Acreditações
Plano de Estudos para 2024/2025
Unidades curriculares | Créditos | |
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Contabilidade Financeira I
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Informática para Economistas
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Introdução à Ciência Económica
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Introdução à Gestão
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Matemática I
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Matemática II
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Microeconomia I
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Problemas Económicos Contemporâneos
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Contabilidade de Gestão I
6.0 ECTS
|
Optativas > Condicionadas > Condicionadas I | 6.0 |
História Económica e Social
6.0 ECTS
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Optativas > Condicionadas > Condicionadas I | 6.0 |
Introdução às Finanças
6.0 ECTS
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Optativas > Condicionadas > Condicionadas I | 6.0 |
Apresentações Profissionais
3.0 ECTS
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Optativas > Competências Transversais > Obrigatórias | 3.0 |
Escrita de Relatórios Técnicos
1.0 ECTS
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Optativas > Competências Transversais > Obrigatórias | 1.0 |
Inglês para Negócios
2.0 ECTS
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Optativas > Competências Transversais > Obrigatórias | 2.0 |
Economia do Trabalho e dos Recursos Humanos
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Estatística
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Macroeconomia I
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Microeconomia II
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Econometria I
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Economia e Finanças Públicas
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Economia Internacional
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Economia Monetária
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Macroeconomia II
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Direito Económico
6.0 ECTS
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Optativas > Condicionadas > Condicionadas II | 6.0 |
Psicologia das Organizações e do Trabalho
6.0 ECTS
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Optativas > Condicionadas > Condicionadas II | 6.0 |
Sociologia Económica
6.0 ECTS
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Optativas > Condicionadas > Condicionadas II | 6.0 |
Econometria II
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Economia da Organização Industrial
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Economia e Políticas de Desenvolvimento
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Economia Portuguesa e Europeia
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Políticas de Competitividade
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Contabilidade Financeira I
No final da unidade curricular, os alunos devem ser capazes de:
1. Compreender o objetivo da contabilidade financeira.
2. Compreender a estrutura e o conteúdo das demonstrações financeiras.
3. Analisar e descrever o efeito das decisões e transações de negócio nas demonstrações financeiras.
Capítulo 1 - A contabilidade como linguagem dos negócios
Capítulo 2 - Demonstrações financeiras
Capítulo 3 - Balanço
Capítulo 4 - Demonstração dos resultados
Capítulo 5 - Demonstração dos fluxos de caixa
Capítulo 6 - Ativos fixos tangíveis
Capítulo 7 - Inventários
Capítulo 8 - Operações de final de período
1. Avaliação periódica:
Trabalho de grupo (30%).
Teste final individual (70%).
Requisitos:
Não é exigida assiduidade mínima.
Nota mínima de 8,5 valores no teste final individual.
Aprovação com uma média mínima de 10 valores.
2. Avaliação por exame:
Um exame final (100%).
Aprovação com classificação mínima de 10 valores.
Title: Stolowy, Paugam, and Ding, Financial Accounting and Reporting: a global perspective, Cengage (6ª edição)., 2020, null,
Lourenço et. al., Fundamentos de Contabilidade Financeira: teoria e casos. Edições Sílabo (3ª edição)., 2020, null,
CNC, Sistema de Normalização Contabilística (SNC) - Legislação., 2023, null,
Authors:
Reference:
Year:
Title: Libby et al., Financial Accounting. McGraw Hill., 2020, null,
Lourenço and Morais, Contabilidade Financeira: resumo sistematizado dos conceitos, lançamentos e fórmulas usados em contabilidade financeira, 2018, Edições Sílabo., 2018, null,
Authors:
Reference:
Year:
Informática para Economistas
Pretende-se que os estudantes desenvolvam competências para uma utilização avançada de folhas de cálculo, como o Microsoft Excel, ou outras no formato open source, pois estas são uma ferramenta muito útil e poderosa para todas as situações que requeiram análises quantitativas.
Os principais conteúdos programáticos a abordar são:
1. Introdução às folhas de cálculo
2. Construção de modelos de cálculo
3. Extração de Informação
4. Introdução ao Visual Basic for Applications
Avaliação Periódica:
- Trabalho de grupo (40%) - Projeto realizado em grupo. Obrigatório, sem nota mínima.
- Teste individual (60%, previsto para 15 de Dezembro às 18h30) - Teste escrito, intercalar, previsto como não presencial, via e- learning e apoio por Zoom. Obrigatório, com nota mínima de 8 (em 20).
Exame Final (100%):
- Exame escrito individual, sem consulta, com toda a matéria.
Realiza exame final – na época 1, 2 ou especial (segundo as regras pedagógicas) - quem não tenha concluído com sucesso a avaliação periódica, com uma nota média superior ou igual a 10 (em 20).
Title: Dias Curto, José, & Vieira, Duarte, Dias Curto, José, & Vieira, Duarte (2023). Excel para Economia e Gestão, 5ª Ed., Edições Sílabo, Lisboa, ISBN 978-989-561-290-1., 2023, null,
- Martins, António (2017). Excel Aplicado à Gestão, 4ª Edição, Edições Sílabo, Lisboa.
Lomonaco, Leonardo, Lomonaco, Leonardo (2023). EXCEL - A Comprehensive Guide to Become an Expert on Excel 2023 With All-in-One Approach, 1st. Ed., Leonardo Lomonaco, Author edition, ISBN 979-821-534-773-7., 2023, null,
Authors:
Reference:
Year:
Title: - Winston, Wayne L. (2019). Microsoft Excel 2019: Data Analysis and Business Modeling, 6th Edition, Pearson Education, USA.
- Monk, Ellen F.; Brady, Joseph A. & Mendelsohn, Emillio (2017). Problem-Solving Cases in Microsoft Access And Excel, 15th Edition, Course Technology, Cengage Learning, Boston, USA.
- Martins, António (2019). Aprenda Excel com Casos Práticos, Edições Sílabo, Lisboa.
- Peres, Paula (2011). Excel Avançado, 3ª Edição, Edições Sílabo, Lisboa.
- Sengupta, Chandan (2009). Financial Analysis and Modeling Using Excel and VBA, 2nd Edition, John Wiley & Sons, USA.
Bernardo, Maria do Rosário; Negas, Mário Carrilho & Isaías, Pedro, Bernardo, Maria do Rosário; Negas, Mário Carrilho & Isaías, Pedro (2013). Excel Aplicado, FCA Editora, ISBN 978-972-722-755-6., 2013, null,
- Cravens, David; Lamb, Charles & Crittenden, Victoria (2001). Strategic Marketing Management Cases: With Excel Spreadsheets, 7th Edition, McGraw-Hill Publishing, USA.
Dreher, Gil, Dreher, Gil (2023). Excel 2023: The Must-Have Guide to Master Microsoft Excel - From Beginner to Pro in less than 7 Days - Step-by-step Formulas and Functions with Tutorials and Illustration, Gil Dreher, Author edition, ISBN 979-837-552-249-4., 2023, null,
Authors:
Reference:
Year:
Introdução à Ciência Económica
A aprendizagem no âmbito da UC traduz-se nas seguintes competências do aluno:
1. Conhecer as principais etapas de evolução e escolas de pensamento económico
2. Perceber a natureza dinâmica e controversa do pensamento económico
3. Identificar os conceitos e as categorias de análise económica introduzidos no âmbito das diferentes escolas de pensamento económico
4. Analisar os temas e problemas da actualidade económica a partir dos quadros teóricos e analíticos apresentados
P1 A Economia como ciência e como objecto de conhecimento
P2 Economia, Moral e Política: da Grécia Antiga à construção do Estado Moderno
P3 A Economia Política Clássica
P4 O capitalismo e os seus críticos
P5 As origens da Economia Neoclássica
P6 A crítica à Economia Neoclássica: Institucionalismo e Evolucionismo
P7 As crises económicas e o papel económico do Estado: Keynes
P8 O novo liberalismo: a Escola Austríaca e a Escola de Chicago
P9 Tendências actuais do debate na Economia
Avaliação contínua
Assiduidade mínima de 80%
No conjunto da avaliação obtida nos dois testes a nota mínima é de 8 valores.
Instrumentos de avaliação:
Teste intermédio e teste final (30% cada)
Trabalho de grupo:
o Apresentação referente a um texto original de um dos autores estudados no programa da unidade curricular (25%)
o Discussão dos textos apresentados pelos outros grupos (15%)
Avaliação final
Exame 1ª e 2ª épocas (nota final correspondente à nota do exame)
Title: Notas Pedagógicas 1: A Economia como ciência e como objecto de conhecimento
Notas Pedagógicas 2: As origens da Economia Política Clássica
Notas Pedagógicas 3: A Economia Política Clássica
Notas Pedagógicas 4: As Críticas à Economia Política Clássica I
Notas Pedagógicas 5: As Críticas à Economia Política Clássica II
Notas Pedagógicas 6: Marginalismo e fundamentos da corrente neoclássica
Notas Pedagógicas 7: A ruptura de Keynes
Notas Pedagógicas 8: As heterodoxias: o Institucionalismo e o Evolucionismo
Notas Pedagógicas 9: Panorama Actual do Pensamento Económico
Backhouse, Roger (2002), The Penguin History of Economics, London, Peguin Books.
Louçã, Francisco, e José Maria Castro Caldas (2009), Economia(s), Lisboa, Edições Afrontamento
Authors:
Reference:
Year:
Title: Milonakis, Dimitris e Ben Fine (2009), From Political Economy to Economics, Routledge
Samuels,Warren, Jeff Biddle e John Davis (2003), A Companion to the History of Economic Thought, Balckwell Publishing
Galbraith, J. K. (1994), A Short History of Financial Euphoria, Penguin Books.
Nunes, A. Sedas (1992), História dos Factos e das Doutrinas Sociais, da formação histórica do capitalismo ao marxismo, Lisboa Editorial Presença.
Nunes, A. Sedas (1977), Questões Preliminares Sobre as Ciências Sociais, Editorial Presença/Gabinete de Investigações Sociais.
Pressman, Steven (2006), Fifty Major Economists, London, Routledge.
Samuelson, Paul e Nordhaus, William, Economia, 18 ed., McGrawHIll, 2005.
Authors:
Reference:
Year:
Introdução à Gestão
No final do período curricular desta UC, o aluno estará capacitado a:
1. Discutir o papel das organizações e do gestor na sociedade, Identificar os vários modelos de gestão bem, como, os seus efeitos no trabalho e no desempenho da organização
2. Compreender a analisar os efeitos da envolvente nas organizações
3. Discutir e analisar o desempenho da gestão a partir das funções da gestão
4. Enquadrar e discutir a gestão no âmbito da inovação, responsabilidade social e da sustentabilidade
CP 1. Gestão nas organizações
1.1 As organizações e a gestão das organizações
CP 2. Teorias da gestão
2.1 Modelo de objetivos racionais
2.2 Modelo de processos internos
2.3 Modelo de relações humanas
2.4 Modelo de sistemas abertos
2.5 O modelo de valores contrastantes
CP 3. O meio envolvente dos negócios
3.1 O meio envolvente competitivo
3.2 O meio envolvente geral
3.3 Os stakeholders
CP 4. As funções da gestão
4.1 Planeamento
4.2 Organização (estruturas organizacionais e estruturas da gestão)
4.3 Liderança
4.4 Controlo
CP 5. A inovação nas organizações
5.1 O empreendedorimo e a inovação
5.2 O processo da inovação
CP 6. Responsabilidade social e sustentabilidade
6.1 Ética
6.2 Responsabilidade social da empresa
6.3 A questão da sustentabilidade
Estão previstas duas vias de avaliação da UC: A via de avaliação periódica e a de exames finais.
Avaliação periódica:
A avaliação periódica é composta pelos seguintes instrumentos:
Apresentação de trabalho de grupo em aula (prática) - 15%; e, apresentação do respetivo relatório - 20%,
Mini-teste - 10%;
Frequência final - 55%
A nota mínima para validação da avaliação em todos os componentes é de 7,50 valores.
Requer-se ainda uma assuidade mínima das aulas práticas de 80%.
