Candidatar
Leccionado em
Português
Tipo de ensino Presencial
Corpo Docente para (2024/2025)
Professora Auxiliar Convidada do Departamento de História do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa e Assistente de Investigação do CIES-IUL, integrada no grupo de investigação «Dinâmicas Históricas e Integração Global do Mundo»
Doutorada em História Moderna e Contemporânea, com a tese «Identidades boémias em Lisboa: discursos e vivências (1850-1914)», orientada pela Prof.ª Doutora Magda Pinheiro. Foi Bolseira de doutoramento FCT entre 2012 e 2016.
Participou como investigadora no Projeto Exploratório financiado pela FCT «Controlo Social e Política Penal no Liberalismo português: reformas nacionais, circulações transnacionais, c. 1820-1867» (EXPL/EPHHIS/1600/2013), acolhido pelo ISCTE - IUL entre Março de 2014 e Maio de 2015.
Jorge Vieira nasceu no Porto e é atualmente Professor Auxiliar no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa.
É membro da direção do Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação e do LIA Iscte - Laboratório para a Inovação na Academia.
É doutorado em Sociologia, mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação e licenciado em Sociologia.
Leciona e orienta discentes nos programas de mestrado: “Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação”; “Estudos e Gestão da Cultura” e Gestão dos Novos Media, bem como na licenciatura em Sociologia e no doutoramento em Ciências da Comunicação.
Para além da docência e gestão académica desenvolve investigação no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) e no OberCom - Observatório da Comunicação enquanto investigador integrado.
Já foi investigador em projetos do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL), nomeadamente no Observatório Permanente da Juventude Portuguesa. Participou também no programa Europeu Erasmus na Universidade de Warwick, e desenvolveu uma Short Term Scientific Mission na London School of Economics (LSE) e participou em redes internacionais tais como as ações COST (European Cooperation in Science and Technology) nomeadamente a ação COST-298.
Recebeu o “Prémio Paquete de Oliveira – Prémio Nacional de Excelência para Teses de Doutoramento em Universidades Portuguesas” em 2017.
Media e cultura, e a forma como se interligam, são as suas principais áreas de interesse.
José Soares Neves é doutorado em Sociologia da Comunicação, da Cultura e da Educação (2012, Iscte). É professor associado do Departamento de História (ESPP/Iscte), investigador integrado, subdiretor e cocoordenador do Grupo de Investigação Comunicação e Cultura do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte). É cocoordenador da seção temática Arte, Cultura e Comunicação da Associação Portuguesa de Sociologia (APS). Foi investigador permanente e coordenador de projetos do Observatório das Actividades Culturais (OAC) durante a sua existência (1996 a 2013). Foi presidente do Grupo de Trabalho sobre Estatísticas da Cultura (GTEC) do Conselho Superior de Estatística (2006 a 2010). Tem publicado regulamente, como autor ou coautor, e integrado diversos projetos como coordenador ou investigador em estudos museológicos, arte e cultura. É diretor do Observatório Português das Atividades Culturais (OPAC) desde a criação em dezembro de 2018.
Assistant Professor (invited) of Management in the Marketing, Operations, and General Management Department at ISCTE - IUL Business School. Holds a BA and MA in Economics, an MSc in Finance, and a PhD in Management with specialization in strategy and entrepreneurship. He has supervised theses in various business areas, including art markets. His research interests include entrepreneurship and business models, art market studies, and management of arts organizations and currently lectures on cultural management and cultural entrepreneurship. In addition to academic activities, he has 20 years' experience in banking and financial markets. He is a CFA Charteholder and member of CFA Society Portugal and TIAMSA.
