Propinas UE (2025/2026)
2700.00 €Plano de Estudos para 2025/2026
Unidades curriculares | Créditos | |
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Património, Território e Paisagem
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Gestão, Desenvolvimento e Património
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Contextos Institucionais do Património
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Contextos e Práticas de Patrimónios
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Património Imaterial, Cultura e Identidades
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Inventário e Interpretação Patrimonial
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Teorias e Categorias Contemporâneas do Património
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Questões de Museologia
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Direito e Ética do Património
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Seminário: Estudos de Caso e Projeto
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Património, Território e Paisagem
Através desta abordagem essencialmente teórica, é pretendido que os alunos:
a) distingam diferentes formas de património espacial, construído e não-construído, e elementos que o compõem;
b) compreendam as visões divergentes que podem associar-se ao património construído, observando exemplos de diferentes estratégias para a resolução de conflitos;
c) articulem problemas patrimoniais com o enquadramento legal assegurado pelos instrumentos de ordenamento do território.
Introdução
Noções de património construído, conservação, reabilitação, reconversão, salvaguarda
Paisagem, território, urbanismo, edifício: conceitos básicos
Ordenamento do território e problemas do património construído nos habitats contemporâneos
Instrumentos de Ordenamento do Território em Portugal no contexto europeu
Estudos-de-caso
A paisagem como património: rural/industrial, urbano/suburbano
Monumentos naturais, geomonumentos, 'fringe belts'
Ruínas, espaços vazios e espaços alegóricos
Património rural: casa, horta, assentamento
Salvaguarda e requalificação de malhas histórias
Património e memória: a habitação rural, operária e precária em contexto urbano
Património e conflito social e político
Património e disputas artísticas: reconversão e demolição de património
13 Súmula, salientado ideias-chave
A avaliação basear-se-á:
1) na articipação nas aulas;
2) na participação no seminário;
3) na avaliação dum ensaio subordinado a um dos temas centrais de uma das aulas ou outro tema a discutir previamente.
Title: Riegl, Alois 1984 Le culte moderne des monuments, Paris: Seuil.
Nações Unidas 2016 Nova Agenda Urbana: Habitat III - in https://habitat3.org/the-new-urban-agenda/
Jokilehto, Jukka 2002 History of Architectural Conservation, Oxford: Butterworth-Heinemann.
Hatherley, Owen 2017 A guide to the new ruins of Great Britain, Londres: Verso
Hall, Peter 1988 Cities of tomorrow: an intellectual history of urban planning and design in the twentieth century. Blackwell Publishing.
Ferrão, João 2014 O ordenamento do território como política pública, Lisboa: Fundação Calouse Gulbenkian.
Choay, Françoise 2021 A Alegoria do Património, Lisboa: Edições 70.
AAVV (1961) Arquitectura Popular em Portugal, Lisboa: Sindicato Nacional dos Arquitectos.
Authors:
Reference: null
Year:
Gestão, Desenvolvimento e Património
Preparar os estudantes para o futuro desempenho, ou reciclagem, de atividades profissionais e/ou académicas nas áreas da gestão de projetos culturais ligados ao património, designadamente na gestão dos recursos humanos, financeiros e logísticos.
1. Introdução
2. Conceitos de gestão aplicados ao património cultural
3. Mercado cultural - Indústrias do património, produção e distribuição
4. Organizações culturais: Ministério da Cultura, autarquias locais
5. Organizações não públicas; Fundações/Associações
6. Fontes de financiamento do património cultural (bilheteira, lojas e merchandising, concessões, cedências de espaços, imagens, mecenato e patrocínios, parcerias, outros apoios; associações de Amigos); 7. Princípios de gestão do património cultural ? museus, monumentos, bibliotecas;
8. Privatização da gestão dos museus e monumentos públicos - modalidades
9. Divulgação do património - marketing - aspetos gerais
1. Frequência e participação nas aulas teóricas e teórico-práticas;
2. Participação no seminário;
3. Elaboração de um projeto nas suas grandes linhas (4.000 palavras, excluindo anexos) a partir da aplicação dos conhecimentos adquiridos nas aulas, mediante a escolha de um tema relacionado com a sustentabilidade do património cultural numa perspectiva de desenvolvimento económico;
4. Os parâmetros de classificação levarão em linha de conta a estrutura apresentada, a capacidade de síntese, a consistência e viabilidade do projecto, bem como o exercício de sentido crítico e a reflexão pessoal.