Avaliação por exames finais:
Os exames finais acontecem no final do semestre e haverá, para o efeito, duas fases, a normal e a de recurso. A nota de passagem no exame é de 10 valores e conta em 100% para a nota final.
Nota:
Os alunos que não obtenham aproveitamento na avaliação periódica podem submeter-se a exame final da fase de recurso.
Os alunos com nota final igual ou superior a 17 valores terão de se apresentar a uma prova oral. É garantido ao aluno que a nota final não será, em caso algum, inferior a 17 valores.
Title: Case studies and other learning materials will be provided by the faculty.
Management: using practice and theory to develop skills / David Boddy (2020, 8th edition) / Pearson
Authors:
Reference:
Year:
Title: Casos e artigos serão providenciados pelos docentes
Introduction to Management / John Schermerhorn Jr. and Daniel Bachrach (2020, 13th edition) / Wiley
Authors:
Reference:
Year:
Matemática I
Entender como a ideia de limite surge na resolução de vários problemas, em particular, o conceito de derivada como limite especial e ferramenta essencial para resolver problemas de taxas de variação, aproximação de funções e otimização.
Compreender o integral definido, conceito básico do cálculo integral, e a sua ligação ao cálculo diferencial; conhecer os métodos de integração, saber usar o integral para, calcular áreas entre curvas ou determinar o excedente do consumidor.
Saber o que è uma equação diferencial e a sua importância na modulação matemática; saber como obter as suas soluções por meio de uma abordagem gráfica e/ou numérica.
Compreender o conceito de série e de convergência de série; determinar a convergência de séries geométricas, usá-las para resolver problemas reais; entender a importância das séries na representação de funções como somas de séries infinitas e analisar fenómenos substituindo uma função pelos primeiros termos de uma série que a representa.
CP1. Limites e Derivadas
1.1. Limite e continuidade de uma função
1.2. Derivadas e taxas de variação, a função derivada
1.3. Regra da Cadeia
1.4. Derivação implícita
1.5. Aproximação linear e diferenciais; polinómios de Taylor
1.6. Aplicações da derivação: extremos, Teorema de Rolle, Teorema do Valor Médio, problemas de otimização
CP2. Integrais
2.1. Introdução cálculo integral; primitivas
2.2. Técnicas de integração
2.3. Integral definido, Teorema Fundamental do Cálculo Integral e integral indefinido
2.4. Aplicações dos integrais: áreas, aplicações à economia
CP3. Equações Diferencias Ordinárias
3.1. Modelação com equações diferenciais, modelos de crescimento
3.2. Equações separáveis
3.3. Equações lineares, mudança de variável - equações de Bernoulli
CP4.Séries
4.1. Sucessões e séries
4.2. Séries geométricas e alguns testes de convergência
4.3. Séries de potências e representações de algumas funções como séries de potências; polinómios de Taylor
4.4. Aplicações de séries à economia
A nota mínima de aprovação na unidade curricular é de 9.5 valores.
Os alunos podem optar por uma das seguintes modalidades de avaliação:
1 - Avaliação Periódica, composta por:
- Assiduidade mínima de 24 aulas;
- Minitestes (com peso de 25%) : 3 mini-testes realizados em aula;
- Frequência (com peso de 75%): prova escrita na 1ª época de avaliação; nota mínima de 8.0 valores.
2 - Avaliação por exame: realização de uma prova escrita ( com peso de 100%), na 1ª época ou na 2ª época do período de avaliação.
Os alunos repetentes dispõem das mesmas modalidades de avaliação, sujeitas às mesmas regras.
Os docentes reservam-se o direito de fazer orais sempre que considerem necessário.
Regras da avaliação periódica:
1 - Um aluno é excluído do modo de avaliação periódica, passando automaticamente para o modo de avaliação por exame, na seguinte situação:
(i) Ter obtido nota inferior a 8.0 valores na Frequência.
2 - Minitestes :
(i) São realizados 3 minitestes ao longo do período letivo, a realizar durante as aulas. Cada miniteste tem uma duração máxima de 20 minutos, em data e hora a anunciar e incide sobre a matéria dada anteriormente.
(ii) Para cálculo da nota final nesta componente será feita a média das notas dos 3 minitestes realizados.
3 - Os momentos de avaliação não relizados têm a classificação de 0 valores.
4 - Para os alunos que escolham avaliação periódica, o resultado final é considerado o melhor entre avaliação periódica e avaliação por exame.
Title: James Stewart, Cálculo Volume 1 - Tradução de 8ª Edição Norte Americana, 2017, Cengage, ISBN-13: 9788522125845
James Stewart, Cálculo Volume 2 - Tradução de 8ª Edição Norte Americana, 2017, Cengade, ISBN-13: 9788522125845
James Stewart, Calculus, Early Transcendentals, International Metric Edition, 8th Edition, 2017, Cengade Learning, ISBN: 9781305272378
Authors:
Reference:
Year:
Title: Knut Sydsæter, Peter Hammond, Arne Strøm & Andrés Carvajal, Essential Mathematics for Economic Analysis, 5th edition, 2016, Pearson, ISBN-13: 9781292074610
Michael Hoy, John Livernois, Chris Mckenna, Ray Rees & Thanasis Stengos,, Mathematics for Economics, 3rd edition,, 2011, Cambridge, Massachusetts: The MIT Press, ISBN: 9780262516228
Authors:
Reference:
Year:
Matemática II
No final desta UC o aluno deverá:
OA1. Dominar a linguagem vetorial e matricial, e usá-la para resolver e classificar sistemas de equações lineares; calcular, interpretar e aplicar determinantes de matrizes quadradas; calcular e interpretar valores e vetores próprios, diagonalizar matrizes e aplicar estas ferramentas para classificar formas quadráticas.
OA2. Os diferentes pontos de vista do conceito de função de mais de uma variável (descritivo, numérico, algébrico e gráfico), bem como os conceitos fundamentais de limite e diferenciabilidade destas funções. Compreender as diferenças e analogias da análise de funções na passagem de uma variável a duas (ou mais) variáveis.
OA3. Reconhecer e resolver problemas de otimização, não condicionada e condicionada, que envolvem funções com mais de uma variável.
OA4. Estender o conceito de integral definido à integração dupla, para funções de duas variáveis, usada para o cálculo de volumes.
CP1. Álgebra Linear
1.1. Sistemas de equações lineares
1.2. Matrizes e álgebra matricial
1.3. Determinantes
1.4. Valores próprios e vetores próprios
1.5. Formas quadráticas
CP2. Funções de mais de uma variável
2.1. Funções de mais de uma variável
2.2. Limites e continuidade
2.3. Planos tangentes e aproximações lineares
2.4. A Regra da Cadeia
2.5. Derivadas direcionais e vetor gradiente
2.6. Extremos
CP3. Otimização
3.1. Otimização em R (revisões)
3.2. Otimização em Rn
3.2.1. Extremos livres em Rn
3.2.2. Extremos condicionados em Rn
CP4. Integração em Rn
4.1. Integração dupla
4.2. Aplicações de integração dupla em problemas de economia
A nota mínima de aprovação na unidade curricular é de 9.5 valores.
Os alunos podem optar por uma das seguintes modalidades de avaliação:
1 - Avaliação Periódica, composta por:
- Assiduidade mínima de 75% das aulas - 27 aulas - cujas presenças são registadas pelos docentes em cada turma
- Minitestes (com peso de 25%) : 3 mini-testes realizados em aula;
- Frequência (com peso de 75%): prova escrita na 1ª época de avaliação; nota mínima de 8.0 valores.
2 - Avaliação por exame: realização de uma prova escrita ( com peso de 100%), na 1ª época ou na 2ª época do período de avaliação.
Os alunos repetentes dispõem das mesmas modalidades de avaliação, sujeitas às mesmas regras.
Os docentes reservam-se o direito de fazer orais sempre que considerem necessário.
Regras da avaliação periódica:
1 - Um aluno é excluído do modo de avaliação periódica, passando automaticamente para o modo de avaliação por exame, na seguinte situação:
(i) Ter obtido nota inferior a 8.0 valores na Frequência.
2 - Minitestes :
(i) São realizados 3 minitestes ao longo do período letivo, a realizar durante as aulas. Cada miniteste tem uma
duração máxima de 20 minutos, em data e hora a anunciar e incide sobre a matéria dada anteriormente.
(ii) Os alunos têm de realizar os minitestes na turma a que pertencem, não sendo admitido que realizem nas outras turmas.
(iii) Para cálculo da nota final nesta componente será feita a média das notas dos 3 minitestes realizados.
3 - Os momentos de avaliação não relizados têm a classificação de 0 valores.
4 - Para os alunos que escolham avaliação periódica, o resultado final é considerado o melhor entre avaliação periódica e avaliação por exame.
Title: Howard Anton, Chris Rorres, Algebra Linear com Aplicações, 10ª Edição, 2012, Bookman. ISBN: 9788540701694
James Stewart, Cálculo Volume 2, Tradução da 8ª Edição Norte Americana, 2017, Cengage Learning. ISBN-13: 9788522125845
James Stewart, Calculus, Early Transcendentals, International Metric Edition, 8th Edition,Cengage Learning. ISBN: 9781305272378
Authors:
Reference:
Year:
Title: Knut Sydsaeter, Peter Hammond, Arne Strom & Andrés Carvajal, Essential Mathematics for Economic Analysis, 5th edition, 2016, Pearson. ISBN-13: 9781292074610
Michael Hoy, John Livernois, Chris Mckenna, Ray Rees & Thanasis Stengos, Mathematics for Economics, 3rd edition, 2011, Cambridge, Massachusetts: The MIT Press. ISBN: 9780262516228
Authors:
Reference:
Year:
Microeconomia I
OA1. Conhecer e saber aplicar o modelo de raciocínio típico da análise económica.
OA2. Conhecer o processo de decisão do consumidor, compreendendo de que modo a escolha ótima se altera com variações dos preços e do rendimento.
OA3. Saber analisar a tecnologia de produção das empresas do ponto de vista económico e conhecer as várias medidas de custos.
OA4. Conhecer as principais estruturas de mercado, o processo de decisão das empresas em cada um destes contextos, o equilíbrio que se estabelece no mercado e a sua eficiência.
OA5. Saber aplicar o referencial teórico fundamental a casos reais que se enquadrem na matéria lecionada.
CP1. PARTE A: Microeconomia - Conceitos Introdutórios
- Conceitos fundamentais
- Procura, oferta e equilíbrio de mercado
- Excedentes, eficiência e falhas de mercado
- Elasticidades
- Intervenção do Governo na economia (impostos e preços regulados)
CP2. PARTE B: Teoria do Consumidor
- Preferências e utilidade
- Restrição orçamental
- Escolha ótima
- Procura individual e Procura de mercado
CP3. PARTE C: Teoria do Produtor
- Produção
- Custos
CP4. PARTE D: Estruturas de Mercado
- Concorrência Perfeita
- Monopólio
- Outros Modelos de Concorrência Imperfeita
A avaliação decorre de uma das seguintes formas.
Regime A: Avaliação Periódica
- Teste intermédio (50%)
- Exame de 1ª época (50%)
Nota mínima: 7,5 valores nos dois testes (intermédio e final)
Regime B: Avaliação Final - Exame Final (100%)
Title: Textos de apoio a disponiblizar pela equipa docente.
Varian, H. (2014), Intermediate Microeconomics - A Modern Approach, 9ª edição, Verlag Dashofer.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Krugman, P. e R. Wells (2018), Microeconomics, 5ª edição, Worth Publishers.
Frank, R. e E. Cartwright (2016), Microeconomics and Behavior, 2ª edição, McGraw-Hill.
Authors:
Reference:
Year:
Problemas Económicos Contemporâneos
A- Competências de comunicação:
A1* Adquirir capacidade de sintetizar ideias e apresentar conclusões (a avaliar através de avaliação contínua/Exame final);
B- Competências de análise e síntese da realidade económica:
B1* Compreender a importância da informação estatística para a análise da realidade económica, exercitando a sua utilização crítica (a avaliar através de avaliação contínua/Exame final).
