Docentes

Professora Auxiliar no Departamento de Economia Política da Escola de Ciências Sociais e Humanas do ISCTE - IUL e Investigadora do Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território (DINÂMIA'CET). Doutorada em Economia pelo ISCTE e mestre em Desenvolvimento e Cooperação Internacional pelo ISEG-UTL. A sua tese de doutoramento intitula-se A Dificuldade da Escolha. Acção e Mudança Institucional.É subdirectora do DINÂMIA'CET. É também membro do Observatório sobre as Crises e as Alternativas do Centro de Estudos Sociais (CES - Universidade de Coimbra) em colaboração com o Instituto para os Estudos Laborais da Organização Internacional do Trabalho (INST/OIT). Os seus atuais interesses de investigação incluem a economia política da austeridade com destaque para os fundamentos teóricos e epistemológicos da crise económica de 2007-2008 e das respostas à crise e os valores, a incomensurabilidade de valor e a valoração na tomada de decisão pública.
É Professor Auxiliar - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. Publicou 5 artigos em revistas especializadas e 2 trabalhos em actas de eventos, possui 1 livro publicado. Possui 12 itens de produção técnica. Recebeu 1 prémio e/ou homenagem. Actua na área de Direito.
Cristina Sousa is Associate Professor at ISCTE/IUL. She has a Master's degree in Economics and Management of Science and Technology and a PhD in Economics, both from ISEG/UTL. Her research interests include innovation, creation and circulation of knowledge and entrepreneurship. Currently, her research is focused on networks, on entrepreneurship in knowledge-intensive sectors and on the transition to a sustainable energy system. The results of her research were object of publication in academic journal and books and were presented in several national and international conferences and workshops.
Doutorada em Economia pelo ISCTE-IUL e pela Universidade de Bourgogne (França), Mestre em Economia e Gestão de Recursos Humanos e Licenciada em Sociologia (ISCTE-IUL). É professora catedrática do Departamento de Economia Política do ISCTE-IUL, e investigadora integrada do Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território (DINÂMIA'CET). É diretora do Mestrado em Políticas de Desenvolvimento dos Recursos Humanos e subdiretora do DINÂMIA'CET. Foi coordenadora do projeto FCT, 'Remunerações flexíveis para contratos flexíveis? A dinâmica da relação entre a política salarial e os contratos de emprego ao nível da empresa' entre 2009-2013 (PTDC/EGE-ECO/108547/2008) e o projeto FCT 'Aproximar o Ensino Superior, a Formação e a Qualidade do Emprego', entre 2018-2022 (PTDC/SOC-SOC/30016/2017). É coordenadora do Observatório do Emprego Jovem (DINAMIA-ISCTE-IUL). Entre os seus principais interesses de estudo e investigação destacam-se a procura de competências, políticas salariais das empresas e segmentação do mercado de trabalho.
Doutoramento em Direito das Empresas, na especialidade de Direito Comercial, no ISCTE-IUL, em 29 de junho de 2015. Mestrado em Ciências jurídicas, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, em 19 de maio de 1998. Mestrado em ciências jurídico-políticas, pela Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa - Lisboa, em 2 de julho de 1993. Licenciatura em Direito, por esta última Faculdade, em 26 de julho de 1988. Pós-doutorado em Direito, pelo Instituto Jurídico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em 12 de julho de 2022.
Doutoramento em Economia, Mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional, Licenciatura em Economia. Professor de Economia Política e Estudos de Desenvolvimento do Departamento de Economia Política, Escola de Cièncias Sociais e Humanas, Iscte. Investigador do Centro de Estudos Internacionais (CEI), Iscte. Membro de: European Society for the History of Economic Thought, World Economics Association e Associação Portuguesa de Economia Política. Ampla experiência de ensino (ao nível de licenciatura, mestrado e  doutoramento) e funções de gestão académica, no Iscte e noutras instituições de ensino superior em Portugal, Moçambique e Angola: - ISEG-Universidade de Lisboa; Universidade Atlântica; Instituto Politécnico de Coimbra (Portugal). - Instituto de Ciências de Saúde; Universidade Eduardo Mondlane (Maputo, Moçambique). - Universidade Católica de Angola (Luanda). Entre 1999 e 2013, exercício de funções de auditoria e consultoria científica no Gabinete de Avaliação Educacional/ Instituto de Avaliação Educacional, Ministério da Educação de Portugal. Áreas de interesse (ensino e investigação): História das Ideias Económicas e Políticas (Século XIX) Estudos de Desenvolvimento (Teorias e Políticas) Estudos Africanos (África Austral, com foco em Moçambique e Angola) Economia Política Internacional (Geopolítica, Geoeconomia e História Global)
Luis Mah é professor auxiliar em Estudos de Desenvolvimento no Departamento de Economia Política do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. Entre 2015-2022, leccionou no Mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional (MDCI) e PhD in Development Studies no ISEG-Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa. Nos últimos 19 anos tem trabalhado com organizações da sociedade civil e entre 2007 e 2010 foi director da Campanha do Milénio das Nações Unidas (UNMC) em Portugal. Interessa-se em particular pelas implicações globais da (re)emergência económica da Ásia e pela cooperação internacional para o desenvolvimento da União Europeia. Tem um doutoramento em Estudos de Desenvolvimento pela LSE-London School of Economics and Political Science (Londres, 2004), um mestrado em Ciência Política pela Universidade de Yonsei (Seul, 1996) e uma licenciatura em Comunicação Social pela Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, 1993).
