Acreditações
Plano de Estudos para 2025/2026
Unidades curriculares | Créditos | |
---|---|---|
Métodos de Investigação em Gestão Internacional
3.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 3.0 |
Gestão Intercultural
3.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 3.0 |
Gestão de Recursos Humanos Internacional
3.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 3.0 |
Negócios e Gestão Globais
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Gestão Internacional, Ética e Responsabilidade Social
3.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 3.0 |
Estratégia Internacional
3.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 3.0 |
E-Business
3.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 3.0 |
Logística e Operações Globais
3.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 3.0 |
Empreendedorismo e Redes
3.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 3.0 |
Finanças para Negócios Internacionais
3.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 3.0 |
Projeto Internacional
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Reporte Internacional
3.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 3.0 |
Comunicação
3.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 3.0 |
Marketing Global
3.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 3.0 |
Negociação
3.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 3.0 |
Consultadoria Internacional
3.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 3.0 |
Seminário de Projeto de Investigação em Gestão Internacional
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Dissertação em Gestão Internacional
54.0 ECTS
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Trabalho Final | 54.0 |
Projeto de Investigação em Gestão Internacional
54.0 ECTS
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Trabalho Final | 54.0 |
Métodos de Investigação em Gestão Internacional
1) Selecionar a metodologia de investigação adequada ao problema e objetivos do estudo (OA1).
2) Selecionar os métodos de recolha de informação adequados ao problema, objetivos e tipo de dados disponível (OA2).
3) Construir um instrumento de recolha de informação válido (OA3).
4) Identificar os conceitos e aplicar corretamente métodos de amostragem (OA4).
5) Determinar a dimensão adequada de uma amostra (OA5).
6) Utilizar o software SPSS para realizar análise de dados quantitativos (OA6).
7) Incorporar no projeto de investigação os conceitos, métodos de recolha de dados e de análise estatística apresentados nas aulas (OA7).
1. Objetivos da investigação em Gestão. Passos num projeto de investigação.
2. Introdução ao SPSS.
2.1. Análise descritiva e exploratória.
2.2. Inferência estatística: intervalos de confiança. Interpretação de outputs de SPSS.
3. Escolhas metodológicas.
3.1. Qualitativas vs Quantitativas vs Mistas.
3.2. Extensivas vs Intensivas.
3.3. Inquérito, Estudo de caso, Investigação-Ação, Grounded theory.
4. Abordagens de investigação.
4.1. Dedutivas vs Indutivas vs Abdutivas.
5. Filosofias de investigação.
5.1. Positivista vs Fenomenológica.
5.2. Pressupostos: Ontologia, Epistemologia, Axiologia.
6. Validade e fiabilidade da investigação.
6.1. Erro amostral e enviesamento.
7.Instrumento de recolha de informação.
7.1. Desenho do questionário.
7.2. Tipos de escalas.
8. Métodos de amostragem.
8.1. Aleatórios ou probabilísticos.
8.2. Não-aleatórios ou dirigidos.
9. Dimensão da amostra, precisão das estimativas e grau de confiança nos resultados.
A avaliação ao longo do semestre inclui a realização de:
• Um teste escrito individual, com peso de 50%;
• 4 exercícios escritos, com peso de 10% cada;
• Participação e assiduidade às aulas (10%);
A aprovação final pressupõe a obtenção de média final mínima de 10 valores, com uma nota mínima de teste de 8 valores.
A avaliação poderá ser feita através de exame final, aplicando-se a mesma regra de classificação mínima de 10 valores para aprovação.
Title: Collis, J. & Hussey, R. (2003, 2nd ed.) Business Research: a practical guide for undergraduate and postgraduate students, Basingstoke: Palgrave Macmillan.
Greene, S. (2007) Business Research Methods, Bookboom.com.
Hakim, C. (1987) Research Design. Strategies and Choices in the Design of Social Research, London: Allen & Unwin.
Reis, Elizabeth (2024-25) Research Methods for Management. Class slides.
Remenyi, D., Williams, B., Money, A. & Swartz, E. (1998) Doing Research in Business and Management. An introduction to Process and Method, Sage Publications.
Saunders, M., Lewis, P. & Thornhill, A. (2019, 8th ed.) Research Methods for Business Students, Pearson.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Blaikie, N. (2011, 2nd ed.) Approaches to Social Enquiry, Cambridge: Polity Press.
Bryman, A. & Cramer, D. (1992) Análise de Dados em Ciências Sociais. Introdução às Técnicas utilizando o SPSS, Celta Editora.
