Acreditações
Plano de Estudos para 2025/2026
Unidades curriculares | Créditos | |
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Planeamento e Gestão de Projetos
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Recursos Digitais Estáticos
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Trabalho, Organizações e Tecnologia
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Fundamentos de Análise de Dados
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Metodologias de Ensino e Aprendizagem
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Geometria e Estatística
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Psicologia da Aprendizagem
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Fundamentos de Programação
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Comunicação e Aprendizagem Multimédia
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Trabalho Académico com Inteligência Artificial
2.0 ECTS
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Competências Transversais | 2.0 |
Introdução ao Design Thinking
2.0 ECTS
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Competências Transversais | 2.0 |
Apresentações em Público com Técnicas Teatrais
2.0 ECTS
|
Competências Transversais | 2.0 |
Empreendedorismo e Inovação II
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Programação para a Internet
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Recursos Digitais Dinâmicos
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Introdução à Cibersegurança
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Bases de Dados e Gestão de Informação
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Desenvolvimento Curricular
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Gestão da Formação
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Desenho Centrado no Utilizador
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Empreendedorismo e Inovação I
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Tecnologia, Economia e Sociedade
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Inteligência Artificial Aplicada à Educação
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Sistemas de Informação Analíticos
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Projeto Aplicado de Tecnologias Digitais Educativas I
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Inclusão e Acessibilidade
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Projeto Aplicado de Tecnologias Digitais Educativas II
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Planeamento e Gestão de Projetos
O objetivo da UC é desenvolver um projeto tecnológico com alinhamento no âmbito do Curso. Ao longo desta UC será estabelecido o contato com planeamento do projeto com as fases principais de análise de requisitos , desenvolvimento, testes parciais e testes finais e alterações. O contato com equipamento laboratorial e ferramentas é um dos objetivos para a concepção do projeto de software, hardware ou ambos.
I. Introdução à inovação tecnológica de acordo com os eixos da Europa
II. Planeamento de um projeto tecnológico e as suas fases
III. Aspetos essenciais para o desenvolvimento de um projeto
IV. Definição de recursos materiais
V. Orçamento de um projeto
VI. Plano de Testes parciais e de conjunto
VII. Apresentação de um projeto tecnológico
VIII. Demonstração de projeto tecnológico
IX. Elaboração de Relatório Técnico
Avaliação periódica:
- Realização de projeto em grupo: primeira apresentação: 30%; segunda apresentação e demonstração: 40%; relatório final: 30%; As apresentações, demonstração e defesa são em grupo.
Title: Lester A. / 7th edition, Elsevier Science & Technology., Project Management Planning and Control, 2017, ·, ·
Tugrul U. Daim, Melinda Pizarro, e outros / Spinger, Planning and Roadmapping Technological Innovations: Cases and Tools (Innovation, Technology, and Knowledge Management), 2014, ·, ·
Authors:
Reference: null
Year:
Recursos Digitais Estáticos
OA1 - Entender conceitos básicos de composição, estrutura e construção da forma gráfica.
OA2 - Entender as diferenças entre imagem vetorial e imagem bitmap.
OA3 - Dominar regras básicas de comunicação gráfica.
OA4 - Dominar técnicas e ferramentas para produção de imagem gráfica vetorial.
OA5 - Dominar técnicas e ferramentas para produção de imagem bitmap.
OA6 - Ser capaz de criar, tratar ou manipular uma imagem gráfica.
OA7 - Dominar técnicas de formatação de texto.
OA8 - Ser capaz de combinar imagem e texto, com vista à criação de um elemento gráfico.
OA9 - Dominar técnicas de construção de narrativa gráfica.
OA10 - Conhecer e saber aplicar diferentes formatos, na exportação de elementos gráficos.
OA11 - Dominar conceitos básicos de webdesign e publicação de imagens online.
CP1. Composição, estrutura e construção da forma gráfica.
CP2. Desenho Vetorial:
- Princípios e conceitos;
- Ferramentas e técnicas de desenho;
- Formatação de texto. Princípios de composição e rigor tipográfico;
- Construção e uso de grelhas;
- Uso de elementos vetoriais.
CP3. Pintura Bitmap:
- Noções e conceitos básicos (pixel);
- Dimensão, resolução e compressão de imagem;
- Modos de Imagem - Uso e domínio dos canais de cor;
- Ferramentas e técnicas de pintura e desenho;
- Criação, manipulação e tratamento de imagem;
- Criação de imagens sintéticas e de simulação;
- Composição de texto (Texto Bitmap vs Texto Vectorial).
CP4. Criação de Recursos Educativos Digitais estáticos:
- Composição da narrativa gráfica em contexto educativo e formativo: relação entre conceito, imagem, texto e suporte;
- Elementos gráficos em intervenções educativas.
A avaliação será contínua, implicando uma presença mínima de 75% nas aulas, sendo os alunos avaliados em diferentes dimensões, de acordo com o seu envolvimento nos processos de produção de trabalho, o interesse demonstrado nas várias matérias e na sua capacidade de produção dos vários conteúdos que deverão ser solicitados ao longo da UC. A nota final resulta da ponderação: 80% projetos + 15% envolvimento nas atividades + 5% assiduidade.
BibliografiaTitle: Wood, B. (2020). Adobe Illustrator: Classroom In A Book. Adobe.
Wilson, D.; Lourekas, P.; Schwartz, R. (2016). Learn Adobe Illustrator For Graphic Design And Illustration. Usa: Peachpit Press.
Lawton, R. (2016). Teach Yourself Photoshop. Bath, Uk: Future.
Graver, A.; Jura, B. (2012). Best Practices For Graphic Designers: Grids And Page Layouts. Beverly, Ma: Rockport Publishers.
Faulkner, A.; Chavez, C.; Wood, B. (2017). Learning Graphic Design And Illustration. Ny, Ny: Pearson Education.
Faulkner, A.; Chavez, C. (2020). Adobe Photoshop: Classroom In A Book. Adobe.
Elmansy, R. (2013). Illustrator Foundations: The Art Of Vector Graphics And Design In Illustrator. Ny, Ny: Focal Press.
Bailey, E. (2015) Photoshop: 20 Photo Editing Techniques Every Photoshop Beginner Should Know. Edward Bailey, 2015.
Armstrong, H. (2009). Graphic Design Theory: Readings From The Field. Ny, Ny: Princeton Architectural Press.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Hembree, R. (2011). The Complete Graphic Designer: A Guide To Understanding Graphics And Visual Communication. Beverly, Ma: Rockport Publishers.
Poulin, R. (2011). The Language Of Graphic Design: An Illustrated Handbook For Understanding Fundamental Design Principles. Beverly, Ma: Rockport Publishers.
Pender, K. (1998). Digital Colour In Graphic Design. Woburn, Ma: Focal Press.
Bierut, M. (2015). How To Use Graphic Design To Sell Things, Explain Things, Make Things Look Better, Make People Laugh, Make People Cry, And (Every Once In A While) Change The World. London, Uk: Thames And Hudson.
Authors:
Reference: null
Year:
Trabalho, Organizações e Tecnologia
OA1: Conhecer as principais teorias, conceitos e problemáticas relacionados com o Trabalho, as Organizações e a Tecnologia;
OA2: Compreender os principais processos da transição digital diretamente relacionados com o mundo do trabalho e as suas organizações;
OA3: Analisar as múltiplas implicações sociais, económicas e políticas trazidas pela transição digital;
OA4: Explorar casos, estratégias e métodos de aplicação que permitam compreender os reais impactos da transição digital nas profissões, empresas e organizações.
CP1. O trabalho é hoje diferente do que foi no passado?
CP2. Que direitos e deveres no mundo do trabalho?
CP3. Como é que a teoria tem olhado para a tecnologia?
CP4. Que tecnologias digitais estão a mudar o trabalho?
CP5. Que futuro para o trabalho?
CP6. A inteligência artificial é assim tão inteligente?
CP7. Onde começa e termina a precariedade?
CP8. De quem é a culpa quando a máquina erra?
CP9. As tecnologias digitais alteram a relação entre sindicatos e empresas?
CP10. Que transformação digital em Portugal?
Avaliação ao longo do semestre:
Cada estudante realiza uma Aula Invertida, que representa 20% da nota final.
Realização de um trabalho individual, representando 35% da nota final.
Realização de um trabalho de grupo, representando no total 35% da nota final (10% a apresentação de grupo e 25% o trabalho escrito).
Assiduidade e participação nas aulas, que representa 10% da nota final. É exigida uma assiduidade mínima não inferior a ⅔ das aulas.
Cada elemento de avaliação tem a nota mínima de 8 valores. A média final dos vários elementos terá de ser igual ou superior a 9,5 valores.
Avaliação por exame (1ª Época em caso de escolha do estudante, 2ª Época e Época Especial): exame presencial, representando 100% da nota final, e nota mínima de 9,5.
Title: Autor, David H., "Why Are There Still So Many Jobs? The History and Future of Workplace Automation.", 2015, Journal of Economic Perspectives, 29 (3): 3-30.
Benanav, A, Automation and the Future of Work, 2020, London: Verso
Boreham, P; Thompson, P; Parker, R; Hall, R, New Technology at Work, 2008, Londres: Routledge.
Crawford, C, The Atlas of AI. Power, Politics, and the Planetary Costs of Artificial Intelligence, 2021, Yale University Press.
Edgell, S., Gottfried, H., & Granter, E. (Eds.). (2015). The Sage Handbook of the sociology of work and employment.
Grunwald, A. (2018). Technology Assessment in Practice and Theory. London: Routledge.
Huws, U. (2019) Labour in Contemporary Capitalism, London, Palgrave.
OIT (2020), As plataformas digitais e o futuro do trabalho
Agrawal A, Gans J, Goldfarb A (2018), Prediction Machines, Boston, Massachusetts, Harvard Business Review Press.
Autor D (2022), The labour market impacts of technological change, Working Paper 30074, NBER Working Paper Series.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: ✔ Autor D (2022), The labour market impacts of technological change, Working Paper 30074, NBER Working Paper Series.
✔ Braun J, Archer M, Reichberg G, Sorondo M (2021), Robotics, AI and Humanity, Springer.
✔ Cedefop (2022). Setting Europe on course for a human digital transition: new evidence from Cedefop’s second European skills and jobs survey, Publications Office of the European Union.
✔ Eurofound (2020), New forms of employment: 2020 update, Publications Office of the European Union.
✔ ILO (2018), The economics of artificial intelligence: Implications for the future of work, International Labour Office.
✔ ILO (2019), Work for a Brighter Future – Global Commission on the Future of Work. International Labour Office.
✔ Nowotny H (2021), “In AI we trust: how the Covid-19 Pandemic Pushes us Deeper into Digitalization”, Delanty G (ed.) (2021), Pandemics, Politics and Society, De Gruyter, 107-121.
✔ OECD (2019b), How’s Life in the Digital Age?, OECD Publishing.
✔ Wilkinson A, and Barry M (eds) (2021), The Future of Work and Employment, Edward Elgar.
✔ Zuboff S (2019), The Age of Surveillance Capitalism, PublicAffairs.
Authors:
Reference: null
Year:
Fundamentos de Análise de Dados
Após frequência bem sucedida na unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de:
OA1. Conhecerem e ficarem familiarizados com diferentes formatos de dados.
OA2. Conhecer um ciclo completo de análise dos dados.
OA3. Saber fazer uma analise exploratória de dados usando o R.
OA4. Saber modelar um conjunto de dados.
OA5. Implementar uma solução de análise de dados com vista ao estudo de um determinado problema.
CP1. Introdução à análise de dados
CP2. Introdução ao R e RStudio
CP3. Conhecimento dos problemas em análise de dados, exemplos de aplicação
CP4. O ciclo completo da análise de dados
CP5. Dados e formatos dos dados
CP6. Preparação dos dados
CP7. Probabilidades; estatística descritiva de dados e análise exploratória de dados
CP8. Visualização dos dados
CP9. Modelação e aprendizagem automática de modelos de dados
CP10. Métodos de avaliação dos modelos
CP11. Reporte e publicação de resultados
A avaliação na modalidade 'ao longo do semestre' resulta da efetivação de dois testes individuais : um teste intercalar e um outro no final do semestre (20% cada um) , e um trabalho em grupo (máximo de 3 alunos) com elaboração de dois relatórios (20% cada um) e uma apresentação oral (20%) a efetuar pelo grupo e esta com classificação individual.
