O ciclo de estudos conducente ao grau de mestre integra obrigatoriamente um trabalho final na forma de dissertação de natureza científica ou um trabalho de projeto de natureza aplicada.

A dissertação incide sobre um tema ou tópico do domínio de conhecimento do mestrado. Deve incluir o enquadramento do tema com uma revisão do estado da arte e da literatura relevante, os objetivos propostos, uma descrição do trabalho realizado, uma discussão crítica dos resultados obtidos e sua comparação com o estado da arte e ainda uma síntese conclusiva com sugestões para trabalho futuro.

O trabalho de projeto incide sobre um tema ou tópico do domínio de conhecimento do mestrado e que apresenta resultados, soluções e recomendações resultantes da experiência adquirida na sua elaboração, devendo incluir um enquadramento teórico, uma adequada justificação metodológica e análise crítica dos resultados obtidos.

A entrega da dissertação/trabalho de projeto é um processo realizado exclusivamente online, no Fénix, no portal Trabalho Académico. O estudante deve atender ao seguinte:

Prazos de entrega
Tipo Até
Entrega 30/9/2024
Entrega com prorrogação de prazo 31/10/2024


PRORROGAÇÃO DE PRAZO

Os estudantes que não consigam cumprir o deadline de entrega e que pretendam solicitar a prorrogação de prazo devem fazê-lo até 7 de outubro, sujeito ao pagamento de €150,00.


> Como APRESENTAR o pedido

1. Aceder Fénix+ > Portal de aluno > Trabalhos académicos

2. Selecionar opção ADIAMENTO DO PRAZO DE ENTREGA

3. Liquidar o respetivo emolumento, cujas referências para pagamento se encontram disponíveis em Fénix+ > myFenix > Serviços > Conta corrente 

-

Informação adicional sobre o disponibilização do emolumento

> Desde que é feito o pedido de adiamento do prazo de entrega, o estudante tem 2 dias para liquidar o emolumento.

> Depois de liquidado o emolumento, o sistema demora 1 hora até mudar de estado do processo.

> Exclusivamente por referência multibanco ou, excecionalmente, cartão de crédito.


Entrega do trabalho | Doc. necessários

O estudante introduz a dissertação/ trabalho de projeto no portal do Trabalho Académico (Fénix), atendendo o seguinte:

  • O título e as palavras-chave (em português e em inglês) têm de ser atualizados e introduzidos, respetivamente.
  • O idioma do trabalho deve ser inserido e o tipo de trabalho final (dissertação ou trabalho de projeto) identificado.
  • Os resumos (em inglês e em português) devem ser preenchidos.
  • A Declaração de Honra e o requerimento dirigido à Reitora a solicitar a realização de provas devem ser confirmados no sistema.
  • Os ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) para os quais o trabalho contribui devem ser preenchidos.

O upload dos seguintes documentos é obrigatória:

  • Versão final, nos termos das normas em vigor, em PDF.
  • CV (conforme normas gráficas de cada escola).
  • Declaração relativa à disponibilização do trabalho no Repositório do Iscte.
  • Em caso de pedido de embargo deve submeter requerimento dirigido ao Conselho Científico, com declaração da entidade/justificação do embargo, período de embargo e identificação das matérias confidenciais.
  • Após o upload, carregar no botão "ENTREGAR".
Confirmação e autorização da entrega

CONFIRMAÇÃO DA ENTREGA | SGE

Após a entrega da dissertação/trabalho de projeto, os Serviços de Gestão do Ensino procedem à verificação dos seguintes elementos:

  • situação escolar do estudante;
  • informação relativa a registo de tema e orientador;
  • conformidade dos documentos submetidos.

A entrega é CONFIRMADA no sistema Fénix se todos as situações estiverem em conformidade.


DETEÇÃO DE PLÁGIO | URKUND (FÉNIX)

O trabalho confirmado é submetido pelo sistema Fénix à ferramenta de deteção de plágio, TURNITIN.

O TURNITIN devolve relatório e percentagem de PLÁGIO, e disponibiliza-a para todos os intervenientes.


AUTORIZAÇÃO DA ENTREGA | ORIENTADOR(ES)

O pedido é autorizado ou não autorizado pelo(s) orientador(es), após verificação do trabalho e do relatório do TURNITIN.

Reinscrição na dissertação/trabalho de projeto

De acordo com o Despacho 22062/2009, alterado no artigo 2º pelo despacho 15/2010, o não cumprimento dos prazos fixados, implica:

  • Reinscrição nos termos dos calendários académicos aprovados.
  • Pagamento de propina no valor de € 500,00 com taxa de inscrição de € 30,00, podendo esta ser paga em 4 prestações de acordo com as seguintes datas e montantes (não se aplica ao mestrado integrado):
Data Prestação
Até 15 de novembro € 200,00
Até 15 de dezembro € 100,00
Até 15 de janeiro € 100,00
Até 15 de fevereiro € 100,00

 

REINSCRIÇÃO

O estudante que pretenda reinscrever-se no 2.º ano para concluir a dissertação/trabalho de projeto deve fazê-lo online em Fénix+, nos processos de inscrição.

Voltar ao topo