Flick, U. (2005) Métodos Qualitativos na Investigação Científica, Lisboa: Monitor.
Greener, J. C. (2008) Mixed methods in social inquiry, San Francisco, CA: John Wiley.
Hill, M.M. & Hill, A. (2000) Investigação por Questionário, Lisboa: Edições Sílabo.
Laureano, R. & Botelho, M.C. (2010) SPSS: o meu Manual de Consulta Rápida, Lisboa: Edições Sílabo.
Malhotra, N.K. & Birks, D.F. (2003) Marketing Research – An applied Approach, Prentice Hall.
Quivy, R. & Van Campenhoudt, L. (2008, 5th ed.) Manual de Investigação emn Ciências Sociais, Lisboa: Gradiva.
Remenyi, D. & Money, A. (2006) Research Supervision for Supervisors and their Students, UK: Academic Conferences Ltd.
Authors:
Reference: null
Year:
Gestão Intercultural
Os participantes devem:
1. Ter um bom conhecimento dos principais modelos da Gestão Intercultural (Hofstede, Gesteland e Globe) e ser capazes de os relacionar com a gestão internacional.
2. Distinguir a importância da cultura nacional nas diferentes áreas da gestão.
3. Operar com sucesso em grupos interculturais e comunicar e negociar de modo eficaz com parceiros de diferentes países e culturas.
1. A Gestão e o comportamento organizacional em diferentes contextos: semelhanças e diferenças entre países. Desenvolvimento económico e cultura. A área de estudo da Gestão Intercultural e principais tipos de investigação.
2. Cultura como um factor explicativo. As dimensões de Hofstede: distância hierárquica, controle de incerteza, individualismo, masculinidade. Outras Dimensões. Outros modelo - Trompenaars.
3. Comunicação intercultural. Negociação através do globo-. O modelo de Gesteland..
4. O Projecto GLOBE.
5. Perfis de países. Comunicar e negociar em diferentes países.
A avaliação constará dos seguintes instrumentos com o peso indicado:
Trabalhos individuais e de grupo, participação - 30%
Teste final (70%).
A assiduidade deve ser no mínimo de 80%.
Os alunos podem optar por exame no final do período.
Title: Robalo, A. Comparative management Sílabo, 2004 (Bilingual edition)
House et all - Understanding cultures and implicit leadership theories across the globe: an introduction to project GLOBE Journal of World Business, 2002 V.37 p. 3-10
Gesteland, Richard Cross-Cultural Business Behavior Copenhagen Business School Press, 2005 (4th Ed)
Hofstede, Geert - Cultures and Organizations: Software of the Mind ? McGraw-Hill, 2010 (3rd Ed)
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Casos e artigos a serem indicados / Class readings.
Trompenaars, Fons - Riding the Waves of Culture - N. Brealey, 1997
Lewis, Richard When Cultures Collide ? Nicholas Brealey Pub., 1999
Koen, Carla Comparative International Management McGraw-Hill, 2005
Huntington, Samuel The Clash of Civilizations Remaking of World Order, 1996
Fukuda, Kazuo Japanese Management in East Asia and Beyond The Chinese Univ.Press (HK), 1997
Harvard Business Review, October 2004, p.139
Earley, P. Christopher, Mosakowski, Elaine Cultural Intelligence
Adler, Nancy - International Dimensions of Organizational Behavior South-Western College Pub. 2202 (4th Ed.)
Authors:
Reference: null
Year:
Gestão de Recursos Humanos Internacional
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá:
1. Explanar e relacionar a teoria e sua aplicação no mundo real dos componentes chave da gestão internacional de recursos humanos e da estratégia de liderança
2. Expor as principais competências de gestão de recursos humanos que são essenciais para uma interacção eficaz em contextos internacionais.
3. Definir e descrever comportamentos de liderança e de motivação eficazes em ambientes multi-culturais
1. O contexto internacional dos negócios
2. Tendências globais que afectam a gestão de recursos humanos
3. O significado do trabalho em culturas diferentes
4. Ética e responsabilidade social na gestão de recursos humanos
5. Impacto das variáveis culturais na gestão global de recursos humanos
6. Cultura empresarial
7. Liderança multicultural e aplicações
8. Motivação em ambiente multi-cultural
Comunicação eficaz em ambiente multi-cultural
Avaliação Periódica:
Análise de um caso (40%)
Teste final (60%)
Avaliação final:
Exame escrito (100%)
Title: 1. Brewster, C., Houldsworth, E., Sparrow, P., & Vernon, G. (2016). International human resource management. Kogan Page Publishers.