Title: Serra, Filipe Mascarenhas (2007), Práticas de gestão nos museus portugueses, Lisboa: Univ. Católica Editora
Santos, Maria de Lourdes Lima dos; et al. (1998), 10 anos de mecenato cultural em Portugal, Lisboa: Observatório das Activ. Cult.
Relatório Mateus (Augusto Mateus & Associados); Lisboa; Site do GPEARI (Ministério da Cultura); 2009
Relatório ?Cultura, Identidade e Património? (Horizonte 2013); Lisboa; Observatório das Activ. Cult. ; 2005
Reis, Ana Carla Fonseca (s.d.), Marketing Cultural e financiamento da cultura, São Paulo: Editora Thompson
Lord, Barry; Lord, Gail Dexter (1998), Manual de gestión de museos, Barcelona: Ariel Patrimonio Histórico
Hernandéz, Josep Ballart; Tresserras, Jordi (2005), Gestión del patrimonio cultural, Barcelona: Ariel Património (2ª edição)
Estatísticas culturais; Janeiro 2009; Lisboa; Observatório das Actividades Culturais
Agenda Europeia para a Cultura; Resolução do Conselho de 16 de Nov. de 2007; JOUE; C 287; 29 de Novembro de 2007
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Inquérito aos Museus em Portugal ? Coordenação de RAQUEL HENRIQUES DA SILVA e MARIA DE LOURDES LIMA DOS SANTOS; ISABEL CORDEIRO, ELSA GARRETT PINHO, INÊS DA CUNHA FREITAS e ANABELA CARVALHO; Instituto Português de Museus e Observatório das Actividades Culturais, Lisboa, 2000 // Manual de gestión de museos; LORD, Barry e LORD, Gail Dexter; Ariel Patrimonio Histórico; Barcelona; 1998 // Plano de Estudos para a Cultura, Cultura 2020; 11 volumes; DIVERSOS AUTORES; Secretaria de Estado da Cultura, GEPAC, Lisboa, 2014 // Resolução do Conselho de Ministros n.º 49/2021, publicada no DR de 11 de maio (Programa de Investimentos para o Património Cultural) // Estatísticas da Cultura, INE, 2019
Authors:
Reference: null
Year:
Contextos Institucionais do Património
OA1 - Pretende-se, com um alargado inventário-catálogo, aceder a uma compreensão crítica da histórica dos movimentos e instituições nacionais e supranacionais que foram criando e aplicando conceitos de inventário, preservação, conservação, salvaguarda e promoção do património.
OA2 - Com o enquadramento dos normativos, dos movimentos e das instituições que os produziram, procura-se criar uma compreensão sobre a sua importância, bem como sobre as metanarrativas que suportam movimentos e instituições na forma como abordamos o património natural e cultural no presente. Pretende-se, assim, entender não apenas a transformação dos conceitos e das estratégias para o património como a sua relação com a economia e a geopolítica.
