Mobilidade Erasmus+ para Missões de Ensino e/ou Formação
A mobilidade de docentes Erasmus+ é uma das atividades essenciais na cooperação interuniversitária, que visa contribuir para a promoção da dimensão europeia e da qualidade do Ensino Superior.
Esta atividade é considerada prioritária para as atividades do Iscte e contribui para:
ÂMBITO
Mobilidade para Missões de ENSINO
Permite ao(à) docente realizar uma missão de ensino de curta duração, numa Universidade parceira do Iscte, localizada num dos países participantes no Programa (Estados-membros da UE, República da Macedónia, Islândia, Liechtenstein, Noruega e Turquia), no âmbito de um acordo interinstitucional Erasmus+ e na área de estudos em questão.
A missão inclui a possibilidade de lecionar unidades curriculares integradas em ciclos de estudos oficiais na instituição de acolhimento.
Consulte a lista de Universidades com as quais o Iscte possui acordo de cooperação Erasmus+ Partner Universities for Teaching Mobility ou contacte a Unidade de Relações Internacionais (URI).
Mobilidade para Missões de FORMAÇÃO
Permite ao(à) docente realizar uma atividade de curta duração, sob a forma de eventos de formação (excetos conferências) e períodos de formação ou de acompanhamento no posto de trabalho/observação, numa instituição localizada num dos países num dos países participantes no Programa (Estados-membros da UE, República da Macedónia, Islândia, Liechtenstein, Noruega e Turquia).
Os(as) interessados(as) em realizar uma missão de formação, podem consultar algumas ofertas de staff week no site http://staffmobility.eu/staff-week-search.
CRITÉRIOS DE ELEGIBILIDADE
Consulte a lista de Universidades com as quais o Iscte possui acordo de cooperação Erasmus+ Partner Universities for Teaching Mobility ou contacte a Unidade de Relações Internacionais (URI).
PROCESSO DE CANDIDATURA
Para formalizar a candidatura, o(a) docente deverá:
Os documentos indicados têm obrigatoriamente de ser enviados para iro@iscte-iul.pt, pelo menos, com uma antecedência de 1 mês relativamente ao início da mobilidade.
Depois de devidamente instruida, a candidatura será remetida pela URI para consideração superior. Os(as) docentes serão informados do resultado da candidatura por e-mail.
DURAÇÃO DA MOBILIDADE
A mobilidade deverá prever uma duração mínima de 2 dias e máxima de 2 meses.
De forma a poder beneficiar um maior número de docentes, o Iscte atribui bolsa para mobilidades com a duração máxima de 5 dias.
BOLSA DE MOBILIDADE
O valor das bolsas é definido anualmente pela Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação na tabela de bolsas Tabela de bolsas KA131 - Staff
O valor a considerar, varia consoante o país de destino, a duração da mobilidade e inclui:
(1) Apoio individual: valor diário para apoiar nas despesas relacionadas com alojamento, alimentação, transportes locais, seguro de viagem, telecomunicações, entre outros
(2) Contribuição para custos de viagem: Aplica-se o valor da "banda", calculada recorrendo à calculadora da Comissão Europeia.
A bolsa será paga através de transferência bancária, para o NIB indicado na Ficha Docente, após entrega de candidatura completa e depois de assinado o contrato financeiro Erasmus+ na URI.
PROCEDIMENTOS
Antes do início da mobilidade
Depois de aprovada no Iscte, o(a) docente deve enviar e-mail para iro@iscte-iul.pt:
A URI irá emitir um contrato financeiro Erasmus+, que deverá ser assinado pelo(a) docente e pelo Iscte.
Após o término da mobilidade
Enviar por e-mail para iro@iscte-iul.pt:
Preencher e submeter o Relatório final da missão de ensino na mobility tool (plataforma da CE), utilizando um link enviado para o docente, pelo e-mail xxxx@ec.europa.eu.
ALTERAÇÕES
É da responsabilidade do docente comunicar à URI por e-mail para iro@iscte-iul.pt todas as alterações que se venham a verificar.
Alterações de datas, destino e/ou objetivos da mobilidade poderão dar lugar à instrução de novo processo de candidatura por parte do docente.