É exigida uma assiduidade mínima não inferior a 2/3 das aulas (os alunos podem faltar 4 aulas em 12).
O Exame Final é um exame escrito, individual, sem consulta, com toda a matéria. Realiza exame final, na época 1, 2 ou especial, quem não tenha concluído com sucesso a avaliação ao longo do semestre, com uma nota média superior ou igual a 10 (em 20).
Title: Hadley Wickham, Mine Çetinkaya-Rundel, Garrett Grolemund, 'R for Data Science', 2nd Edition, O'Reilly Media, Inc. 2023.
Cole Nussbaumer Knaflic, 'Storytelling with data: a data visualization guide for business professionals', John Wiley & Sons, Inc., 2015.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Torgo, Luis. 'Data mining with R: learning with case studies' (2nd Edition), chapman and hall/CRC, 2016.
C. O'Neil, R. Schutt. 'Doing Data Science: Straight Talk from the Frontline', O'Reilly, 2013.
T. W. Miller, 'Marketing Data Science: Modeling Techniques in Predictive Analytics with R and Python?' O'Reilly, 2015.
Aggarwal, C. C. , 'Data mining: the textbook' (Vol. 1), Springer, 2015.
Han, J., Pei, J., & Tong, H. 'Data mining: concepts and techniques', Morgan Kaufmann, 2022.
P. Tattar, T. Ojeda, S. P. Murphy B. Bengfort, A. Dasgupta, 'Practical Data Science Cookbook', Second Edition, Packt Publishing, 2017.
Authors:
Reference: null
Year:
Metodologias de Ensino e Aprendizagem
OA1. Distinguir métodos de ensino direto e indireto
OA2. Desenhar objetivos de aprendizagem a partir do conteúdo e dos resultados desejados
OA3. Definir metas e resultados de aprendizagem a partir de grandes questões
OA4. Identificar evidências de aprendizagem
OA5. Implementar estratégias de aprendizagem ativa e combinada
OA6. Aplicar métodos de observação de sala de aula
OA7. Categorizar tipos de feedback
OA8. Criar e adaptar estratégias de ensino tendo em conta diferentes necessidades individuais e coletivas dos alunos
CP1. Introdução aos métodos de ensino direto e indireto
CP2. Objetivos de aprendizagem
CP3. Metas e resultados de aprendizagem
CP4. Evidências de aprendizagem
CP5. Aprendizagem ativa
CP6. Articulação de estratégias de ensino
CP7. Métodos de observação de sala de aula
CP8. Feedback
CP9. Organização do processo de ensino-aprendizagem
1ª Época: O estudante no início do semestre escolhe se quer ser avaliado na modalidade avaliação ao longo do semestre ou avaliação por exame. É exigida uma assiduidade mínima não inferior a 3/4 das aulas.
Avaliação ao Longo do Semestre: Tarefas (5%) com nota mínima de 9,5, Relatório com Estudo de Caso (60%), com nota mínima 9,5, e Frequência (35%), com nota mínima 8,5
Avaliação por Exame: Exame (100%), com nota mínima 9,5
2ª Época: Exame (100%), com nota mínima 9,5
Época Especial: Exame (100%), com nota mínima 9,5
Title: Cosme, A., Lima, L., Ferreira, D., & Ferreira, N. (2021). Metodologias, métodos e situações de aprendizagem: Propostas e estratégias de ação. Porto: Porto Editora.
Belland, B. (2017). Instructional Scaffolding in STEM Education. Strategies and Efficacy Evidence. New York:Springer
Hattie, J. (2017). Aprendizagem visível para professores: como maximizar o impacto da aprendizagem. Penso Editora.
Hattie, J. (2023). Visible learning: The sequel: A synthesis of over 2,100 meta-analyses relating to achievement. Taylor & Francis.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Van Merrienboer, J. J., & Sweller, J. (2005). Cognitive load theory and complex learning: Recent developments and future directions. Educational psychology review, 17, 147-177.
Authors:
Reference: null
Year:
Geometria e Estatística
OA1 Representar pontos e vetores e calcular distâncias.
OA2 Realizar operações com vetores e identificar a posição relativa de planos e retas.
OA3 Determinar equações da reta e do plano.
OA4 Calcular e interpretar os produtos interno e externo entre vetores.
OA5 Parametrizar curvas e calcular os vetores normal e tangente.
OA6 Identificar as diferentes cónicas e fazer a representação.
OA7 Compreender as propriedades dos triângulos e aplicar na resolução de problemas.
OA8 Distinguir entre populacão e amostra e classificar variáveis.
OA9 Representar e analisar dados e aplicar e interpretar medidas estatísticas.
OA10. Aplicar medidas de inferência estatística e testes de hipóteses.
OA11 Compreender e aplicar o conceito de distribuição.
OA12 Adquirir capacidades na resolução de problemas contextualizados em temas do curso.
OA13 Articular as diferentes abordagens dos conteúdos: gráfica, numérica e algébrica.
CP1 Pontos e vetores no plano e no espaço
CP2 Distância entre pontos e de um ponto a uma reta. Secções planas e superfície esférica. Medidas
CP3 Vetores e operações. Produto interno. Paralelismo e perpendicularidade de vetores. Posição relativa de retas e planos
CP4 Vetor director e equação da reta
CP5 Produto vetorial. Vetor normal a um plano e equações do plano
CP6 Parametrização de curvas no plano e no espaço. Vetores normal e tangente a uma curva. Intersecção de curvas. Coordenadas polares
CP7 Cónicas (parábolas, hipérboles, círculos e elipses) e estudo de triângulos
CP8 Variáveis quantitativas e qualitativas em estatística. Dados agrupados em classes
CP9 Frequências relativa e absoluta. Medidas de localização. Parâmetros de dispersão. Coeficientes de correlação
CP10 Conceitos básicos de estatística inferencial. Estimação. Intervalos de confiança
CP11 Testes de hipóteses
CP12 Variável aleatória e distribuições de probabilidade (normal, t de Student, qui-quadrado).
Aprovação com classificação não inferior a 10 valores (escala 1-20) numa das modalidades seguintes:
- Avaliação periódica: 2 testes de avaliação (T1 e T2) (25% cada) + exercícios semanais (10%) + teste final (TF) realizado na data do primeiro exame (40%).
A média dos testes ( (T1+T2)/2 ) tem nota mínima de 7.0 valores.
O teste final (TF) tem nota mínima de 7.0 valores.
ou
- Avaliação por Exame (100%).
Title: - Strang, G., (2007) Computational Science and Engineering, Wellesley-Cambridge Press
- Goldstein, L. (2011). Matemática Aplicada - Economia. Administração e Contabilidade, (12a edição) Editora Bookman.
- Reis, E., Andrade, R., Calapez, T. e Melo, P. (2015). Estatística Aplicada, vol.1 (6a Ed.), Edições Silabo
- Krishnan, V. (2015). Probability and Random Processes, Wiley.
- Hanselman, D., Littlefield B. and MathWorks Inc. (1997). The Student Edition of MATLAB, 5th Version, Prentice-Hall
- Silvestre, A. L. (2007). Análise de Dados e Estatística Descritiva. Lisboa: Escolar Editora
- Materiais científico-pedagógicos (slides, notas de desenvolvimento, código e pseudo código, fichas de exercícios e problemas) disponibilizados pela equipa docente
- Scientific-pedagogical materials (slides, lectures, code and pseudo code, exercise sheets, problems) provided by the teaching team.
- Curto, J. D. (2021). Estatística com R: Aprenda Fazendo, ISBN-13979-8531511492
Authors:
Reference: null
Year:
Title: - Campos Ferreira, J. (2018). Introdução à Análise Matemática, Fundação Calouste Gulbenkian
Authors:
Reference: null
Year:
Psicologia da Aprendizagem
OA1: Conhecer os principais conceitos relacionados com a Psicologia da Aprendizagem;
OA2: Compreender os principais processos psicológicos associados ao sucesso escolar bem como às dificuldades na aprendizagem;
OA3: Analisar o processo de ensino-aprendizagem à luz de propostas teóricas da Psicologia da Aprendizagem;
OA4: Explorar o contexto escolar como campo de intervenção primordial da Psicologia da Aprendizagem.
PC1: Introdução à Psicologia da Aprendizagem
PC2: Conceitos da Psicologia da Aprendizagem e objeto de estudo
PC3: Principais teorias da Psicologia da Aprendizagem:
(Comportamentalismo, Cognitivismo, Humanismo, Socio-construtivismo e
Conetivismo)
PC4: Concepções de memória na aprendizagem
PC5: Aplicações da memória nas práticas educativas
PC6: Conceito de motivação
PC7: Orientação motivacional dos estudantes para a aprendizagem
PC8: Estratégias de promoção da motivação para a aprendizagem
PC9: Estratégias de aprendizagem em contexto escolar
PC10: Dificuldades de aprendizagem
PC11: Psicologia da Aprendizagem e o Bullying
Avaliação ao longo do semestre:
Participação individual na aula - ponderação de 10%, sendo exigida uma assiduidade mínima não inferior a 2/3 das aulas.
Realização de 4 minitestes (um no final de cada módulo), sendo que cada miniteste representa 10% da nota final, e tem a nota mínima de 7,5 valores cada.
Realização de um trabalho de grupo, representando 50% da nota final, com nota mínima de 8 valores.
A média das avaliações terá de ser igual ou superior a 9,5 valores.
Avaliação por exame (1.ª Época em caso de escolha do estudante, 2.ª Época e Época Especial) - ponderação de 100%, nota mínima igual ou superior a 9,5 valores.
Title: Diana Dias, Psicologia da Aprendizagem: Paradigmas, Motivação e Dificuldades., 2018, Dias, D. (2018). Psicologia da Aprendizagem: Paradigmas, Motivação e Dificuldades. Lisboa: Edições Sílabo.,
Gleitman, H., Fridlund, A. & Reisberg, D. (2003). Psicologia. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Klein, S. B. (2012). Learning: Principles and applications (6th Ed.). London: Sage
Miranda, G. & Bahia, S. (Org.) (2005). Psicologia da Educação: Temas de desenvolvimento, aprendizagem e ensino. Lisboa: Relógio D'Água Editores.
Authors:
Reference: null
Year:
Fundamentos de Programação
No final da UC, o aluno deverá estar apto a:
OA1: Aplicar os conceitos fundamentais de programação.
OA2: Criar procedimentos e funções com parâmetros.
OA3: Compreender a sintaxe da linguagem de programação Python.
OA4: Desenvolver soluções com programação para problemas de complexidades intermédia.
OA5: Explicar, executar e depurar fragmentos de código desenvolvido em Python.
OA6: Interpretar os resultados obtidos com a execução de código desenvolvido em Python .
OA7: Desenvolver projetos de programação.
CP1. Ambientes integrados de desenvolvimento. Introdução à programação: Sequência lógica e instruções, Entrada e saída de dados.
CP2. Constantes, variáveis e tipos de dados. Operações lógicas, aritméticas e relacionais.
CP3. Estruturas de controlo.
CP4. Listas e matrizes (listas de listas).
CP5. Procedimentos e funções. Referências e parâmetros.
CP6. Objetos e classes de objetos.
CP7. Manipulação de ficheiros.
CP8: Interface Gráfica.
A UC segue o modelo de avaliação ao longo do semestre por projeto pelo seu carácter eminentemente prático, não contemplando exame final.
O estudante é avaliado de acordo com os seguintes parâmetros:
A1 (30% da nota final): Tarefas de Aprendizagem validadas pelos docentes, com nota mínima de 8 valores na média das tarefas. São 10 tarefas de aprendizagem e contam as 8 melhores notas.
A2 (70% da nota final): Projeto Obrigatório em Grupo (máximo 3 integrantes) com discussão teórico-prática (Entrega: 30%, Prático-oral: 40% com nota mínima de 8). O componente A2 possui nota mínima de 9,5 valores.
O estudante que não atingir nota mínima poderá fazer um Projeto Prático a 100% com discussão oral.
É exigida uma assiduidade mínima não inferior a 2/3 das aulas.