1. Introdução
2. A globalização do comércio hoje
3. A globalização da produção hoje
4. A emergência do mundo multipolar e o fim da ordem global ?liberal??
5. ?Tempo incertos, vidas instáveis?
6. Restruturação económica e competitividade: articulações territoriais em contexto de globalização
7. Capital humano e mobilidade(s): demografia, migrações, qualificações
8. Coesão social e territorial: assimetrias, bem-estar e qualidade de vida
9. A criação de valor nas sociedades contemporâneas
10. Política(s) económica(s), planeamento e governança num mundo multi-escala
A avaliação periódica materializa-se em:
1. um teste individual - 40%
2. um trabalho de grupo escrito, com apresentação oral na aula (parte 1) - 30%
3. um trabalho de grupo escrito, com apresentação oral na aula (parte 2) - 30%
São excluídos da avaliação contínua os alunos com menos de 7 valores no teste.
Avaliação final: Exame (100%)
Title: Será sugerida semanalmente bibliografia específica para cada um dos blocos do programa.
Authors:
Reference:
Year:
Title: www.undp.org PNUD
www.ocde.org OCDE
www.ine.pt : Instituto Nacional de Estatística
www.iefp.pt Instituto do Emprego e formação Profissional
www.gep.msess.gov.pt/ : Gabinete Estratégia e Planeamento MSESS
www.ec.europa.eu/eurostat EUROSTAT
www.dgo.pt: Direção Geral do Orçamento-Ministério das Finanças
www.bportugal.pt : Banco de Portugal
http://www.gee.min-economia.pt : GEE-Ministério da Economia e da Inovação
http://www.b-on.pt/ Biblioteca On-line
Sítios de referência na Internet:
- World Bank (...) World Development Report
- The Core Team, The Economy (https://www.core-econ.org/the-economy/)
- PNUD (...) Relatório do Desenvolvimento Humano
- Mateus, Augusto, ed. (2013) 25 anos de Portugal Europeu. Fundação Francisco Manuel dos Santos, Lisboa.
- Mamede, Ricardo Paes (2015) O que fazer com este país. Marcador, Lisboa.
- EU (...) Eurostat Regional Yearbook
- EU (...) Europe in Figures-Eurostat Yearbook
- Campenhoudt, Luc Van; Quivy, Raymond; Marquet, Jacques (2019), Manual de Investigação em Ciências Sociais, Gradiva, Lisboa
- BP (...) Relatório Anual; Banco de Portugal
- Albarello, Luc et alli. (1997) Práticas e Métodos de Investigação em Ciências Sociais, Gradiva, Lisboa.
- ADC (2018), Relatório do Desenvolvimento & Coesão - 2018, Agência para o Desenvolvimento e Coesão, Lisboa.
Authors:
Reference:
Year:
Contabilidade de Gestão I
Após frequência e aprovação nesta Unidade Curricular os alunos devem:
OA1: Compreender a relevância da Contabilidade de Gestão nas organizações;
OA2: Aplicar os métodos de imputação dos custos aos diferentes objetos de custeio;
OA3: Identificar os efeitos nos resultados do uso de diferentes sistemas de custeio;
OA4: Identificar e aplicar os princípios básicos para a tomada de decisão.
1. Objetivos da contabilidade de gestão
2. Introdução aos conceitos e classificação de custos
3. Sistemas de custeio e efeitos nos resultados e inventários
4. Introdução à análise custos/volume/resultados
5. Regimes de fabrico e imputação de custos conjuntos
6. Imputação dos custos indiretos
7. Produção por ordens de encomenda e produção por processos
1. Avaliação periódica:
Dois mini-testes (25% cada um);
Frequência (50%).
Requisitos:
Assiduidade superior a 2/3 de todas aulas (teóricas e práticas);
Realização e entrega dos dois mini-testes;
Nota mínima de 7,5 valores na média dos dois mini-testes;
Nota mínima de 7,5 valores na frequência.
2. Avaliação não Periódica
Realização de exame (1ª época, 2ª época, época especial): peso de 100% na nota final (nota mínima: 10 valores).
Title: Bhimani, A., Horngren, C.T., Datar, S.M. and Rajan, M. (2023) Management and Cost Accounting, 8th Edition, Pearson.
Drury, C. and Tayles, M. (2021) Management and Cost Accounting, 11th Edition, South-Western / Cengage Learning.
Garrison, R., Noreen, E. and Brewer, P. (2024) Managerial Accounting, 17th Edition, McGraw-Hill.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Franco, V., Oliveira, A.V., Morais, A.I., Oliveira, B.J., Lourenço, I., Major, M.J., Jesus, M.A. e Serrasqueiro, R. (2015) Os Custos, os Resultados e a Informação para a Gestão, 4ª Edição, Livros Horizonte, Lisboa.
Authors:
Reference:
Year:
História Económica e Social
O estudante que complete com sucesso esta UC será capaz:
OA1. Identificar correctamente os principais ciclos económicos e políticos e as respectivas características;
OA2. Distinguir a relação entre fenómenos sociais e ciclos económicos
OA3. Relacionar a evolução dos ciclos desenvolvimento comercial com as etapas do sistema financeiro internacional
OA4. Identificar as principais correntes de pensamento da economia política internacional
OA5. Dominar os principais conceitos da disciplina e saber aplicá-los na exposição oral e escrita
OA6. Comparar os pontos de partida e as assumpções de base teóricas das as principais correntes de pensamento da economia política internacional
CP1. Introdução: conceitos e escolas de pensamento sobre as relações económicas internacionais. Aspectos metodológicos de análise.
CP2 Crescimento económico e assimetrias de desenvolvimento.
CP2.1. Ciclos económicos, políticas internacionais e crescimento do comércio no século XIX e XX
CP2.2 A Inglaterra e a teoria do comércio livre, a Alemanha e os Estados Unidos. Do proteccionismo aduaneiro à visão autárquica.
CP2.3. Iindustrialização e a revolução tecnológica nos transportes e comunicações de finais de século XIX. As firmas multifuncionais e a escala
internacional das empresas.
CP2.4. Os Países Subdesenvolvidos e os Novos Países industrializados.
CP2.5. Estratégias de recuperação: substituição de importações e crescimento liderado pelas exportações.
CP2.6. O período do após Guerra e a prosperidade europeia.
CP3. O sistema financeiro internacional
CP3.1. Ascensão e queda do padrão-ouro.
CP3.2. O sistema de Bretton Woods e o papel do FMI
CP3.3. Os câmbios flutuantes e o papel do dólar.
CP3.4. As crises petrolíferas e o seu impacto no sistema financeiro.
CP4. Portugal no contexto económico internacional : uma retrospectiva
O alinhamento entre cada instrumento de avaliação e os objectivos de aprendizagem definidos para a UC é realizado da seguinte forma:
_ Trabalho prático de grupo: OA5, OA6
_ Debate do Trabalho prático de grupo: OA5,OA5
_ Teste teórico individual: OA1, OA2, OA3, OA4,
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Regime de avaliação: contínua ou final.
Avaliação contínua: são admitidas 3 faltas nas aulas.
Os estudantes devem realizar 3 provas:
Frequência individual (60%); trabalho em grupo desenvolvido nas aulas Teórico-Práticas (30%); discussão em aula do trabalho em grupo (10%).
Os estudantes ficam aprovados se na avaliação contínua tiverem uma
classificação superior ou igual a 9,5 valores na média das 3 provas.
Avaliação final: os estudantes terão acesso a um exame final (1ª e/ou 2ª época).
Title: Madureira, N.L. "International Economic Agreements", in James Ciment (ed.) Booms and Busts:An Encyclopedia of Economic History , (New York: Sharpe Reference, 2010),Vol.II, 401-404.
Gilpin, Robert, The Political Economy of International Relations, Princeton University Press, Princeton, 1987.
Frieden, Jeffry A., Global Capitalism: Its Fall and Rise in the Twentieth Century, W. W. Norton, Nova Iorque, 2006.
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Title: Rosenberg, Nathan, Exploring the Black Box : Technology, Economics, and History, Cambridge University Press, Cambridge, 1994.
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Richards Alan and Waterbury, John, A Political Economy of the Middle East, Westview Press,Londres, 2nd edition 1996
Okumura, Hiroshi, Corporate Capitalism in Japan, Palgrave Macmillan, Nova Iorque/ Londres, 2000.
Morgenthau, Hans e Thompson, Kenneth W e Clinton, David Politics Among Nations, McGraw-Hill , Londres ?Nova Iorque, 2005
Millward, Robert, Private and Public enterprise in Europe, Cambridge University Press , Cambridge, 2005.
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Marrison, Andrew, Free Trade and Its Reception 1815-1960: Freedom and Trade, Routledge Explorations in Economic History , No 8,1998.
Morgenthau, Hans e Thompson, Kenneth W e Clinton, David Politics Among Nations, McGraw-Hill , Londres ?Nova Iorque, 2005
Lelart, Michel, O sistema Monetário Internacional, Terramar, Lisboa, (1991) 1997.
Frieden. Jeffry A. & Lake, David, A., International Political Economy, St. Matin?s Press, Nova Iorque, 1991.
Eichngreen, Barry, Globalizing Capital. A history of the International Monetary System, Princeton University Press, Princetn, 1996.
Bairoch, Paul, Mitos e paradoxos da História Económica, Terramar, Lisboa, (1993) 2001.
Authors:
Reference:
Year:
Introdução às Finanças
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá:
1. Explicar os conceitos de valor financeiro do tempo, actualização e capitalização e saber comparar fluxos financeiros com diferentes timings;
2. Saber calcular fluxos financeiros de operações de aplicação e de financiamento.
3. Caracterizar o funcionamento dos principais mercados financeiros;
4. Saber operar com taxas de câmbio e taxas de juro;
5. Descrever o conceito de rendibilidade e sua articulação com a estrutura financeira de uma empresa e saber calcular e interpretar os principais indicadores de rendibilidade;
6. Saber analisar a situação financeira de uma empresa e calcular e interpretar os principais indicadores financeiros;
7. Descrever e calcular o conceito de working capital e analisar o seu efeito na situação financeira da empresa;
8. Descrever e calcular o cash flow num projecto de investimento;
9. Calcular e interpretar os principais critérios de avaliação de um projecto.
I - Valor Financeiro do Tempo
1. A noção de juro, consumo e poupança
2. Taxa de juro nominal e real
3. Intermediação financeira e risco
4. Juros simples e compostos
5. Conceitos de actualização e capitalização
6. Fluxos periódicos e regulares: rendas
7. Aplicações a operações de financiamento
II - Mercados, Instrumentos e Instituições Financeiras
1. Mercado cambial: a taxa de câmbio
2. Mercado monetário: a taxa de juro
3. Mercado de capitais: primário e secundário
4. As Instituições financeiras
5. A informação financeira: fontes e análise
III - A Análise Financeira da Empresa
1. Fluxos financeiros/económicos
2. Resultados e indicadores de rendibilidade
3. Leverage financeiro
4. Origens e aplicações de fundos
5. Working capital
6. Equilíbrio financeiro
7. Análise de fluxos financeiros
IV - Investimentos Reais
1. Natureza
2. Conceito de cash flow
3. Metodologia de avaliação
4. A taxa de actualização
5. Critérios de avaliação: VAL, TIR, IRP e PRI
O aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral. Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME):
1. Expositivas, para apresentação de quadros teóricos
2. Participativas, com análise/resolução de exercícios
3. Participativas, com análise/discussão de casos de estudo
4. Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo
5. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo
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Avaliação periódica:
Realização de 3 Minitestes; 1º Miniteste 35% (presencial); 2º Miniteste 35% (presencial). 3º Miniteste 30% (presencial).
Não existe nota mínima para cada Miniteste individualmente;
Pode existir uma prova adicional para os alunos que obtiverem classificação final superior a 16.
Para a realização dos Minitestes pode ser requerida inscrição prévia obrigatória.
Avaliação por exame: 100% da nota.