Paula André é doutorada em Arquitectura pelo Iscte-Instituto Universitário de Lisboa e mestre em História da Arte pela FCSH-UNL. Professora do Departamento de Arquitectura e Urbanismo do Iscte -Instituto Universitário de Lisboa; directora do Doutoramento em Arquitectura dos Territórios Metropolitanos Contemporâneos; directora do Mestrado em Arquitectura e Cultura Visual em Lisboa; coordenadora do Núcleo de Investigação Arquitectura e Cultura Visual no Doutoramento em Arquitectura dos Territórios Metropolitanos Contemporâneos; docente do Mestrado Integrado em Arquitectura, do Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura. Membro da Comissão Científica e investigadora integrada do Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território - DINÂMIA’CET-IUL, tendo coordenado a Linha Temática “Imagens das Realizações Materiais” do Projecto FCT “Fotografia Impressa. Imagem e Propaganda em Portugal (1934-1974)”- PTDC/CPC-HAT/4533/2014. Membro da equipa de investigação do Projecto FCT “Exportar Portugal. A diplomacia cultural e as estratégias de rebranding do Estado Novo nos Estados Unidos (1933-1974)”, IR Anna Rita Gori (2022.08653.PTDC, Março 2023-Março 2026). Coordena o “Laboratório Colaborativo Dinâmicas Urbanas, Património, Artes. Seminário de Investigação, Ensino e Difusão” em parceria com Paulo Simões Rodrigues e Sofia Aleixo (Universidade de Évora), Paula Ribeiro Lobo (Universidade Nova de Lisboa), Miguel Reimão Costa (Universidade do Algarve), Lúcia Rosas e Maria Leonor Botelho (Universidade do Porto), María Teresa Perez Cano (Universidad de Sevilla), Maria Fernanda Derntl e Carolina Pescatori (Universidade de Brasília), Sérgio Proença (Universidade de Lisboa), Raimundo Bambó (Universidad de Zaragoza), Ana Esteban Maluenda (Universidad Politecnica de Madrid), Alexandre Nobre Pais (Museu Nacional do Azulejo), João Branco Pedro (Laboratório Nacional de Engenharia Civil), Adriano Tomitão Canas (Universidade Federal de Uberlândia), Mário Caeiro (Politécnico de Leiria), Helio Herbst e Ana Amora (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Daniela Marzola (Universidade Federal do Rio Grande do Sul (GEDURB), Ruth Verde Zein (Universidade Presbiteriana Mackenzie (FAU-Mackenzie), Ana Tostões e Bárbara Coutinho (Instituto Superior Técnico/CiTUA), Carolina B. García-Estévez (Universitat Politècnica de Catalunya, ETSAB) e Maria Lúcia Bressan Pinheiro (Universidade de São Paulo, FAUSP). Membro do Comité Editorial da Revista “ARA”, editada pelo Grupo Museu/Patrimônio da Faculdade de Arquitectura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e da Revista "Cidades, Comunidades e Territórios" editada pelo DINÂMIA’CET-IUL. Membro da Asociación de Historiadores de la Arquitectura y el Urbanismo (AhAU). Investigadora colaboradora do Centro de História da Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora - CHAIA-EU. Realiza investigação no grupo "Cidades e Territórios" do DINÂMIA’CET-IUL centrada nas áreas: Teoria e História da Arquitectura e do Urbanismo; Dinâmicas Urbanas e Políticas da Cidade (Lisboa); História da Arte e Cultura Visual; Obras Públicas e Cultura Popular; Fotografia e Património.
PhD in Modern and Contemporary History from ISCTE-IUL, in 2017, with a Thesis entitled "The Defense and Safeguarding of Heritage in Portugal: the Heritage Defense Associations (1974-1997)". Post-Graduation in Heritage and Cultural Projects at ISCTE-IUL in 2009. Degree in History, Archaeology, from the University of Lisbon, in 1994. Integrated Researcher at CIES-IUL, being a researcher of the OPAC - Portuguese Observatory of Cultural Activities, specialized in issues on Cultural Heritage. Research projects focused on Cultural Heritage, PI in an International Project: frameWork for the evaluatiOn of social transfoRmation Through cultural Heritage. Invited Assistant Professor at ISCTE-IUL and currently teaches the Curricular Units of Heritage Inventory and Interpretation (Master's Degree in Culture Studies and Management); Cultural Heritage Projects (Master's Degree in Cultural Studies and Management). Her professional career began in Archaeology, with the participation in several archaeological interventions within the scope of Environmental Impact Studies, Field Prospections, Archaeological Excavations, Heritage Enhancement Projects and Cultural Heritage Management. Linked to the associative movement for the Defense of Heritage, with a participation in the Portuguese Association of Friends of Castles (between 2003 and 2013), being responsible for the development of heritage enhancement and safeguarding projects, namely in the field of fortification, and more recently in the Portuguese Association of Industrial Archaeology, being a member of its Board. Member of the Board of ICOMOS Portugal.
Sou socióloga. Licenciei-me em Sociologia, na FCSH-UNL, em 1996. Conclui o meu mestrado em Cultura, Comunicação e Tecnologias da Informação, no ISCTE-IUL, em 1999. No ISCTE-IUL, foi-me atribuído o prémio António Sérgio pela melhor tese (2001). A tese foi publicada pela Celta Editora, em 2001, com o título Todos ao Palco! Estudos sociológicos sobre o teatro em Portugal. Esta publicação teve o apoio do IPAE-Ministério da Cultura.
Em 2005, conclui o meu doutoramento em Sociologia, especialidade Cultura, na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) e FCSH (UNL), sob a direção de Pierre-Michel Menger e Luís Vicente Baptista. Segui a perspectiva das organizações, profissões e mercados de trabalho artísticos; e os estudos urbanos. A tese foi publicada pela Imprensa de Ciências Sociais, O mundo Teatro em Portugal: organizações e mercados de trabalho (2007).
