Plano de Estudos para 2024/2025
Unidades curriculares | Créditos | |
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Desafios Contemporâneos para Dirigentes Públicos
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Liderança e Gestão de Organizações Públicas
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Normas para a Boa Gestão Pública
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Seminário de Projeto e Coaching para Líderes Públicos
3.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 3.0 |
Desafios Contemporâneos para Dirigentes Públicos
"No final desta unidade curricular os formandos devem ser capazes de:
- Identificar a evolução da Administração Pública nas suas distintas fases de missão e operacionalização
- Reconhecer a importância do relacionamento com o cidadão no quadro da valorização e interesse e serviço público e dos deseafios atuais e futuros
- Estar conscientes dos principios éticos que regem os serviços públicos e da responsabilidade que os rodeia
- Reconhecer a importância do papel de dirigente no que se refere ao interface com as políticas
- Agir como agentes de mudança e modernização, com uma atitude prospetiva que antecipa em vez de reativa."
"Organização da Administração Pública: estrutura, divisão de poderes e atribuições dos órgãos e entidades públicas.
Valorização do interesse e serviço público: Relações entre administração pública e sociedade, participação, controle social e diálogo entre governo e cidadãos.
Transparência e Prestação de contas na Administração Pública: deveres, obrigações e servidores públicos, código de conduta e práticas de transparência e prestação de contas.
Desafios Contemporâneos: os desafios contemporâneos do serviço público, sua identificação e a responsabilidade de contribuir para o desenho, implementação e avaliação das políticas
Tecnologia e inovação no serviço público: uso de tecnologias para melhorar a eficiência, qualidade e transparência na prestação de serviços públicos.
Etapas da análise prospectiva: identificação dos fatores chave de mudança, elaboração de cenários, análise de impactos e riscos, definição de estratégias e planos de ação."
"A avaliação inclui um trabalho individual e um trabalho de grupo, valorizados em 50% cada:
Trabalho de Grupo - Caso pedagógico ou problema prático resolvido e apresentado em grupo.
Trabalho Individual - Participação em fórum de discussão (15%) e apresentação de argumentos a favor e contra para a resolução de problemas concretos (15%). Realização dos exercícios solicitados sobre as leituras e exploração dos materiais e conceitos teóricos (20%)"
Title: UN-DPDM (2007). Civic engagement in public policies : a toolkit. New York, United Nations
Authors: -
Reference: null
Year: -
Title: Gertler, P. J., Martínez, S., Premand, P., & Rawlings, L. B. (2018). Avaliação de Impacto na Prática, segunda edição. World Bank Publications
Authors: -
Reference: null
Year: -
Title: Madureira, C. (2020), A reforma da administração pública e a evolução do estado-providÊncia em Portugal: história recente», Ler História, 76
Authors: -
Reference: null
Year: -
Title: Ferraz, D. (2020), A contratação de funcionários públicos. In R. P. Mamede; & P. A. e. Silva (Eds.), O Estado da Nação e as Políticas Públicas 2020: Valorizar as Políticas Públicas (p76-80)
Authors: -
Reference: null
Year: -
Title: Ferraz, D. (2020). Políticas Públicas e Segurança Social:génese, funções, tensões e Equilíbrios. SEGURANÇA SOCIAL: SISTEMA, PROTEÇÃO, SOLIDARIEDADE E SUSTENTABILIDADE
Authors: -
Reference: null
Year: -
Title: Bonito, J. (2019). A prossecução do interesse público pela Administração Pública: Algumas notas em contexto Português. Direito Público, 15(85)
Authors: -
Reference: null
Year: -
Title: Azzone, G. (2018). "Big data and public policies: Opportunities and challenges." Statistics & Probability Letters 136: 116-120
Authors: -
Reference: null
Year: -
Liderança e Gestão de Organizações Públicas
"No final do módulo os formandos devem:
- Ter melhorado as competências de gestão de equipas e ter enriquecido o seu portfólio de conhecimentos de como agir paa motivar e juntar pessoas, a trabalhar em rede de forma cooperativa
- Ser capazes de definir estratégias futuras com base em técnicas de prospetiva e cenarização
- Saber montar uma estratégia e utilizar ferramentas na esfera do design thinking para melhorar os resultados
- Utilizar ferramentas para a gestão das diversas fases de um projeto, potenciando a sua implementação
- Aplicar os conceitos de gestão da qualidade e saber que quadros existem para balizar e garantir procedimentos
- Ter consciência do seu papel na gestão de crises e da importância de ter bons sistemas de comunicação interna e externa em permanente prontidão e utilização.
-Conhecer técnicas de Marketing e comunicação pública"
"Liderança e gestão de equipas:Teorias e competências de liderança, gestão de equipas de alto desempenho, gestão de conflitos.Criação de redes e trabalho colaborativo.
Prospectiva, planeamento e gestão estratégica:Planeamento estratégico, formulação de objetivos e metas, alinhamento entre estratégia e ações, Design Thinking, processo de gestão e implementação de programas, Cenarização e prospectiva, Avaliação
Gestão de projetos e programas:Ciclo de vida de projetos, metodologias de gestão de projetos, gestão de riscos e incertezas, gestão de programas.
Qualidade inovação e gestão da mudança:Conceitos e modelos de gestão da qualidade, ferramentas de qualidade, gestão da qualidade na administração pública, inovação.
Gestão de crises e a importância da comunicação:Gestão de crises e situações de emergência, comunicação em situações de crise, planeamento de contingência.
Marketing e Comunicação Pública:Comunicar com o cidadão contribuindo para o aumento da qualidade das políticas públicas."
"A avaliação inclui um trabalho individual e um trabalho de grupo, valorizados em 50% cada:
Trabalho de Grupo - Caso pedagógico ou desafio indeitficado pelos formandos resolvido e apresentado em grupo.