Title: Mota, A. G., Barroso, C., Soares, H. e Laureano, L., 2023, "Introdução às Finanças - Fundamentos de Finanças com Casos Práticos Resolvidos e Propostos", Edições Sílabo, 4ª Edição, Lisboa, EAN 9789895613298 - https://silabo.pt/catalogo/gestao-organizacional/financas/livro/introducao-as-financas/
Mota, A. G., Barroso, C., Soares, H. e Laureano, L., 2021, " Introduction to Finance - Fundamentals of Finance with Solved Exercises and Follow-up Exercises", Edições Sílabo, 3rd Edition, Lisboa, - ISBN 978-989-561-148-5 - https://silabo.pt/catalogo/gestao-organizacional/livro/introduction-to-finance-e-book/
Authors:
Reference:
Year:
Title: Brealey, Richard A., Myers, Stewart C. e Franklin Allen, 2019, "ISE Principles of Corporate Finance", 13th Edition, McGraw Hill Education. ISBN-13: 978-1260565553 - https://www.amazon.com/Principles-Corporate-Finance-Richard-Brealey/dp/1260565556/ref=sr_1_1?crid=15NY5DGEOK65Z&keywords=corporate+finance+brealey&qid=1704553527&sprefix=corporate+finance+brealey%2Caps%2C183&sr=8-1
Ross, S., Westerfield R. e B. Jordan, 2021, "Fundamentals of Corporate Finance ISE", 13th Edition, McGraw-Hill. ISBN: 9781265553609 - https://www.amazon.com/Fundamentals-Corporate-Finance-International-Textbook/dp/1265553602/ref=sr_1_1?crid=26P0JNL6N6KZL&keywords=fund
Authors:
Reference:
Year:
Apresentações Profissionais
Espera-se que os alunos desenvolvam as seguintes competências:
OA1 - Utilizar técnicas de comunicação oral que permitam fazer apresentações profissionais;
OA2 - Planear e estruturar apresentações de modo profissional
OA3 - Produzir e utilizar suportes audiovisuais, de auxílio às apresentações orais, de um modo eficaz.
OA4 - Reconhecer a importância do treino para o sucesso de uma apresentação.
OA5 - Analisar criticamente as próprias apresentações e identificar oportunidades de desenvolvimento pessoal.
Tópicos:
T1 A importância das apresentações em público
T2 Planeamento e estruturação de apresentações orais
T3 O Mapa mental
T4 Métodos de Transmissão
T5 Regras de Elaboração dos diapositivos
T6 Recursos
T7 Comunicação Verbal
T8 Comunicação Não-verbal
T9 Técnicas de Interacção
T10 O feedback
1) Avaliação continua - regime presencial
- Realização com sucesso, do curso online - obrigatório
- Presença em 75% das aulas (avaliação da Assiduidade e Participação em sala de aula)
- Apresentações individuais e aos pares em sala (80%)
- Formulários de Feedback da Apresentação (10%)
- Elaboração dos Mapas Mentais e Materiais de apoio à Apresentação 10%
2) Exames
- Provas de avaliação final 100%
- Possibilidade de avaliação oral, o docente pode solicitar uma discussão oral para definição da nota final, individual ou aos pares.
Para concluir com sucesso a avaliação contínua, os estudante não podem ter menos de 7 valores em nenhuma das componentes de avaliação assinaladas.
Title: Gallo, C. (2014). TED: Os segredos de comunicação das conferências mais carismáticas do mundo. Lisboa: GestãoPlus
Pina, J. (2014). Como fazer apresentações em 10 etapas. Lisboa: Pactor
Pina, J. (2014). Comunicar com humor. Insensatez ou profissionalismo? Lisboa: Pactor
Pina, J. (2011). Apresentações Que Falam Por Si. Lisboa: Lidel.
Rodrigues, A. D. (2022). A natureza da atividade comunicativa. LISBON International PRESS.
Neves, J., Garrido, M. & Simões, E. (2006). Manual de competências pessoais, interpessoais e instrumentais: Teoria e prática. Lisboa: Edições Sílabo.
Authors:
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Title: Apperson, J. M., Laws, E. L., & Scepansky, J. A. (2006). An assessment of student preferences for PowerPoint presentation structure in undergraduate courses. Computers & Education(50), 148-153.
Barsalou, L. (2008). Grounded Cognition. Annual Review of Psychology, 59, 617-645.
Cyphert, D. (2007). Presentation Technology in the Age of Electronic Eloquence: From Visual Aid to Visual Rhetoric. Communication Education, 56(2), 168 - 192.
Duarte, N. (2008). Slide:ology. The Art and Science of Creating Great Presentations. Sebastopol CA: O'Reilly Media.
Gallo, C. (2010). The presentation secrets of Steve Jobs: how to be insanely great in fron of any audience. McGraw Hill.
James O'Rourke. (2008). O Segredo das Apresentações de Sucesso. Lisboa: Edições Centro Atlântico
Nelson Faria de Oliveira (2008). Como falar em público. Lisboa: Colecção Comunicação & Sucesso, GestãoPlus.
O?Neill, A. & Pina, J.A. (2022). Seja proativo! Assuma o controlo. Lidel. ISBN: 9789897528101
Authors:
Reference:
Year:
Escrita de Relatórios Técnicos
Espera-se que os alunos desenvolvam as seguintes competências:
OA1 - Ser capaz de distinguir os diferentes tipos de relatórios;
OA2 - Antever a estruturação das diferentes secções de um relatório;
OA3 - Classificar e obter informação precisa para inserir no relatório;
OA4 - Sintetizar eficazmente ideias e conclusões;
OA5 - Parafrasear e citar correctamente;
OA6 - Utilizar modos eficazes de apresentação gráfica de estatísticas.
Tópicos:
T1- Tipos de relatório: identificar os formatos básicos .
T2 -Elementos da estrutura de um relatório técnico.
T3 -Características de um texto técnico: objectividade, clareza.
T4 -Técnicas de comunicação escrita: como tornar um texto conciso, pertinente e claro.
T5 -Organização das ideias: como favorecer a compreensão da mensagem e destacar a informação essencial; como sintetizar eficazmente.
T6 -Regras básicas para garantir a qualidade gramatical do relatório (ortografia e estrutura sintáctica).
T7 -Erros a evitar: ambiguidade, chavões, tautologias, coloquialismos.
-Respeitar as fontes de informação, como e quando citar, como parafrasear, referências.
T8 -Como utilizar software de processamento de texto e de apresentações na elaboração de relatórios técnicos.
Será utilizado um conjunto de métodos de ensino que visam promover a capacidade de aprender do aluno, de uma forma autónoma e contínua, e orientados para a concretização dos objectivos de aprendizagem já referidos.
Nomeadamente as aulas incluem a frequência do curso online, articulado com exposições e realização de exercícios teórico-práticos em sala de aula.
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1-Avaliação continua (b-learning)
Presença mínima a 2/3 das aulas presenciais
Realização com sucesso do curso online (obrigatório)
Participação e exercícios autónomos 30%
Elaboração de um relatório técnico 70%
2-Avaliação continua (Presencial)
Presença mínima a 2/3 das aulas
Participação e exercícios autónomos 30%
Elaboração de um relatório técnico 70%
3 Avaliação periódica e final
Elaboração de um relatório técnico 100%
Em cada semestre vigora apenas uma opção de avaliação contínua
Title: Roman, K. & Raphaelson J. (2010). Writing That Works; How to Communicate Effectively In Business. New York: HarperCollins Publishers Inc.
Oliu, W. E., Brusaw, C. T. & Alred, G. J. (2013). Writing That Works: Communicating Effectively on the Job. Boston, New York: Bedford/St. Martin's.
Hood. J.H. (2013). How to Book of Writing Skills: Words at Work: Letters, email, reports, resumes, job applications, plain English. United States: Wordcraft Global Pty Limited.
Bowden, J. (2008). Writing a Report: How to Prepare, Write and Present Really Effective Reports - 8th Rev. Edition. Begbroke, Oxford: How To Books.
Blanco, E. L. (2000). Como apresentar relatórios. Lisboa: Estampa.
Authors:
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Title: Young, T. M. (2005) Technical writing A-Z : a commonsense guide to engineering reports and theses New York: ASME.
Sussams, J. E. (1998). Como Fazer um Relatório. Lisboa: Presença.
Soares, M. A., Estrela, E. & Leitão, M. J. (2015). Saber Escrever uma Tese e Outros Textos. Lisboa: Don Quixote.
Peres, P. (2009) Escrever cartas, relatórios e outros documentos com o MS Word. Lisboa: Sílabo.
Kuiper, S. (2007). Contemporary Business Report Writing. Mason: Thomson Higher Education.
Gewirtz, A. R. (2007). How To Say It (R) Business Writing That Works: The Simple, 10-Step Target Outline System to Help you Reach Your Bottom Line. London: Prentice Hall Press.
Gentle, R. (2002). Read This!: Business Writing that Works. Harlow, Essex: Pearson Education.
Forsyth, P. (1998). 30Minutos... para escrever um relatório. Lisboa: Replicação.
Cox J. V. (1997). Como Redigir um Relatório. Lisboa: Cetop.
Campanizzi, J. (2005). Effective writing for the quality professional: creating useful letters, reports, and procedures. Wisconsin: ASQ Quality Press.
Bentley, T. (2002). Report Writing in Business. Oxford: Elsevier /CIMA Books.
Authors:
Reference:
Year:
Inglês para Negócios
OA1. Falar com fluência sobre tópicos relacionados com negócios
OA2. Consolidar a gramática;
OA3. Escrever uma carta de candidature, um CV e relatório;
OA4. Fazer uma apresentação bem estruturada;
OA5. Descrever tendências, gráficos e estatísticas;
OA6. Boa compreensão e uso de números;
OA7. Entender e falar sobre manchetes e notícias relevantes;
OA8. Falar e escrever em inglês formal
As aulas serão orientadas em torno das seguintes temas.
CP1. Estrutura de Empresas
Descrever as funções de departamentos
Utilizar números, datas, horários, estatísticas
Descrever mudança - subir / descer/ diminuir, etc
CP2 Recrutamento
Escrever uma carta de candidatura
CVs
CP3. Os bancos e o dinheiro
A linguagem dos gráficos
CP 4. A linguagem de apresentações
CP 5 Discutir manchetes e artigos de notícias na área dos negócios
CP 6 Consolidação de gramática: verbos, preposições, artigos, etc;
Inglês formal vs. informal
1. Aulas TP(24h): desenvolvimento da gramática, fluência e vocabulário através de explicações e metodologias participativas; utilização de gráficos para treinar números; explicação e aplicação de linguagem de apresentações; manchetes de notícias para discussão. 2. Trabalho autónomo (26h): recomendações para estudo no final de cada aula, incluindo exercícios, preparação de uma apresentação, revisão de gramática, consultar regularmente sites de notícias em inglês, por exemplo BBC.
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Modalidade de Avaliação Contínua ou Periódica/ Final
A) Contínua:
Participação e Assiduidade (10%)
Apresentação (de grupo ou individual, a definir pelo docente) e sumário escrito (individual) (40%).
Teste (50%).
B) Periódica/Final
Apresentação e relatório escrito sobre o tema da apresentação (50%).
Exame (50%).
Nota: Os campos da avaliação aplicam-se a todas as modalidades de ensino que vigorem (presencial, misto, ou online). A nota mínima em cada elemento de avaliação é 8,5.
Title: www.nytimes.com
www.bbc.co.uk
3) For current affairs:
2) Dubicka, I. et al. (2018). Business Partner B1 Coursebook, Pearson Education Limited.
1) Students should download and print the student work book in elearning and bring to lessons.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Cambridge University Press: Cambridge English for Job-hunting Business English dictionary e.g. English Business Dictionary - Longman
Pearson Education: Market Leader: Business Grammar and Usage
Cotton, D., Falvey, D. and Kent, S. (2007). Market Leader Pre-Intermediate (3rd Edition), Pearson
Authors:
Reference:
Year:
Economia do Trabalho e dos Recursos Humanos
OA1- Conhecimento e compreensão do funcionamento do mercado de trabalho;
OA2 - Conhecimento e compreensão dos termos do debate teórico acerca da luta contra o desemprego;
OA3 - Consciência dos desafios colocados ao trabalho e ao emprego pelas transições digital e ecológica
OA4 - Conhecimento das especificidades do mercado de trabalho português;
OA5 - Capacidade de recolher e analisar dados estatísticos relativos a mercado de trabalho;
OA6 - Desenvolvimento da curiosidade, perseverança, tolerância, espírito crítico e motivação para aprender ao longo da vida.