Professora Catedrática do Departamento de Economia Política do Iscte-Instituto Universitário de Lisboa. Agregação (2020) e Doutoramento em Economia (Iscte, 2020, 2005), Mestrado em Economia e Política Social (ISEG, 1997), Licenciatura em Sociologia (Iscte, 1991). Vice-Reitora para o Ensino e Acreditações (2022- presente).  Directora do doutoramento em transições para a sustentabilidade do Iscte. Leccionação desde 1991 em licenciaturas, mestrados e doutoramentos nas áreas cientificas e disciplinares da história do pensamento económico, da economia política do território e da sustentabilidade. Investigação desenvolvida no âmbito de projetos internacionais e nacionais, com financiamento europeu e nacional. Publicações, nacionais e internacionais na área de economia política, incluindo as temáticas do território, da  inovação e da sustentabilidade. Foi Diretora da Escola de Ciências Sociais e Humanas (2019-2022), Sub-Diretora da Escola de Ciências Sociais e Humanas (2016-2019) e Diretora do Departamento de Economia Política (2016-2019). Foi também Vice-Presidente do Conselho Pedagógico (2014-2017) e membro deste e de outros orgãos do Iscte desde o início da sua actividade como docente. 
Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, com o grau de Mestre em Direito das Empresas na área de Direito do Trabalho, pelo ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, é Doutora em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade da Corunha (Espanha) e pela NOVA School of Law (Lisboa-Portugal). Para além de cursos de formação complementar, tem participado em numerosos Congressos e Seminários Nacionais e Internacionais, frequentemente como conferencista. Tem exercido atividade docente em diversas instituições universitárias, com especial relevo para o ISCTE - IUL– Instituto Universitário de Lisboa, onde rege várias cadeiras do Mestrado em Direito das Empresas e do Trabalho, e também no Mestrado em Ciências do Trabalho e Relações Laborais e no Mestrado em Políticas de Desenvolvimento em Recursos Humanos. Foi Docente convidada em cursos de pós-graduação nas Faculdades de Direito de Lisboa e do Porto. Tem sido Orientadora de numerosas dissertações, para além da participação, como Arguente, em diversos júris de Mestrado. É autora de vários ensaios e artigos publicados em livros e revistas nacionais e internacionais sobre temas de Direito do Trabalho.  
Paulo Marques é Professor Associado no Departamento de Economia Política do Iscte. Desenvolve a sua atividade de investigação no DINÂMIA'CET-Iscte. Coordena atualmente o Observatório do Emprego Jovem e o Projeto de Investigação SOLID-JOB (ambos financiados pela FCT). A sua tese de doutoramento foi desenvolvida na área da Economia Política e foi intitulada 'Young People and Labour Market Segmentation in Europe: An Institutionalist Perspective'. Desenvolve investigação na área da Economia Política Comparada, mais especificamente sobre a segmentação do mercado de trabalho e as políticas públicas de emprego. A sua tese de doutoramento venceu os prémios: António Simões Lopes, atribuído pela Ordem dos Economistas (Melhor tese de doutoramento em 2016), e Manuel Lopes, atribuído pelo IEFP. A sua dissertação de mestrado venceu os prémios: Jacques Delors, atribuído pelo Centro de Informação Europeia Jacques Delors; e Silva Leal (menção honrosa), atribuído pela Secretaria de Estado da Segurança Social e ISCTE. Um artigo que escreveu em conjunto com Isabel Salavisa e que foi publicado na Socio-Economic Review recebeu o Prémio António Dornelas, atribuído pelo Ministério do Trabalho. Paulo Marques tem publicado artigos científicos em revistas científicas prestigiadas, como a Socio-Economic Review, Comparative European Politics e European Journal of Industrial Relations. 