Title: Portela, Filipe, Tiago Pereira, Introdução à Algoritmia e Programção com Python, FCA, 2023, ISBN: 9789727229314
Sónia Rolland Sobral, Introdução à Programação Usando Python, 2a ed., Edições Sílabo, 2024, ISBN: 9789895613878
Nilo Ney Coutinho Menezes, Introdução à Programação com Python: Algoritmos e Lógica de Programação Para Iniciantes. Novatec Editora, 2019. ISBN: 978-8575227183
John Zelle, Python Programming: An Introduction to Computer Science, Franklin, Beedle & Associates Inc, 2016, ISBN-13 : 978-1590282755
Ernesto Costa, Programação em Python: Fundamentos e Resolução de Problemas, 2015, ISBN 978-972-722-816-4,
Authors:
Reference: null
Year:
Title: João P. Martins, Programação em Python: Introdução à programação com múltiplos paradigmas, IST Press, 2015, ISBN: 9789898481474
David Beazley, Brian Jones, Python Cookbook: Recipes for Mastering Python 3, O'Reilly Media, 2013, ISBN-13 ? : ? 978-1449340377
Kenneth Reitz, Tanya Schlusser, The Hitchhiker's Guide to Python: Best Practices for Development, 1st Edition, 2016, ISBN-13: 978-1491933176, https://docs.python-guide.org/
Eric Matthes, Python Crash Course, 2Nd Edition: A Hands-On, Project-Based Introduction To Programming, No Starch Press,US, 2019, ISBN-13 : 978-1593279288
Authors:
Reference: null
Year:
Comunicação e Aprendizagem Multimédia
Os estudantes da UC devem ser capazes de:
OA1. Descrever o papel do sistema mnemónico da aprendizagem multimédia;
OA2. Descrever os pressupostos da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimédia (canal duplo, capacidade limitada e processamento ativo);
OA3. Descrever e aplicar os 5 processos da Teoria da Carga Cognitiva da Aprendizagem Multimédia;
OA4. Interpretar a forma como os seres humanos processam informações provenientes de imagens, palavras narradas e impressas;
OA5. Definir carga cognitiva e distinguir os diferentes tipos;
OA6. Conhecer estratégias para gerir de forma eficiente a carga cognitiva;
OA7. Planear um projeto multimédia partindo da definição de objetivos, recursos e calendarização e gestão de tarefas;
OA8. Elaborar protótipos detalhando esquemas de navegação e conteúdos;
OA9. Testar e validar um produto multimédia.
CP1. Conceitos de memória:
* trabalho
* longo prazo
* interação entre a MT e MLP
* aprendizagem (perspetiva cognitivista)
CP2. Conceitos de:
* Comunicação
* Multimédia
CP3. Teoria da Aprendizagem Multimédia
CP4. Processo da Aprendizagem Multimédia
CP5. Princípios da aprendizagem multimédia
CP6. Teoria da Carga Cognitiva
CP7. Apresentações multimédia
CP8. Vídeos educativos de acordo com a Teoria da Aprendizagem Multimédia
CP9. Conceção, produção e avaliação de projetos multimédia em contexto educativo
Os estudantes decidem até à 2ªaula o modo de avaliação da 1ªépoca, que pode ser: avaliação ao longo do semestre ou exame final. Na modalidade de avaliação ao longo do semestre é exigida uma assiduidade mínima não inferior a 2/3 das aulas.
Na modalidade de avaliação ao longo do semestre (1ªépoca) os estudantes realizam:
- várias tarefas individuais (20%) com nota mínima de 8,5
- um teste escrito individual (20%)
- um projeto final em grupo (60%)
Na modalidade de exame final (disponível para a 1ªépoca, 2ªépoca e época especial), o exame final presencial corresponde a 100% da nota final da UC.
Title: Brouner, N. (2022). Using video to develop teaching. New York: Routledge.
Mayer, R. E. & Fiorella, L. (2022). The Cambridge Handbook of Multimedia Learning (3rd ed.). New York: Cambridge University Press.
Mayer, R. E. (2021). Multimedia Learning (3rd ed). New York: Cambridge University Press.
Miranda, G.L, Rafael, M., Melo, M., Costa, J.M., & Pontes, T.B. (2021). 4C-ID model and cognitive approaches to instructional design and technology: emerging research and opportunities. Hershey PA, USA. IGI-Global.
Authors:
Reference: null
Year:
Trabalho Académico com Inteligência Artificial
OA1. Conhecer a estrutura, linguagem e procedimentos éticos e normativos (APA) para elaboração de textos académicos.
OA2. Aprender como utilizar os modelos generativos para a elaboração de trabalhos académicos.
OA3. Discutir procedimentos de análise, pertinência e fiabilidade dos dados gerados por IA.
OA4. Reconhecer implicações éticas na utilização de IA Generativa em contexto académico. Os objetivos de aprendizagem serão alcançados através de atividades práticas e reflexivas, tais como:
• Discussões em grupo;
• Análise de textos;
• Defesa oral;
• Exercícos práticos.
CP1. Introdução: escrita académica e modelos generativos:
- Perceber como funciona a Inteligencia Atificial Generativa: o caminho que se percorre para o uso de IA generativa no ambiente académico.
CP2. Procedimentos de planeamento e construção de textos argumentativos com auxílio de IA:
- Identificar as possibilidades e as alucinações nas respostas produzidas por IA Generativa.
CP3. Análise crítica de textos produzidos: identificação e referenciação de fontes de dados e análise da sua relevância face aos objetivos dos trabalhos académicos:
- Explorar as possibilidades de validação dos dados e o potencial de uso das ferramentas de IA Generativa na produção de trabalhos académicos.
CP4. Oportunidades e riscos de utilização de IA: guia de boas práticas para acesso, partilha e utilização de IA Generativa em contexto académico:
- Compreender as dinâmicas na utilização responsável e eticamente comprometida ao realizar trabalhos académicos com ferramentas de IA Generativa.
A avaliação da UC visa aferir o desenvolvimento das competências dos estudantes na utilização informada de modelos generativos enquanto auxiliares de produção de trabalho académico. A Avaliação ao Longo do Semestre contempla as seguintes atividades:
1.Atividades individuais (50%)
1.1Participação nas atividades ao longo do semestre (10%).
Descrição: esta componente visa aferir os contributos específicos de cada estudante nas atividades realizadas.
Avaliação: intervenções em sala de aula; pertinência dos contributos específicos do estudante nos debates.
1.2 Simulações de prompts com ferramentas de IA em contexto académico (20%).
Descrição: o estudante deve criar uma prompt clara/justificada, bem estruturada, de acordo com o guião proposto pelo docente em aula.
Avaliação: (submeter no moodle), competências de comunicação e do trabalho em equipa com base na qualidade das simulações de prompts realizadas.
1.3 Defesa Oral - apresentação do grupo -5 min. debate -5 min.(20%).
Descrição: cada estudante deve apresentar à turma, os seus contributos no trabalho realizado.
Avaliação: após a apresentação do estudante, haverá uma sessão de perguntas e respostas.
2. Atividades em grupo (50%) [os estudantes são organizados em grupos de/até 5 elementos, constituídos de forma aleatória]
2.1 Apresentações em grupo, revisões, edições e validações dos conteúdos produzidos por IA (20%):
Descrição: formação de grupos de trabalho para rever e editar os textos, utilizando os modelos generativos.
Avaliação: (submeter no moodle),recolha de informações relevantes, a clareza e o caráter inovador da utilização de promts estruturadas.
2.2 Desenvolvimento de estratégias para fazer as revisões, edições e validações dos conteúdos produzidos por IA (10%).
Descrição: ao final de cada etapa da atividade, os estudantes terão de promover avaliações críticas, pela reflexão sobre os desafios éticos da integração da IAG em ambiente académico.
Avaliação: (submeter no moodle), os trabalhos serão corrigidos e avaliados com base na precisão e conformidade com a qualidade das revisões, edições e a participação dos estudantes nos feedbacks fornecidos aos colegas.
2.3 Simulações de Apresentações dos Projetos Finais (20%):
Descrição: os grupos elegem um tema e criam um projeto fictício seguindo a estrutura de um relatório técnico ou texto científico, fazendo uma apresentação do seu projeto em sala de aula (5 min.) e debatem o tema (5 min.).
Avaliação: (submeter no moodle): organização, conteúdo, uso correto da estrutura e procedimentos do trabalho académico.
Considerações Gerais: na Avaliação ao Longo do Semestre será dado o feedback sobre o desempenho do estudante em cada atividade. Para fazer a avaliação ao longo do semestre, os estudantes devem estar presentes em 80% das aulas e terem mais de 7 valores em cada uma das avaliações.
Havendo dúvidas sobre a participação nas atividades realizadas, o docente pode solicitar uma discussão oral. Avaliação final: Teste escrito presencial (100%).
Title: Cotton, D. R., Cotton, P. A., & Shipway, J. R. (2023). Chatting and cheating: Ensuring academic integrity in the era of ChatGPT. Innovations in Education and Teaching International, 1-12.
D'Alte, P., & D'Alte, L. (2023). Para uma avaliação do ChatGPT como ferramenta auxiliar de escrita de textos académicos. Revista Bibliomar, 22 (1), p. 122-138. DOI: 10.18764/2526-6160v22n1.2023.6.
Kasneci, E., Seßler, K., Küchemann, S., Bannert, M., Dementieva, D., Fischer, F., ... & Kasneci, G. (2023). ChatGPT for good? On opportunities and challenges of large language models for education. Learning and Individual Differences, 103, 102274.
Ribeiro, A. & Rosa, A. (2024). Descobrindo o potencial do CHATGPT em sala de aula: guia para professores e alunos. Atlantic Books. "
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Cowen, T., & Tabarrok, A. T. (2023). How to learn and teach economics with large language models, including GPT. GMU Working Paper in Economics No. 23-18, http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.4391863 Lund, B. D., Wang, T., Mannuru, N. R., Nie, B., Shimray, S., & Wang, Z. (2023). ChatGPT and a new academic reality: Artificial Intelligence‐written research papers and the ethics of the large language models in scholarly publishing. Journal of the Association for Information Science and Technology, 74(5), 570-581. Strunk, William (1918) Elements of Style Korinek, A. (2023). Language models and cognitive automation for economic research (No. w30957). National Bureau of Economic Research. https://www.nber.org/papers/w30957
Authors:
Reference: null
Year:
Introdução ao Design Thinking
OA1. Adquirir conhecimentos sobre os fundamentos e etapas do processo de Design Thinking
OA2. Desenvolver competências como pensamento crítico, colaboração, empatia e criatividade.
OA3. Aplicar o Design Thinking na resolução de problemas em diversas áreas, promovendo a inovação e a melhoria contínua.
CP1. Introdução ao Design Thinking e Etapa 1: Empatia (3h)
CP2. Etapas 2 e 3: Definição do problema e Ideação (3h)
CP3. Etapa 4: Prototipagem (3h)
CP4. Etapa 5: Teste e aplicação do Design Thinking em diferentes áreas (3h)
Modalidade de Avaliação ao Longo do Semestre
• Participação em aula (20%): avalia a presença, envolvimento e contribuição dos estudantes nas discussões e atividades em sala de aula.
• Trabalho individual (40%): os estudantes irão desenvolver um projeto individual aplicando o Design Thinking para resolver um problema específico. Serão avaliados quanto à aplicação das etapas do Design Thinking, qualidade das soluções propostas e criatividade.
• Trabalho em grupo (40%): os estudantes formarão grupos para desenvolver um projeto conjunto, aplicando o Design Thinking na resolução de um desafio real. A avaliação será baseada na aplicação das etapas do Design Thinking, qualidade das soluções e colaboração entre os membros do grupo.
Para poder concluir a unidade curricular na modalidade de Avaliação ao Longo do Semestre o/a estudante tem de estar presente em 75% das aulas e não pode obter menos de 7 valores em nenhuma das componentes de avaliação.
A forte orientação para aprendizagem através de atividades práticas e de projeto justifica que nesta UC não esteja prevista a modalidade de avaliação final.
Title: Brown, T. (2008). Design Thinking. Harvard Business Review, 86(6), 84–92.
Lewrick, M., Link, P., & Leifer, L. (2018). The design thinking playbook: Mindful digital transformation of teams, products, services, businesses and ecosystems. John Wiley & Sons.
Lockwood, T. (2010). Design Thinking: Integrating Innovation, Customer Experience and Brand Value. Allworth Press.
Stewart S.C (2011) “Interpreting Design Thinking”. In: https://www.sciencedirect.com/journal/design-studies/vol/32/issue/6
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Brown, T., & Katz, B. (2011). Change by design. Journal of product innovation management, 28(3), 381-383.
Brown, T., Katz, B. M. Change by Design: How Design Thinking Transforms Organizations and Inspires Innovation. HarperBusiness, 2009.