1: Conceitos (trabalho e emprego) e mediç
2: O desemprego: quadros teóricos de análise do mercado de trabalho e aplicações
- Modelo neoclássico do mercado de trabalho: oferta, procura e (des)equilíbrio
- Modelo keynesiano: crescimento e emprego
- Síntese: o desemprego - causas e soluções
3: A teoria do capital humano
4: Abordagens institucionalistas ao trabalho e ao emprego
- Instituições e mercado de trabalho
- Mercados internos de trabalho
- Segmentação do mercado de trabalho
- Relações laborais e democracia no trabalho
5. Os desafios da transição digital e da transição ecológica
- Evolução tecnológica, trabalho, emprego e desigualdades
- Transição ecológica e trabalho
- Políticas de emprego
Avaliação contínua:
Nota = [dois testes intercalares]*60%[Trabalho de grupo e animação de debate em aula]*40%
A soma do total dos dois testes intercales tem de ser no mínimo de 8 valores.
Os alunos em avaliação contínua têm de ter pelo menos 80% de presenças nas aulas.
Avaliação Final:
Nota Final = [Exame de 1ª Época]*100%
Title: 1. Caderno de textos com extractos dos seguintes manuais:
- Borjas, George (2010, 5ª ed): Labor Economics, MacGraw-Hill, Boston.
- Smith Stephen (2003, 2ª ed): Labour Economics, Routledge, London.
3. Banco de Portugal (2015): O mercado de trabalho português e a grande recessão, in Boletim Económico, Lisboa-Banco de Portugal, pp. 77-99.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Banco de Portugal (2009): A Economia Portuguesa No Contexto Da Integração Económica, Financeira e Monetária, Banco de Portugal.
Blanchard, O and Portugal, P. (2017): Boom, slump, sudden stop, recovery and policy options. Portugal and the euro, GEE Papers nº 72, Ministério da Economia.
Boyer, G and Smith, R. (2001): The development of the neoclassical tradition in labor economics, Industrial and Labor Relations Review, 45 (2), pp. 199-223.
Card, D. & Cardoso, A.R. (2021). "Wage Flexibility Under Sectoral Bargaining", NBER Working Papers 28695, National Bureau of Economic Research, Inc.
Centeno, M. (2013): O trabalho ? Uma visão de mercado, Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos.
European Commission: (2019): Employment and social developments in Europe Report ? 2019; Office for official publications of the European Communities, Luxembourg.
Hudson, K. (2007): The new labor market segmentation: labor market dualism in the new economy, Social Science Research, 36: 286-312.
Lopes, H. (2020): Financialisation, work and labour relations, in Santos A. and Teles, N., Financialisation in the European periphery, London: Routledge pp. 85-102.
Lopes, H..; Lagoa, S.; Santos, A. (2019): Work conditions and financial difficulties in post-crisis Europe: Utility versus quality of working life, Economic and Labour Relations Review, 30 (1): 39-58.
Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (2016): Livro Verde sobre as Relações laborais 2016, Lisboa: MTSS.
OECD (2018): OECD Employment Outlook ? 2018. https://cdn.20m.es/adj/2018/07/04/3949.pdf
OIT (2018): Trabalho digno em Portugal 2008-2018, Bureau International du Travail: Geneve
Ribeiro Mendes, F. (2011): Segurança Social: O futuro hipotecado, Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos.
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Vaughan-Whitehead, D. (ed.) (2014): The European Social Model in Crisis: Is Europe losing its Soul?, Geneva, ILO.
Authors:
Reference:
Year:
Estatística
OA1: Proceder à análise inicial de dados amostrais utilizando as técnicas básicas de Estatística Descritiva.
OA2: Definir os principais conceitos de teoria de probabilidades, variáveis aleatórias e distribuições estatísticas.
OA3: Utilizar as distribuições teóricas mais importantes no cálculo de probabilidades em problemas nas áreas da Economia e Gestão.
OA4: Compreender as distribuições amostrais teóricas mais importantes na realização de inferência estatística em problemas nas áreas da Economia e Gestão.
OA5: Identificar e aplicar métodos de estimação e testes de hipóteses no âmbito de problemas aplicados à Economia e Gestão.
CP1: Noções de Estatística Descritiva (univariada e bivariada).
CP2: Revisões da Teoria das Probabilidades.
CP3: Variáveis aleatórias (funções de variáveis aleatórias e seus parâmetros).
CP4: Principais distribuições teóricas de variáveis aleatórias discretas e contínuas.
CP5: Distribuições amostrais teóricas. Distribuições das estatísticas mais importantes.
CP6: Estimação de parâmetros: pontual e por intervalos para a média, a proporção, a variância e a diferença de médias.
CP7: Testes de Hipóteses: Testes paramétricos para a média e para a comparação de médias.
A aprovação na disciplina realiza-se por avaliação periódica ou por exame final.
Avaliação periódica: 3 testes (com igual peso cada).
- A nota final corresponde à média das notas dos 3 testes. Aprovação com nota final mínima de 10 valores.
- A nota mínima em cada teste é de 7,5 valores.
- Assiduidade mínima de presença em 2/3 das aulas.
Avaliação por exame: Exame escrito (peso: 100%). Aprovação com nota mínima de 10 valores.
A equipa docente pode convocar uma prova oral após a realização de qualquer instrumento de avaliação. Poderá ainda ser requerida uma oral no caso da classificação ser igual ou superior a 18 valores e caso o aluno não compareça na oral, a classificação final será de 16 valores.
Title: Anderson , D., Sweeney, J., Williams, T., Camm, J., Cochran, J.J., Freeman, J. & Shoesmith, E. (2020) Statistics for Business and Economics, 5ª ed. CENGAGE learning EMEA.
Reis, E., P. Melo, R. Andrade & T. Calapez (2021) Estatística Aplicada (Vol. 1), 7.ª ed., Lisboa: Sílabo.
Reis, E., P. Melo, R. Andrade & T. Calapez (2018) Estatística Aplicada (Vol. 2), 6.ª ed., Lisboa: Sílabo.
Triola, M. F. (2019). Essentials of Statistics, 6ª ed., New York: Pearson.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Hogg, R. V., Tanis, E.A. & Zimmerman, D.L. (2018). Probability and Statistical Inference, 10th ed., NJ: Pearson.
Navarro, D.J. & Foxcroft, D.R. (2022). Learning statistics with jamovi: a tutorial for psychology students and other beginners. (Version 0.75). DOI: 10.24384/hgc3-7p15
Pinto, J., Curto, J. (2010) Estatística para a Economia e Gestão, 2ª edição, Lisboa: Sílabo.
Reis, E., P. Melo, R. Andrade & T. Calapez (2020) Exercícios de Estatística Aplicada (Vol. 2), 3.ª ed., Lisboa: Sílabo.
Reis, E., P. Melo, R. Andrade & T. Calapez (2020) Exercícios de Estatística Aplicada (Vol. 1), 3.ª ed., Lisboa: Sílabo.
Authors:
Reference:
Year:
Macroeconomia I
Ser capaz de identificar as principais variáveis macroeconómicas e os instrumentos de política económica.
Compreender os mecanismos de política económica e avaliar as consequências das medidas de política económica para os agentes económicos.
Ser capaz de analisar e avaliar as consequências para a atividade económica de choques externos.
1. Introdução a Julia & Pluto IDE
2. Introdução à Macroeconomia
3. Medição de Dados Macroeconómicos
4. A Curva IS
5. Política Monetária e Procura Agregada
6. O Balanço do Banco Central e os Instrumentos de Política Monetária
7. Oferta Agregada e a Curva de Phillips
8. O equilíbrio macroeconómico
9. Política Macroeconómica: Política Fiscal e Política Monetária
10. O Limite Inferior Zero & Política Macroeconómica
11. Política Fiscal e Orçamento Público
12 . Síntese de temas e controvérsias
Opção A:
1. Presença em pelo menos 75% das aulas
2. Teste intermédio (abrangendo os tópicos até à semana 6): 50%
3. Teste final (cobrindo todos os tópicos, mas com mais ênfase nos materiais das semanas 6 a 12): 50%
4. A nota em qualquer um destes testes não pode ser inferior a 8 em 20 pontos
Opção B:
1. Exame final: peso de 100% na nota final.
2. Cobre todos os materiais ensinados durante todo o semestre.
Title: Frederic Mishkin, Macroeconomics: Policy and Practice, 2nd Edition, 2014, Pearson, Addison-Wesley,
Authors:
Reference:
Year:
Title: Stephen G. Cecchetti and Kermit L. Schoenholtz, Money, Banking, and Financial Markets, Fifth Edition, 2017, McGraw-Hill,
Authors:
Reference:
Year:
Microeconomia II
No final do semestre o aluno deve ter desenvolvido e ser capaz de aplicar as seguintes competências:
A. Conhecimento e compreensão
- Descrever e compreender os principais conceitos e ideias da teoria microeconómica;
- Compreender as técnicas de modelização relevantes;
B. Aplicação de conhecimentos
- Mobilizar os conhecimentos teóricos na análise dos fenómenos observados em mercados reais;
- Escolher as abordagens conceptuais, matemáticas e gráficas apropriadas na resolução de problemas concretos;
C. Competências de aprendizagem
- Capacidade de estudo com autonomia, nomeadamente na resolução de exercícios e compreensão de modelos e técnicas de modelização.
1. Teoria do consumidor
1.1. Axiomas de preferências reveladas
1.2. Equação de Slutsky
1.3. Excedente do consumidor, variação compensatória e variação equivalente
1.4. Escolha do consumidor com dotação inicial
2. Escolha intertemporal
2.1. Decisão intertemporal do consumidor
2.2. Mercados de ativos
3. Decisão em contexto de incerteza
4. Teoria do equilíbrio geral
4.1. Equilíbrio geral numa economia de troca pura
4.2. Equilíbrio geral com produção
4.3. Teoria do bem-estar
5. Falhas de mercado
5.1. Externalidades
5.2. Bens Públicos
5.3. Informação Assimétrica
A avaliação periódica consiste em:
- um teste intermédio, com um peso total de (40%)
- uma prova escrita no final do semestre (60%)
Para obter aprovação na disciplina, a nota de cada uma das provas escritas não pode ser inferior a 7,5 v.
No regime de avaliação final, a avaliação é composta apenas por um exame individual (100%).
Title: Varian, Hal R. (2014), Intermediate Microeconomics: A Modern Approach, 9th edition, New York: W.W. Norton & Company.
Edição alternativa em Português: Varian, Hal R. (2010), Microeconomia intermédia, 8a edição, Verlag Dashöfer.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Poderá haver leituras adicionais recomendadas para partes específicas da matéria
Authors:
Reference:
Year:
Econometria I
No final da unidade curricular, o aluno deverá ter atingido os seguintes objectivos de aprendizagem (OA):
OA1. Saber como especificar, estimar e interpretar modelos de regressão linear baseados em dados seccionais;
OA2. Saber como avaliar e seleccionar modelos de regressão linear baseados em dados seccionais;
OA3. Ter capacidade para escolher e utilizar os modelos, métodos e testes econométricos mais adequados para a análise do impacto de medidas de política económica e choques exógenos concretos.
OA4. Ter capacidade para trabalhar com packages econométricos.
OA5. Ter capacidade para trabalhar em grupo e elaborar argumentos fundamentados teórica, lógica e factualmente e de os comunicar a outrem.
P1. Introdução;
P2. O Modelo de Regressão Linear Simples;
P3. O Modelo de Regressão Linear Múltipla;
P4. Inferência e Previsão;
P5. Notas sobre Teoria Assimptótica;
P6. Análise da Especificação do Modelo;
P7. Modelo de Regressão Linear com Variáveis Explicativas Qualitativas;
P8. Heterocedasticidade;
P9. Problemas com os Dados.