1 - Inventário de normativos;
2 - Exploração e contextualização de conceitos aí presentes;
3 - Identificação dos movimentos e das instituições que produziram os normativos inventariados e o seu contexto histórico;
4 - Introdução a uma leitura histórica, económica e geopolítica dos movimentos e das instituições produtoras de normativos;
5 - Identificação e entendimento dos ?vazios? patrimoniais.
i. Frequência e participação sustentada nas aulas teóricas, teórico-práticas e práticas;
ii. Presença ativa em seminário;
iii. Apresentação oral individual e em grupo sobre tema ou assunto proposto;
iv. Produção de trabalho escrito (3500 palavras) sobre tema ou assunto presente no Programa;
v. Os parâmetros de classificação serão suportados pela identificação clara do assunto ou tema, a estrutura, a síntese e a crítica.
Title: https://www.iccrom.org/
https://www.wipo.int/portal/en/
https://www.icomos.org/en
https://www.coe.int/en/web/cultural-routes
https://www.unesco.org/en
Plataformas digitais
Smith, L. & Akagawa, N. (Eds) 2009. Intangible Heritage: Key Issues in Cultural Heritage. Routledge.
Kozymka, Irena. 2014. The diplomacy of culture: the role of UNESCO in sustaining cultural diversity. Palgrave Macmillan.
Guillaume, Marc. 2003. A política do património. Campo das Letras.
Custódio, Jorge et. al. 2010. 100 anos de Património. Memória e Identidade: Portugal 1910-2010. Instituto de Gestão do Património Arquitetónico e Arqueológico.
Costa Macedo, Sofia. 2018. Associações de Defesa do Património em Portugal: 1974 ? 1997. Caleidocópio.
Diversos princípios, recomendações, declarações, cartas e convenções para o Património cultural, disponibilizados em aula
Authors:
Reference: null
Year:
Património Imaterial, Cultura e Identidades
Com este curso pretende-se que os alunos consigam:
OA1 - reconhecer a emergência histórica da categoria de património imaterial, e o respetivo contexto histórico e político.
OA2 - ter uma noção complexa e crítica do campo do património imaterial, através das diferentes contribuições académicas para a sua compreensão.
OA3 - reconhecer e debater criticamente casos e processos concretos de património imaterial, e os processos que conduzem ao seu reconhecimento a nível nacional ou internacional.
Módulo 1 ? Introdução geral
O Património Imaterial como categoria histórica e social
Problemas do património imaterial
Módulo 2: Dimensões e problemas do património imaterial
Identidade e ideologia
Performance e festividade
Fixação e criatividade
Propriedade e copyright
Individualismo e holismo
Módulo 3: Abordagens críticas ao património imaterial
Valdimar Hafstein
Laurajane Smith
Regina Bendix
Chiara Bortolotto
Módulo 4: Estudo de caso: a música
Música, tradição e folclorismo
Música, remistura e reciclagem
Módulo 5: Módulo prático
Processo de candidatura a património imaterial
Documentário
Visita de Estudo
Seminário: Exercício prático
A avaliação será composta por:
1) Frequência e participação nos momentos pedagógicos (aulas teóricas, teórico-práticas)
2) Participação no seminário
3) Realização de um ensaio (3000 palavras) de ?proposição? de um fenómeno social e cultural para reconhecimento como ?património imaterial?.
Title: Vidal González, Miguel. 2008. ?Intangible Heritage Tourism and Identity.? Tourism Management 29 (4): 807?10.
Smith, Laurajane, and Natsuko Akagawa, eds. 2008. Intangible Heritage. London: Taylor & Francis.
Kirshenblatt-gimblett, Barbara. 2004. ?Intangible Heritage as Metacultural Production.? Museum International 56 (1?2): 52?65.
Hafstein, Valdimar. 2018. Making Intangible Heritage: El Condor Pasa and Other Stories from UNESCO. Indiana University Press.
Bortolotto, Chiara. 2007. ?From Objects to Processes: UNESCO?s ?Intangible Cultural Heritage.?? Journal of Museum Ethnography, no. 19: 21?33.
Bendix, Regina. 2021. ?Life Itself: An Essay on the Sensory and the (Potential) End of Heritage Making.? Traditiones 50 (1): 43?51.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Meskell, Lynn ed. 2015. Global Heritage: A Reader. Oxford: John Wiley & Sons.