Liedtka, J. (2018). Why Design Thinking Works. Harvard Business Review, 96(5), 72–79.
Gharajedaghi, J. (2011). Systems thinking: Managing chaos and complexity. A platform for designing business architecture. Google Book in: https://books.google.com/books?hl=en&lr=&id=b0g9AUVo2uUC&oi=fnd&pg=PP1&dq=design+thinking&ots=CEZe0uczco&sig=RrEdhJZuk3Tw8nyULGdi3I4MHlQ
Authors:
Reference: null
Year:
Apresentações em Público com Técnicas Teatrais
OA1. Desenvolver competências técnicas específicas da comunicação oral para apresentações em público.
OA2. Conhecer e identificar estratégias para a utilização eficaz do aparelho vocal.
OA3. Identificar e melhorar a expressão corporal. OA4. Aprender técnicas de performance.
Os objetivos de aprendizagem serão alcançados através de atividades práticas e reflexivas, apoiadas no método de ensino ativo e participativo que privilegia a aprendizagem experiencial. Os conhecimentos adquiridos envolvem quer a teoria teatral, quer as técnicas específicas de comunicação oral. Os estudantes aprenderão sobre os fundamentos da expressão vocal, interpretação de personagens e improvisação, adaptando esses conhecimentos ao contexto das apresentações em público.
CP1: Preparação para a apresentação.
CP2: Técnicas da Comunicação não verbal.
CP3: Comunicação voz e corpo, o envolvimento da audiência. CP4: Prática de apresentação e feedback. Os objetivos de aprendizagem serão alcançados através de atividades práticas e reflexivas, apoiadas no método de ensino ativo e participativo que privilegia a aprendizagem experiencial. As aulas serão compostas por atividades, tais como: Vivências teatrais e discussões em grupo; Atidades práticas; Apresentações e exposição de trabalhos autónomos; Reflexão individual.
A avaliação da UC de Apresentações em Público com Técnicas Teatrais (APTT) visa aferir o desenvolvimento das competências dos estudantes em aspetos essenciais para apresentações em público. A estrutura da avaliação contempla atividades, abrangendo diferentes aspetos do processo de aprendizagem experiencial que envolvem quer as técnicas teatrais, quer as técnicas específicas da comunicação.
A Avaliação ao Longo do Semestre contempla atividades que abrangem diferentes aspetos do processo da elaboração de uma apresentação em público, incluindo atividades de trabalho em grupo e individual:
Atividades em grupo (50%) [os estudantes são desafiados a atuarem em grupos de/até 5 elementos, constituídos de forma aleatória e de acordo com cada proposta de atividade].
1-Apresentações Práticas: os estudantes serão avaliados com base nas suas apresentações em público:
Descrição: cada grupo recebe uma proposta de apresentação devendo identificar os elementos da atividade e atuar em conformidade com o objetivo.
Os resultados do trabalho realizado são apresentados em sala aos colegas (Tempo/grupo: AP – 5 a 10 min. reflexão - 5 min.).
Avaliação (oral): baseada na participação ativa, organização das ideias e a objetividade na comunicação, expressão vocal e corporal, o uso de técnicas teatrais e a performance. As apresentações poderão ser individuais ou em grupo, dependendo das atividades propostas.
Atividades individuais (50%)
1-Exercícios e Tarefas Escritas (Trabalhos Autónomos):
Descrição: além das apresentações práticas, os estudantes serão solicitados a realizar exercícios e tarefas escritas relacionadas com os conteúdos abordados em cada aula. Estas atividades incluem reflexões sobre técnicas aprendidas, criação de um vision board, análise de objetivos académicos, autoavaliação do estudante ao longo do semestre, respostas a perguntas teóricas e elaboração de guiões de apresentação. Avaliação: (Componente oral e conteúdos em suporte escrito), organização, conteúdo, uso correto da estrutura e dos procedimentos dos trabalhos autónomos propostos em cada aula, capacidade de resposta às perguntas colocadas por colegas e docente. As competências de comunicação e a qualidade do trabalho escrito serão avaliadas, com foco na clareza da apresentação. Essas atividades ajudarão a aferir a compreensão conceitual dos conteúdos lecionados.
Não haverá avaliação por exame final, sendo a aprovação determinada pela média ponderada das avaliações ao longo do semestre.
Considerações Gerais: na avaliação será dado o feedback aos estudantes sobre o desempenho em cada atividade.
Para concluir a UC nesta modalidade o estudante tem de estar presente em 80% das aulas e ter mais de 7 valores em cada uma das avaliações.
Title: Prieto, G. (2014). Falar em Público - Arte e Técnica da Oratória. Escolar Editora.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Anderson, C. (2016). TED Talks: o guia oficial do TED para falar em público. Editora Intrinseca.
Luiz, P. (2019). Manual de Exercícios Criativos e Teatrais. Showtime. Rodrigues, A. (2022). A Natureza da Atividade Comunicativa. LisbonPress.
Authors:
Reference: null
Year:
Empreendedorismo e Inovação II
No final desta UC, o aluno deverá estar apto a:
OA.1. Apresentar a imagem do produto/serviço num sítio web
OA.2. Apresentar a imagem do produto/serviço em redes sociais
OA.3. Descrever as funcionalidades do produto/serviço
OA.4. Descrever as fases do plano de desenvolvimento
OA.5. Desenvolver a totalidade do protótipo
OA.6. Testar o protótipo em laboratório
OA.7. Realizar os ajustes para o funcionamento do produto, processo ou serviço
OA.8. Otimizar a produção do produto, processo ou serviço tendo em consideração aspetos económicos, impacto social e ambiental
OA.9. Rever o plano de negócio após desenvolvimento e testes, incluindo os vários aspetos de comercialização e imagem
OA.10. Definir o plano de manutenção e gestão de produto/serviço
I. Desenvolvimento da imagem do produto/serviço
II. Funcionalidades do produto/serviço
III. Plano de desenvolvimento
IV. Desenvolvimento do produto/serviço (web/mobile ou outro)
V. Revisão do plano de negócio
VI. Manutenção e gestão de produto/serviço
VII. Planos de certificação
VIII. Propriedade intelectual, patentes e documentação de suporte
IX. Principais aspetos para a criação de startup - jurídicos, contabilidade, registo, contratos, capital social, obrigações, impostos
Avaliação periódica:
- Realização de projeto em grupo: primeira apresentação: 30%; segunda apresentação: 30%; relatório final: 40%; As apresentações, Demonstrações e Defesa são em grupo.
Title: A. Osterwalder, Y. Pigneur / John Wiley & Sons, Value Proposition Design: How to Create Products and Services Customers Want, 2014, ·, ·
A. Osterwalder, Y. Pigneur / John Wiley & Sons, Business Model Generation: A Handbook for Visionaries, Game Changers, and Challengers, 2010, ·, ·
P. Burns / Palgrave Macmillan, Entrepreneurship and Small Business, 2016, ·, ·
R. Dorf, T. Byers, A. Nelson / McGraw-Hill Education, Technology Ventures: From Idea to Enterprise., 2014, ·, ·
S. Mariotti, C. Glackin / Global Edition. Pearson, Entrepreneurship: Starting and Operating A Small Business, 2015, ·, ·
Authors:
Reference: null
Year:
Title: ·
Authors:
Reference: null
Year:
Programação para a Internet
OA1 Enquadrar e compreender os principais componentes da World Wide Web;
OA2 Conhecer e aplicar corretamente o modelo de programação cliente e o paradigma MVC;
OA3 Utilizar e estender as tecnologias de servidor para desenvolver aplicações e serviços web;
OA4 Integrar aplicações e serviços web com Sistemas de Gestão de Base de Dados;
OA5 Compreender o pipeline do ciclo de vida de um projeto para web;
OA6 Desenvolver a criatividade, inovação tecnológica, pensamento crítico;
OA7 Desenvolver a autoaprendizagem, revisão por pares, trabalho em equipa, expressão oral.
C1 Introdução. A história da Web. Linguagens de programação para a Web; Standards W3C.
C2 Arquitetura da World Wide Web. Marcação de telas com HyperText Markup Language (HTML).
C3 Programação do lado do cliente. Descrição da estrutura (HTML), folhas de estilo (CSS) e atualização dinâmica da interface gráfica. Validação da entrada; Introdução à segurança do lado do cliente.
C4 Programação do lado do servidor. Distribuição de conteúdos estáticos, geração dinâmica de conteúdos e padrão de desenho MVC. Serviços e comunicação entre serviços. Introdução à segurança do lado do servidor.
C5 Persistência de dados. Integração com Sistemas de Gestão de Base de Dados
C6 Arquiteturas web orientadas para serviços. Serviços Web e Microserviços. Modelos de middleware para a Web. Conteinerização.
UC com Avaliação Periódica, não contemplando Exame Final.
Pesos da avaliação:
- 4 mini-testes individuais de resposta múltipla [40%][10% por mini-teste].
- Projeto [60%] (squad de 2 até 4 membros), com relatório [10%] apresentação em grupo [20%] e discussão oral individual [30%].
Se reprova na época normal (< 8 valores), na média dos mini-testes, o aluno acede ao exame de 1º ou 2ª épocas, valendo 40% da nota em uma avaliação escrita, e sendo obrigatória a aprovação no Projeto em Grupo OU a realização de um Projeto Individual com discussão oral e relatório [60%][20% projeto][30% oral][10% relatório].
Title: Livros de texto:
Dean J. (2018). Web Programming with HTML5, CSS, and JavaScript. Ed: Jones & Bartlett Learning. ISBN-13: 978-1284091793. ISBN-10: 1284091791
Menezes N. (2019). Introdução à programação com Python: Novatec. ISBN-13: 978-8575227183.
Grinberg M. (2018). Flask Web Development: Developing Web Applications with Python. O'Reilly. ISBN: 978-1491991732
George N. (2019). Build a Website With Django 3: A complete introduction to Django 3. GNW Independent Publishing. ISBN: 978-0994616890.
Ahmad H. (2017). Building RESTful Web Services with PHP 7. Ed: Packt Publishing. ISBN-13: 9781787127746.
Hillar G. (2016). Building RESTful Python Web Services. Packt Publishing. ISBN: 978-1786462251
Haverbeke M. (2018). Eloquent JavaScript: A Modern Introduction to Programming (3rd. ed.). No Starch Press, USA.
Architecture of the World Wide Web, Volume One, W3C Recommendation 15 December 2004, https://www.w3.org/TR/webarch/
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Haverbeke M. (2018). Eloquent JavaScript: A Modern Introduction to Programming (3rd. ed.). No Starch Press, USA.
Architecture of the World Wide Web, Volume One, W3C Recommendation 15 December 2004, https://www.w3.org/TR/webarch/
Artigos:
Fielding, R. T. (2000) REST: Architectural Styles and the Design of Network-based Software Architectures, PhD thesis, University of California, Irvine.
Authors:
Reference: null
Year:
Recursos Digitais Dinâmicos
OA1 - Dominar técnicas básicas de produção de guião.
OA2 - Ser capaz de produzir um storyboard.
OA3 - Saber organizar informação com vista à produção audiovisual (fotografia e vídeo).
OA4 - Dominar técnicas básicas de captação de imagem.
OA5 - Dominar várias técnicas e ferramentas para produzir animação e motion design.
OA6 - Ser capaz de produzir sequências animadas e narrativas visuais.
OA7 - Desenvolver noções básicas de captação de som.
OA8 - Dominar técnicas de edição de vídeo.
OA9 - Saber exportar e publicar conteúdos animados em diferentes formatos e medias.
CP1. Introdução a técnicas e tecnologias de animação e motion design.
CP2. Princípios básicos e conceitos da animação
- Timeline
- FPS
- Keyframes
- Curvas de animação
- Modelação e rigging (animação 3D)
CP3. Criação de sequências animadas
CP4. Narrativas visuais
CP5. Ficheiros vetoriais
CP6. Pré-composições
CP7. Máscaras
CP8. Motion Tracking
CP9. Renderização
CP10. Princípios básicos de captação de som, edição de vídeo e exportação
A avaliação será contínua, implicando uma presença mínima de 75% nas aulas, sendo os alunos avaliados em diferentes dimensões, de acordo com o seu envolvimento nos processos de produção de trabalho, o interesse demonstrado nas várias matérias e na sua capacidade de produção dos vários conteúdos que deverão ser solicitados ao longo da UC. A nota final resulta da ponderação: 80% projetos + 10% envolvimento nas atividades + 10% progressão.
