Plano de Estudos para 2024/2025
Unidades curriculares | Créditos |
---|
Departamento de Marketing Focado na Eficácia
Disciplinas essenciais a um Departamento de Marketing no panorama actual de transformação digital de Data-Driven;
Perfis e competências para cada área - Especialização ou abrangência?
O que externalizar e o que deve ser internalizado?
Como adaptar a estrutura da equipa à jornada do cliente.
Eficácia: que métricas, que impactos e que tools devemos usar?
Partilha de casos e trabalho de grupo.
Estratégia Focada na Eficácia
Ter capacidade para construir, implementar, avaliar e prioritizar uma estratégia de marketing com foco na eficácia, considerando o enquadramento da Sociedade da Informação em que vivemos e o seu impacto na relação entre as marcas e os seus públicos.
Desenvolver a capacidade de trabalho individual e em grupo.
Estudo de casos.
Estudo de Casos de Eficácia
Estudo e análise crítica de casos vencedores dos Prémios à Eficácia na Comunicação no ano anterior em diferentes categorias:
• Alimentação e Bebidas
• Saúde, Higiene, Beleza e Cuidado do Lar
• Produtos de Consumo Duradouro
• Telecomunicações e Media
• Serviços Financeiros e Seguros
• Distribuição e Restauração
• Restantes Serviços e Administração Pública
• Commerce & Shopper
• A força do bem
• Data driven
Análise crítica e avaliação dos casos em cada uma das dimensões de avaliação dos Prémios à Eficácia na Comunicação.
Grande Gala Eficácia
Sessão imersiva de apresentação dos casos construídos na disciplina de projecto.
Avaliação e apuramento dos casos vencedores com o modelo de avaliação dos Prémios à Eficácia na Comunicação.
IA Aplicada ao Marketing
O contexto actual da IA;
Aplicações de IA no marketing e na comunicação;
O impacto da IA na eficácia da comunicação;
Casos de estudo.
Introdução aos EFI
Apresentação e introdução dos objectivos do programa;
Conhecer o contexto da eficácia na comunicação;
Familiarizar os participantes com o modelo de avaliação dos Prémios à Eficácia na Comunicação.
Media e Monitorização para a Eficácia
Planeamento de media focado na eficácia;
Framework de monitorização da eficácia;
O papel dos dados e da informação;
Estudo de casos;
Visita a agência de meios.
Projecto de Eficácia
Desenvolvimento de projectos aplicados de comunicação focados na eficácia;
Criação integral de casos de comunicação;
Construção de candidatura à grande gala;
Preparação e apresentação de casos.
Research & Analytics da Eficácia
Por detrás dos números:
Princípios fundamentais de research e analytics;
Principais instrumentos de research disponíveis;
Medição de audiências.
Para além dos números:
Introdução à avaliação de impacto;
Bons casos e maus casos.
Casos de estudo.
Tendências de Marketing para a Eficácia
Contexto atual – volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade;
Os consumidores e o seu impacto no Marketing e na criação de tendências;
Principais tendências e como afetam a gestão das marcas;
Como captar, curar, navegar e antecipar as novas tendências.