O Departamento de Economia Política privilegia uma atenção contínua aos desafios colocados pela realidade económica contemporânea a nível nacional, europeu e global e promove a articulação contínua entre a produção de conhecimento e o ensino. A centralidade da relação entre as questões económicas e jurídicas nas sociedades contemporâneas constitui um elemento central da sua identidade.
Os membros do Departamento de Economia Política desenvolvem a sua actividade docente principalmente na licenciatura em Economia, tendo tido um papel central na respectiva criação. Participam também no Mestrado e no Programa Doutoral em Economia, nos Mestrados oferecidos pelo Departamento de Economia Política (Direito das Empresas, Política e Gestão de Recursos Humanos, Estudos de Desenvolvimento, Economia e Políticas Públicas, Economia Social e Solidária, Economia Monetária e Financeira) assim como em Mestrados oferecidos por outras Escolas do Iscte.
O Departamento de Economia Política é constituído por quinze doutorados em Economia, quatro doutorados em Direito e seis outros docentes que colaboram na área jurídica.
Os membros do Departamento desenvolvem a sua actividade em áreas científicas diversas:
O Departamento promove ativamente a investigação científica e a sua difusão ao nível nacional e internacional. A maioria dos membros desenvolve essas actividades no quadro do centro de investigação Dinamia'CET (Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território). Este centro de investigação do Iscte está avaliado como “Excelente” pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). O Dinâmia'CET orienta-se por princípios de inovação na produção de conhecimento e valoriza a diversidade da sua composição interdisciplinar.