Sessões Pedagógicas

Sessões Pedagógicas 

‘O Conselho Pedagógico organiza um conjunto de Sessões Pedagógicas – dirigidas a docentes, estudantes, funcionários/as e investigadores/as – com o objetivo de contribuir para a melhoria contínua das condições de ensino e aprendizagem no Iscte, através da promoção de espaços de aprendizagem, partilha, reflexão e debate em torno de temas relevantes para a dimensão pedagógica da atividade académica no ensino superior.


Calendarização:

Ano de 2024 (de maio a dezembro).


Divulgação e Inscrições:

  • A informação sobre as sessões e respetiva inscrição encontra-se disponível na página do Conselho Pedagógico e será divulgada por e-mail.


Resultado e Impacto esperado das sessões:

  • As sessões realizadas informarão as orientações pedagógicas para docentes e estudantes, divulgadas no início de cada ano letivo.
  • O feedback dos participantes sobre as sessões será analisado no âmbito da Comissão Permanente e do Plenário do Conselho Pedagógico, para a definição de ajustamentos e melhorias na organização de futuras sessões, no que diz respeito às temáticas abordadas e ao formato das sessões.
  • Espera-se contribuir para a promoção da melhoria contínua das condições de ensino e aprendizagem no Iscte.


Organização das sessões:


SETEMBRO / OUTUBRO 2024 - Link para inscrições

Ensinar com resultados: como endereçar estilos de aprendizagem via metodologias de aprendizagem ativa
com André Pinho (Iscte)
30 de setembro | 17h30-19h | Auditório Silva Leal

Os estilos de aprendizagem referem-se às diferentes formas segundo as quais as pessoas preferem receber, processar e reter informação. Como Docentes, enfrentamos diariamente a realidade de ter na nossa sala de aula estudantes com diferentes estilos de aprendizagem – alguns que privilegiam o trabalho individual e a leitura, outros o trabalho de grupo e a discussão, e ainda outros que preferem métodos predominantemente expositivos. Muitas vezes, não reconhecemos plenamente estas diferenças, nem adaptamos as nossas metodologias para as endereçar de forma eficaz. Esta sessão visa não só apoiar Docentes a identificar e entender os diversos estilos de aprendizagem dos alunos, mas também a explorar metodologias de aprendizagem ativa que se alinhem com cada estilo – a aplicação destas tornará possível criar um ambiente de aprendizagem que incentive e potencie a participação, o pensamento crítico e a retenção de conhecimento.

Workshop de aplicação de metodologias de aprendizagem ativa
com André Pinho (Iscte)
7 de outubro | 17h30-19h30 | sala B2.02

Metodologias de aprendizagem ativa dizem respeito aos métodos instrucionais nos quais os estudantes estão no centro do processo de aprendizagem – alguns exemplos incluem aprendizagem baseada em problemas ou em projetos, aprendizagem colaborativa ou cooperativa, debates, simulações, entre muitas outras. Apesar de todas as provas já publicadas dos méritos e resultados da aprendizagem ativa, quando comparada com o método expositivo tradicional, o ritmo de adoção destas metodologias tem permanecido baixo. Duas das barreiras à adoção mais amplamente documentadas dizem respeito à falta de conhecimento destas metodologias, e à cautela que os Docentes demonstram na sua aplicação, não querendo arriscar a aplicação de uma metodologia não devidamente testada. Esta sessão está desenhada para endereçar estas barreiras, visando equipar os participantes do conhecimento e experiência prática necessária para (re)desenharem as suas sessões de ensino, maximizando o conhecimento aí adquirido.

