [Informa-te sobre as vantagens da vertente bancária 2024]


Onde pedir

No arranque do ano letivo:

  • presencialmente no Iscte-Lisboa e no Iscte-Sintra, nas datas assinaladas
    • Lisboa - já ocorrido
    • Sintra - já ocorrido 


Em data posterior:

  • online em https://caixaonboarding.cgd.pt/O pedido por esta via não assegura um cartão provisório imediato. Obrigatório ter Chave Móvel Digital. Opção não disponível para estudantes com título de residência ou passaporte associado à CMD. 
  • Lisboa: mensalmente, no campus do Iscte (ou na agência do Campo Grande) nas datas anunciadas.
    • Próxima data: 25 e 26, das 10h às 19h, na Sala de Estudo (Ed. 1, Piso 1) 
  • Sintra: Agência Central de Sintra da Caixa Geral de Depósitos 


Documentos a apresentar:

  • Documento de identificação.
  • Comprovativo de morada.
  • Comprovativo de matrícula/inscrição.

Onde levantar o cartão definitivo

Os estudantes que solicitem o cartão de estudante com funções bancárias recebem o cartão definitivo, com nome e fotografia, na sua morada.

Os estudantes que solicitem o cartão de estudante sem funções bancárias levantam o cartão definitivo, com nome e fotografia, na Unidade de Acesso e Integração dos Estudantes. O levantamento do cartão é feito na sala 1S3/ 1S5 (Ed. 1, piso 1), das 9h30 às 18h00.

Os estudantes cujo cartão esteja disponível para levantamento recebem uma mensagem no seu email institucional. 


Listas dos cartões disponíveis para levantamento:

Cartões disponíveis para levantamento - 2024


Como ativar o cartão definitivo
Em Fénix+ (seja o cartão bancário ou não bancário):

FENIX+ > ISCTE.solutions >Área pessoal > Meus cartões > Gestão de cartões


Informação sobre os cartões e a passagem da assiduidade
  • O cartão provisório é entregue ativo
  • O cartão definitivo é ativado pelo estudante em Fénix+ (ver 'onde ativar')
  • Se o cartão passar 'vermelho' nos leitores das salas por mais de três dias, o estudante deve confirmar se:
    • o cartão está ativo (consultar Fénix+)
    • se sim, reportar anomalia para admissions@iscte-iul.pt com o dia, hora e sala em que ocorreu
    • informar o docente da situação
  • Se o cartão passar 'verde', mas ao estudante não aparecer registo da picagem em Fénix+, deve ser confirmado se:
    • foi marcada assiduidade na sala correta
    • foi marcada assiduidade até 15min antes ou depois da hora da ocorrência da aula
    • o docente já lançou o sumário
    • estas condições são cumulativas
Voltar ao topo