A aprovação na disciplina realiza-se por avaliação periódica ou exame final.
1. Avaliação periódica:
Elementos de avaliação: Teste #1 (35% da nota); Teste #2 (35% da nota); Trabalho d#1 (15% da nota); Trabalho #2 (15% da nota).
Critérios para aprovação: (i) média ponderada mínima de 10 valores; (ii) nota mínima em cada elemento de avaliação de 7,5 valores
2. Exame final: Prova escrita (100% da nota).
Title: Wooldridge, J.M. (2020), Introductory Econometrics: A Modern Approach, South Western (7th Edition).
Authors:
Reference:
Year:
Title: Stock, J.H., M.W. Watson (2019), "Introduction to Econometrics", 4ª Ed., Addison-Wesley.
Oliveira, M.M., L.D. Santos, N. Fortuna (2011), "Econometria", Escolar Editora.
Koop, G. (2013), "Analysis of Economic Data", 4ª Ed., John Wiley & Sons.
Kennedy, P. (2008), "A Guide to Econometrics", 6ª Ed., Wiley-Blackwell.
Hill, R.C., W.E. Griffiths, G.C. Lim (2018), "Principles of Econometrics", 5ª Ed., John Wiley & Sons.
Gujarati, D.N., D.C. Porter, S. Gunasekar (2017), "Basic Econometrics", 5ª Ed., McGraw-Hill.
Baltagi, B.H. (2011), Econometrics, 5ª Ed., Springer.
Authors:
Reference:
Year:
Economia e Finanças Públicas
1. Conhecimento e compreensão do papel do Estado na economia, nomeadamente no contexto de falhas do mercado, da regulação da actividade económica e da prossecução de objectivos de bem-estar social.
2. Conhecimento e compreensão dos instrumentos de intervenção do Estado na economia.
3. Conhecimento e compreensão da importância dos arranjos institucionais na intervenção do Estado em áreas concretas.
4. Capacidade de avaliar o estado das finanças públicas de um dado país e grau de sustentabilidade das mesmas.
OA5. Capacidade de propor medidas para melhorar o estado das finanças públicas de um dado país.
I. Justificações Teóricas para a Intervenção do Estado na Economia:
1. Mercado versus Estado. 2. Teoremas Fundamentais do Bem-Estar. 3. Regulação, Falhas de Mercado e Redistribuição. 4. Falhas do Estado.
II. Formas de Intervenção do Estado na Economia:
1. Estado de Bem-Estar. 2. Mercado de Trabalho. 3. Pensões. 4. Pobreza. 5. Saúde. 6. Educação. 7. Controvérsias Actuais.
III. Finanças Públicas:
1. Receitas do Estado. 2. Despesas do Estado. 3. Défice Público e Dívida Pública. 4. Evolução Dinâmica do Rácio (Dívida Pública / PIB Nominal). 5. Medidas Tomadas pelos Governos de Portugal desde 1991 para Reduzir o Défice Público. 6. Sustentabilidade Dinâmica da Dívida Pública. 7. Medidas que Poderiam vir a ser Tomadas para Reduzir o Défice Público. 8. O Tratado Orçamental da União Europeia. 9. A Equivalência Ricardiana. 10. O Imposto Inflação. 11. O Princípio do Utilizador Pagador aplicado às Contas Públicas. 12. A Teoria dos Ciclos Político-Eleitorais.
Avaliação Periódica:
Teste Intermédio: 40%
Segundo Teste: 40%
Trabalho de Grupo (Apresentação e Discussão): 20%
Aprovação pressupõe uma média igual ou superior a 9,5 valores
Aprovação pressupõe uma assiduidade mínima de 80% das aulas
Avaliação por Exame:
Exame (1ª época) ou Exame (2ª época): 100%
Aprovação pressupõe uma nota igual ou superior a 9,5 valores
Title: Stiglitz, J. E. (2000). "Economics of the Public Sector". 3rd Edition, W.W. Norton & Co.: New York/London.
Trigo Pereira, Paulo; Afonso, António; Arcanjo, Manuela e Gomes dos Santos, José Carlos (2012), "Economia e Finanças Públicas", 4ª Edição, Escolar Editora.
Pinto Barbosa, A. (1998). "Economia Pública", McGraw Hill.
Silva Lopes, J. (2002). "A Economia Portuguesa desde 1960", 6ª Edição, Gradiva.
Leão, E.; Leão, P. e Lagoa, S. (2011). "Política Monetária e Mercados Financeiros", 3ª Edição, Edições Sílabo.
Louçã, Francisco; e Castro Caldas, José (2009), "Economia(s)", Edições Afrontamento.
Barr, Nicholas (2012), "Economics of the Welfare State", 5th edition, Oxford University Press.
Relatórios do Banco de Portugal (Capítulos sobre Finanças Públicas)
Authors:
Reference:
Year:
Title: Arrow, Kenneth J. (1963), Uncertainty and the Welfare Economics of Medical Care, The American Economic Review, 53 (5): 941-973.
Coase, Ronald H. (1960), The Problem of Social Cost, Journal of Law and Economics, 1-23.
Chang, Ha Joon (2002), Breaking the Mould: An Institutionalist Political Economy Alternative to the Neo Liberal Theory of the Market and the State, Cambridge Journal of Economics, 26: 539-559.
Esping-Andersen, G. (1990) The Three Worlds of Welfare Capitalism, Cambridge, Polity Press.
Hardin, Garret (1968), The Tragedy of the Commons, Science, 162: 1243-1248.
Reinhart, C. M.; e Rogoff, K. S. (2011), From Financial Crash to Debt Crisis, American Economic Review, 101(5): 1676-1706
Authors:
Reference:
Year:
Economia Internacional
OA1 - Conhecer e saber aplicar as principais teorias que explicam a existência de comércio;
OA2 - Conhecer e saber aplicar algumas das mais importantes metodologias de análise empírica do comércio;
OA3 - Compreender os contributos da geografia económica;
OA4 - Conhecer os principais instrumentos de política comercial;
OA5 - Conhecer as principais tendências da economia internacional
OA6 - Saber caracterizar alguns sectores críticos da economia internacional
1. Teorias Tradicionais do Comércio
2. Modernas Teorias do Comércio
3. Análise Empírica do Comércio
4. Política Comercial
5. Mobilidade Internacional de Pessoas
6. IDE e empresas multinacionais
7. Geografia Económica
8. Tendências estruturais da economia mundial
9. Desafios chave da economia mundial
10. Análise Económica de Países
A avaliação desta UC é realizada em dois momentos: (1) ao longo do período letivo, ou, (2) avaliação final, em duas épocas.
Avaliação Periódica(1):
A avaliação é realizada através das seguintes componentes:
i) Trabalho de grupo (50%)
ii) Exame final individual (50%) - nota mínima neste teste: 7,5 val.
Avaliação Final (2): Exame Final com peso de 100%
Title: [1] Krugman, P., Obstfeld, M. e Melitz, M. (2018), International Economics, 11ª edição, Pearson.
[2] Anderson, W. (2012), Economic Geography, Routledge.
[3] Rodrigue, J. (2016), The Geography of Transport Systems, 4ª edição, Routledge.
[4] Textos de apoio a disponibilizar pela equipa docente
[5] Artigos e documentos de trabalho publicados em revistas internacionais ou em séries de working papers
[6] Relatórios de Instituições Internacionais (ex: World Trade Report, World Investment Report,...)
Authors:
Reference:
Year:
Title: -
Authors:
Reference:
Year:
Economia Monetária
Esta disciplina visa o desenvolvimento dos seguintes tipos de competências:
OA1. Conhecimento e compreensão do processo de criação de moeda e das fontes de financiamento disponíveis na economia;
OA2. Conhecimento e compreensão da forma como são determinadas as taxas de juro de curto prazo e das teorias explicativas da formação das taxas de juro de médio-longo prazo;
OA3. Conhecimento e compreensão da forma como são determinadas as taxas de câmbio;
OA4. Conhecimento e compreensão dos principais instrumentos e objectivos da política monetária;
OA5. Capacidade de estimar o impacto de nova informação económica sobre a evolução das taxas de juro de curto prazo e de médio-longo prazo, assim como sobre a taxa de câmbio;
P1. O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE MOEDA
P2. O FINANCIAMENTO DA ECONOMIA
P3. OS INSTRUMENTOS DE POLÍTICA MONETÁRIA E A DETERMINAÇÃO DAS TAXAS DE JURO DE CURTO PRAZO
P4. A DETERMINAÇÃO DAS TAXAS DE JURO DE MÉDIO E LONGO PRAZO
P5. A LIQUIDEZ EXTERNA DA ECONOMIA
P6. OS MERCADOS CAMBIAIS E A DETERMINAÇÃO DA TAXA DE CÂMBIO
P7. O PROCESSO DE CRIAÇÃO DA ZONA EURO
P8. A POLÍTICA MONETÁRIA DO BANCO CENTRAL EUROPEU
O aluno pode optar por uma das seguintes formas de avaliação:
Forma A:
Nota Final = [Teste Intermédio]*50% +[Segundo Teste]*50%
Forma B:
Nota Final = [Exame Final]*100%
NOTAS: O Teste Intermédio tem quatro questões. O Exame Final tem oito questões. O Segundo Teste corresponde às últimas quatro questões do Exame Final.
Assiduidade mínima exigida para obter aprovação na disciplina: 80% das aulas.
Title: Leão, E., Leão, P. e Lagoa, S., Política Monetária e Mercados Financeiros, 2023, 4ª Edição, Edições Sílabo,
Mishkin, F. (2018). The Economics of Money, Banking and Financial Markets, Global Edition. 12th ed., Pearson.
European Central Bank. (2011). The Monetary Policy of the ECB. 3rd Edition, ECB.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Adrian, T. and Shin, H. (2009). "Money, Liquidity and Monetary Policy", American Economic Review: Papers & Proceedings, 99:2, pg. 600-605
Bofinger, P. (2001). Monetary Policy: Goals, Institutions, Strategies and Instruments. Oxford University Press.
Hubbard, R. and O'Brien, A. (2017). Money, Banking and the Financial System. 3rd ed. Pearson.
Miller, R. and Vanhoose, D. (2006). Money, Banking and Financial Markets. 3rd edition, South Western.
Relatórios do Banco de Portugal.
Relatórios do Banco Central Europeu.
Authors:
Reference:
Year:
Macroeconomia II
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá:
1. Identificar diferentes modelos e teorias de crescimento económico; compreender as implicações práticas destes modelos; e identificar políticas económicas capazes de fomentar o crescimento.
2. Conhecer e compreender efeitos da decisão intertemporal sobre as principais variáveis macroeconómicas no curto prazo.
1. Factos do crescimento económico e instrumentos matemáticos
2. O Modelo de crescimento de Solow
3. Tecnologia no Modelo de crescimento de Solow
4. Convergência e contabilidade do crescimento
5. Revisões do modelo IS-LM
6. Mercados financeiros e expectativas
7. Expectativas, Consumo e Investimento
8. Expectativas, Produto e Política
9. Crises Financeiras
O aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral.
Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME):
1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência
2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos
3. Ativas, com realização de teste individual
4. Autoestudo, relacionadas com o trabalho autónomo do alun
|
A avaliação decorre ao longo do semestre de trabalho e compõe-se pelos seguintes elementos:
- Um teste intermédio, com uma ponderação de 40%
- Um teste final com a ponderação de 60%
- A aprovação é obtida com uma classificação superior ou igual a 9,5 valores.
Title: Macroeconomics, Global Edition, 7th edition, by Olivier Blanchard, Pearson
Authors:
Reference:
Year:
Direito Económico
Este curso visa, de um modo geral, sensibilizar o futuro economista quanto à relevância fundamental do enquadramento jurídico (constitucional e legal) das actividades e relações económicas, o seu significado como expressão dos valores que a economia e o mercado devem acomodar no sentido de conciliar, em última análise, eficiência e justiça. O curso visa ainda proporcionar uma visão de conjunto do direito da economia
no quadro dos diversos ramos do direito e instruí-los na pesquisa de instrumentos legais de relevância prática. No sentido de despertar a curiosidade, promover a absorção de conhecimentos e encorajar a análise crítica dos estudantes, procura-se conciliar a abordagem teórica
com a abordagem prática, apoiada na análise e discussão de exemplos ilustrativos da matéria.