2. Steers, R. M., Sanchez-Runde, C. J., & Nardon, L. (2010). Management across cultures: Challenges and strategies. Cambridge University Press.
3. McFarlin, D., & Sweeney, P. D. (2014). International management: strategic opportunities & cultural challenges (4th Edition). Routledge.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: -
Authors:
Reference: null
Year:
Negócios e Gestão Globais
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá:
1. Identificar as diferentes perspectivas da gestão bem como relacioná-las com as variadas culturas e realidades económicas à volta do mundo
2. Adquirir competências para lidar com a diversidade de ambientes económicos, em diferentes regiões do globo
Desenvolvimento de um ou mais de entre os seguintes tópicos:
1. Negócios e cultura no Japão
2. Como fazer negócios na Índia?
3. Budismo e gestão no sudoeste asiático
4. Como fazer negócio nos novos países da Europa Central
5. Como fazer negócio no do médio oriente e nos países árabes
6. Como fazer negócio na América Latina
Testes por módulo. Classificação final é a média ponderada dos resultados por módulo.
BibliografiaTitle: Morrison, T. et all - Kiss, Bow or Shake Hands (Adams Media Corp, 2006)
Travis, T. - Doing Business Anywhere: The Essential Guide to Going Global (John Wiley & Sons, Inc., 2007)
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Specific references are given for each region analyzed
Authors:
Reference: null
Year:
Gestão Internacional, Ética e Responsabilidade Social
No final desta unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:
OA1 - Identificar e debater racionalmente a gestão ética, responsável e sustentável
OA2 - Reconhecer que múltiplos, muitas vezes conflituantes, pontos de vista e trade-offs existem em torno de questões da gestão ética, responsável e sustentável
OA3 - Desenvolver uma compreensão crítica e sofisticada das questões complexas que enfrentam os líderes globais no desenho de modelos de negócio sustentáveis
CP1. Gestão Ética
CP2. Gestão Responsável
CP3. Gestão Sustentável
CP4. Desenhos de modelos de negócio sustentáveis
Opção 1- Avaliação ao longo do semestre
- Exame (50%)
- Trabalhos de grupo (50%)
Para aprovação: Média ponderada de 10 valores ou mais, com a média de cada componente de 8 valores. Mínimo de 2/3 de presenças.
Opção 2- Avaliação por exame
Exame - 100%
Para aprovação: 10 valores ou mais.
Title: - Lüdeke-Freund, Florian, Breuer, Henning, and Massa, Lorenzo (2022). Sustainable Business Model Design - 45 Patterns.
- Laasch, O. (2021). Principles of Management (2nd Edition). SAGE Publications, Ltd. (UK).
Authors:
Reference: null
Year:
Title: - Korhonen, J., Honkasalo, A., Seppälä, J. (2018). Circular Economy: The Concept and its Limitations. Ecological Economics (143) pp. 37-46
- Geissdoerfer, M., Savaget, P., Bocken, N.M.P., & Hultink, E.J. (2017). The Circular Economy e A new sustainability paradigm? Journal of Cleaner Production (143) pp. 757-768
- Engert, S., Rauter, R., & Baumgartner, R. J. (2016). Exploring the integration of corporate sustainability into strategic management: a literature review. Journal of Cleaner Production, 112, 2833?2850.
- Bansal, P., & Song, H. (2017). Similar But Not the Same: Differentiating Corporate Sustainability from Corporate Responsibility. Academy of Management Annals (11)1, pp. 105-149
Authors:
Reference: null
Year:
Estratégia Internacional
No final deste curso, os alunos serão capazes de:
1. Compreender os fatores que determinam o sucesso das empresas no ambiente de negócios global.
2. Identificar e analisar os elementos-chave para as vantagens da base doméstica com operações internacionais e desenvolvimento de novas capacidades.
3. Analisar os processos de internacionalização das empresas e aplicar estratégias internacionais genéricas.
4. Identificar e analisar as diferenças entre os países usando diferentes estruturas.
5. Identificar, analisar e selecionar diferentes mercados e estratégias de entrada nos mercados externos.
6. Identificar e analisar as escolhas de localização, os fatores envolvidos e as estruturas organizacionais na/s nova/s localização/ões.
7. Identificar e abordar problemas de gestão relevantes na estratégia de negócios internacionais, desenvolvendo capacidades de resolução de problemas.
1. Fundamentos de gestão estratégica e estratégia internacional.
2. Globalização de mercados e desafios da envolvente.
3. A visão baseada nos recursos.
4. Processo de internacionalização: Motivações, escolha de destino/s internacional/ais, stakeholders e estratégias genéricas de internacionalização.