Harrison, Rodney. 2012. Heritage. Critical Approaches. London & New York: Routledge.
Graham, Brian & P. Howard eds.2008. The Ashgate Research Companion to Heritage and Identity. Aldershot: Ashgate.
Brumann Christoph & D Berliner eds. 2016. World Heritage on the Ground. Ethnographic Perspectives. Oxford & New York: Berghahn.
Bortolotto, Chiara. 2010. ?Globalising Intangible Cultural Heritage? Between International Arenas and Local Appropriations.? In Heritage and Globalisation, 111?28. Routledge.
Authors:
Reference: null
Year:
Inventário e Interpretação Patrimonial
OA1 - Compreender as principais questões teóricas relativamente ao património cultural na atualidade;
OA2 - Conhecer e identificar a evolução e fases do conceito do património cultural, à escala mundial;
OA3 - Conhecer e identificar as categorias operativas do Património Cultural, em concreto no caso português;
OA4 - Conhecer e mobilizar correctamente os instrumentos administrativos, legislativos e os agentes na atuação da esfera patrimonial, em Portugal e no Mundo;
OA5 - Conhecer as políticas de salvaguarda e valorização do património cultural em Portugal, nomeadamente classificação, inventariação, musealização, conservação, restauro e educação;
OA6 - Conhecer as políticas de gestão e economia do património, entendido como factor de desenvolvimento sustentável.
CP1- Conceitos introdutórios:
1. 1 Evolução do conceito
1.2. As categorias operativas do património
1.3. Património em Portugal
1.4. Identidade e valor do património
CP2 - A Salvaguarda do Património Cultural
2.1. Legislação: o quadro normativo internacional e nacional
2.2. Classificação
2.3. Inventário
CP3 - A Valorização do Património Cultural
3.1. Conservação do Património
3.2. Processos de Musealização
3.3. Interpretar o Património
CP4 - Economia do Património
4.1. Património Cultural: factor de desenvolvimento sustentável
4.2. O turismo patrimonial
CP5 - Gestão do Património Cultural
5.1. As políticas culturais de intervenção em Património
5.2. Público e Privado em Património
5.3. A intervenção da sociedade civil
A modalidade de avaliação é a avaliação ao longo do semestre, com dois elementos de avaliação individual:
1. Dois comentários escritos individuais sobre matéria a disponibilizar pelo docente ao longo do semestre (25% da classificação final). Estes comentários terão uma dimensão máxima entre 800-900 palavras (duas páginas A4).
2. Trabalho final escrito individual (75% da classificação final), com a dimensão máxima de 6000-7000 palavras (15 páginas A4), excluíndo a bibliografia.
Os trabalhos apresentados devem obrigatoriamente incluir a bibliografia consultada para a sua execução. Devem ainda seguir as normas de formatação gráficas propostas pela ESPP.
Não há apresentação oral de trabalhos.
O trabalho final, analítico e reflexivo, deve incidir sobre apenas um dos seguintes temas, que o aluno pode escolher: a) reflexão crítica sobre as questões teóricas discutidas na aula; b) análise crítica a um texto da bibliografia indicada ou fornecido em aula; c) relatório crítico sobre a vista de estudo realizada.
Na avaliação não são considerados critérios referentes à assiduidade, mas a frequência das aulas permite a participação dos alunos nas discussões e debates e um melhor cumprimentos do objetivos definidos, e o esclarecimento de questões que contribuem para um melhor desempenho em termos de avaliação.
Title: Choay, F. (2008). A alegoria do Património. Edições 70.
Custódio, J. (Coord). (2010). 100 anos de Património. Memória e Identidade: Portugal 1910-2010. IGESPAR.
Guillaume, M. (2003). A política do património. Campo das Letras.
Lacroix, M. (1999). O princípio de Noé ou a ética da salvaguarda. Instituto Piaget.
