Plano de Estudos para 2024/2025
Unidades curriculares | Créditos |
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E-Commerce
A importância do E-C;Dados de compras online-PT e Mundial;como deve uma empresa apostar;Digital World:O mundo não é apenas físico;Landscape da indústria de retail; O comércio Digital;O comércio "Phidigital";E-C:os terrenos comuns e frameworks;Comportamento de compra e o que influencia;Capacidades: estratégia, criação de relação e facilitadores;Visão estratégia;A importância do CRM:Aquisição, fidelidade e desenvolvimento do cliente;purchase drivers and behavior;Propostas de valor and business models;Os principais business models;Dos produtos às plataformas;Os ecossistemas em E-C;Transformação de Modelos de Negócio;O caso das marcas nativas e verticais;As plataformas de E-C;Arquitecturas:os E-C e os marketplaces;A importância do UX e do UI para a compra;M-C e a importância de Mobile;Conteúdos no processo de venda;Business Intelligence - o que ter em consideração;Operações e logística;Os bastidores do E-C;Modelos logísticos;Inovações na logística;O apoio ao cliente;Tendências em E-C
BibliografiaE-Mail Marketing & Marketing Automation
Enquadramento
Importância de e-mail num plano de comunicação
Importância de e-mail para E-commerce & performance marketing
Captação de leads e base de dados
Estratégias para captação
Segmentação e criação de listas
Newsletters e e-mails
Como estruturar um email
O que medir
Plataformas
RGPD - em que consiste
Lead Nurturing & scoring
Como ir da angariação da lead à venda
Sistema de atribuição de pontos por comportamento
Plataformas
Métricas e Análise
Marketing Automation
E-mail Marketing, Chatbots, SMS, Automatismo: como capitalizar uma estratégia
integrada
Enquadramento
Principais Dados de utilização - Em Portugal e no Mundo
- O Novo consumidor e o que significa para as empresas
- Modelo POE
- Modelo RACE
- A Jornada do Consumidor e o seu mapeamento
- Principais Ferramentas de Marketing Digital
- Agile Project Management - a nova forma de gestão
- Case Studies
- Boas práticas
Influencers Marketing
Enquadramento
De que se trata Marketing de Influência
Importância para as marcas e como o encaixar num plano de marketing
Identificação de influenciadores
O que ter em consideração
Ferramentas úteis
Tipo de influenciados
Top influencers em Portugal e no Mundo
Trabalhar com influenciadores
Earned VS Paid Media
Como elaborar briefings
O que ter em consideração com contratos
Melhores práticas
Estudos de caso.
Linkedin para Empresas
Enquadramento e Páginas de LinkedIn
Especificidades da plataforma
Tipos de presenças e páginas para empresas
Como personalizar correctamente a página e definições disponíveis
Criação de conteúdo
O que ter em consideração
Dicas para conseguir impactar mais pessoas e alcançar objectivos
Anúncios de LinkedIn
Formatos disponíveis
Critérios de segmentação
Plataforma de self-service VS Premium
Optimização de perfis
O que tem o LinkedIn em consideração
Dicas para ter maior destaque nas pesquisas LinkedIn
Outras ferramentas Premium
Dos perfis upgraded ao Sales Navigator
Social Selling
De que se trata e como podem as empresas usar
Marketing de Conteúdos & Branded Content
Fundamentos do Brand Content
A Evolução dos media nos últimos anos
o papel de cada meio na vida do consumidor
Content is a King but the queen are the social media
Brand content o que é e como funciona nos diferentes meios
Estratégia de Brand content
Identificar territórios da marca e ou territórios tendência
Criação e conceito
Best pratices
Brand content
Conceitos importantes em brand contente e as duas diferenças
Casos práticos em diversos meios - onde o brand content é o coração da estratégia
Legislação
KPIS e Métricas
Medição & Reporting
Introdução ao Digital Analytics
O que é possível medir-se
Principais métricas
Dos objectivos aos KPIs
Principais plataformas de web analytics
As mais usadas em portugal
Diferenças entre plataformas
Plataformas quantitativas e qualitativas
Google Analytics
Métricas disponíveis
Como são calculadas
Funcionalidades da plataforma: das mais básicas a funcionalidades avançadas
Integração de fontes de informação
Google Tag Manager
De que trata e utilidade
Como configurar
Atribuição