5. Formulação de uma estratégia global e coordenação das operações internacionais.
6. Organização interna e responsabilidade social de uma empresa global.
Teste Escrito Individual: 50%
Trabalho de Grupo: 50%
Para concluir com aproveitamento a unidade curricular, os alunos devem obter uma média ponderada igual ou superior a 10 valores, com pelo menos 8 valores em cada componente de avaliação.
Title: Stadler, C., Hautz, J., Matzler, K. & Friedrish von den Eichen, S. (2021) Open Strategy: Mastering Disruption from Outside the C-Suite, Cambridge, MA: The MIT Press.
Pearce, J. & Robison, R. (2013) Strategic Management, 13th Edition, MacGraw-hill Higher Education.
Grant, R. (2018) Contemporary Strategy Analysis (10th edition), Wiley.
Barney, J. & Hesterley S. (2019) Strategic Management and Competitive Advantage: Concepts and Cases, 6th Edition, Pearson.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Hill, C. (1998) Global business today, Boston: Irwin/McGraw-Hill.
Collis, D. (2014) International Strategy: Context, Concepts and Implications, Harvard Business School: Wiley.
Authors:
Reference: null
Year:
E-Business
1.Discutir conteúdo, estrutura e drivers do comércio electrónico
2.Listar as principais actividades, processos e mecanismos que suportam o comércio electrónico
3.Descrever as caracteristicas de e-tailing e os seus principais modelos de negócio
4.Aprender sobre o comportamento do consumidor online, os estudos de mercado electrónicos e a publicidade na Internet
5.Compreender a Web 2.0, a revolucao nas redes sociais e discutir aplicacoes de m-commerce
1.Introduçao ao Comércio Electrónico
2.Mecanismos de E-Commerce
3.Retailing em Comércio Electrónico
4.Marketing e Publicidade em E-Commerce
5.Social e Mobile Commerce
Época Normal: avaliação periódica, assiduidade min.2/3 - a) Exame individual 50% b) Exercícios individuais ou em grupo 50%. Nota min 7,5 em cada prova ou conjunto de provas individuais. Aprovação na UC: nota final min 10. Alunos que optem apenas por exame individual, ponderação 100%, nota min de 10. Época de Recurso: para alunos que reprovarem na época normal, ou alunos que pretendem melhoria de nota, exame com ponderação de 100%, nota min 10. Não há recurso a prova oral para melhoria de nota.
BibliografiaTitle: Laudon Kenneth, Traver Carol (2014) E-Commerce Essentials (1/E). Pearson.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Enge, E., Spencer, S., Stricchiola, J., & Fishkin, R. (2015). The art of SEO. (3/E) O'Reilly Media, Inc.
Authors:
Reference: null
Year:
Logística e Operações Globais
No final da presente unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:
OA1.: Identificar e descrever conceitos e instrumentos usados em Operações e em Logística;
OA2.: Examinar e expressar como as Operações e a Logística contribuem para desenvolver e sustentar a proposta de valor do negócio;
OA3.: Identificar os diferentes componentes da estrutura da cadeia de abastecimento e desenvolver, comparar e contrastar alternativas diferentes para incremento de valor;
OA4.: Planear e decidir qual deverá ser o desempenho da cadeia de abastecimento de modo a melhorar a sua eficácia e eficiência.
CP1.: Introdução às operações e à logística;
CP2.: Da Logística à gestão da cadeia de abastecimento;
CP3.: Gestão da Cadeia de Abastecimento;
CP4.: Movimentos e Gestão Colaborativa;
CP5.: A gestão do Serviço;
CP6.: Gestão internacional da Logística e gestão de transportes;
CP7.: Decisões de Localização e gestão de armazém.
Avaliação ao longo do semestre:
Participação em aula - 10% (é exigida uma assiduidade mínima de 80%)
Trabalho de grupo - 40%
Teste final - 50%
Para obtenção de aprovação final em avaliação contínua, os alunos têm de obter, no mínimo, 8 valores tanto no trabalho de grupo quanto no teste final.
Nota mínima de passagem: 10 valores.
Avaliação no final do semestre
Exame final - 100%
Title: Harrison, A.; van Hoek, R. (2019). Logistics Management & Strategy, 6/E Edition. Pearson.
Bozarth, C., Handfield, R. (2019). Introduction to Operations and Supply Chain Management. 5/E. Pearson
Heizer, J., Render, B., Munson, C. (2020). Operations Management: Sustainability and Supply Chain Management, Global Edition, 13/E. Pearson. (se existir na biblioteca)
Christpher, Martin (2022). Logistics and Supply Chain Management. Financial Times Publishing
Authors:
Reference: null
Year:
Title: - Womack, J.; Jones, D. (1996). Beyond Toyota: How to root out waste and pursue perfection. Harvard Business Review, Sept-Oct, pp. 140-158.