Lowenthal, D. (1985). The Past is a Foreign Country. Cambridge University Press.
Ortigão, R. (2006). O Culto da Arte em Portugal. Esfera do Caos.
Riegl, A. (2016). O culto moderno dos monumentos e outros ensaios estéticos. Edições 70.
Silva, J. H. P. da (1980). Pretérito Presente: para uma teoria da preservação do património histórico-artístico. SEC/CNDP.
Smith, L. (2006). Uses of Heritage. Routledge.
Tilden, F. (1967). Interpreting Our Heritage. The University of North Carolina Press.
Waterton, E. & Watson, S. (Eds.) (2015). The Palgrave Handbook of Contemporary Heritage Research. Palgrave Macmillan.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Blockley, M. & Hems, A. (Eds.) (2006). Heritage Interpretation: Theory and Practice: Issues in Heritage Management. Routledge.
Choay, F. (2011). As questões do Património. Antologia para um combate. Edições 70.
De la Torre, M. (2013). Values and Heritage Conservation. Heritage & Society, 60 (2), 155?166.
Fairclough, G. (Ed.) (2008). The heritage reader. Routledge.
Folgado, D. (2005). O património e os dois ?ii? ? integrar ou ignorar: a propósito de A política do património de Marc Guillaume. Trabalhos de Antropologia e Etnologia, 45 (3-4), 51-66.
Hooper, G. (Ed.) (2018). Heritage at the Interface, Interpretation and Identity. University Press of Florida.
Jokiletho, J. (2004). A history of architectural conservation. Elsevier Butterworth-Heinemann.
Lopes, F. & Correia, M.B. (2004). Património Arquitectónico e Arqueológico: cartas recomendações e convenções internacionais. Livros Horizonte.
Lopes, F. (2012). Património Arquitectónico e Arqueológico. Noção e Normas de Proteção. Caleidoscópio.
Macedo, S. C. (2018). Associações de defesa do património em Portugal (1974-1997). Caleidoscópio.
Mohen, J.-P. (1999). Les sciences du patrimoine: identifier, conserver, restaurer. Odille Jacob.
Rizzo, I. & Mignosa, A. (Eds.) (2013). Handbook on the Economics of Cultural Heritage. Edward Elgar Publishing Limited.
Smith, L. & Akagawa, N. (Eds.) (2009). Intangible Heritage: Key Issues in Cultural Heritage. Routledge.
Authors:
Reference: null
Year:
Teorias e Categorias Contemporâneas do Património
OA1 - noção de conjunto sobre o "campo" do património nas suas diferentes vertentes (natural, cultural, material/imaterial, i/móvel, etc.);
OA2 - capacidade de reconhecer os processos históricos, sociais e políticos que permitiram o aparecimento e implementação dessas categorias;
OA3 - identificar a complexificadade dos novos regimes materiais (digitais, virtuais, "líquidos") e os desafios que representam para os atores no campo do património;
OA4 - mapear e debater de forma crítica as principais teorias e abordagens ?em? e ?sobre? o património; e
OA5 - entender as diferentes trajetórias epistemológicas do conceito de património através das distintas disciplinas relevantes (Antropologia Social; Arqueologia; Estudos Culturais; Museologia; etc.).
Módulo 1: Introdução
Os "campos" do Património: background histórico e mapeamento
A UNESCO e a definição contemporânea de Património
Património ? perspetivas disciplinares e interdisciplinares e novos desafios tecnológicos
Módulo 2: Campos do património e Estudos Críticos do Património
Património Cultural
Património Natural
Património Imaterial
Outros Patrimónios
Módulo 3: Teorias ?em? e ?do? Património
Folclorismo e etnologia
Conservação e restauro
Performance e património
Património e identidade
A avaliação será composta por:
1) Frequência e participação nos momentos pedagógicos (aulas teóricas, teórico-práticas)
2) Participação no seminário
3) Realização de um ensaio (3000 palavras) de aplicação dos conhecimentos adquiridos nas aulas, respondendo ao desafio: ?Categoriza e justifica a identificação do objeto ?X? a uma categoria de património?.