Práticas Pedagógicas através da lente da Sustentabilidade
com Ana Simaens, Carla Farelo (Iscte)
15 de outubro | 17h-19h | Auditório C1.03

O Iscte tem um compromisso com práticas sustentáveis, promovendo a sustentabilidade, dentro e fora do campus universitário, nas dimensões Planeta, Pessoas e Prosperidade. Assim, no contexto das suas atividades pretende contribuir para a transição da sustentabilidade através da criação de conhecimento, inovação, educação, formação e cultura para a sustentabilidade de estudantes, bem como de docentes, investigadores e técnicos. No plano letivo, a sua operacionalização concretiza-se pela identificação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável associados a cada unidade curricular (UC), na respetiva ficha de unidade curricular (FUC).  Nesta sessão, vamos discutir desafios e oportunidades e partilhar experiências para a promoção de práticas pedagógicas orientados para a sustentabilidade.

Da Teoria à Prática: Repensar a Pedagogia em Estudos de Desenvolvimento
com Luís Mah (Iscte) e Ana Luísa Silva (Forward College e Iscte)
17 de outubro | 11h-12h30 | Auditório Afonso de Barros

Desenhar programas educacionais não deve ser apenas sobre oferecer velhos e novos conhecimentos aos estudantes. Também deve procurar estimular, inspirar, ativar e alcançar todo o seu potencial enquanto ser humano. No seguimento da conversa e reflexão na sessão pedagógica de 24 de Junho de 2024 liderada por Rita Jerónimo e Sara Soares sobre aprendizagem ativa na sala de aula, o mestrado em Estudos de Desenvolvimento (MED@ISCTE) quer desafiar a comunidade ISCTE a explorar, discutir e ajudar a criar um novo e potencial modelo pedagógico a ser experimentado no segundo semestre do programa: um laboratório de práticas de desenvolvimento. Um modelo pedagógico co-construído pelos docentes, estudantes e organizações parceiras (ativas na área do desenvolvimento global) centrado na participação ativa e crítica dos estudantes que lhes inspire a ser mais autónomos, responsáveis e colaborativos.


JULHO 2024

Sessão de Partilha de Práticas Pedagógicas no Iscte
com Joana Costa (Iscte)
4 de julho | 11h-12h30 | Auditório Afonso de Barros

O Conselho Pedagógico, em articulação com o Iscte-Sintra, organiza uma sessão de partilha de práticas pedagógicas. Esta sessão é aberta aos docentes de todas as Escolas que desejem partilhar ideias e experiências sobre métodos de avaliação dos estudantes, estratégias pedagógicas que aplicam nas respetivas UC e refletir sobre novos métodos pedagógicos e de avaliação que poderiam ser implementados. Cada docente poderá dispor de 15 minutos para a sua unidade curricular, dos quais 5 minutos serão dedicados à apresentação da sua estratégia pedagógica e os restantes 10 minutos à troca de ideias e sugestões entre todos os presentes. Todos os docentes interessados em juntar-se nesta partilha serão muito bem-vindos. A sessão será dinamizada pela Joana Martinho Costa, membro da Comissão Instaladora do Iscte-Sintra.

Pluralidade e decolonialidade na construção de currículos académicos e práticas pedagógicas
com Ana Lúcia Sá e Thomas Muhr (Iscte)
10 de julho | 12h30-14h | sala AA2.26

As salas de aula são crescentemente plurais. O Iscte é, cada vez mais, uma universidade com grande capacidade de atração de estudantes internacionais, seja em programas de mobilidade, seja, de forma especial, cumprindo um projeto educativo e de vida, ao realizar os seus graus de licenciatura, mestrado e doutoramento. Muitos destes estudantes que o Iscte acolhe são provenientes do Sul Global e escolhem uma universidade do Norte Global para a sua formação. Com base neste contexto de incremento da diversidade em sala de aula e atendendo aos debates sobre a descolonização dos currículos académicos, esta sessão tem como objetivos pensar e debater formas de elaboração de programas mais plurais e decoloniais que acomodam e promovem e esta diversidade. A sessão estrutura-se em torno das diferentes componentes do processo de ensino-aprendizagem: perspetivas teóricas, empíricas e pedagógicas que espelhem um currículo mais plural e integrador.