- Mason-Jones, R.; Naylor, B.; Towill, D.; (2000). Engineering the Leagile Supply Chain. International Journal of Agile Management Systems, 2/1, pp. 54-61.
- Hines, P.; Rich, N.; (1997). The seven value stream mapping tools. International Journal of Operations & Production Management, 17, 1, 46-64.
- Lee, H. (2002). Aligning supply chain strategies with product uncertainties. California Management Review, Spring, 44, 3, pp. 105-119.
- Ballou, R. (2007). The evolution and future of logistics and supply chain management. European Business Review, 19, 4, 332-348.
Authors:
Reference: null
Year:
Empreendedorismo e Redes
1. Compreender a problemática essencial do empreendedorismo internacional e relacioná-lo com a inovação
2. Compreender a importância dos modelos de negócio para o empreendedorismo inovador
3. Compreender a abordagem do modelo de negócio Canvas
4. Compreender a importância das tecnologias emergentes no desenvolvimento de modelos de negócio inovadores e identificar as mais relevantes
5. Compreender a importância das redes para o desenvolvimento do empreendedorismo internacional
1. Empreendedorismo, empreendedorismo internacional e inovação
2. Modelos de negócio e empreendedorismo inovador
3. Modelo de negócio Canvas
4. Tecnologias emergentes e desenvolvimento de negócios internacionais
5. Criação e gestão de redes empreendedoras internacionais
PERIÓDICA (Assiduidade mínima necessária de 80%)
Individual:
Participação numa atividade de investigação - 20%
Teste escrito - 30%
Em grupo:
Apresentação e discussão de um estudo de caso - 50%
FINAL
Exame escrito - 100%
Title: Osterwalder, A., Pigneur, Y., Smith, A., & Etiemble, F. (2020). The invincible company: How to constantly reinvent your organization with inspiration from the world?s best business models. Wiley
Zucchella, A., Hagen, B., & Serapio, M. G. (2018). International Entrepreneurship. Edward Elgar Publishing
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Lopes, J. N. M., & Farinha, L. (2018), Measuring the performance of innovation and entrepreneurship networks. Journal of the Knowledge Economy, 9(4), 402-423.
Hayter, C. S. (2013). Conceptualizing knowledge-based entrepreneurship networks: Perspectives from the literature. Small Business Economics, 41(4), 899-911.
Griffin-El., Wosu. E., & Olabisi, J. (2019). Diasporic synergies: Conceptualizing African entrepreneurship based upon trans-local networks. Journal of African Business, 20(1), 55-71.
Hisrich, R. D. (2015). International Entrepreneurship: Starting, Developing, and Managing a Global Venture. 3rd edition. Sage.
Authors:
Reference: null
Year:
Finanças para Negócios Internacionais
No final do curso os alunos devem ser capazes de:
OA1. Entender o funcionamento do mercado global forex.
OA2.Compreender o funcionamento do sistema financeiro global.
OA3. Criar e desenvolver quadros analíticos para avaliação do risco cambial e instrumentos de cobertura disponíveis.
Conteúdos programáticos
1. Globalização e Mercado de câmbio estrangeiro
2. Balança de pagamentos
3. O sistema financeiro internacional
4. O mercado de câmbios
5. Condições de paridade internacionais
6. Derivativos de moedas estrangeiras e Swaps
7. Cobertura usando encaminhamentos, opções FX e instrumentos do mercado monetário
Exame individual escrito 100%
BibliografiaTitle: Some selected cases and readings.
Shapiro, A. C, Multinational Financial Management 10th edition (2013), John Wiley & Sons, Inc.
Eiteman, Stonehill and Moffett, Multinational Business Finance (MBF) 13th edition (2013), Pearson
Authors:
Reference: null
Year:
Projeto Internacional
O objectivo é o de integrar as várias componentes do programa de mestrado e dar a oportunidade para aplicar os conhecimentos adquiridos através da exposição a problemas empresariais reais
1. Development of proposals for future international strategic directions of a selected company. Desenvolvimento de propostas para a direção estratégica duma empresa específica.
2. Trabalhar como um consultor para uma organização.
3. Desenvolver um caso exploratório ou ilustrativo sobre o processo de internacionalização de uma empresa.
4. Proceder a investigação relativa a um problema ou um desafio relacionado com a internacionalização e tirar conclusões relevantes.