Licenciado em Direito (Ciências jurídico - políticas) pela Universidade de Lisboa. Mestre em Sociedades e Políticas Europeias pelo ISCTE - IUL. Suficiência Investigadora (DEA) em Direito Público pela Faculdade de Direito da Universidade da Extremadura (Espanha). Doutorado em Políticas Públicas no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa onde é Professor Auxiliar e investigador integrado no DINÂMIA'CET Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território. É, igualmente, investigador no Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto. Anteriormente desempenhou funções como Presidente da 1ª Secção do Júri de Ética da Autoregulação Publicitária (ex-ICAP) e como secretário - geral e director executivo de diversas associações profissionais. De 2005 a 2009 foi Deputado à Assembleia da República (10ª legislatura) e membro da Delegação Nacional Portuguesa na 97ª Sessão da Conferência Internacional do Trabalho - Organização Internacional do Trabalho, Genebra, Suíça. Possui vasta experiência internacional tendo leccionado, nomeadamente, na Chinese Academy of Governance (antiga National School of Administration - CNSA), China - Europe Public Administration Project, República Popular da China, no Global Distance Learning Network of World Bank for East Timor, Timor - Leste e no ProPALOP-TL ISC PNUD em Angola. Possui um grande número de livros e publicações académicas em português, alemão e chinês sobre direito da publicidade, direito do mar, direito europeu e direito do consumidor. Membro da Comissão Técnica e Científica com o objetivo de acompanhar a candidatura das Ilhas Selvagens a Património Mundial da UNESCO, desde setembro de 2016. Membro do Conselho de Revisão e Aconselhamento para a elaboração de Proposta de Grandes Opções para a Estratégia Marítima Nacional até 2030 (2023) Editor - Chefe da REM - Revista de Estudos do Mar. Editor do Academia.edu Editor Program. Membro do Conselho Editorial da Revista do Mestrado em Direito da Universidade Católica de Brasília, Brasil. Perito externo responsável pelos processos de verificação EQAVET, da Associação Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional. I.P., Ministério da Educação e Ciência. Presidente e membro da Comissão de Avaliação Externa da A3 ES - Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior Membro da Comissão de Relações Internacionais da Sociedade de Geografia de Lisboa
Ricardo Barradas é Professor Auxiliar no Departamento de Economia Política da Escola de Ciências Sociais e Humanas do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa e Investigador Integrado no Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território (Dinâmia’CET) do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa. Os seus principais interesses de investigação centram-se nas áreas da economia política, da economia pós-keynesiana, da financeirização e de outras áreas relacionadas. É autor de vários artigos científicos publicados em prestigiadas revistas internacionais, tais como Economic and Industrial Democracy, Economic and Labour Relations Review, International Review of Applied Economics, Journal of Economic Issues, Journal of Post Keynesian Economics, Review of Keynesian Economics, Review of Political Economy, Review of Radical Political Economics, entre outras.   
Doutorado em Economia pela Universidade Bocconi (Itália), Mestre em Economia e Gestão de Ciência e Tecnologia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa (ISEG/UTL), e Licenciado em Economia pela mesma instituição. Professor Associado do Departamento de Economia Política do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, onde lecciona desde 1999 nas áreas da Economia Política Internacional, da Política Industrial e da Inovação, e da Avaliação de Políticas. É Presidente da Direcção do Ipps-Iscte (Instituto para as Políticas Pública e Sociais) desde 2018 e Presidente da Comissão Instaladora do Iscte-Sintra (Escola de Tecnologias Digitais, Economia e Sociedade) desde 2022. Entre 2008 e 2014 foi Coordenador do Núcleo de Estudos e Avaliação do Observatório do QREN. Foi Director de Serviços de Análise Económica e Previsão do Gabinete de Estratégia e Estudos do Ministério da Economia e da Inovação em 2007 e 2008. Membro do Dinâmia'CET (Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território). Interesses de investigação: mudança estrutural e desenvolvimento económico, dinâmicas sectoriais e inovação, e políticas públicas. Nascido em Coimbra em 1974.
Docentes convidados
Doutor em Direito Público pela Universidade da Extremadura, com registo junto da Universidade de Lisboa. Doutor Europeu. A tese de doutoramento obteve parecer prévio favorável do Professor Doutor Pasquale Pistone da Universidade de Salerno e da Professora Doutora Roberta Alfano da Universidade Federico II – Nápoles.  Autor de livros, capítulos de livros e artigos científicos de Direito Tributário. Árbitro em matéria tributária junto do Centro de Arbitragem Administrativa (CAAD). Investigador integrado no Instituto Jurídico Portucalense (IJP). Prémio Científico do IPL-CGD (Diploma de Mérito - Ciências Sociais) - 2019, 2020, 2021 e 2022.