Identificação de sinais de stress e sofrimento psíquico nos estudantes: a centralidade do papel do docente em contexto académico
com Teresa Neves (Iscte)
16 de julho | 12h30-14h | sala C2.05

O sofrimento psíquico do estudante tem implicações na sua vida escolar. A experiência mostra que os professores podem fazer a diferença no processo de decisão de pedido de apoio psicológico. Mas, para isso, é importante identificar sinais de alerta e saber como proceder quando os detetamos. Esta sessão pedagógica, dirigida a docentes e organizada pelo Gabinete de Aconselhamento ao Aluno do Serviço de Ação Social em parceria com o Conselho Pedagógico do Iscte, tem como objetivo dar resposta a estas e outras questões relacionadas com o sofrimento psíquico dos estudantes.


JUNHO 2024

Variação, norma(s) e convenções da língua portuguesa em contexto académico
com Carla Marques e Carlos Rocha (Ciberdúvidas, Iscte)
18 de junho | 12h30 | sala AA4.06 Clube Iscte

A língua portuguesa, como outras línguas de projeção internacional e com longa história literária e administrativa, apresenta hoje um importante grau de variação decorrente da sua dispersão geográfica — fala-se em língua pluricêntrica — e da multifuncionalidade de usos em sociedade. O propósito desta sessão é o de descrever aspetos fundamentais do funcionamento do português em duas áreas de interação pessoal que se revelam críticas no contexto académico: os desafios da coexistência do português europeu com as variedades normativas do Brasil e dos restantes países da CPLP; e a adoção de registos e estilos de comunicação escrita e oral adequados ao trabalho e à convivência em ambiente universitário. São apresentados os traços característicos das atuais variedades do português, identificam-se os traços do estilo formal na oralidade e na escrita académicas, bem como são sugeridas algumas estratégias promotoras de bons usos do português entre estudantes e docentes.

Elaboração das FUC: elementos fundamentais, oportunidades e desafios
com Sónia Pintassilgo, Letícia Moço e Luís Marques (Iscte)
20 de junho | 12h30 | sala AA4.06 Clube Iscte

A comunicação pedagógica não acontece apenas em contexto de sala de aula, na relação direta entre docente e estudante. Essa comunicação também acontece através de documentos institucionais, como as Fichas de Unidade Curricular e o Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências (RGACC), entre outros. Nesta sessão, vamos apresentar e trabalhar exemplos de aplicação do documento orientador para o preenchimento das FUC, tendo em conta a nova versão do RGACC (que entrará em vigor a partir do ano letivo de 2024/2025), como base de reflexão em torno de elementos pedagógicos importantes: objetivos de aprendizagem, atividades previstas, instrumentos de avaliação.

Sessão Pedagógica 20 junho 2024

Promover o pensamento crítico e o envolvimento através da aprendizagem activa na sala de aula
com Rita Jerónimo e Sara Soares (Iscte)
24 de junho | 12h | sala AA3.25

O rápido desenvolvimento da IA é frequentemente visto como uma ameaça, mas estes receios ganham em ser enquadrados como sintomas de um problema maior. Nomeadamente, o do aparente declínio na capacidade de pensar de forma profunda, crítica e flexível, patente tanto em índices globais como os da OCDE como em relatos de docentes. Num mundo em que há cada vez mais estudantes por sala de aula, a interacção se torna mais distante e a avaliação mais formatada, urge uma transformação das práticas educativas. Como resposta, propomos pensar em ferramentas nas quais a aprendizagem é um processo activo, situado, e dialógico, ao invés da mera exposição de conteúdos. Nesta abordagem, os/as estudantes envolvem-se de forma participativa e crítica na aprendizagem, articulando os seus interesses e preocupações com a sua realidade quotidiana (imediata, nacional ou global) em constante interacção social. O/a docente assume um papel de facilitação e a aprendizagem torna-se um processo bilateral, no qual o conhecimento é co-construído.


