Licenciatura

Acreditações

A3ES logo

Ver mais

Acreditado
3 Anos
30 jul 2022
Registo DGES
Registo inicial R/A-Cr 135/2022 de 11-07-2022
Registo de alteração
Contactos
Escola de Tecnologias Digitais Aplicadas (Iscte-Sintra)
Avenida Heliodoro Salgado nº 3 2710-569 Sintra
secretariado.sintra@iscte-iul.pt
210 464 360
9:00 - 17:30

Propinas UE (2025/2026)

1.ºAno 697.00 €
2.ºAno 697.00 €
3.ºAno 697.00 €

Propinas fora da UE (2025/2026)

1.ºAno 7000.00 €
1.ºAno 
2.ºAno 
2.ºAno 7000.00 €
3.ºAno 7000.00 €
3.ºAno 
Candidatar
Leccionado em Português
Tipo de ensino Presencial

Plano de Estudos para 2025/2026

1º Ano
Matemática Aplicada
6.0 ECTS
Complementos de Matemática Aplicada
6.0 ECTS
Algoritmia e Estrutura de Dados
6.0 ECTS
Planeamento e Gestão de Projetos
6.0 ECTS
Sistemas Operativos e Virtualização
6.0 ECTS
Desenho Centrado no Utilizador
6.0 ECTS
Introdução às Redes de Computadores
6.0 ECTS
Fundamentos de Programação
6.0 ECTS
Trabalho, Organizações e Tecnologia
6.0 ECTS
Introdução ao Design Thinking
2.0 ECTS
Trabalho Académico com Inteligência Artificial
2.0 ECTS
Apresentações em Público com Técnicas Teatrais
2.0 ECTS
2º Ano
Desenvolvimento Ágil de Software
6.0 ECTS
Programação para a Internet
6.0 ECTS
Empreendedorismo e Inovação II
6.0 ECTS
Desenvolvimento de Software para A Nuvem
6.0 ECTS
Sistemas de Informação Analíticos
6.0 ECTS
Bases de Dados e Gestão de Informação
6.0 ECTS
Empreendedorismo e Inovação I
6.0 ECTS
Estatística e Probabilidades
6.0 ECTS
Programação Orientada para Objectos
6.0 ECTS
Programação para Ciência dos Dados
6.0 ECTS
3º Ano
Big Data
6.0 ECTS
Projeto Aplicado de Software e Aplicações I
6.0 ECTS
Introdução à Cibersegurança
6.0 ECTS
Projeto Aplicado de Software e Aplicações II
6.0 ECTS
Programação para Mobilidade
6.0 ECTS
Tecnologia, Economia e Sociedade
6.0 ECTS

Optativas recomendadas

Campus Sintra

  • Empreendedorismo e Inovação III (1º semestre)
  • Introdução à Ciência Política (1º semestre)
  • Inteligência Artificial (1º semestre)
  • Empreendedorismo e Inovação III (1º semestre)
  • Marketing Digital (1º semestre)
  • Text Mining (1º semestre)
  • Criptografia Aplicada (2º semestre)
  • Design de Jogos (2º semestre)
  • Empreendedorismo e Inovação IV (2º semestre)
  • Programação e Análise de Dados em Excel (2º semestre)
  • Robótica e Automação Avançada (2º semestre)

Campus Lisboa

  • Arquitetura de Redes (1.º Semestre)
  • Interação Pessoa-Máquina (1.º Semestre)
  • Descoberta e Extração de Conhecimento de Dados (2.º Semestre)
  • Programação Concorrente e Distribuída (1.º e 2.º semestre)

Objetivos

Na conclusão da Licenciatura em Desenvolvimento de Software e Aplicações, pretende-se que os estudantes fiquem habilitados à conceção, planeamento, programação, avaliação e implantação - em produção - de aplicações e produtos de software em múltiplas áreas de aplicação, para ambientes nativos e web, dos lados do cliente, servidor e da nuvem.

Os estudantes mobilizarão os conhecimentos seguintes: gestão do desenvolvimento ágil de produtos de software; desenho de experiências de utilizador; plataformas de desenvolvimento e teste de software; linguagens de programação; sistemas de informação operacionais e analíticos; bases de dados relacionais e não relacionais; sistemas distribuídos; redes e princípios da cibersegurança aplicados a sistemas, aplicações e informação. Serão ainda explorados conhecimentos sobre o funcionamento das organizações; o contexto da profissão nos quadros de regulação aplicados; a empregabilidade; os princípios de qualidade e segurança; as dinâmicas de transformação social e o impacto das tecnologias na sociedade.

Conhecer, saber aplicar/conceber:

  • Roteiro de um produto de software;
  • Coordenação, planeamento e avaliação do desempenho de uma equipa de desenho ágil de software centrado no utilizador;
  • Ciclo de vida ágil do produto de software considerando requisitos técnicos, de negócio e mercado, as necessidades dos clientes e utilizadores;
  • Design Thinking e Design Sprint na conceção e avaliação de protótipos e respetivas UX;
  • Desenho e teste de software cliente, servidor, distribuído com computação de big data na nuvem, com diversas plataformas (IDE) e linguagens de programação: Java, Python, HTML+ CSS, Javascript, Low Code;
  • Documentação técnica e comunicação do software que desenvolve, testa e avalia;
  • Manutenção evolutiva e corretiva do software;
  • Análise e modelação UML de SI seguros, operacionais e analíticos;
  • Desenho, acesso seguro e administração de bases de dados relacionais SQL e não relacionais;
  • Configuração de redes locais seguras;
  • Instalação e configuração de sistemas operativos e software aplicacional em máquinas novas, físicas ou virtuais.


Contactos
Escola de Tecnologias Digitais Aplicadas (Iscte-Sintra)
Avenida Heliodoro Salgado nº 3 2710-569 Sintra
secretariado.sintra@iscte-iul.pt
210 464 360
9:00 - 17:30
Candidatar
Voltar ao topo