João de Sousa Assis é doutorado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Glasgow, Escócia, onde lecionou Direito das Sociedades Comerciais. É também licenciado em Direito e mestre em Ciências Jurídicas Empresariais pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, Portugal.  Ao nível da investigação, colabora regularmente com a Universidade de Thammasat (Tailândia) e a Universidade Symbiosis Law School Pune (India), e desempenha funções como investigador integrado do IJP – Instituto Jurídico Portucalense (Polo de Lisboa), dedicando-se à investigação transnacional como Research Fellow no Centre for ASEAN Transnational Studies (CATS) da Faculdade de Direito da Universidade de Chiang Mai (Tailândia).
Luís Clemente-Casinhas é licenciado em Gestão pela Nova School of Business and Economics. Concluiu o Mestrado em Economia e o Doutoramento na mesma área (com bolsa da FCT) no ISCTE-IUL. Em 2019 começou a lecionar como Assistente Convidado no ISCTE-IUL, no Departamento de Economia e na área da Macroeconomia, sendo Professor Auxiliar Convidado desde 2023. É também Professor Auxiliar Convidado na Universidade Autónoma de Lisboa e conta com experiência de docência no ISEG Lisbon School of Economics and Management. É certificado como Especialista em Microsoft Office Excel (2013), tendo recebido o Prémio Nova Excelência em 2014 e a distinção IBS TOP Master em 2018. Desenvolve investigação nas áreas da Banca Central e da desigualdade, integrando um projeto liderado pela London School of Economics.  
Maria Inês Gameiro. É doutorada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa. É docente no ISCTE-IUL e na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa. É investigadora no CIMA- Centro de Investigação Marinha e Ambiental, Universidade do Algarve, no Dinâmia-CET/ISCTE-IUL - Instituto Universitário de Lisboa e no CEDIS-Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa. É membro eleito da World Commission on Environmental Law da IUCN – International Union for Conservation of Nature.
Mário Silveiro de Barros concluiu o Doutoramento em Direito, com uma tese em Direito processual da Segurança Social (com menção comparativa) na Faculdade de Direito de A Coruña, em Espanha. Desenvolve os seus trabalhos académicos e de investigação na área do Direito da Segurança Social. Para além de 1 livro publicado, publicou 10 artigos em revistas científicas e 10 capítulos de livros em obras coletivas. Apresentou várias comunicações em congressos e seminários científicos. Tem ainda atividade profissional como Advogado na área do direito do trabalho e da segurança social e direito comercial. No ISCTE é Professor Auxiliar Convidado, docente nas unidades curriculares de Direito da Segurança Social, Direito Processual Laboral, Relações Laborais, Direito Social e Direito das Sociedades Comerciais.
Sou atualmente investigador no Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, e Professor Assistente Convidado no Departamento de Economia Política e na Escola de Tecnologias Digitais Aplicadas. Doutorei-me em Sociologia (2019) pela Universidade de Cambridge. Tendo ganho o prémio de melhor dissertação da Associação Portuguesa de Ciência Política (2022), esta tese foi publicada como livro com o título Contesting Austerity Social Movements and the Left in Portugal and Spain (2008-2015) com a Amsterdam University Press (que venceu a 1ª edição do Prémio João Ferreira de Almeida). Previamente fui investigador da Scuola Normale Superiore, em Florença, onde contínuo afiliado no Center on Social Movement Studies. Fiz visitas académicas na Universidade Carlos III em Madrid (2015/2016, 2023), na Scuola Normale Superiore (2016), na Universidade de York (2022) e na Universidade de Florença (2024). Em 2023, fui o Professor Visitante FLAD na Universidade de Brown onde ensinei Movimentos Sociais na Europa do Sul. Sou atualmente co-coordenador da Social Movement Research Network do Council for European Studies. Com Guya Accornero, co-coordeno o Seminário Mensal sobre Movimentos Sociais e Ação Política. A minha investigação atual explora dois temas. Em primeiro lugar, ação coletiva e desigualdades de classe no Sul da Europa, com um foco específico em Portugal. Em segundo lugar, o estudo do grupo Extinction Rebellion concentrando-me na sua difusão transnacional e ação global. A minha investigação pode ser encontrada em revistas como Housing Studies, Review of African Political Economy, Social Movement Studies, Environmental Sociology, Religion, State & Society, Portuguese Journal of Social Sciences, New Media & Society, Childhood, and Análise Social.
Voltar ao topo