. Direito e sociedade. Direito e economia. Direito, Estado e mercado.
. O Direito Económico como ramo de direito. Evolução histórica. A interdisciplinaridade no estudo do Direito Económico. As fontes do Direito Económico.
. Direito e Economia: a constituição económica.
. A Constituição económica portuguesa. A europeização da constituição económica.
. Evolução das funções económicas do Estado. O sector empresarial do Estado. Nacionalizações, privatizações, participações sociais do Estado. Evolução das formas jurídicas do Estado empresário. A função accionista do Estado: as 'golden shares'. As parcerias público-privadas.
. A regulação pública da economia. A regulação da concorrência na União Europeia e em Portugal. A regulação dos 'mercados emergentes'.
. Novos desafios da regulação: ambiente, saúde pública, segurança alimentar. Mercado e sociedade da informação.
. A regulação do comércio internacional.
Avaliação contínua com trabalho individual/grupo (oral e escrito) e Exame final. A primeira consistirá numa exposição oral em aula, do plano e traços gerais do trabalho sobre o tópico previamente escolhido pelo/s aluno/s seguida da elaboração de um texto escrito com não mais do que 20 páginas.
Os vários elementos de avaliação serão ponderados da seguinte forma para o efeito da classificação final: Trabalho - 40%; Participação nas aulas, incluindo a exposição oral- 10%; Exame - 50%;
Title: SANTOS, António Carlos, Maria Eduarda GONÇALVES e Maria Manuel L. MARQUES (2014), Direito Económico, Coimbra: Almedina (7ª edição).
Authors:
Reference:
Year:
Title: J. N. Calvão da Silva, Mercado e Estado. Serviços de Interesse Económico Geral, Coimbra, Almedina, 2008.
E. P. Ferreira, L. Morais, G. Anastácio (coord.), Regulação em Portugal. Novos Tempos, Novo Modelo?, Coimbra, Almedina, 2009.
M. M. Leitão Marques, A Goucha Soares, Concorrência. Estudos. Coimbra, Almedina, 2006.
Authors:
Reference:
Year:
Psicologia das Organizações e do Trabalho
Os alunos que concluam com sucesso em unidade curricular serão capazes de:
OA1 - Descrever a natureza das organizações e do trabalho;
OA2 - Identificar e contrastar as principais abordagens teóricas sobre a orgânica e funcionamento organizacional;
OA3 - Identificar os elementos-chave de uma estrutura organizacional e os factores que os influenciam;
OA4 - Analisar os processos organizacionais e identificar as metodologias de análise do trabalho e de intervenção organizacional.
CP1. A psicologia organizacional
1.1. Os conceitos de organização, estrutura, trabalho e atividade
1.2. Abordagens teóricas (clássicas, relações humanas, sociotécnica, contingencial)
CP2. Elementos da estrutura e do funcionamento organizacional
2.1. Estruturar atividades e responsabilidades na organização: as configurações estruturais
2.2. Fatores de diferenciação da estrutura: Cultura, Poder, Tecnologia, Atividade, Produção
CP3. A psicologia do trabalho
3.1. A emergência da psicologia do trabalho
3.2. Princípios teóricos e conceitos básicos
CP4. Processos básicos nas organizações e abordagens metodológicas:
4.1. Análise de funções, análise de competências e análise da atividade
4.2. O processo de intervenção ergonómica
A avaliação periódica tem duas componentes: 1) trabalho de grupo (50%) e 2) teste individual (50%). A nota do trabalho de grupo resulta da média de uma apresentação oral (50%) e um relatório escrito (50%). A avaliação periódica implica uma presença não inferior a 2/3 do número de aulas. A aprovação implica um mínimo de 8 valores em ambos os instrumentos de avaliação e uma média final não inferior a 10.
A avaliação final é realizada por meio de um único instrumento: exame individual (100%). A aprovação na UC é concedida com pelo menos 10 valores neste instrumento.
Title: Mintzberg, H. (1995). Estrutura e dinâmica das organizações. Lisboa: Publicações D. Quixote.
Leplat, J. & Cuny, X. (1983). Introdução à psicologia do trabalho. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Guérin, F., Laville, A., Daniellou, F., Duraffourg, J. & Kerguelen, A. (2006). Compreender o trabalho para transformá-lo: a prática da ergonomia. São Paulo: Edgard Blücher.
Cunha, M.P., Rego, A., Cunha, R.C. & Cardoso, C.C. (2016). Manual de comportamento organizacional e gestão. Lisboa: Editora RH.
Caetano, A., Neves, J. & Ferreira, J.M.C. (2020). Psicossociologia das Organizações: fundamentos e aplicações Lisboa: Sílabo Editora.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Shippmann, J.S., Ash, R.A., Battista, M., Carr, L., Eyde, L.D., et al. (2000). The practice of competency modeling. Personnel Psychology, 53, 703-740.
Robbins, S.P. & Judge, T.A. (2017). Organizational Behavior (17th ed). New Jersey: Pearson Education, Inc.
Peiró, J.M., & Prieto, F. (Eds.). (1996). Tratado de psicologia del trabajo (Vol.I e II). Madrid: Síntesis.
Neves, J. G. (2000). Clima organizacional, cultura organizacional e gestão de recursos humanos. Lisboa, RH Editora.
Neves, J. (2014). Psicologia organizacional: indivíduo, trabalho e organização. In, S.P. Gonçalves (Coord.), Psicossociologia do Trabalho e das Organizações: Princípios e Práticas. Lisboa: Pactor.
Landy, F.J. & Conte, J.M. (2017). Work in the 21st century : an introduction to industrial and organizational psychology (5th ed). Hoboken: John Wiley.
Castillo, J. & Villena, J. (Org.). (2005). Ergonomia - conceitos e métodos. Lisboa: Dinalivro.
Almeida, F. (2015). A Análise do Trabalho. In A.I. Ferreira, L.F. Martinez, F.G. Nunes, & H. Duarte (Eds), Gestão de recursos humanos para gestores. Lisboa: Editora RH.
Authors:
Reference:
Year:
Sociologia Económica
A UC Sociologia Económica visa desenvolver os seguintes objectivos de aprendizagem:
- desenvolvimento de capacidade de análise e interpretação dos quadros teóricos, conceitos e matrizes analíticas;
- desenvolvimento de capacidades de leitura crítica e de confronto entre perspectivas clássicas e contemporâneas da sociologia económica;
- desenvolvimento de mecanismos de compreensão das principais ferramentas metodológicas da sociologia económica;
- desenvolvimento de mecanismos e ferramentas de aplicação dos conceitos e teorias à análise concreta da sociedade portuguesa, atendendo aos trabalhos e reflexões que têm sido desenvolvidos neste domínio por cientistas sociais portugueses.
1. Sociologia Económica: os fenómenos económicos como objeto de estudo
1.1. A relação entre economia e sociedade: o económico com um facto social total.
1.2. Percurso histórico e demarcações teóricas: da Sociologia Económica à Nova Sociologia Económica.
1.3. Objetos de estudo da Sociologia Económica.
2. A estruturação social da economia
2.1. Economia e política.
2.2. Economia e instituições.
2.3. Economia e redes de relações sociais.
3. A Sociologia dos Mercados
3.1. Mercado, economia e campo económico.
3.2. A construção social dos mercados.
3.3. A Sociologia dos mercados financeiros.
4. A Sociologia Económica em Portugal
4.1. Objetos de estudo
4.2. Principais abordagens, metodologias e orientações concetuais.
O processo de avaliação da UC Sociologia Económica assenta na avaliação periódica, a qual é constituída pelos seguintes elementos:
i) Trabalho em grupo, com a participação nas aulas e num conjunto de laboratórios ao longo do semestre. (20%).
ii) Trabalho em grupo sobre uma atividade económica/ um “mercado” concreto (35%).
iii) Ensaio individual (45%).
Title: Bourdieu, P. 2006 [2000]. As Estruturas Sociais da Economia. Porto: Campo das Letras.
Fligstein, N. 2001. The Architecture of Markets. An Economic Sociology of a Twenty-First-Century Capitalist Societies. Princeton: Princeton University Press.
Hass, J. K. 2007. Economic Sociology: an Introduction. London: Routledge.
Hodgson, G. M. 1994. Economia e Instituições. Oeiras: Celta.
Knorr Cetina, K. e Preda, A., orgs. 2005. Sociology of Financial Markets. Oxford: Oxford University Press.
Peixoto, P. e Marques, R., org. 2003a. A Nova Sociologia Económica. Oeiras: Celta.
Peixoto, P. e Marques, R. 2003b. A Sociologia Económica em Portugal, Sociologia, Problemas e Práticas, 42: 201-216.
Smelser, N. J. e Swedberg, R. eds. 2005. The Handbook of Economic Sociology. Princeton: Princeton University Press.
Trigilia, C. 2002. Economic Sociology. Oxford: Blackwell.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Autores clássicos
Sociologia Económica Geral
Durkheim, É. (1984) [1893]. A Divisão do Trabalho Social. Lisboa: Presença. Marx, K. (1974) [1867]. O Capital: Crítica da Economia Política. S.l.: Delfos. Mauss, M. (2001) [1925]. Ensaio Sobre a Dádiva. Lisboa: Edições 70. Parsons, T. e Smelser, N. J. (1956). Economy and Society: A Study in the Integration of Economic and Social Theory. Nova Iorque: The Free Press. Polanyi, K. (2012) [1944]. A Grande Transformação: As Origens Políticas e Económicas do Nosso Tempo. Lisboa: Edições 70. Polanyi, K. (2021) [1944]. Economia e Sociedade. Textos seleccionados. Lisboa: BookBuilders. Schumpeter, J. (1983) [1934]. The Theory of Economic Development: An Inquiry Into Profits, Capital, Credit, Interest, And the Business Cycle. New Brunswick: Transaction Publishers. Simmel, G. ed. por Frisby, D. (2004) [1907]. The Philosophy of Money. Londres e Nova Iorque: Routledge. Smith, A. (1993) [1776]. An Enquiry into the Nature and Causes of the Wealth of Nations. Oxford: Oxford University. Swedberg, R. (1998). Max Weber and the Idea of Economic Sociology. Princeton: Princeton University Press. Veblen, T. (1898). Why Is Economics Not an Evolutionary Science. The Quarterly Journal of Economics, 12. http://socserv.mcmaster.ca/econ/ugcm/3ll3/veblen/econevol.txt Weber, M. (1978) [1922]. Economy and Society. Berkeley: UC Press.
Callon, M., (Org.). (1998). The Laws of the Markets. Oxford: Blackwell. Granovetter, M. e Swedberg, R., (Orgs.). (2001). The Sociology of Economic Life. Boulder: Westview, 2.ª edição. Swedberg, R. (2003). Principles of Economic Sociology. Princeton: Princeton University Press.
A economia enquanto ciência
Fourcade, M. (2005). Theories of Markets and Theories of Societies, American Behavioral Scientist, 50(8): 1015-1034. Hirschman, A. O. (1977). The Passions and the Interests: Political Arguments for Capitalism Before its Triumph. Princeton: Princeton University Press. Louçã, F., Mortágua, M., & Caldas, J. C. (2021). Manual de economia política. Lisboa: Bertrand Editora. Mirowski, P. (2004). The Effortless Economy of Science? Durham e Londres: Duke University Press.
Vida económica em Portugal
Freire, J. (2008). Economia e Sociedade. Contributos Para Uma Sociologia da Vida Económica em Portugal na Viragem do Século. Lisboa: Oeiras. Pinto, J. M. (2013). A sociologia perante a crise: quatro ideias para um debate. RES, 19: 141-152. Reis, J. (2007). Ensaios de Economia Impura. Coimbra: Almedina. Santos, B. de S. (1985). Estado e sociedade na semiperiferia do sistema mundial: o caso português. Análise Social, 87, 88, 89: 869-901. Veloso, L. e Carmo, R. M., (Orgs). (2012). A Constituição Social da Economia. Lisboa: Mundos Sociais.