MAIO 2024

Descobrindo o Potencial do chatGPT em Sala de Aula
com Adriana Rosa e Arlindo Ribeiro (Iscte)
16 de maio | 18h | sala AA4.06 Clube Iscte

Na sessão "Descobrindo o Potencial do ChatGPT em Sala de Aula", exploraremos como esta ferramenta de inteligência artificial pode ser uma aliada valiosa no ambiente educacional. Iniciaremos com uma introdução ao ChatGPT, destacando suas capacidades de compreensão e geração de texto baseadas em um modelo de linguagem avançado. Discutiremos casos práticos de como professores podem utilizar o ChatGPT para criar materiais didáticos personalizados, responder a perguntas complexas e até simular debates em sala de aula. Além disso, abordaremos as implicações éticas do uso de IA na educação, incluindo questões de privacidade. O objetivo é equipar os participantes com o conhecimento necessário para integrar essa ferramenta de maneira eficaz e responsável em seus métodos de ensino, potencializando a aprendizagem e a interação dos alunos.

Plágio, IA e conduta académica: conceitos, práticas e novos desafios
com Madalena Ramos e Fernando Batista (Iscte)
20 de maio | 12h30 | sala AA4.06 Clube Iscte

A construção de novo conhecimento é suportada em referências que devem ser devidamente apresentadas de acordo com os códigos de conduta académica estabelecidos e regulamentados institucionalmente (de que são exemplo documentos como o Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências, o Código de Conduta Académica e o Regulamento Disciplinar de Discentes), que definem normas de boas práticas e também sanções para os casos de incumprimento, como é o caso da prática de plágio.

Nesta sessão vamos falar de fraude e integridade académica, com foco principal no plágio nas suas diferentes formas, nas motivações para a sua prática e como evitá-lo. Falar-se-á igualmente da relação dos estudantes do Iscte com as plataformas de Inteligência Artificial (ChatGPT e outras) enquanto recurso para a aprendizagem, bem como dos desafios que se colocam às instituições de forma a garantir que estas ferramentas sejam utilizadas de forma ética e responsável.

PDF da Sessão

Inteligência Artificial na Educação: Ameaça ou Oportunidade?
com Mário Figueiredo (Instituto Superior Técnico)
22 de maio | 18h | Auditório Ferreira de Almeida B2.03

Nos anos mais recentes, a inteligência artificial (IA) generativa, nomeadamente os grandes modelos de linguagem e os chatbots sobre eles construídos, tem ganho enorme notoriedade pública, chegando mesmo aos media generalistas e a governantes de todo o mundo. Esta notoriedade tem sido acompanhada por elevados níveis de preocupação com os potenciais riscos: desde a substituição de seres humanos em múltiplas tarefas (incluindo em áreas que envolvem criatividade) à geração e disseminação de notícias falsas com as consequentes ameaças para a coesão social e a democracia e até mesmo riscos existenciais para a humanidade. No ensino, nomeadamente secundário e superior, a IA generativa pode ter um enorme impacto e tem estimulado grandes doses de preocupação e forçado a repensar muitos aspetos, nomeadamente a avaliação. O objetivo desta apresentação e discussão é precisamente abordar as questões levantadas pelo impacto da IA na educação, colocando a pergunta: é uma ameaça, uma oportunidade, ou ambas?

Menos stress, mais bem-estar
com Madalena Mascarenhas (Iscte)
31 de maio | 12h30 | sala AA4.06 Clube Iscte
Nesta sessão pretendemos explorar o papel do tempo de descanso na promoção do bem-estar e gestão do stress, através da partilha de estratégias simples e de fácil implementação.
Serão identificadas as causas e manifestações do stress, assim como o que é necessário para que o processo de recuperação ocorra e quais os seus benefícios para a saúde e bem-estar.
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