BibliografiaTitle: Williams, R. (2012). The animator's survival kit: a manual of methods, principles and formulas for classical, computer, games, stop motion and internet animators. Macmillan.
Roberts, S. (2011). Introduction to Animation Working Practice, Waltham, MA, Focal Press
Meyer, C. & Meyer, T. (2010). Creating Motion Graphics with After Effects: Essential and Advanced Techniques, Version CS5.
Meyer, C. & Meyer, T. (2016). After Effects Apprentice: Real World Skills for the Aspiring Motion Graphic Artist, NY, Routledge
Love, C. (2018). Video Ideas, London, Penguin Random House
King, R. (2019). 3D Animation for the Raw Beginner Using Autodesk Maya, Boca Raton, FL, CRC Press
Green, T. & Labrecque, J. (2017). Beginning Adobe Animate, NY, Springer
Drate, S., Robbins, D., Salavetz, S., e Salavetz, J. (2006). Motion by Design. Laurence King Publishing.
Blain, J. (2016). The Complete Guide to Blender Graphics, Boca Raton, FL, CRC Press
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Woolman, M. (2004). Motion Design, Moving Graphics for Television, MusicVídeo, Cinema, and Digital Interfaces, London, Rotovision
Küsters, C. & King, E. (2003). Restart: New Systems in Graphic Design, Hong Kong, Thames & Hudson.
Harvey, B. (2008). How to Make Your Own Video or Short Film, Oxford, How To Books
Authors:
Reference: null
Year:
Introdução à Cibersegurança
No final desta UC, o aluno deverá estar apto a:
OA1. Perceber o que é a cibersegurança nas suas diferentes perspectivas
OA2. Perceber os principais desafios de segurança e ameaças que as organizações e utilizadores têm que enfrentar;
OA3. Introduzir o contexto legal, ético e estratégico da segurança de informação
OA4. Identificar e gerir o risco de segurança de informação;
OA5. Conhecer e aplicar tecnologias de segurança adequadas para a mitigação de risco;
OA6. Conhecer mecanismos para a gestão e manutenção de ambientes de segurança de informação.
CP1. Introdução à Cibersegurança: principais componentes; pilares da cibersegurança; frameworks de cibersegurança.
CP2. Planeamento da Segurança de Informação e enquadramento Legal e Ético
CP3. Princípios de Governação da Segurança de Informação e Gestão do Risco
CP4. Introdução à Tecnologia da Segurança de Informação: controlos de acesso, firewalls, vpns, idps, criptografia e outras técnicas.
CP5. Segurança Física: mecanismos de controlo de acesso físico, planeamento da segurança física, entre outros.
CP6. Implementação da Segurança de Informação: gestão de projetos de segurança de informação; aspetos técnicos e não-técnicos da implementação da segurança de informação.
CP7. Segurança do Pessoal: considerações de segurança do pessoal; práticas da segurança do pessoal.
CP8. Manutenção da Segurança de Informação.
Avaliação ao longo do semestre:
- Realização de um conjunto de projetos e atividades em grupo (60%) ao longo do semestre
- Realização de dois testes individuais (40%) [nota mínima de 6 valores para cada um dos testes]
A frequência de um número mínimo de aulas não é obrigatória na avaliação ao longo do semestre.
Avaliação por exame:
Para os estudantes que optem por este processo ou para os reprovarem no processo de avaliação ao longo do semestre, com 3 épocas nos termos do RGACC.
Title: Whitman, M., Mattord, H. (2021). Principles of Information Security. Course Technology.
Whitman, M., & Mattord, H. (2016). Management of information security. Nelson Education.
Andress, J. (2014). The Basics of Information Security: Understanding the Fundamentals of InfoSec in Theory and Practice. Syngress.
Kim, D., Solomon, M. (2016). Fundamentals of Information Systems Security. Jones & Bartlett Learning.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Conjunto de artigos, páginas web e textos que complementam a informação bibliográfica da unidade curricular, e que serão fornecidos pela equipa docente.
Authors:
Reference: null
Year:
Bases de Dados e Gestão de Informação
OA 1. Explicar o que são bases de dados e sistemas de informação, caracterizando-os tanto na vertente tecnológica como quanto à sua importância para as organizações.
OA 2. Representar formalmente requisitos de informação elaborando modelos de dados conceptuais.
OA 3. Explicar o que é o Modelo Relacional e a normalização de dados, salientando as suas vantagens e em que situações devem ser aplicados.
OA 4. Desenhar bases de dados relacionais que respondam a requisitos especificados através de modelos de dados conceptuais.
OA 5. Construir e programar uma base de dados relacional usando a linguagem SQL.
OA 6. Manipular dados – i.e., inserir, consultar, alterar e apagar – usando a linguagem SQL.
OA 7. Explicar em que consiste a administração de bases de dados, porque é necessária e como são realizadas as suas tarefas mais essenciais.
CP1. Introdução aos Sistemas de Informação e ao seu papel nas organizações.
CP2. Introdução à Análise de Sistemas de Informação com linguagem UML: Introdução, análise de requisitos, modelos de dados, esquemas e diagramas UML.
CP3. Desenho de Base de Dados. Modelo Relacional: relações, atributos, chaves primárias, chaves estrangeiras, regras de integridade, normalização e optimizações.
CP4. Linguagem SQL. Tabelas, álgebra relacional, queries simples, subqueries, operadores (SELECT, Insert, delete, update), views, índices, triggers, stored procedures e transações.
CP5. Administração e Segurança em Sistemas de Gestão de Bases de Dados (SGBD).
Avaliação ao longo do semestre:
- 3 frequências a realizar ao longo do semestre (individual) (70%)
- 1 projeto de modelação e de implementação (em grupos de até 3 pessoas) (30%)
Ambas as frequências têm a nota mínima de 8 valores e a realização do projeto é obrigatória para efeitos de aprovação. A nota mínima do projeto é de 13 valores.
Avaliação por exame:
- 1 Prova escrita com ponderação de 100%
A nota mínima de aprovação à unidade curricular é de 10 valores. A presença a 2/3 das aulas previstas é obrigatória para efeitos de aprovação.
Title: Elmasri Ramez, Navathe Shamkant, "Fundamentals Of Database Systems", 7th Edition, Pearson, 2016
Damas, L., SQL - Structured Query Language, FCA Editora de Informática, 3ª Edição,2017
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Ramos, P, Desenhar Bases de Dados com UML, Conceitos e Exercícios Resolvidos, Editora Sílabo, 2ª Edição, 2007
Nunes, O´Neill, Fundamentos de UML, FCA Editora de Informática, 3ª Edição, 2004
C. J. Date, "SQL and Relational Theory: How to Write Accurate SQL Code", 3rd Edition, O'Reilly Media, 2011
Churcher, Clare, “Beginning Database Design: From Novice to Professional”, 2ª edição, Apress. 2012.
Ramakrishnan, R., Gehrke, J. “Database Management Systems”, 3ª edição, McGrawHill, 2003.
Authors:
Reference: null
Year:
Desenvolvimento Curricular
No final desta UC os estudantes devem ser capazes de:
OA1. Definir currículo e as dimensões associadas;
OA2. Enquadrar narrativas nas diferentes teorias sobre o currículo;
OA3. Compreender o papel dos agentes e estruturas do currículo;
OA4. Descrever modelos de desenvolvimento curricular;
OA5. Aplicar os princípios dos modelos de desenvolvimento curricular e de gestão curricular;
OA6. Propor medidas de inovação curricular;
OA7. Planear estratégias de avaliação curricular;
OA8. Analisar situações práticas de planeamento curricular em diferentes contextos;
OA9. Planear uma investigação no contexto do desenvolvimento curricular;
OA10. Desenhar e aplicar instrumentos de recolha de dados de natureza qualitativa (entrevista semiestruturada).
CP1. Fundamentos teóricos sobre o currículo
- O que é o currículo;
- Dimensões associadas ao currículo;
- Teorias curriculares;
- Agentes e estruturas: do local ao global.
CP2. Desenvolvimento Curricular
- O que é o Desenvolvimento Curricular?
- Gestão curricular;
- Modelos de desenvolvimento curricular;
- Inovação curricular;
- Avaliação Curricular (objetivos e objetos de avaliação, interna/externa/mista, métodos e técnicas de avaliação).
CP3. Planeamento Curricular em Educação e Formação
- Ensino básico e secundário;
- Ensino profissional;
- Ensino superior.
Os estudantes decidem até à 2ªaula o modo de avaliação da 1ªépoca, que pode ser: avaliação ao longo do semestre ou exame final. Na modalidade de avaliação ao longo do semestre é exigida uma assiduidade mínima não inferior a 2/3 das aulas.
Na modalidade de avaliação ao longo do semestre (1ªépoca) os estudantes:
- 2 testes (40%), com nota mínima de 8,5;
- realizam um trabalho de investigação em grupo durante o semestre (60%).
Na modalidade de exame final (disponível para a 1ª e 2ªépoca e época especial), o exame final presencial corresponde a 100% da nota final da UC.
Title: Chaplowe, S.G. & Cousins, J.B. (2017). Monitoring and Evaluation Training: A Systematic Approach. Thousand Oaks: Sage.
Duarte, P. (2021). Pensar o desenvolvimento curricular: uma reflexão centrada no ensino. Porto: Instituto Politécnico do Porto/Escola Superior de Educação. Acessível em https://recipp.ipp.pt/handle/10400.22/19104
Formosinho, J. & Pascal, C. (2016). Assessment and Evaluation for Transformation in Early Childhood. Londres: Routledge.
Roldão, M., & Almeida, S. (2018). Gestão Curricular – Para a autonomia das escolas e professores. Direção-Geral da Educação.
Authors:
Reference: null
Year:
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Ao completar esta UC com sucesso, o estudante será capaz de:
OA1. Avaliar e selecionar plataformas de gestão e distribuição de cursos e conteúdos de educação e formação;
OA2. Instalar, configurar, personalizar e administrar plataformas de gestão de conteúdos
OA3. Produzir conteúdos de aprendizagem para cursos e formações à distância
OA4. Planear e executar o design de cursos à distância nas componentes pedagógicas e técnicas
OA5. Estruturar, construir e implementar cursos em plataformas de gestão de conteúdos/aprendizagem
CP1. Caracterização e seleção de plataformas de gestão e distribuição de conteúdos de aprendizagem
- Learning Management Systems (LMS)
- Content Management Systems (CMS)
- Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA)
CP2. Utilização de plataformas LMS
- Instalação
- Configuração
- Administração
- Personalização
- Criação e gestão de conteúdos
CP3. Desenvolvimento de cursos para ensino à distância
- Design pedagógico
- Modelos de design da instrução
- Planeamento e conceção de atividades, recursos de aprendizagem e de avaliação
CP4. Produção e avaliação de e-conteúdos: contexto, conteúdo, funcionalidade e pertinência
Os estudantes são avaliados a 100% por projeto, que inclui um relatório justificativo de todas as fases, nos seguintes moldes:
1.ª Época: Projeto de Grupo (70%) composto pelas fases:
a) Configuração e personalização de LMS (35%);
b) Design e construção de um curso online (35%);
c) Produção de um e-conteúdo (30%);
Discussão individual na 1.ª época de avaliação (30%).
Para cada fase do projeto é exigida uma nota mínima de 7,5 valores, assim como para a discussão final. A média final terá de ser igual ou superior a 9,5 valores para aprovação na UC.
É exigida uma assiduidade mínima não inferior a 3/4 das aulas.
2.ª Época e Época Especial: Projeto individual (100%)
Title: Kasim, N. N. M., & Khalid, F. (2016). Choosing the Right Learning Management System (LMS) for the Higher Education Institution Context: A Systematic Review. International Journal of Emerging Technologies in Learning, 11(6).
Dillenbourg, P. (2000). Virtual learning environments. Proceedings of EUN Conference 2000, Learning in the New Millennium: Building New Education Strategies for Schools. Workshop on Virtual Learning Environments. Geneva.