Redes
Chavdarova, T., Slavova, P e Stoeva, S., (Eds). (2010). Markets as Networks. Sofia: St. Kliment Ohridski University Press. Granovetter, M. (1985). Economic Action and Social Structure: The Problem of Embeddedness, American Journal of Sociology, 91(3): 481-510.
Capitalismo e globalização
Amable, B. (2005). Les Cinq Capitalismes: Diversité Des Systèmes Economiques et Sociaux dans la Mondialisation. Paris: Seuil. Mazzucato, M. (2018). O valor de tudo: fazer e tirar na economia global. Lisboa: Círculo de Leitores. Boltanski, L. E Chiapello, È. (1999). Le Nouvel Esprit du Capitalism. Paris: Gallimard.
Campo económico, convenções e significados sociais
Beckert, J. (2016). Imagined Futures: Fictional Expectations and Capitalist Dynamics. Harvard: Harvard University Press. Bourdieu, P. (1997). Le Champ Économique, Actes de la Recherche en Sciences Sociales, 119(1): 48-66. Bourdieu, P. (2017). Anthropologie économique. Cours au Collège de France 1992-1993. Paris: Seuil. Zelizer, V. (1997). The Social Meaning of Money: Pin Money, Paychecks, Pay Relief and Other Currencies. Princeton: Princeton University Press.
Mercados
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Mercados financeiros e financeirização
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Authors:
Reference:
Year:
Econometria II
1. Conhecimento e compreensão das técnicas de modelação introdutórias mais relevantes para dados temporais, nomeadamente a regressão linear, testes de estacionaridade e cointegração.
2. Conhecimento e compreensão das técnicas de modelação introdutórias mais relevantes, nomeadamente para dados em painel, escolha limitada e endogeneidade
3. Capacidade de mobilizar fontes estatísticas e métodos empíricos e aplicação das técnicas estatísticas e econométricas relevantes na análise dos fenómenos, dos problemas e das políticas económicas para dados temporais.
4. Capacidade de estudar o impacto das medidas de política económica e de choques exógenos através da análise previsional e de inferência a partir de modelos econométricos que procuram representar a realidade para dados temporais, em painel e escolha limitada.
5. Capacidade de trabalhar em grupo e elaborar argumentos fundamentados teórica, lógica e factualmente e de os comunicar a outrem.
1. Revisão de Introdução à Econometria.
2. Introdução à regressão com séries temporais
2.1. Alguns conceitos em Time Series.
2.2. Autocorrelação nos erros e consequências para o OLS.
2.3. Testes.
2.4. Estimação robusta de V(b).
2.5. Estimação eficiente e o estimador FGLS.
2.6. Modelos com desfasamentos e modelos dinâmicos.
2.7. Testes de RU.
2.8. Cointegração e MMCE.
2.9. Previsão.
2.10. O Modelo ARCH.
3. Endogeneidade e estimação com variáveis instrumentais
3.1. Definição, consequências para o OLS.
3.2. O método das variáveis instrumentais e o estimador 2SLS.
3.3. Testes para a detecção de endogeneidade e sobre-identificação.
4. Modelos de escolha binária
4.1. Introdução.
4.2. O modelo probabilístico linear.
4.3. Os modelos Probit e Logit e sua estimação por ML.
4.4. O modelo Tobit.
5. Modelos com dados de painel.
5.1. Motivação.
5.2. Modelo e estimação de efeitos fixos.
5.3. O modelo de efeitos aleatórios.
5.4. Efeitos aleatórios versus efeitos fixos.
A aprovação na disciplina realiza-se por avaliação periódica ou exame final.
1. Avaliação periódica:
Teste #1 (35% da nota); Teste #2 (35% da nota); Trabalho de grupo (30% da nota).
Notas:
A média das notas nos Testes #1 e #2 deve ser no mínimo de 7.5.
É exigida uma assiduidade mínima de 2/3 das aulas.
2. Exame final: Prova escrita (100% da nota).
Title: Wooldridge, J.M., Introductory Econometrics: A Modern Approach, 2020, 7th Ed., Cengage,
Stock, J.H. and Watson, M.W., Introduction to Econometrics, 2019, 4nd Ed., Pearson,
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Ramanathan, R., Introductory Econometrics with Applications, 2001, 5th Ed, South-Western College,
Authors:
Reference:
Year:
Economia da Organização Industrial
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá:
1. Conhecer as principais estruturas de mercado.
2. Compreender a política de concorrência e a lei da concorrência
3. Conhecer as estratégias das empresas
4. Ser capaz de construir argumentos fundamentados em teorias e factos e de articular as abordagens conceptual, matemática e gráfica na resolução de problemas concretos.
1. Introdução
2. Monopólio e concorrência perfeita
3. Oligopólio
4. Estratégias empresariais
5. Entrada e saída do mercado
6. Tecnologia
A avaliação periódica consiste em:
- um teste intermédio, com um peso total de (40%)
- uma prova escrita no final do semestre (60%)
Para obter aprovação na disciplina, a nota de cada uma das provas escritas não pode ser inferior a 7,5 v.
No regime de avaliação final, a avaliação é composta apenas por um exame individual (100%).
Title: Cabral, L. (2017), Introduction to Industrial Organization, 2nd edition, MIT Press
Authors:
Reference:
Year:
Title: Church and Ware (2000). Industrial Organization: A Strategic Approach. Disponível grátis em: ttp://works.bepress.com/jeffrey_church/23/
Authors:
Reference:
Year:
Economia e Políticas de Desenvolvimento
Os Objetivos de Aprendizagem (OAs) são os seguintes:
OA1) Conhecer e discutir as diferentes visões do conceito de Desenvolvimento e suas possíveis medições;
OA2) Conhecer e discutir as diferentes visões sobre desenvolvimento a longo prazo e após a 2ª Guerra Mundial;
OA3) Conhecer e discutir os grandes desafios do desenvolvimento global e o papel desempenhado pelo Estado e Empresas na resolução destes desafios:
OA4) Conhecer e discutir os conceitos de boa governação, corrupção e pactos políticos.
1. Visões e Dimensões do Conceito de Desenvolvimento
2. Desenvolvimento no Longo Prazo
3. Transformações Globais e a Economia do Desenvolvimento
4. O Consenso de Washington e o Milagre Asiático
5. Os Grandes Desafios e os Atores do Desenvolvimento Global
6. Boa Governação, Corrupção e Pactos Políticos
O sistema de avaliação é periódico e assenta nos seguintes instrumentos de avaliação:
1) Uma prova individual sem consulta (35%)
2) Uma prova individual com consulta (35%)
3) Um trabalho de grupo com apresentação e discussão em sala de aula, segundo um guião a fornecer aos alunos (30%)
As notas da prova individual sem consulta serão lançadas em conjunto com as notas do trabalho de grupo e antes da realização da prova individual com consulta.
Quem decidir optar pela avaliação por exame, haverá apenas uma prova individual sem consulta e que terá lugar no período de exames.
Title: Amaro, R. R. (2003) Desenvolvimento - um conceito ultrapassado ou em renovac?a?o? Da teoria a? pra?tica e da pra?tica a? teoria. Caderno de Estudos Africanos, n. 4, pp. 40-60.
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Economia Portuguesa e Europeia
No domínio do 1º objetivo geral, tendo como referência o período de 1960 a 2023, o aluno deverá poder:
1. Caracterizar o comportamento cíclico das principais variáveis macroeconómicas em Portugal e da evolução do produto e da inflação;
2. Identificar fases distintas do enquadramento institucional da economia Portuguesa;
3. Descrever episódios marcantes da evolução da economia portuguesa.
No domínio do 2º objetivo geral:
4. Identificar etapas marcantes do processo de integração europeia;
5. Indicar aspetos fundamentais das principais políticas da União Europeia.
No domínio do 3º objetivo geral:
6. Desenvolver capacidade analítica sobre aspetos estruturais da economia Portuguesa desde 1960;
7. Compreensão das necessidades e dificuldades de coordenação das políticas macroeconómicas no quadro da união monetária, bem como dos problemas emergentes no domínio institucional;
8. Avaliar as diferenças de comportamentos dos Estados Membros da UE.
I.Evolução da Economia Portuguesa desde 60
1.Ciclos económicos
1.1.Aspectos introdutórios
1.2.Factos estilizados
1.3.Sincronização com os parceiros económicos
2.Aspectos estruturais
2.1.Contabilidade do crescimento
2.2.Demografia
2.3.Estrutura sectorial
2.4.Emprego
2.5.Inflação,regimes cambiais
2.6.Finanças Públicas
2.7.Relações internacionais
2.8.Mercado habitacional
3.Políticas de estabilização
II.Processo de integração europeia
1.Teorias de integração
2.Processo histórico
3.As principais instituições
4.Políticas económicas
4.1.Introdução
4.2.PAC
4.3.Política de coesão, desenvolvimento regional
4.4.Política de concorrência
4.5.Estratégias
5.Coordenação das políticas macroeconómicas
5.1.O enquadramento das políticas de gestão da procura agregada, o PEC e a política monetária;
5.2.Alterações da política monetária e orçamentais na sequência da crise financeira;
6. Novos Desenvolvimentos
6.1.União Bancária e de Mercados de Capitais
6.2.Impactos do Brexit e da Pandemia na UE
Avaliação contínua (AC):
1. Teste intermédio (TI) - 1ª parte do programa
2. Teste final (TF) - 2ª parte do programa
A nota final (NF) = 0,4*TI+0,6*TF
São excluídos da AC os alunos que em qualquer dos momentos de avaliação tiverem nota <7,5. Os alunos deverão registar uma assiduidade igual ou superior a 67% para estarem considerados em AC.
Os alunos que não se encontram em AC sujeitam-se a exame final, que valerá 100%.
Title: Silva Lopes, A Economia Portuguesa desde 1960, 6ª edição, Novembro de 2002, Gradiva.
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Políticas de Competitividade
1. Comunicação escrita: capacidade de resumir as ideias e conclusões de forma eficaz.
2. Comunicação oral: capacidade de expor oralmente as ideias de uma forma estruturada e clara.
3. Trabalho em equipa: capacidade de organizar e distribuir tarefas entre os membros do grupo, a fim de atingir as metas de uma maneira eficiente e eficaz.
4. Análise e síntese da realidade económica: capacidade da utilização de dados para fins de análise económica.
5. Análise crítica das questões económicas: compreensão dos debates atuais sobre os modelos e técnicas utilizadas em Economia; compreensão do potencial e das limitações das principais políticas económicas.
1. Competitividade: motivações, conceitos e indicadores
1.1. A competitividade como objectivo de política pública
1.2. O conceito de competitividade
1.3. Indicadores de competitividade
2. O debate académico sobre o papel do Estado na promoção da competitividade
2.1. Bases teóricas
2.2. Desenho e avaliação de políticas
3. O diagnóstico da competitividade da economia portuguesa
3.1. O desempenho português com base em indicadores-chave
3.2. Principais constrangimentos à melhoria da competitividade
3.3. A identificação das prioridades de política
4. Casos de estudo de política de competitividade em Portugal
Avaliação periódica:
-Teste escrito: 60%
-Preparação e apresentação de estudo de caso: 40%
-Nota: a avaliação periódica exige uma classificação mínima de 7 valores em cada um dos momentos de avaliação
Avaliação por exame final:
-Exame 1ª e 2ª épocas.
Title: Mamede, R.P. (2015). O que fazer com este país: Do pessimismo da razão ao optimismo da vontade, Barcarena: Marcador.
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Optativas recomendadas
O funcionamento das unidades curriculares optativas está sujeito a um n.º mínimo de inscrições.
01109 - Economia do Ambiente e dos Recursos Naturais
L5018 - Economia Comportamental
L5020 - Economia da Inovação e do Conhecimento
00223 - Economia Social e Solidária
03873 - Economia do Território e Desenvolvimento Local
03167 - Macroeconomia Internacional
L6054 - Teoria dos Jogos Aplicada à Economia
Acreditações