Title: Silverman, Helaine. 2014. ?Heritage Theory.? In Encyclopedia of Global Archaeology, edited by Claire Smith, 3332?37. New York, NY: Springer.
Meskell, Lynn ed. 2015. Global Heritage: A Reader. Oxford: John Wiley & Sons.
Lowenthal, David. 2005. Natural and cultural heritage. International Journal of Heritage Studies 11 (1): 81-92
Harrison, Rodney. 2012. Heritage. Critical Approaches. London & New York: Routledge.
Graham, Brian & P. Howard eds.2008. The Ashgate Research Companion to Heritage and Identity. Ashgate.
Coombe, Rosemary J., and Melissa F. Baird. 2015. ?The Limits of Heritage.? In A Companion to Heritage Studies, edited by William Logan, Máiréad Nic Craith, and Ulrich Kockel, 337?54. Wiley Books.
Brumann Christoph & D Berliner eds. 2016. World Heritage on the Ground. Ethnographic Perspectives. Berghahn.
Bortolotto, Chiara. 2010. ?Globalising Intangible Cultural Heritage? Between International Arenas and Local Appropriations.? In Heritage and Globalisation, 111?28. Routledge.
Authors:
Reference: null
Year:
Questões de Museologia
Sensibilizar os alunos para as relações entre museus e questões socio-culturais. É objectivo desta UC fornecer aos discentes informação que lhes permita identificar e avaliar o papel dos museus nas sociedades contemporâneas bem como o papel do museu enquanto instrumento de sensibilização para questões societais - racismo, intolerância e identidades. Fornecer instrumentos criticos em relação ao potencial dos museus como instrumentos de transformação de visões do mundo.
1.Introdução. A definição de museu do ICOM
2. A importância das Exposições Universais na emergência dos museus; museus enquanto espaços públicos e a noção de cidadania.
3.Museus e questões éticas. A restituição de objectos e a questão da propriedade cultural. A noção de museu universal.
4. Museus, centros culturais e centros de cultura. A cultura como consumo. .A criação de sucursais de museus
5) Museus e identidades - nacionais, transnacionais e post- nacionais
6. Descolonizar o museus e as coleções como heranças coloniais
7. Museus e migração
8. A noção de Museu imaginário ( Malraux) e os museus virtuais
9. Lugares de memória, museus-memoriais e museus de consciência
10) Museus e indústria cultural. As exposições Blockbuster. A indústria da moda e os museus.
As aulas são teórico-práticas. O docente exporá os conteúdos programáticos, cada sessão tem um texto de leitura obrigatório que será objecto de discussão no espaço da aula. Pretende-se fomentar o debate critico e sensibilizar os discentes para a maneira como osa instituição museu participa e é um agente activo nas questões societais.
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A Avaliação desta UC é do tipo avaliação continua. Os intrumentos de avaliação são os seguintes:
a) Um trabalho final escrito entre 8 a 10 páginas sobre uma das secções do programa ou sobre um museu/exposição (70%);
b) leitura prévia dos textos e participação nas aulas (10%),
c) um relatório escrito sobre um dos textos de leitura obrigatória (20%).
Possibilidade de exame final escrito. Não há prova oral.
II) exame final para os alunos que optarem por esta modalidade.
Title: -
-Sandell, Richard, 2007. Museums, Prejudice and The Reframing of Difference, London/ New York, Routledge.
-Kirshenblatt-Gimblett Barbara, Destination Culture. Tourism, Museums, and Heritage, Berkeley and Los Angeles, California University Press, 1998.
- MacDonald, Sharon ed., 2006. A Companion to Museum Studies, Blackwell.