Nash, S. & Rice, W. (2018). Moodle 3 E-Learning Course Development - Fourth Edition. Birmingham: Packt Publishing
Bates, A. W. (2022). Teaching in a digital age: Guidelines for designing teaching and learning (3rd ed.). Tony Bates Associates Ltd. https://pressbooks.bccampus.ca/teachinginadigitalagev3m/
Clark, R. C., & Mayer, R. E. (2016). E-learning and the science of instruction: Proven guidelines for consumers and designers of multimedia learning. New Jersey: John Wiley & Sons.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Krouska, A., Troussas, C., & Virvou, M. (2017). Comparing LMS and CMS platforms supporting social e-learning in higher education. In 2017 8th International Conference on Information, Intelligence, Systems & Applications (IISA) (pp. 1-6). IEEE.
Malasri, S. (2000). The McGraw-Hill Handbook of Distance Learning. Journal of Professional Issues in Engineering Education and Practice, 126(1), 41-42.
Denmeade, N. (2015). Gamification with Moodle. Birmingham: Packt Publishing
Buchener, A. (2016). Moodle 3 Administration - Third Edition: An administrator's guide to confi guring, securing, customizing, and extending Moodle 3rd Edition. Birmingham: Packt Publishing
Nash, S. (2018). Moodle Course Design Best Practices - Second Edition. Birmingham: Packt Publishing
High Quality Online Courses: Subtitle: How to Improve Course Design & Delivery for your Post-Secondary Learners, by University of Waterloo; Queen's University; University of Toronto; and Conestoga College, CC-BY-NC-SA 4.0 https://ecampusontario.pressbooks.pub/hqoc
Authors:
Reference:
Year:
Gestão da Formação
A UC Gestão da Formação adotará um método de ensino centrado no estudante através da aprendizagem baseada em projetos, combinada com a aprendizagem baseada em tarefas individuais. Na concretização do trabalho em grupo promovem-se competências de nível superior, tais como analisar, criar e avaliar um projeto de formação digital. No final da UC, o estudante será capaz de:
OA1: Caracterizar diferentes tipos, modalidades e produtos de formação
OA2: Identificar sistemas de qualificações e quadros de competências
OA3: Realizar um diagnóstico de necessidades formativas
OA4: Conceber um programa de formação com base no diagnóstico de necessidades de uma organização ou mercado
OA5: Elaborar instrumentos técnicos e pedagógicos para a dinamização de formação
OA6: Produzir conteúdos digitais para a formação
OA7: Planear, executar e avaliar a formação
P1: Conceitos, Tipos e Modalidades de Formação
P2: Formação Digital: Ferramentas e Plataformas
P3: Sistemas de Qualificações e Quadros de Competências
P4: O Ciclo da Formação
P5: Acreditação da Formação: Normas e Certificação
A1: Tarefas individuais ao longo do semestre, respondendo aos critérios definidos pelo docente, tem o peso de 20% da nota final, com nota a mínima de 7,5 valores.
A2: Avaliação por projeto, de acordo com o Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências do ISCTE, que inclui um relatório justificativo de todas as fases do ciclo da formação. O Projeto de Gestão da Formação a desenvolver em grupo tem o peso de 60% na nota final, com nota mínima de 7,5 valores. A discussão individual do projeto na 1.ª época de avaliação tem o peso de 20%, com nota mínima de 7,5 valores.
É exigida uma assiduidade mínima não inferior a 3/4 das aulas.
2.ª Época e Época Especial: Projeto individual (60%) e respetiva discussão (40%), com nota mínima de 7,5 valores em cada componente.
A média final terá de ser igual ou superior a 9,5 valores.
A UC não contempla avaliação por exame.
Title: Affleck, M., People Learning and Development - Transforming people and organizations through learning, 2021, Kwantlen Polytechnic University, Surrey, BC, Canada., https://kpu.pressbooks.pub/peoplelearningdevelopment/
Dias, A. e Rocha, A., Referencial de Formação Pedagógica Contínua do Formador a Distância (e-Formador), 2018, IEFP e TecMinho, Lisboa, http://www.panoramaelearning.pt/wp-content/uploads/2020/10/Referencial-FPCFaD.pdf
Kirkpatrick, Donald L., Kirkpatrick, James D., Evaluating training programs: the four levels (3rd ed), 2006, San Francisco : Berrett-Koehler,
Muramatsu, B. and Ludgate, H. Authors and Contributors: Adams Becker, S., Caswell, T., Jensen, M., Ulrich, G., and Wray, E., Online Course Design Guide, 2014, Cambridge, Massachusetts: Massachusetts Institute of Technology, https://dltoolkit.mit.edu/online-course-design-guide
Authors:
Reference: null
Year:
Title: European Commission, Directorate-General for Education, Youth, Sport and Culture, Key competences for lifelong learning, 2019, Publications Office, https://data.europa.eu/doi/10.2766/569540
Vuorikari, R., Kluzer, S. and Punie, Y., DigComp 2.2: The Digital Competence Framework for Citizens, 2022, EUR 31006 EN, Publications Office of the European Union, Luxembourg, ISBN 978-92-76-48882-8, doi:10.2760/115376, JRC128415, https://publications.jrc.ec.europa.eu/repository/handle/JRC128415
Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Guia da Certificação de Entidades Formadoras Sistema e Requisitos de Certificação, 2017, Direcção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho. Direcção de Serviços de Qualidade e Acreditação.
Learning and Development: A Comprehensive Guide, AIHR https://www.aihr.com/blog/learning-and-development/
Authors:
Reference: null
Year:
Desenho Centrado no Utilizador
OA1 Compreender o contexto histórico da Computação e da IPM e os princípios do Desenho Centrado no Utilizador
OA2Entender as características fundamentais percetivas e cognitivas dos seres humanos, bem como as respetivas limitações, que tenham impacto no design de IPM
OA3 Criar empatia com o utilizador (necessidades, objetivos, tarefas atuais e desejadas, problemas). Requisitos baseados em dados recolhidos
OA4 Aplicar princípios e “regras de ouro” e usabilidade de design de IPM em casos práticos
OA5 Aplicar técnicas/regras do design visual de ecrãs (WWW e mobilidade). Criar storyboards e prototipos de baixa (PBF) e alta fidelidade (PAF). Ideação e desenvolvimento do Produto Mínimo Viável - PMV (e seu PBF)
OA6 Desenhar e aplicar avaliação heurística c/ especialistas de PBF levando a nova iteração e desenvolvimento do PAF
OA7 Desenhar estudos experimentais do PAF c/ utilizadores finais e aplicar métricas de usabilidade e satisfação de tarefa, baseadas em dados recolhidos
C1 Apresentação, Programa e Avaliação. Computação e IPM: História, estado da arte e aplicações
C2 O processo de desenho centrado no utilizador.
C3 Análise de utilizadores e tarefas. Mapa de empatia. Personas. Cenários e Jornadas do utilizador “as is”. Pergunta do utilizador. Requisitos do utilizador.
C4 Nós os humanos.
C5 Princípios e regras de ouro do design da interfaces. Usabilidade.
C6 Design visual de ecrãs (WWW, mobilidade)
C7 Ideação. Storyboards. Priorizar. Protótipos de baixa (PBF) e alta fidelidade (PAF) da solução
C8 Entregar uma solução que funcione. Avaliação heurística c/ especialistas. Avaliação c/ utilizadores. Análise estatística dos dados da avaliação. Calcular métricas e re-iterar o design. Requisitos de um Produto Mínimo Viável - PMV. Elevator Pitch para investidores e utilizadores
Curso em Avaliação ao longo do semestre, não contemplando Exame Final. Pesos:
• 70% Trabalho de projeto laboratorial em grupo + apresentação final e discussão
• 30% 2 mini-testes de resposta múltipla.
Em 2.ª época, repetem-se os mini testes cuja nota seja inferior ou igual a 7.5 valores. Se reprova na época normal (< 10 valores) o aluno acede ao exame de 2ª época ou época especial (30% da nota), sendo obrigatória a aprovação no projeto em grupo ou aprovação num projeto equivalente individual (70%)
Title: Brown, T (2009), Change by Design: How Design Thinking Transforms Organizations and Inspires Innovation, HarperCollins, 2009, ISBN-13: 978-0062856623
Lewrick, M, Link, P., Leifer, L. (2020). The Design Thinking Toolbox, Wiley, ISBN 9781119629191
Shneiderman, B., Plaisant, C., Cohen, M., Jacobs, S., Elmqvist, N., Nicholas Diakopoulos, N. (2017). Designing the User Interface: Strategies for Effective Human-Computer Interaction (6th edition), Pearson, ISBN-13: 978-0134380384
Manuel J. Fonseca, Pedro Campos, Daniel Gonçalves (2017), Introdução ao Design de Interfaces, FCA, Portugal, 2017, 3ª Edição,
Norman, D. (2013). The Design of Everyday Things, Revised and Expanded Edition. MIT Press. ISBN: 9780262525671
Nielsen, J., Mack, R. (1994). Usability Inspection Methods 1st Edition. John Wiley & Sons.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Johnson, J. & Henderson, A. (2002). Conceptual models: begin by designing what to design. Interactions. 9, 1: 25-32. https://dl.acm.org/doi/10.1145/503355.503366
Joseph J. LaViola Jr., Ernst Kruijff, Ryan P. McMahan, Doug Bowman, Ivan P. Poupyrev (2017), 3D User Interfaces: Theory and Practice (2nd Edition), Addison-Wesley Professional, ISBN-10: 0134034325.
Yvonne Rogers, Helen Sharp, Jenny Preece (2011), Interaction Design: Beyond Human-Computer Interaction, 3rd edition, Wiley, ISBN-13: 978-0470665763
? Snyder, C. (2003). Paper Prototyping: the fast and easy way to design and refine user interfaces. Morgan Kaufmann Publishers.
The Basics of User Experience Design by Interaction Design Foundation, https://www.interaction-design.org/
Artigos:
Nielsen, J. (1994) Enhancing the explanatory power of usability heuristics. Proc. ACM CHI'94 Conf. (Boston, MA, April 24-28), pp. 152-158.
Rettig M. (1994), Prototyping for Tiny Fingers, Communications of The ACM, 1994
Authors:
Reference: null
Year:
Empreendedorismo e Inovação I
No final da UC, o aluno deverá estar apto a: OA.1. Perceber o que é o empreendedorismo; OA.2. Conceber ideias inovadoras, usando técnicas de ideação e de ?design thinking?;OA.3. Elaborar propostas de valor, modelos de negócio e planos de negócio;OA.4. Promover a empresa, produtos e serviços; OA.5. Desenvolver, testar e demonstar a funcionalidade de produtos, processos e serviços de base tecnológica; OA.6. Analisar a escalabilidade do negócio; OA.7. Preparar planos de internacionalização e de comercialização; OA.8. Procurar e analisar as fontes de financiamento
I. Introdução ao Empreendedorismo;
II. Técnicas de geração e discussão de ideias;
III. Criação de Propostas de Valor;
IV. Comunicação de ideias de negócio;
V. Desenho de Modelos de Negócio;
VI. Elaboração de Planos de Negócio;
VII. Teste e avaliação de protótipos de produtos, processos e serviços;
VIII. Análise de escalabilidade;
IX. Internacionalização e comercialização;
X. Fontes de financiamento
Avaliação periódica:- Realização de projeto em grupo: primeira apresentação: 30%; segunda apresentação: 30%; relatório final: 40%; As apresentações, demonstrações e defesa são em grupo.
Title: A. Osterwalder, Y. Pigneur / John Wiley & Sons, Value Proposition Design: How to Create Products and Services Customers Want, 2014, ·, ·
A. Osterwalder, Y. Pigneur / John Wiley & Sons, Business Model Generation: A Handbook for Visionaries, Game Changers, and Challengers., 2010, ·, ·
P. Burns / Palgrave Macmillan, Entrepreneurship and Small Business, 2016, ·, ·
S. Mariotti, C. Glackin / Global Edition. Pearson; Dorf. R., Byers, T. Nelson, A. (2014). Technology Ventures: From Idea to Enterprise. McGraw-Hill Education, Entrepreneurship: Starting and Operating A Small Business, 2015, ·, ·
Authors:
Reference: null
Year:
Tecnologia, Economia e Sociedade
Depois de completar esta UC, o estudante será capaz de:
OA1. Identificar os principais temas e debates relativos aos impactos das tecnologias digitais nas sociedades contemporâneas;
OA2. Descrever, explicar e analisar esses temas e debates de forma fundamentada;
OA3. Identificar as implicações da mudança tecnológica digital em termos económicos, sociais, culturais, ambientais e científicos;
OA4. Prever algumas das consequências e impactos no tecido social resultantes da implementação de uma solução tecnológica digital;
OA5. Explorar as fronteiras entre o conhecimento tecnológico e o conhecimento das ciências sociais;
OA6. Desenvolver formas de aprendizagem interdisciplinar e de pensamento crítico, debatendo, com interlocutores de áreas científicas e sociais diversas.
