Diretor: Professor José Carlos Gonçalves Dias
O Departamento de Finanças e Contabilidade, criado em 2001, no seio da Iscte Business School, representa o primeiro caso em Portugal de autonomia destas áreas a nível de departamento, consagrando assim institucionalmente o desenvolvimento das mesmas no Iscte que, ao longo de mais de duas décadas, se têm afirmado pela inovação e modernidade das cadeiras e cursos criados e pela reputação do seu corpo docente.
Nas atividades de ensino da Iscte Business School, o Departamento oferece de um vector de especialização em Finanças e Contabilidade que percorre todos os graus de ensino universitário: licenciatura, mestrado e doutoramento. Assegura-se, assim, uma oferta de especialização, única nas universidades portuguesas, que se estende a um vasto conjunto de cadeiras, entre obrigatórias e optativas, inseridas nos restantes programas da Iscte Business School.
Integram o Departamento 22 docentes, a maioria em full-time. Entre os professores doutorados conta-se com uma valiosa componente internacional, assente em doutoramentos realizados em prestigiadas universidades americanas e europeias. Conta-se também com um conjunto de professores convidados com funções de administração em importantes empresas e instituições nacionais e que contribuem para uma maior interação entre a atividade de ensino e a realidade empresarial. Destaque-se ainda a autoria de numerosos livros, muitos dos quais são manuais de referência em Portugal, tanto do ponto de vista de ensino como profissional, nas suas áreas de especialidade e que retratam bem a qualidade pedagógica do corpo docente do departamento.
A investigação desempenha um importante papel nas atividades do Departamento. O seu corpo docente tem artigos publicados nas melhores revistas científicas internacionais. Organizam-se regularmente seminários de apresentação e discussão de trabalhos de investigação, onde habitualmente se conta com a presença de reputados académicos internacionais, e ainda a única conferência científica internacional na área de Finanças que anualmente se realiza em Portugal - a Conferência Anual da Iscte Business School em Finanças. Conta-se também com a disponibilidade das principais bases de dados financeiras, o que naturalmente facilita o desenvolvimento dos trabalhos de investigação.