Licenciatura

Acreditações

A3ES logo

Ver mais

Acreditado
3 Anos
30 jul 2022
Registo DGES
Registo inicial R/A-Cr 139/2022 de 13-07-2022
Registo de alteração R/A-Cr 139/2022/AL01 de 11-08-2023
Contactos
Escola de Tecnologias Digitais Aplicadas (Iscte-Sintra)
Avenida Heliodoro Salgado nº 3 2710-569 Sintra
secretariado.sintra@iscte-iul.pt
210 464 360
9:00 - 17:30

Propinas UE (2025/2026)

1.ºAno 697.00 €
2.ºAno 697.00 €
3.ºAno 697.00 €
Candidatar
Leccionado em Português
Tipo de ensino Presencial

Plano de Estudos para 2025/2026

1º Ano
Planeamento e Gestão de Projetos
6.0 ECTS
Recursos Digitais Estáticos
6.0 ECTS
Trabalho, Organizações e Tecnologia
6.0 ECTS
Fundamentos de Análise de Dados
6.0 ECTS
Metodologias de Ensino e Aprendizagem
6.0 ECTS
Geometria e Estatística
6.0 ECTS
Psicologia da Aprendizagem
6.0 ECTS
Fundamentos de Programação
6.0 ECTS
Comunicação e Aprendizagem Multimédia
6.0 ECTS
Trabalho Académico com Inteligência Artificial
2.0 ECTS
Introdução ao Design Thinking
2.0 ECTS
Apresentações em Público com Técnicas Teatrais
2.0 ECTS
2º Ano
Empreendedorismo e Inovação II
6.0 ECTS
Programação para a Internet
6.0 ECTS
Recursos Digitais Dinâmicos
6.0 ECTS
Introdução à Cibersegurança
6.0 ECTS
Bases de Dados e Gestão de Informação
6.0 ECTS
Desenvolvimento Curricular
6.0 ECTS
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
6.0 ECTS
Gestão da Formação
6.0 ECTS
Desenho Centrado no Utilizador
6.0 ECTS
Empreendedorismo e Inovação I
6.0 ECTS
3º Ano
Tecnologia, Economia e Sociedade
6.0 ECTS
Inteligência Artificial Aplicada à Educação
6.0 ECTS
Sistemas de Informação Analíticos
6.0 ECTS
Projeto Aplicado de Tecnologias Digitais Educativas I
6.0 ECTS
Inclusão e Acessibilidade
6.0 ECTS
Projeto Aplicado de Tecnologias Digitais Educativas II
6.0 ECTS

Optativas recomendadas

Campus Sintra

  • Desenho (1º semestre)
  • Empreendedorismo e Inovação III (1º semestre)
  • Inteligência Artificial (1º semestre)
  • Marketing Digital (1º semestre)
  • Text Mining (1º semestre)
  • Big Data (2º semestre)
  • Design de Jogos (2º semestre)
  • Empreendedorismo e Inovação IV (2º semestre)
  • Programação e Análise de Dados em Excel (2º semestre)

Campus Lisboa

  • Interação Pessoa-Máquina (1.º Semestre)
  • Descoberta e Extração de Conhecimento de Dados (2º semestre)
  • Engenharia de Software (1º e 2º semestre)

Objetivos

Os estudantes que concluam este ciclo de estudos ficarão habilitados a desenhar, criar e implementar estratégias educativas apoiadas por recursos digitais, mobilizando conhecimentos pedagógicos, de programação, multimédia e de planeamento da formação tendo em vista a sua aplicação e resolução de problemas em ambientes de aprendizagem diversificados, através de:

  • Gestão, desenvolvimento e coordenação de cursos de formação a partir de modelos de ensino presenciais, à distância e híbridos;
  • Desenvolvimento de recursos educativos digitais em ambientes nativos e para a Web;
  • Desenho de estratégias pedagógicas inovadoras;
  • Integração de ferramentas tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem, incluindo plataformas Learning Management Systems (LMS);
  • Programação de sistemas de avaliação;
  • Integração de estratégias de gamification na formação;
  • Elaboração de relatórios e documentos de análise no âmbito da formação;
  • Apoio à capacitação organizacional de operadores de educação e formação.

Conhecimentos especializados sobre i) desenvolvimento de recursos educativos digitais, ii) multimédia aplicado a ambientes de aprendizagem, iii) organização dos sistemas e instrumentos de ensino e formação profissional, iv) gestão da formação e modelação de ambientes educativos digitais, e v) elaboração e apresentação de instrumentos de reporte, avaliação e análise técnica e organizacional.

Aptidões para i) projetar, desenvolver e adequar recursos educativos digitais, a partir de tecnologias e contexto de aprendizagem diversificados, e ii) coordenar, projetar e desenvolver formações a partir de modelos presencial, híbrido e à distância.

Competências de i) autonomia para gerir e supervisionar ambientes de aprendizagem, ii) iniciativa, cooperação e responsabilidade para propor soluções técnicas e implementar estratégias educativas para o cumprimento de objetivos de aprendizagem predeterminados, e iii) proatividade para promover a adaptação a contextos de mudança e inovação tecnológica.

Contactos
Escola de Tecnologias Digitais Aplicadas (Iscte-Sintra)
Avenida Heliodoro Salgado nº 3 2710-569 Sintra
secretariado.sintra@iscte-iul.pt
210 464 360
9:00 - 17:30
Candidatar
Voltar ao topo