CP1. A transformação digital como novo paradigma civilizacional.
CP2. Os impactos das tecnologias digitais na Economia.
CP3. Os impactos das tecnologias digitais no trabalho.
CP4. Os impactos das tecnologias digitais nas desigualdades.
CP5. Os impactos das tecnologias digitais na democracia.
CP6. Os impactos das tecnologias digitais na arte.
CP7. Os impactos das tecnologias digitais nos direitos individuais.
CP8. Os impactos das tecnologias digitais nas relações humanas.
CP9. Os impactos das tecnologias digitais no futuro da humanidade.
CP10. Inteligência Artificial Responsável.
CP11. O impacto da Computação quântica nas tecnologias do futuro.
CP12. Os impactos das tecnologias digitais na geopolítica.
O processo de avaliação compreende os seguintes elementos:
A) Avaliação ao longo do semestre
A1. Debates entre grupos de estudantes sobre questões e problemas relacionados com cada um dos Conteúdos programáticos. Cada grupo participará em três debates ao longo semestre. A avaliação do desempenho de cada grupo por debate corresponde a 15% da nota final de cada estudante no grupo, correspondendo no total a 3 x 15% = 45% da nota final de cada estudante.
A2. Avaliação da participação correspondendo a 5% da nota final de cada estudante.
A3. Teste final, com parte dos conteúdos provenientes dos debates em grupo e a outra parte das exposições por parte do Docente, correspondendo a 50% da nota final de cada estudante.
É exigida uma nota mínima de 9,5 valores em cada momento de avaliação e a presença num mínimo de 3/4 das aulas.
B) Avaliação por exame final: Prova escrita individual, correspondendo a 100% da nota final.
Title: Chalmers, D. (2022). Adventures in technophilosophy In Reality+ - Virtual Worlds and the problems of Philosophy (pp. xi-xviii). W. W. Norton & Company.
Chin, J., Lin, L. (2022). Dystopia on the Doorstep In Deep Utopia – Surveillence State – Inside China’s quest to launch a new era of social control (pp. 5–11). St. Martin’s Press.
Dignum, V. (2019). The ART of AI: Accountability, Responsibility, Transparency In Responsible Artificial Intelligence - How to Develop and Use AI in a Responsible Way (pp. 52–62). Springer.
Howard, P. N. (2020). The Science and Technology of Lie Machines In Lie Machines - How to Save Democracy from Troll Armies, Deceitful Robots, Junk News Operations, and Political Operatives (pp. 1-4; 6-7; 10-18). Yale University Press.
Kearns, M., Roth, A. (2020). Introduction to the Science of Ethical Algorithm Design In The Ethical Algorithm - The Science of Socially Aware Algorithm Design (pp. 1-4; 6-8; 18-21). Oxford University Press.
Authors:
Reference:
Year:
Title: (Principal - continuação)
Kissinger, H. A., Schmidt, E., Huttenlocher, D (2021). Security and World Order In The Age of AI - And Our Human Future (pp. 157–167, 173-177). John Murray Publishers.
Parijs, P. V., Vanderborght, Y. (2017). Ethically Justifiable? Free Riding Versus Fair Shares In Basic Income - A Radical Proposal for a Free Society and a Sane Economy (pp. 99–103). Harvard University Press.
Pentland, A. (2014). From Ideas to Actions In Social Physics – How good ideas spread – The lessons from a new science (pp. 4–10). The Penguin Press.
Zuboff, S. (2021). O que é capitalismo de vigilância? In A Era do Capitalismo de Vigilância - A luta por um futuro humano na nova fronteira de poder (pp. 21–25). Intrínseca.
***
(Complementar)
Acemoglu, D.; Johnson, S. (2023). What Is Progress? In Power and progress: our thousand-year struggle over technology and prosperity (pp. 1 - 7). PublicAffairs.
Bostrom, N. (2024). The purpose problem revisited In Deep Utopia – Life and meaning in a solved world (pp. 121–124). Ideapress Publishing.
Castro, P. (2023). O Humanismo Digital do século XXI e a nova Filosofia da Inteligência Artificial In 88 Vozes sobre Inteligência Artificial - O que fica para o homem e o que fica para a máquina? (pp. 563 – 572). Oficina do Livro/ISCTE Executive Education.
Gunkel, D. J. (2012). Introduction to the Machine Question In The Machine Question - Critical Perspectives on AI, Robots, and Ethics (pp. 1-5). The MIT Press.
Innerarity, D. (2023). O sonho da máquina criativa. In Inteligência Artificial e Cultura – Do medo à descoberta (pp. 15 – 26). Colecção Ciência Aberta, Gradiva.
Jonas, H. (1985). Preface to the English version of the Imperative of Responsibility In The Imperative of Responsibility: In Search of an Ethics for the Technological Age. (pp. ix - xii). University of Chicago Press.
Nakazawa, H. (2019). Manifesto of Artificial Intelligence Art and Aesthetics In Artificial Intelligence Art and Aesthetics Exhibition - Archive Collection (p. 25). Artificial Intelligence Art and Aesthetics Research Group (AIAARG).
Patel, N. J. (2022, february 4). Reality or Fiction - Sexual Harassment in VR, The Proteus Effect and the phenomenology of Darth Vader — and other stories. Kabuni. https://medium.com/kabuni/fiction-vs-non-fiction-98aa0098f3b0
Pause Giant AI Experiments: An Open Letter. (22 March, 2023). Future of Life Institute. Obtido 26 de agosto de 2024, de https://futureoflife.org/open-letter/pause-giant-ai-experiments/
Authors:
Reference:
Year:
Inteligência Artificial Aplicada à Educação
OA1: Reconhecer tipos de dados
OA2: Enfrentar desafios de dados
OA3: Aplicar IA para Extração de Conhecimento
OA4: Melhorar a qualidade dos dados
OA5: Implementar Técnicas de IA
OA6: Navegar por aspectos éticos e legais
OA7: Comunicar Insights Efetivamente
OA8: Colaborar em projectos de IA
OA9: Integrar ferramentas e bibliotecas de IA
OA10: Aplicações no sector da educação
CP1: Introdução aos dados
* Definição e conceitos chave
CP2: Desafios dos dados na área da educação
CP3: Fundamentos de IA para extração de conhecimentos
CP4: Técnicas de IA para análise de dados
CP5: Considerações éticas e jurídicas
CP6: Comunicação eficaz dos resultados
CP7: Projectos colaborativos de IA na área da educação
CP8: Ferramentas e bibliotecas para dados
CP9: Aplicações de IA na área da educação
CP10: Apresentação e reflexão do projeto
Avaliação ao longo do semestre (só disponível na 1ª Época):
Realização de 3 trabalhos ao longo do semestre e um teste no fim: os trabalhos são realizados em grupo, sendo um em aula e os restantes autonomamente. O trabalho de aula representa 10% da nota final, e os autonomos 20% cada, com nota mínima de 9,5 valores. O teste representa 50% da nota, com nota mínima de 8 valores. A média das avaliações terá de ser igual ou superior a 9,5 valores em cada um dos trabalhos.
As notas dos trabalhos poderão variar pelo desempenho demonstrado individualmente numa discussão oral, a ocorrer (para o grupo) no caso da nota (de um dos elementos) entre o teste e o trabalho tiver uma diferença superior a 3 valores.
É exigida uma assiduidade mínima não inferior a 2/3 das aulas.
Dado o caráter prático da UC não há lugar a avaliação por exame.
Melhoria de nota só pode ser feita repetindo o processo de avaliação no ano seguinte.
Title: Wes Mckinney, Python for Data Analysis, 2e: Data Wrangling with Pandas, NumPy, and IPython - Publisher: O'Reilly Media; Publication date: November 2017
Chris Albon, Machine Learning with Python Cookbook: Practical solutions from preprocessing to deep learning - Publisher: O'Reilly Media; Publication date: May 2018
Géron, A. (2019). Hands-On Machine Learning with Scikit-Learn, Keras, and TensorFlow: Concepts, Tools, and Techniques to Build Intelligent Systems. - Publisher: O'Reilly Media; Publication date: September 2019
Daniel Nelson, Data Visualization in Python - Publisher: Independently; Publication date: September 2020
O'Reilly, T. (2010). Open Government: Collaboration, Transparency, and Participation in Practice - Publisher: O'Reilly Media; Publication date: February 2010
OpenCV: Open Source Computer Vision Library. (https://opencv.org/)
TensorFlow: An Open Source Machine Learning Framework for Everyone. (https://www.tensorflow.org/)
Authors:
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Year:
Title: Holmes, W., Bialik, M., & Fadel, C. (2019). Artificial intelligence in education. Boston: Center for Curriculum Redesign.
Furey, H., & Martin, F. (2019). AI education matters: A modular approach to AI ethics education. AI Matters, 4(4), 13-15.
Chen, L., Chen, P., & Lin, Z. (2020). Artificial intelligence in education: A review. Ieee Access, 8, 75264-75278.
Chassignol, M., Khoroshavin, A., Klimova, A., & Bilyatdinova, A. (2018). Artificial Intelligence trends in education: a narrative overview. Procedia Computer Science, 136, 16-24.
Nkambou, R., Mizoguchi, R., & Bourdeau, J. (Eds.). (2010). Advances in intelligent tutoring systems (Vol. 308). Springer Science & Business Media.
Authors:
Reference:
Year:
Sistemas de Informação Analíticos
Pretende introduzir-se os conceitos e conhecimentos práticos fundamentais ao desenho e implementação de um sistema de informação analítico para uma organização:
(OA1) Planear e gerir o ciclo de vida de um projeto de armazém de dados, desenho lógico e físico;
(OA2) Identificar os requisitos e as fontes de dados e projetar um modelo dimensional adequado;
(OA3) Modelar um Sistema de Informação Analítico;
(OA4) Desenhar e implementar um processo de extração, transformação e carregamento de dados;
(OA5) Analisar dados num sistema de data warehousing, ter a noção de Business Intelligence e sua aplicabilidade; o que são relatórios padrão e indicadores de desempenho (KPIs);
(CP1) Introdução aos Sistemas de Informação Analíticos (SIA)
(CP2) Revisão de SQL
(CP3) Introdução ao Power BI
(CP4) Modelação de Dados no Power BI
(CP5) Análise de Dados com DAX (Data Analysis Expressions)
(CP6) Visualização de Dados no Power BI
(CP7) Processos de ETL
(CP8) Publicação de Relatórios e Dashboards
A avaliação na modalidade 'ao longo do semestre' resulta da efetivação de dois testes individuais : um teste intercalar e um outro no final do semestre (20% cada um) , e um trabalho em grupo (máximo de 3 alunos) com elaboração de dois relatórios (20% cada um) e uma apresentação oral (20%) a efetuar pelo grupo e esta com classificação individual.
É exigida uma assiduidade mínima não inferior a 2/3 das aulas (os alunos podem faltar 4 aulas em 12).
O Exame Final é um exame escrito, individual, sem consulta, com toda a matéria. Realiza exame final, na época 1, 2 ou especial, quem não tenha concluído com sucesso a avaliação ao longo do semestre, com uma nota média superior ou igual a 10 (em 20).
Title: Greg Deckler, Brett Powell (2022) Mastering Microsoft Power BI: Expert techniques to create interactive insights for effective data analytics and business intelligence, 2nd Edition. Packt Publishing
Authors:
Reference:
Year:
Title: R. Kimball, M. Ross (2013) The Data Warehouse Toolkit - the definitive guide to dimensional modeling, 3rd Edition. John Wiley & Sons, USA
Doan, A., Halevy, A., & Ives, Z. (2012). Principles of data integration. Elsevier.