-- Gurian Elaine H., 'What is the object of this exercise? A meandering exploration of the many meanings of objects in museums', Daedalus, 163-184 ( online).
- Cuno James. 2010. Who Owns Antiquity? Museums and the Battle over ancient Heritage, Princeton University Press.
-Bennett Tony 1995. The Birth of the Museum. History, Theory, Politics, London and New York, Routledge.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: -Williams, Paul, 2007. Memorial Museums - The Global Rush to Commemorate Atrocities, New York, Berg.
-Thomas, N. 2017.The Return of Curiosity, What Museums are good for in the "1st Century, Reaktion Books.
-Thomas, N. 2010. 'The Museum as Method', Museum Anthropology, vol.35, 6-10.
-Simine, Silke Arnold-de, 2013. Mediating Memory in the Museum - Trauma, Empathy, Nostalgia, Hampshire and New York: Palgrave Macmillan
-Poulot Dominique. Musée et Muséologie. Paris, La Découverte, 2005.
- O'Neill, Mark, 2004. 'Enlightenment Museums : universal or merely global?', Museum and Society, 2 (3), 190-202 ( online).
- Malraux, A. O museu imaginário, Lisboa, Edições 70, 2014.
- Macdonald, S. 2008 'Museums, national, postnational and transnational identities', Museum and Society, 1-16 ( online)
- McClellan Andrew, 2008. The Art Museum from Bouillée to Bilbao, California, University of California Press.
- Levitt, P. 2015. Artifacts and Allegiances. How Museums put the Nation and the World on Display, University of California Press.
-Leher, Erica et al, 2011. Curating Difficult Knowledge - Violent Pasts in Public Places, Hampshire and New York, Palgrave Macmillan.
- Kuper, A. 2017 'Bones of Contention', Times Literary Supplement, 19 April.
--Karp Ivan , Corinne Kratz e all., ed., 2006. Museum Frictions. Public Cultures/Global Transformations, Durham, Duke University Press.
-Hooper-Greenhill E., 1992. Museums and the Shaping of Knowledge, London and New York, Routledge.
Findlen, Paula, 'The Museum: Its Classical Etymology andRenaissance Genealogy', Journal of the History of Collections, 1989, 59-78.
- Duncan Carol, 1995. Civilizing Rituals. Inside Public Art Museums, London and New York, Routledge.
- Dias, N. 2008. 'Cultural Difference and Cultural Diversity', in Sherman ed, Museums & Difference, Bloomington, Indiana University Press.
-De Cesari, 2017 'Museums of Europe: Tangles of Memory, Bordering and Race', Museum Anthropology, 19-37.
- Clifford, J. 1988. The Predicament of Culture. Twentieth Century Ethnography, Literature,and Art, Harvard University Press.
- Cimoli, A.C. 2013. 'Migration Museums in Europe', European Museums in the 2ist Century, vol.3, online
-Borrelli and Davis, 'Reflections on Eco-museums practices', Nature and Culture, 7 (1), 2012, 31-47.
- Bennett T. Cameron F, Dias N, and all. 2017. Collecting, Ordering, Governing. Anthropology, Museums, and Liberal Government, Duke University Press.
- Alberti, Samuel, M. Chapman, R. Drew, 2009. 'Should we display the dead?', Museum and Society, 7 (3), 1433-149 ( online).
Authors:
Reference: null
Year:
Direito e Ética do Património
Os conteúdos programáticos serão ministrados com uma forte componente prática, ajustando-se aos objectivos gerais no pressuposto de que se pretende fornecer aos estudantes uma perspetiva atual e dinâmica do funcionamento dos mecanismos legais do património cultural.