O que são modelos de atribuição
Diferentes modelos de atribuição
Como são medidos
Modelos de atribuição Google
Plataformas de visualização de dados e reporting
Como ir da métrica ao Insight
Exercícios Práticos
Plano de Marketing Digital
A construção de um plano de marketing digital: principais elementos e metodologias
Componentes do marketing digital
Consumidores: o perfil, a audiência e o funil de conversão
Audiências e pontos de interação
Research e Insight
Estrutura completa do plano
Integração de tácticas digitais no plano
Principais Medições e Análise para o sucesso do plano
Estratégias para enriquecer o plano de marketing: do inbound marketing, à
performance e ao growth hacking
Sem - Google Ads
Enquandramento - A importância de Google Ads - Pesquisas;Principais funcionalidades & vantagens;Estruturar uma conta Google Ads para o Sucesso;Classificação do Anúncio - O Índice de Qualidade num sistema de leilões;Poder da segmentação:Os vários critérios das palavras- chave aos dispositivos;Display Ads;O que ter em consideração: da criatividade à medição;Critérios de segmentação;Youtube Ads;Youtube: O segundo maior motor de pesquisas do Mundo e a importância dos anúncios;Formatos existentes;Modelos de pagamento;Boas práticas para criação e gestão de campanha;Google Shopping;A importância deste formato para E-C;O que ter em consideração e como fazer uma campanha;Exercício prático;Criação de grupos de anúncios;Criação e programação de anúncios que geram conversões;Extensões de anúncios como driver de conversão;Dos objectivos à escolha de formatos;Medição de resultados e testes;O que é possível medir-se e o que ter em consideração;Que tipo deverão ser feitos para otimização das campanhas
BibliografiaSocial Media Advertising
Social Media Ads Vs Google Vs Amazon;Especificidades de diferentes modelos de Social Media Ads;Facebook Ads;Diferentes modelos: de impulsionar publicações a Premium Ads;Plataformas de criação e gestão de campanhas;Facebook Ads- Plataforma de self-service;Funcionalidades da plataforma;Diferenças entre objectivos;Opções de segmentação;Opções de locais de publicação;Opções de pagamento;Opções criativas;Facebook Ads- Planeamento;Do objectivo da empresa à Criatividade;Facebook ads - E-commerce;Retargeting - opções;Anúncios de Catálogo;Anúncios dinâmicos;Como Planear flows de comunicação;Facebook Ads - reporting;Métricas disponíveis;Como estruturar um relatório;Instagram Ads;Formatos disponíveis;Locais de publicação disponíveis;Anúncios na rede social vs plataforma de self-service;Cuidados a ter com as criatividades;Medição de retorno;Linkedin Ads;Formatos disponíveis;Locais de publicação;Critérios de segmentação;Como construir um bom anúncio;Outros social ads;Do tripadvisor ao Pinterest
BibliografiaSocial Media Marketing
Enquadramento: Tipos de social media;Dados de utilização - Portugal e Mundo;Públicos VS Plataformas;Como escolher onde estar e como estar
Instagram Marketing:Especificidades da plataforma;Como criar bom conteúdo;Especificidades dos formatos de conteúdos;Como usar Instagram para E-C;Medição de resultados;Ferramentas úteis
Outras Redes Sociais:Youtube;WhatsApp;Tripadvisor;Pinterest;Plataformas sociais de nicho e em ascensão;
Estratégia de Social Media & tendências:Como ir dos objectivos à medição;A importância do Conteúdo;Como fazer planeamento de conteúdo;Tendências em Social Media
Tendências de Marketing Digital
1. Principais alterações de contexto
2. Como fazer marketing num ambiente cada vez mais digital
3. Principais indicadores do Darwinismo Digital
4. As novas regras de sucesso
5. What´s next?
Websites & Mobile Marketing
Web Development
● Estruturas Plataformas Digitais
● Plataformas gestão de conteúdos
● Sites Institucionais, Mini-sites, Plataformas de e-Commerce, Web Apps
● Front End vs Back End
● DevOps
● Hosting e DNS
● Importância do SEO e Copywriting
Landing Pages
● Como estruturar uma LP
● Elemento a ter em consideração na sua construção
● Performance Marketing e LP - a sua importância
● Importância de Funis de Conversão e o papel da LP's
● Quality Score das LP´s
● A/B Testing - que testes realizar
Mobile Marketing
● A importância do mobile
● Do responsive às aplicações
● Planeamento para formatos mobile