Trabalho Individual - Participação em fórum de discussão (15%) e apresentação de argumentos a favor e contra para a resolução de problemas concretos (15%). Realização dos exercícios solicitados sobre as leituras e exploração dos materiais e conceitos teóricos (20%)
"
Title: Pollitt, Christopher and Bouckaert, Geert (2017), Public Management Reform: A Comparative Analysis - Into The Age of Austerity The Oxford Handbook of Public Management, 4ed, Oxford University Press.
Authors: -
Reference: null
Year: -
Title: Madureira, C., Rando, B., & Ferraz, D. (2020), The Public Administration Performance Appraisal Integrated System (SIADAP) and the Portuguese Civil Servants Perceptions. International Journal of Public Administration, 1-11.
Authors: -
Reference: null
Year: -
Title: Gertler, P. J., Martínez, S., Premand, P., & Rawlings, L. B. (2018). Avaliação de Impacto na Prática, segunda edição. World Bank Publications.
Authors: -
Reference: null
Year: -
Title: ISCTE-IPPS (2021), Reforma e Reorganização Administrativa - A quimera administrativa: pessoas e organizações, David Ferraz (Cood,cien)
Authors: -
Reference: null
Year: -
Title: Caldeira, Jorge (2014), Monitorização da Performance Organizacional, Lisboa, Edições Almedina
Authors: -
Reference: null
Year: -
Normas para a Boa Gestão Pública
Constituem objetivos de aprendizagem:
1- Compreender o enquadramento legal da administração pública em Portugal;
2- Identificar as principais fontes do direito público;
3- Conhecer os princípios gerais da Administração Pública;
4- Analisar a organização e funcionamento da Administração Pública em Portugal;
5- Conhecer o quadro legal e sua evolução, designadamente nos seguintes níveis:
-Organização do Estado e da AP
-Procedimento Administrativo
-Gestão de pessoas
-Administração financeira do Estado, do ciclo da receita e despesa pública
-Contratação Pública
- RGPD
1-Organização do Estado e da Administração Pública
Introdução à Administração Pública;
Estrutura do Estado português;
Administração Central, Regional e Local;
Entidades administrativas independentes.
2- O Procedimento Administrativo
Conceito e objetivos do procedimento administrativo;
Fases do procedimento administrativo;
Princípios gerais dos procedimentos administrativos;
Recursos e impugnação dos atos administrativos.
3-Gestão de Pessoas na Administração Pública
Os vínculos e as garantias de imparcialidade
Gestão de carreiras, desempenho e remunerações;
4- Administração Financeira do Estado
Princípios de administração financeira pública;
Orçamento do Estado e sua execução;
Ciclo da receita e despesa pública.
5- Contratação Pública
Conceito e objetivos da contratação pública;
Tipos de contratos públicos;
Procedimentos de contratação pública.
5- RGPD
A avaliação é contínua e inclui um trabalho individual e um trabalho de grupo, valorizados em 50% cada:
Trabalho de Grupo - Caso pedagógico resolvido e apresentado em grupo.
Trabalho Individual - Participação em fórum de discussão on-line (15%) e apresentação de argumentos a favor e contra para a resolução de problemas concretos (15%). Realização dos exercícios solicitados sobre as leituras e exploração dos materiais e conceitos teóricos (20%)
São previstas duas épocas de avaliação para a entrega de trabalhos individuais. A não realização do trabalho de grupo ou individual implica que o aluno seja sujeito à época especial, sendo avaliado por um trabalho individual (entre 15 a 20 páginas) a submeter on-line.
Seminário de Projeto e Coaching para Líderes Públicos
"No final desta unidade curricular os formandos devem ser capazes de ter desenvolvido um projeto aplicado que envolva diversas dimensões como, entre outras, quadro legal e ética da AP, gestão de pessoas, de recursos financeiros.
Em especial devem estar demonstrada a capacidade de:
-Identificar um problema real, contextualizado, qualificado e quantificado
-Abordar o problema de um ponto de vista conceptual, teórico e essencialmente prático
-Desenhar políticas e/ou soluções, sendo capazes de antecipar o respetivo impacto
-Definir um plano de recursos necessários."
"Identificação de wicked problems e temas de trabalho de Projeto
O desenho do projeto
A implementação do projeto
Afetação de recuros
Debate avançado
Feedback personalizado"
"A avaliação consiste na avalição do progresso obtido desde a identificação do problema à sua abordagem de resolução, promovendo uma avlaiação contínua assente em feedback personalizado aos estudantes.
No final, os alunos devem fazer uma apresentação do seu projeto e será feito um acompanhamento dos mesmos em sessões de coaching executivo."
Title: Project Management Institute (ed.) (2017) Guia PMBOOK, 6ed. PMBook, PMI.
Authors: -
Reference: null
Year: -
Title: Pan Fagerlin, W. and Lövstål, E. (2020), "Top managers’ formal and informal control practices in product innovation processes", Qualitative Research in Accounting & Management, Vol. 17 No. 4, pp. 497-524.
Authors: -
Reference: null
Year: -
Title: Grant, A. M., & Gerrard, B. (2020). Comparing problem-focused, solution-focused and combined problem-focused/solution-focused coaching approach: Solution-focused coaching questions mitigate the negative impact of dysfunctional attitudes. Coaching: An International Journal of Theory, Research and Practice, 13(1), 61-77.
Authors: -
Reference: null
Year: -
Title: 'Borrueco, M., Torregrossa, M., Pallarès, S., Vitali, F., & Ramis, Y. (2023). Women coaches at top level: Looking back through the maze. International Journal of Sports Science & Coaching, 18(2), 327-338.
Authors: -
Reference: null
Year: -