Projecto em grupo - 100%
Todos os projectos devem incluir um relatório final (aprox. 10000 palavras) com os resultados principais, conclusões, recomendações e uma descrição de como os resultados foram obtidos.
Caso o projecto seja desenvolvido em conjugação com uma empresa ou organização, uma apresentação é feita com recomendações.
Title: Murphy, O. - International Project Management, South-Western Ed Pub, 2005
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Depending on the identified business problems
Authors:
Reference: null
Year:
Reporte Internacional
1. Caracterizar as demonstrações financeiras preparadas de acordo com as IFRS
2. Identificar as principais diferenças a nível internacional na apresentação das demonstrações financeiras
1. Visão integrada das demonstrações financeiras
2. Estrutura e conteúdo das demonstrações financeiras
3. A diversidade internacional na apresentação das demonstrações financeiras
1. Avaliação ao longo do semestre:
Trabalho de grupo (30%).
Teste individual (70%).
Requisitos:
Não é exigida assiduidade mínima.
É exigida nota mínima de 8,5 valores no teste individual.
Aprovação com uma média ponderada mínima de 10 valores.
2. Avaliação por exame:
Um exame final (100%).
Aprovação com classificação mínima de 10 valores.
Title: Stolowy, Ding, and Paugam (2024), Financial Accounting and Reporting: a global perspective, Cengage (7ª edição).
Authors:
Reference: null
Year:
Title: IFRS Foundation, International Financial Reporting Standards, IFRS Foundation, 2024.
Authors:
Reference: null
Year:
Comunicação
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá:
1. Demonstrar competências de comunicação
2. Conceber e apresentar apresentações comunicativas
3. Demonstrar eficácia na comunicação
1. Ferramentas de comunicação
2. Competências e técnicas de apresentação
3. Estudo de situações específicas (dando feedback, negociação, resolução de conflitos)
4. Comunicação empresarial e imagem
Trabalho escrito: 20%
Exame: 80%
Title: 3. Face-to-face Communications for clarity and impact ? Harvard Business Scholl Press, Boston, USA
Presentations that persuade and motivate ? Harvard Business School Press, Boston, USA.
2. Presenting to win ? Jerry Weissman, Prentice Hall.
1. The fifth discipline fieldbook - Senge, Peter (Nicholas Brealey, London).
Authors:
Reference: null
Year:
Title: 12. The last word on Power - Tracy Goss
11. Eliminating fears: an intervention that permanently eliminates the fear of public speaking. J Wiley,2006.
10. The ten worst presentation moments, Microsoft Corporation, 2006.
9. How to make your case in 30 seconds or less ? Harvard management Communication Letter article. N Wreden, 2002.
8. How to craft Successful business presentations and effective public speaking ? Patrick Forsyth, 2006.
7. Improve your Communication skills ? The Sunday Times, Alan Barker, 2006.
6. Effective Communication ? Harvard Business Review, 1999.
5. Don?t let the messenger they shoot, be you! ? C. Mike Jousan, Scottsdale, Arizona, USA
4. How to talk to anyone, anytime, anywhere ? the secrets of good communication ? Larry King (1994).
3. The power of persuasion ? Rupert Eales-White, Kogan Page Limited, London, UK.
2. 30 minutes before a presentation ? Patrick Forsyth, Kogan Page Limited, London, UK.
1. Non-violent Communication, a language of life ? Marshall B. Rosenberg (2003), A Puddle Dancer Press Book.
Authors:
Reference: null
Year:
Marketing Global
Ao final do curso, os alunos deverao estar aptos a:
OA1.Criar e desenvolver estruturas analíticas para estabelecer programas de marketing globais ou internacionais.
OA2.Analisar, seleccionar e avaliar a estrutura específica, que contemple algumas ou as quatro decisoes gerenciais realcionadas ao processo de internacionalizaçao, que sao:(1) a decisao de se internacionalizar; (2) A selecçao de mercados internacionais; (3) a escolha do modo de entrada em mercados internacionais e (4) o programa de marketing internacionais.
OA3.Compreender como a organizaçao pode alcançar competitividade internacional através do desenvolvimento e implementaçao de programas de marketing global ou internacional.
1. Investigaçao de mercados internacional
2. Selecçao de mercados internacionais
3. Programa de marketing internacional
4. Decisao de produtos
5. Decisao de preço
6. Decisao de distribuiçao internacional
7. Estratégia promocional
Exame no final da disciplina 50%
Análise de casos e apresentaçao dos mesmos com soluçoes 25%
Relatório individual sobre o caso de uma empresa 25%
TOTAL: 100%
Para ser considerado aprovado o aluno tem que obter pelo menos 8 (oito) valores no exame.