1. Introdução - panorama geral da legislação aplicável ao património cultural, incluindo um breve histórico;
2. Lei de Bases do Património Cultural e diplomas legais de regulamentação, bem como legislação avulsa;
3. Lei Quadro dos Museus Portugueses e Rede Portuguesa de Museus;
4. Organizações públicas e não públicas com atuação na área do património cultural;
5. Código de Ética do ICOM (Seul, 2004) e Princípios éticos do ICOMOS (Florença, 2014)
1. Frequência e participação nas aulas teóricas e teórico-práticas;
2. Participação no seminário
3. Realização de um trabalho escrito (3.000 palavras, excluindo anexos) a partir da aplicação dos conhecimentos adquiridos nas aulas, mediante a escolha de um tema de ordem legal ou de natureza ética;
4. Os parâmetros de classificação levarão em linha de conta a estrutura apresentada, a capacidade de síntese, a identificação das situações e respectivas alternativas do ponto de vista legal ou ético, bem como o exercício de sentido crítico e a reflexão pessoal.
Title: Lei de Bases do Património Cultural e legislação de regulamentação// Lei Quadro dos Museus Portugueses// CHOAY, Françoise; A Alegoria do Património; Edições 70; Lisboa // Intervenções no Património 1995-2000; Coordenação de Paulo Pereira; Instituto Português do Património Arquitectónico; Lisboa; Setembro de 1997 // LOPES, Flávio e CORREIA, Miguel Brito; Património arquitectónico e arqueológico; Livros Horizonte; Lisboa // Inquérito aos Museus em Portugal ? Coordenação de RAQUEL HENRIQUES DA SILVA e MARIA DE LOURDES LIMA DOS SANTOS; ISABEL CORDEIRO, ELSA GARRETT PINHO, INÊS DA CUNHA FREITAS e ANABELA CARVALHO; Instituto Português de Museus e Observatório das Actividades Culturais, Lisboa, 2000 // Museus e Património imaterial: agentes, fronteiras, identidades; coord. Paulo Ferreira da Costa; Instituto dos Museus e da Conservação; Softlimits; Lisboa; 2009
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Legislação avulsa a enunciar// Cartas e Convenções internacionais; IPPAR; Lisboa; 1996 // Critérios ? Classificação de bens imóveis; IPPAR; Lisboa; 1995 // Informar para proteger; IPPAR; Lisboa; 1994 // Património, Balanço e Perspectivas, 2000-2006; Coordenação da Direcção do IPPAR; Instituto Português do Património Arquitectónico; Lisboa; 2000 // As políticas culturais em Portugal ? Coordenação de MARIA DE LOURDES LIMA DOS SANTOS; Observatório das Actividades Culturais, Lisboa, 1999 // Contributos para a formulação de políticas públicas no horizonte 2013 relativas ao tema ?Cultura, Identidades e Património? ? JOÃO TEIXEIRA LOPES e LIMA ANTUNES; publicação periódica nº 5 do Observatório das Actividades Culturais, Lisboa, 1999
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Year:
Seminário: Estudos de Caso e Projeto
OA1 ? Adquirir as competências que permitem a contextualização histórica, social e cultural do projeto e do seu domínio
OA2 ? Definição de objetivos estratégicos e operacionais, métodos, metas e resultados esperados
OA3 ? Definição da estrutura de gestão
OA4 ? Identificação dos recursos disponíveis, dos programas de financiamento a nível nacional e internacional, identificação de possíveis parcerias
CP1 ? Escolha dos objetos e contextos dos projetos
CP2 ? Apresentação, discussão e avaliação de estudos de caso selecionados pela sua afinidade com os projetos dos estudantes
CP3 ? Conceptualização, estruturação e construção dos projetos
Participação nos seminários e apresentações das sucessivas fases do desenvolvimento do projeto ? 25%
Projeto final ? 75%
Title: A bibliografia de suporte aos projetos é aquela que esteve na base do trabalho nas diferentes UCs do Curso. Esta será complementada quando necessário de forma específica à luz das particularidades temáticas dos projetos desenvolvidos pelos estudantes.
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