Entre 2005 e 2007, trabalhei como Investigadora Convidada no ICS-UL, no projeto nacional Profissão: Arquiteto/a, que assinei com Manuel Villaverde Cabral. Fiz o meu primeiro Pós-doutoramento no ICS-UL, onde trabalhei até 2012, nos projetos (i) Reputation and Occupational risk management in careers and artistic labour markets e, ainda, (ii) The Portuguese Artists in Dance and Theater: who are they and what do they do?, com os resultados publicados nos livros organizados, Profissão, Vocação: Ensaios sobre grupos profissionais (2010) e, depois, Criatividade e Instituições (2012), ambos publicados pela Imprensa de Ciências Sociais.
O meu segundo Pós-doutoramento foi desenvolvido no ISCTE-IUL e iniciou-se em 2013. Trabalhei sobre instituições, criatividade e territórios. No CIES-ISCTE, tenho trabalhado sobre a arte colaborativa, públicos participantes, associações culturais locais e a democracia cultural. Daqui resultou, por exemplo, o artigo que assinei com Raquel Rego, The transformative role of Angels' cultural organisations under austerity (Cultural Trends, 2022).
Ao longo dos anos, participei em diversas equipas de investigação, coordenada por Maria de Lurdes Lima dos Santos (OAC) e José Luís Garcia (ICS), destacando-se este último com um projeto que culminou com o Relatório, as recomendações, e um artigo em co-autoria - amplamente citado - Mapping Cultural policy in Portugal: From incentives to crisis (International Journal of Cultural Policy, 2016).
Com José Machado Pais (ICS) e Pedro Magalhães (ICS-UL), participei na construção e na análise dos resultados ao primeiro Inquérito Nacional às Práticas Culturais dos Portugueses. Desenvolvi a linha do omnivorismo cultural, trabalhada nos EUA e na Europa, e procurei comparar os resultados obtidos no nosso país - nas áreas do cinema, dança, teatro, ópera, circo, concertos, festivais e festas locais - com os resultados e as conclusões de estudos europeus: The first national survey on cultural participation in Portugal: Exploring social and professional backgrounds (Cultural Trends, 2024).
Entre 2010-2015, coordenei os projetos da DGARTES, Boletim das Artes e Levantamento de Indicadores na Cultura, com publicações para um público mais alargado: Estudos e Relatórios | DGARTES. Fiz também parte da equipa de acompanhamento do trabalho das estruturas de teatro, na região de Lisboa e Vale do Tejo, durante cinco anos.
Em 2022, coordenei o Estudo Impacto das Bolsas e Apoios às Artes da Fundação Calouste Gulbenkian (N= 548 artistas e profissionais das artes). As perspectivas internacionais do trabalho nas artes inspiraram o livro que escrevi e publiquei, com Cícero R. Pereira, na Imprensa de Ciências Sociais (2024), intitulado Trabalho Artístico: Os programas das bolsas e apoios às artes da FCG. Neste livro, entrelaçam-se as metodologias quantitativas com as qualitativas e a triangulação de dados. Os indicadores estruturantes e a análise elaborada possibilitam reflexões profundas sobre os mundos das artes, em Portugal.
A atual alteração dos programas de bolsas e apoios, da FCG, segue as orientações e recomendações sugeridas neste trabalho que contou com 488 artistas inquiridos e 60 entrevistados, artistas e profissionais das artes e da cultura, bem como instituições culturais europeias com trabalho similar à FCG.
Em 2023, coordenei o Projeto REVELArte, no CIES-ISCTE, onde estudei a Rede de Teatros e CineTeatros, Portugueses (N=65). Daqui resulta o artigo em avaliação, A Rede de Teatros e Cineteatros: o fim da "história da cigarra e da formiga"?, apresentado nos Diálogos em Rede, da DGArtes, realizado em Leiria (2014).
Entre 2020-2024, estaremos como "instituição participante com financiamento", no projeto da FCT, intitulado Archiving Theater (da FL-UL).
Os trabalhos que tenho desenvolvido para os projetos do Ministério da Cultura têm tido impacto na definição das políticas públicas para a cultura, ao nível dos apoios e financiamentos para a cultura, em particular, nas áreas das artes performativas e públicos para a cultura.
Escrevo para o Jornal Público como especialista em políticas públicas para a cultura e procuro apoiar a ação dos atores políticos: Vera Borges | Socióloga, especialista em políticas públicas para a cultura, gestão e estudos de cultura. Investigadora integrada do CIES-Iscte. | PÚBLICO (publico.pt).
Sou proponente da COST Action Proposal OC-2024-1-28083 " Popular Romance " (Secondary Proposer). COST – European Cooperation in Science and Technology (www.cost.eu).
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