Title: Ghauri, P. & Cateora, P. (2010). International Marketing, Second Edition, McGraw-Hill.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: 5. Sousa, C.M.P. ; Lengler, J. F. B. (2009). Psychic Distance, International Marketing Strategy and Export Performance: Establishing an Empirical Link. Journal of Marketing Management, v. 25, (5/6), 591-610.
4. Sousa, C.M.P.; Lengler, J. F. B. (2011). Examining the Determinants of Interfunctional Coordination and Export Performance: An Investigation of Brazilian Exporters. Advances in International Marketing, v. 21, 189-206.
Journal articles:
3. Albaum, G.; Duerr, Edwin; Strandskov, Jesper ?International Marketing and Export Management?, 5th ed. Financial Times/ Prentice Hall, England, 2005.
2. Kotabe, Masaaki; Helsen, Kristiaan ?Global Marketing Management? 4th Edition, Wiley John Wiley & Sons, NJ, 2008.
1. Hollensen, Svend ?Global Marketing- A Decision-Oriented Approach?, 4th Edition, Financial Times/Prentice Hall, England, 2007.
Authors:
Reference: null
Year:
Negociação
1. Compreender os conceitos e elementos-chave de negociação e gestão de conflitos nos contextos intra-organizacional e inter-organizacional;
2. Compreender e saber gerir o dilema de conquista de valor versus criação de valor;
3. Identificar e saber gerir os passos negociais numa perspetiva win-win
4. Identificar e utilizar técnicas e táticas negociais num enquadramento ético
1. Negociação e gestão de conflitos : principais conceitos e elementos-chave;
2 Abordagem Estratégica para a negociação: o dilema negocial de captura de valor versus criação de valor; win-win vs win-lose ; As três negociações;
3 As fases de Relação , Processo , Comunicação, Interesses , Opções, Legitimidade , Compromissos e Alternativas
4. Táticas num enquadramento ético
Avaliação ao longo do semestre: 80% Trabalho individual + 20% Participação individual nas Aulas (assiduidade e realização de exercícios nas aulas). Para obtenção de aprovação final em avaliação ao longo do semestre, os alunos têm de obter, no mínimo, 8 valores no Trabalho individual. Nota mínima de passagem: 10 valores.
Avaliação por exame: Teste - 100% .
Title: - Lewicki, R. J., Barry, B., & Saunders, D. M. (2020). Essentials of negotiation. McGraw-Hill Education.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: - Falcão, P. F. (2018). Todos Podemos Negociar Bem!. Leya.
- Brett, J., & Thompson, L. (2016). Negotiation. Organizational Behavior and Human Decision Processes, 136, 68-79.
- Ury, W. (2015). Getting to yes with yourself: How to get what you truly want. Harper One
- Thompson, L. L. (2021). The mind and heart of the negotiator (Global Edition). Pearson.
Authors:
Reference: null
Year:
Consultadoria Internacional
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá:
1. Descrever os requisitos, tarefas, acções, tendências de desenvolvimento da consultoria internacional
2. Explicar e aplicar ferramentas estratégicas num projecto de consultoria internacional
3. Conceber e apresentar planos de consultoria empresarial
1. A natureza da actividade de consultoria
2. Tendências actuais e desafios
3. Planeamento e gestão de projectos de consultoria
4. Ferramentas estratégicas na consultoria
5. Cooperação com o cliente na implementação de um projecto individualizado e possibilidades de desenvolvimento
6. Conquista de novos mercados
7. Reporte e apresentação de projectos de consultoria
Desempenho no tratamento do estudo de caso (eficiência e qualidade dos resultados): 100%
BibliografiaTitle: 3. Block, Peter (2011). Flawless Consulting
2. DeMarco, Tom (1997). The Deadline
1. Kubr, Milan (2002). Management Consulting
Authors:
Reference: null
Year:
Title: -
Authors:
Reference: null
Year:
Seminário de Projeto de Investigação em Gestão Internacional
Os participantes devem:
1. Identificar o tópico a investigar na tese ou projecto final.
2. Distinguir as diferentes fases de um projecto de investigação e os problemas mais frequentes associados a cada uma.
1. Utilização de bases online, como Proquest e outras.
2. Metodologias adequadas para projectos finais e dissertações.
3. Fases de um projecto de investigação
A avaliação é baseada num plano para o projecto final ou tese e na sua apresentação em aula.
A assiduidade deve ser no mínimo de 80%.
