Leccionado em
Português
Tipo de ensino Presencial
Com um doutoramento em Gestão pela Universidade de Tilburg nos Países Baixos, Ana leciona na Iscte Business School sobre os temas de Gestão Estratégica e Sustentabilidade, Ética e Responsabilidade Social. Atualmente é Associate Dean for Engagement and Impact na Iscte Business School.
Como investigadora integrada na Business Research Unit (BRU-Iscte), o seu trabalho tem aparecido em vários pontos de publicação, incluindo o Journal of Business Ethics, Public Management Review, International Journal of Sustainable Development and World Ecology ou Social Responsibility Journal. Desempenhou o papel de Associate editor do International Journal of Sustainability in Higher Education e Topic editor do Sustainability.
Ana está também a colaborar como Guardian do GRLI Council (Globally Responsible Leadership Initiative), Head of Programmatic Work no PRME Chapter Iberia, e serve como Interlocutora de Qualidade e Sustentabilidade para a Iscte Business School. No passado, Ana foi Subdiretora do Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral, membro da Comissão Científica da BRU-Iscte, e coordenadora da dimensão de Prosperidade da Sustentabilidade no Iscte, e colaborou como especialista na ISO TC323 sobre Economia Circular.
Ana complementou adicionalmente a sua formação académica com várias qualificações profissionais, incluindo o GRI Certified Training Program, o Sustainable Business Strategy da Harvard Business School Online, e certificações como Advanced Chief Sustainability Officer (CSO) Professional, como Facilitadora Certificada LEGO® SERIOUS PLAY® e como Facilitadora Certificada em Pro.Play®.
Daniela Langaro is assistant professor at ISCTE-IUL (Portugal), visiting professor at Catolica Lisbon (Portugal) and collaborated for 5 years with Vlerick Business School (Belgium). Following her 15 years of experience in marketing in companies from Consumer Packaged Goods (Unilever, Procter and Gamble and Danone) and OTC (Angelini Farmacêutica), Langaro moved to academia in 2012. Her general research interests involve issues in internet marketing, social media, brand communications and brand management.
Denise Henriques é doutorada e mestre em Políticas Públicas, pelo ISCTE-IUL, e licenciada em Comunicação Social e Cultural, pela Universidade Católica Portuguesa. É especialista em Políticas de Marca de Países, Regiões e Cidades, relacionando estas Marcas Lugar com as Empresas e o Desenvolvimento Socioeconómico Global, Digital e Sustentável. É Investigadora ICNOVA /Universidade Nova de Lisboa e CIES-IUL/ISCTE-IUL, dedicando-se à docência, investigação e consultoria científica, a (coordenação de) projetos, publicação de artigos em revistas científicas e especializadas, sendo também oradora regular em conferências internacionais. É autora do livro Marca Portugal: Políticas e Atores, adaptado da sua tese de doutoramento, e publicado pelo ISCTE-IUL, com o apoio do IAPMEI- Agência para a Competitividade e Inovação de Portugal. Elaborou, com a AICEP-Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, o Plano Estratégico da Marca Portugal. Foi convidada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Representação da União Europeia e Governo da Guiné Bissau para o conselho de especialistas destinado a desenvolver a Estratégia Guiné Bissau Digital e Turismo. Dirige a Pós Graduação em Placebrand e Place Marketing do ISCTE Executive Education, na qual foi distinguida com o Prémio de Melhor Docente de 2024. Também desenhou, e lecionou, um Curso de Políticas de Marca Lugar e Comunicação Estratégica, na Universidade Nova de Lisboa. Integrou a Comissão Científica das III e IV Conferências Iberoamericanas de Placebranding, e foi júri do I Prémio de Placebranding. Foi Gestora do Programa Universities Portugal, de Internacionalização das Universidades Públicas Portuguesas, sediadas em Lisboa, financiado pelo COMPETE P2020. Foi Membro do Conselho de Internacionalização do ISCTE-IUL, e do Study in Portugal Network, da Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento. Foi cofundadora do Movimento Marcas por Portugal. Iniciou a sua vida profissional há mais de duas décadas, como jornalista na Agência Lusa e no Jornal de Notícias, tendo também dirigido posteriormente serviços de comunicação e relações externas em universidades.
Principais competências - Investigações nas áreas de Marketing Desportivo, Retalho, Marca e Novas Tendências de Marketing.
Competências profissionais - Direção do Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral durante 6 anos; Membro do Comité Científico do Laboratório de Investigação de Marketing Aplicado - Marketing FutureCast Lab
Ambições - Desenvolvimento de atividades de investigação que façam a ligação entre o conhecimento científico e as necessidades da sociedade nos domínios da investigação a que me dedico.
Licenciatura em Gestão de Empresas e MScBA pela ISCTE Business School.
Atividade empresarial nas áreas de marketing e vendas no sector do grande consumo em empresas nacionais e multinacionais com posições de liderança.
Professor Convidado nos níveis de Licenciatura, Mestrado e Ensino Executivo. Atividade Docente nas áreas de Gestão de Marketing, Marketing Operacional, Marketing Internacional, Negócios Internacionais, Distribuição e Merchandising, Experiência de Retalho.
Orientação de teses de mestrado nas áreas de Marketing, Estratégia, Internacionalização, RH e Responsabilidade Social.
ESTEVES, Pedro Manuel Macieira
Data e Local de Nascimento
22 de Outubro de 1956 em Lisboa
Habilitações Académicas
Licenciatura em Economia na Universidade Técnica de Lisboa (ISE/ISEG) 1980 média final 15 val
Master Shipping Managing, Cambridge UK 1985
Certificate Miller Heiman, USA 2007
Certificate Cockpit Management, Bruxelas 2010
Experiência Ensino / Formação
. Formador certificado em Strategic Selling e Conceptual Selling tendo aplicado em inúmeras empresas nomeadamente – Sanofi, Roche, Novartis, etc.
. Formador especialista em desenvolvimento comercial, nomeadamente em técnicas e processos de venda
. Coordenador e formador da Tracy International no Programa GENEOS - Ganhar as Empresas para uma Nova Estratégia Operacional de Sucesso;
. Formador na Tracy International no Programa FACE-Formação e acompanhamento de Criadores de Empresas e em inúmeros programas de alta direcção;
. Professor das cadeiras de “Gestão de Força de Vendas” e “Distribuição” no IPAM - Instituto Português de Administração e Marketing;
. Professor da cadeira de “Estudos de Mercado” no Curso Técnico de Marketing e Publicidade - IMPACT.
. Professor da cadeira de Negociação do curso de Gestão de Marketing - ISCTE
. Orador em inúmeros Seminários e Conferências
. Formador em inúmeras acções de formação para executivos de topo
Experiência Profissional
- Diretor Executivo Marketing Future Cast Lab - ISCTE
- Professor auxiliar convidado ISCTE
- Administrador da 3D Cities SA desde 2005 até 2010
- Administrador da Mind Capital SA desde 2005 até 2010
- Administrador da Galileu SA desde 2000 até à venda em 2005
- Senior Partner da Tracy International (até 2000)
- Diretor Comercial e Vendas Joh. A. Benckiser Portugal, Lda. Até 1994
- Diretor Comercial Nutrexpa Portugal até 1992
- Director de Marketing e Vendas Heinz. Portugal desde 1986 até 1990
Co-autoria de Livros
- Gestão no Pós-Covid 19
- APHP - 50 Anos a cuidar da saúde dos portugueses
Contactos