Authors:
Reference:
Year:
Projeto Aplicado de Tecnologias Digitais Educativas I
OA1: Avaliar necessidades e oportunidades de melhoria na digitalização dos processos educativos em instituições de ensino, utilizando ferramentas e técnicas de avaliação apropriadas
OA2: Criar um projeto tecnológico que aborde problemas reais no domínio das Tecnologias Digitais Educativas, promovendo um impacto positivo nas práticas pedagógicas e na comunidade escolar
OA3: Implementar um projeto que integre pelo menos uma área tecnológica (programação, multimédia, inteligência artificial, cibersegurança, bases de dados) e uma área educativa (metodologias e estratégias de ensino e aprendizagem, inclusão, acessibilidade, gestão da formação, currículo)
OA4: Aplicar metodologias de gestão de projetos em contextos educativos reais desde a criação até à implementação e avaliação, garantindo a eficácia e a sustentabilidade das soluções propostas
CP1: Técnicas de identificação de necessidades e oportunidades em contexto escolar
CP2: Instrumentos de diagnóstico e avaliação
CP3: Objetivos e resultados com impacto educativo e social
CP4: Planeamento de um projeto de aplicação em contexto escolar
CP5: Integração de áreas tecnológicas e educativas em projetos educativos
CP6: Gestão de projetos educativos
CP7: Disseminação de projetos tecnológicos
Avaliação por projeto, de acordo com o Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências do Iscte, distribuído da seguinte forma:
- Vídeo dedicado à apresentação do projeto (contexto e funcionalidades) com a duração máxima de 2 minutos em grupo - 5%
- Mini-teste individual - 15%
- Relatório preliminar com discussão em grupo - 10%
- Relatório final com discussão individual e em grupo - 20%
- Projeto - 50%
É exigida uma assiduidade mínima não inferior a 3/4 das aulas.
Todas as componentes têm uma classificação mínima de 8,5 valores.
A média final terá de ser igual ou superior a 9,5 valores.
A UC não contempla avaliação por exame.
Title: Creswell, J. W. (2015). Educational research: Planning, conducting, and evaluating quantitative and qualitative research. Pearson.
Ginevri, W., & Trilling, B. (2018). Project management for education: The bridge to 21st century learning. Project Management Institute.
Hamilton, B. (2022). Integrating technology in the classroom: Tools to meet the needs of every student. International Society for Technology in Education.
Hattie, J. (2023). Visible learning: The sequel: A synthesis of over 2,100 meta-analyses relating to achievement. Routledge.
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Center for Theory of Change. (2023, Julho 24). What is Theory of Change? Retirado de https://www.theoryofchange.org/what-is-theory-of-change/
Earle, R. S. (2002). The integration of instructional technology into public education: Promises and challenges. Educational technology, 42(1), 5-13.
World Bank Group. (2021, Julho 24). Designing the Theory of Change of a Community of Practice. Retirado de https://collaboration.worldbank.org/content/sites/collaboration-for-development/en/groups/communities4Dev/blogs.entry.html/2021/03/22/designing_the_theoryofchangeofacommunityofp-f9pp.html
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Inclusão e Acessibilidade
OA1: Distinguir os diferentes tipos de deficiência e características associadas
OA2: Identificar os princípios do Design Universal e práticas de design inclusivas
OA3: Conhecer os principais desafios funcionais das tecnologias de apoio
OA4: Aplicar práticas de acessibilidade a conteúdos digitais
OA5: Desenvolver recursos educativos digitais acessíveis e inclusivos, consoante o contexto
CP1: Principais tipos de deficiência: visual, auditivo, motor e cognitivo
CP1.1: Necessidades Educativas Especiais
CP2: Design universal: princípios e aplicações na aprendizagem.
CP2.1:Práticas de design inclusivas
CP3: Desafios funcionais das tecnologias de apoio
CP4: Acessibilidade aplicada a conteúdos digitais: texto, áudio, imagens complexas, vídeos, gráficos e tabelas
CP4.1: Conversão de documentos, legendagem, descrição de áudio, design de documentos acessíveis.
CP5: Conteúdos digitais acessíveis e inclusivos para a web em contexto educativo: definição de objetivos e medidas de usabilidade, controlo do conteúdo, escrita de componentes acessíveis customizados
1ª época: O estudante no início do semestre escolhe se quer ser avaliado na modalidade avaliação ao longo do semestre ou avaliação por exame.
Avaliação ao longo do semestre: Projeto com entregas parcelares e respetiva discussão (70%), com nota mínima de 9,5 na média das entregas do projeto, e frequência (30%) ,com nota mínima de 8,5. No modelo de avaliação ao longo do semestre, é exigida uma assiduidade mínima não inferior a 3/4 das aulas.
Avaliação por Exame: Exame (100%), com nota mínima 9,5
2ª época: Exame (100%), com nota mínima 9,5
Época Especial: Exame (100%), com nota mínima 9,5
Title: Nielsen, J. (2006). Prioritizing Web Usability. New Riders Press
Halder, S., & Argyropoulos, V. (Eds.). (2019). Inclusion, equity and access for individuals with disabilities: Insights from educators across world. Springer.
Ghosh, S. C. (2017). Technology for Inclusion Special Education, Rehabilitation, for All. Linus Learning.
Gilbert, R. M. (2019). Designing with Accessibility in Mind. In Inclusive Design for a Digital World (pp. 1-20). Apress, Berkeley, CA.
Firth, A. (2019). Practical web inclusion and accessibility: A comprehensive guide to access needs. Apress.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: World Health Organization. (2011). Relatório mundial sobre a de ciência (World report on disability 2011). World Health Organization. Tradução Lexicus Serviços Lingüísticos. - São Paulo : SEDPcD, 2012. 334 p. Disponível em: https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/70670/WHO_NMH_VIP_11.01_por.pdf?sequence=9
Ana Paula Lombardi (org.). (2019) Ergonomia e acessibilidade. Disponível em: https://atenaeditora.com.br/index.php/catalogo/ebook/ergonomia-e-acessibilidade
Authors:
Reference: null
Year:
Projeto Aplicado de Tecnologias Digitais Educativas II
OA1: Corrigir o problema do utilizador e/ou da organização identificado na UC de Projeto Aplicado I do 1º Semestre, desenvolvendo, de forma iterativa, um projeto integrado com todas as suas componentes, incluindo levantamento de requisitos, prototipagem da solução (lo-fi, hi-fi, MVP), e avaliação e implantação no terreno da solução inovadora, relativa a produto, processo ou serviço (PPS).
OA2: Produção de documentação de desenho da solução de inovação PPS, incluindo, quando aplicável, arquitetura, configuração hardware e software, manuais de instalação, operação e utilização.
OA3: Produzir soluções com potencial para serem triplamente sustentáveis no terreno, tendo em conta o enquadramento legal aplicável.
OA4: Produzir conteúdos audiovisuais sobre os resultados alcançados, para serem explorados em diversos canais de comunicação: redes sociais, landing page web, apresentação para atores relevantes, workshop de demonstração.
C1 Espaço da solução: ideação da melhor solução tecnológica relativa ao projeto, desenvolvimento de requisitos de utilizador, storyboarding, jornada do utilizador, ciclos iterativos de prototipagem (baixa fidelidade – lo-fi, alta fidelidade – hi-fi, produto mínimo viável - MVP), avaliação heurística da solução com peritos e avaliação com utilizadores finais.
C2 Produção de documentação de desenho da solução, incluindo, quando aplicável, arquitetura, especificações técnicas, configuração hardware e software, manuais de instalação, operação e utilização.
C3. Implantação experimental da solução com potencial para ser triplamente sustentável (com criação de valor económico, social e ambiental), salvaguardando o enquadramento legal aplicável.
C4. Comunicação audiovisual na Web e nas redes sociais. Comunicação em público e sua estrutura. Apresentação para atores relevantes.
C5. Demonstração em workshop com atores relevantes.
UC em avaliação periódica, não contemplando exame final, dada a adoção ao método de ensino por projeto aplicado a situações reais. As apresentações, demonstrações e discussão são realizadas em grupo.
Pesos da avaliação:
R1 Relatório de Ideação da Solução, com Storyboard, Jornada de Utilizador, Requisitos do Utilizador, Especificações Técnicas e sua apresentação audiovisual: 20%
R2 Prototipagem da Solução: Protótipos Lo-fi e Hi-fi e Protótipo Mínimo Viável – MVP (no GitHub), sua Demonstração e Relatório de Avaliação: 40%
R3 Relatório de Desenho da Solução com os seguintes elementos (se aplicável): Arquitetura (UML Package Diagram, UML Component Diagram), Configuração Hardware e Software, Manual de Instalação (UML Deployment Diagram, Tutorial de Configuração), Manual de Operação, Manual de Utilizador: 20%
R4 Apresentação audiovisual da solução e sua demonstração em Workshop: 20%
Title: ·
Brown, T. / HarperCollins, 2009, ISBN-13: 978-0062856623, Change by Design: How Design Thinking Transforms Organizations and Inspires Innovation, 2009, ·, ·
Lewrick, M, Link, P., Leifer, L. / Wiley, ISBN 9781119629191, The Design Thinking Toolbox, 2020, ·, ·
Knapp, J., Zeratsky, J., & Kowitz, B. / Bantam Press, Sprint: How to Solve Big Problems and Test New Ideas in Just Five Days, 2016, ·, ·
Authors:
Reference: null
Year:
Title: ·
Ries, E. / capítulos 3 e 4, Penguin Group, The Lean Startup: How Today's Entrepreneurs Use Continuous Innovation to Create Radically Successful Businesses, 2017, ·, ·
·, Scrum Institute, The Kanban Framework 3rd Edition, 2020, ·, www.scrum-institute.org/contents/The_Kanban_Framework_by_International_Scrum_Institute.pdf acedido em 02/2023
·
Darrell Rigby, Sarah Elk, Steve Berez / Scrum Institute (2020), The Scrum Framework 3rd Edition, Doing Agile Right: Transformation Without Chaos Hardcover, 2020, ·, ·
Jeff Sutherland, J.J. Sutherland, Scrum: The Art of Doing Twice the Work in Half the Time, 2014, ·, ·
Project Management Institute / 6th ed. Newton Square, PA: Project Management Institute, A guide to the project management body of knowledge (PMBOK guide), 2017, ·, ·
Gwaldis M., How to conduct a successful pilot: Fail fast, safe, and smart, 2019, ·, https://blog.shi.com/melissa-gwaldis/ acedido em 02/2023
Authors:
Reference: null
Year:
Optativas recomendadas
Campus Sintra
- Desenho (1º semestre)
- Empreendedorismo e Inovação III (1º semestre)
- Inteligência Artificial (1º semestre)
- Marketing Digital (1º semestre)
- Text Mining (1º semestre)
- Big Data (2º semestre)
- Design de Jogos (2º semestre)
- Empreendedorismo e Inovação IV (2º semestre)
- Programação e Análise de Dados em Excel (2º semestre)
Campus Lisboa
- Interação Pessoa-Máquina (1.º Semestre)
- Descoberta e Extração de Conhecimento de Dados (2º semestre)
- Engenharia de Software (1º e 2º semestre)
Objetivos
Os estudantes que concluam este ciclo de estudos ficarão habilitados a desenhar, criar e implementar estratégias educativas apoiadas por recursos digitais, mobilizando conhecimentos pedagógicos, de programação, multimédia e de planeamento da formação tendo em vista a sua aplicação e resolução de problemas em ambientes de aprendizagem diversificados, através de:
- Gestão, desenvolvimento e coordenação de cursos de formação a partir de modelos de ensino presenciais, à distância e híbridos;
- Desenvolvimento de recursos educativos digitais em ambientes nativos e para a Web;
- Desenho de estratégias pedagógicas inovadoras;
- Integração de ferramentas tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem, incluindo plataformas Learning Management Systems (LMS);
- Programação de sistemas de avaliação;
- Integração de estratégias de gamification na formação;
- Elaboração de relatórios e documentos de análise no âmbito da formação;
- Apoio à capacitação organizacional de operadores de educação e formação.
Conhecimentos especializados sobre i) desenvolvimento de recursos educativos digitais, ii) multimédia aplicado a ambientes de aprendizagem, iii) organização dos sistemas e instrumentos de ensino e formação profissional, iv) gestão da formação e modelação de ambientes educativos digitais, e v) elaboração e apresentação de instrumentos de reporte, avaliação e análise técnica e organizacional.
Aptidões para i) projetar, desenvolver e adequar recursos educativos digitais, a partir de tecnologias e contexto de aprendizagem diversificados, e ii) coordenar, projetar e desenvolver formações a partir de modelos presencial, híbrido e à distância.
Competências de i) autonomia para gerir e supervisionar ambientes de aprendizagem, ii) iniciativa, cooperação e responsabilidade para propor soluções técnicas e implementar estratégias educativas para o cumprimento de objetivos de aprendizagem predeterminados, e iii) proatividade para promover a adaptação a contextos de mudança e inovação tecnológica.
Acreditações