Title: Rudestam, Kjell Erik and Newton, Rae R. (2007) - Surviving your dissertation: A Comprehensive Guide to Content and Process, Sage Pub.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Examples of thesis from previous years
Guidelines for master thesis
Authors:
Reference: null
Year:
Dissertação em Gestão Internacional
1. Definir um problema científico e a sua pertinência
2. Definir objectivos de investigação e possíveis hipóteses de investigação
3. Conduzir uma revisão de literatura que suporte ao problema definido na dissertação ;
4. Aplicar metodologias adequadas à recolha e análise de dados;
5. Refletir de forma crítica sustentada no enquadramento teórico e resultados empíricos;
1. Escrita de introdução e abstract
2. Definição de um problema de investigação
3. Definição de objectivos de pesquisa
4. Revisão de literatura
5. Definição de hipóteses
6. Técnicas de recolha de dados
7. Técnicas de análise de dados
8. Escrita de conclusões e definição de possibilidades de pesquisa futura
Avaliação
- Apresentação escrita da dissertação
- Apresentação oral da síntese da dissertação e posterior discussão pública perante um júri
Title: - Pidd, M. (2003). Tools for thinking: Modelling in Mangement Science. West Sussex: Wiley.
- Gummesson, E. (1991). Qualitative Methods in Management Research. London: Sage Publications.
- Ellet, W. (2007). The case study handbook. USA: Harvard Business Press.
- Fisher, C. (2007). Researching and writing a dissertation: A guidebook for business students. Essex: Prentice Hall
- Bryman, A. (2003). Business Research Methods. Oxford: Oxford University Press
Authors:
Reference: null
Year:
Projeto de Investigação em Gestão Internacional
Diagnosticar as envolventes organizacionais interna e externa que enquadrem uma intervenção de gestão;
Conduzir uma revisão de literatura que suporte a elaboração de um projecto aplicado;
Definir as fases de um projecto de intervenção;
Definir as forma de acompanhamento e avaliação de projectos.
Diagnóstico sumário da organização
Diagnóstico específico da envolvente e de um problema organizacional
Revisão de literatura aplicada
Análise de custos/benefícios do projeto para as organizações
Definição de projecto de intervenção, ou síntese de caso e possíveis formas de resolução
Avaliação de impactos possíveis e formas de controlo de resultados
- Apresentação escrita de um projecto
- Apresentação oral da síntese do projecto e posterior discussão pública perante um júri
Title: Meredith, J. R. & Mantel, S. J., Project Management: A managerial approach, 2006, New Jersey: John Wiley
Kerkner, H., Project Management: A systems approach to planning, schedulling, and controlling, 2006, New Jersey: John Wiley
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Pidd, M., Tools for thinking: Modelling in Management Science, 2003, West Sussex: Wiley
Pinto, J. K., Project Management Handbook, 1998, San Francisco: Jossey-Bass.
Phillips, J. J., Bothell, T. W. & Snead, G. L., The project management scorecard: Measuring the success of project management solutions, 2002, Wolburn: Butterworth Heinemann
Kilmann, R. H et al, Producing useful knowledge for organizations, 1994, San Francisco: Jossey-Bass
Burton, C. & Michael, N., A pratical guide to project management, 1993, London: Kogan Page.
Authors:
Reference: null
Year:
Optativas recomendadas
Objetivos
The aim of the master is to provide specialized training of academic nature with research activity, innovation or deepening of professional skills in the field of international management.
Objective 1: Display effective written communication skills, including the following aspects: produce a well-structured document; demonstrate that the key messages have been clearly identified; express theoretical arguments to a specific application; summarize ideas and conclusions.
Objective 2: Display effective oral communication skills, including the following aspects: select the appropriate format for a given presentation; demonstrate confidence and that the communication was well-prepared; develop and make presentations with impact.
Objective 3: Develop critical thinking skills, including the following aspects: select and interpret relevant data and references from academic and non-academic sources; identify and debate ethical issues in business and management; formulate well-supported conclusions or solutions, apply appropriate methodologies or formulas to analyze and assess business issues and problems.
Objective 4: Our graduates will be prepared to operate in an intercultural environment including the following aspects: accept and understand differences in national cultures and acknowledge how these differences impact on ways of managing; demonstrate competency in communication and negotiation with partners from different countries.
Objective 5: Develop effective management skills for a global business environment including the following aspects: be competent to recognize and evaluate international strategies appropriate for different global settings and conditions; demonstrate competence integrating learning from different disciplines relevant to international business; demonstrate competence in the development of projects for specific business environments.
Acreditações