Candidatar
Leccionado em
Português
Tipo de ensino Presencial
Corpo Docente para (2024/2025)
Doutoramento em Gestão pelo ISCTE-IUL. Professora Associada no ISCTE-IUL. Faz parte da Comissão Executiva do Iscte Executive Education. É co-diretora da Pós-Graduação em Finanças e Controlo Empresariais do Iscte Executive Education. É coordenadora da unidade curricular de Controlo de Gestão e docente de Contabilidade Financeira, do ISCTE. Foi diretora dos Executive Masters em Controlo de Gestão e Performance e de Finanças e Controlo Empresariais do Iscte Executive Education. Foi diretora do Mestrado em Contabilidade da Escola de Gestão do ISCTE-IUL durante 6 anos. Foi sub-diretora do departamento de contabilidade e sub-diretora da Escola de Gestão do ISCTE. Leciona, desde 1997, formação para executivos no Iscte Executive Education. É co-autora de diversos livros nas áreas do controlo de gestão e da contabilidade. É autora de diversos artigos científicos publicados em revistas de referência.
Florinda Matos é doutorada em Ciências Sociais, Especialidade Comportamento Organizacional, pela Universidade de Lisboa. É mestre em Ciências Empresariais pelo INDEG/ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, licenciada em Gestão de Empresas Agrícolas e licenciada em Engenharia Agronómica, ambas pelo Instituto Politécnico de Santarém.
É Professora do ISCTE Business School, onde leciona diversos cursos nas áreas de gestão. Além disso, é professora de gestão do conhecimento no IPPS-IUL - Instituto para as Políticas Públicas e Sociais e professora convidada em várias universidades internacionais.
Como investigadora integrada do DINÂMIA'CET – IUL, Centro de Estudos da Mudança Socioeconómica e Território, os seus principais interesses de investigação são Gestão do Conhecimento, Gestão do Capital Intelectual, Medição de Intangíveis, Sustentabilidade, Inovação, Manufatura Aditiva e Transformação Digital.
Foi investigadora de pós-doutoramento na área dos Impactos Sociais da Manufatura Aditiva na NOVA.id.FCT e liderou o projeto KM3D - Knowledge Management in Additive Manufacturing: Designing New Business Models, num consórcio nacional, financiado pela FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
Presentemente é coordenadora nacional do projeto CATALYST - European VET Excellence for Leading Sustainable Systems and Business Transformation, num consórcio europeu constituído por 36 parceiros, liderados por instituições académicas da Alemanha, Áustria, Grécia e Macedónia do Norte.
Florinda é membro da comissão científica de várias conferências internacionais, onde tem participado como organizadora, oradora, mini-track chair e revisora. Possui mais de 40 artigos académicos e artigos científicos publicados, capítulos e livros. Também tem participado ativamente na imprensa, onde publicou mais de 200 artigos de opinião sobre temas da atualidade económica e social, sendo convidada de diversos podcasts.
Presentemente ela é Conference Chair das seguintes conferencias: ISM 2023 - International Conference on Industry 4.0 and Smart Manufacturing; ECKM 2023 - 24th European Conference on Knowledge Management; e ECRM 2023 - European Conference on Research Methodology for Business and Management.
Atualmente, é editora associada na área de Economics and Business do Journal Heliyon (Elsevier); editora convidada da Springer International Publishing, do Journal Meditari Accountancy Research (Emerald), do Journal Sustainability, sendo também Topical Advisory do Journal Knowledge. Além disso, é membro do Conselho Editorial da Revista Mátria e da Revista Mátria Digital, editada pelo Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão (CIJVS).
É coordenadora da Linha Temática "Transformação Digital" no Sociodigital Lab for Public Policy e membro da equipa de implementação do Polo de Inovação Digital AI4PA.
Como especialista em gestão de capital intelectual, Florinda é fundadora e presidente da Associação para a Gestão do Capital Intelectual (ICAA), cuja missão é ajudar a transformar capital intelectual em valor acrescentado, contribuindo para o desenvolvimento sustentável. Ela é também membro do New Club of Paris, uma organização internacional cujo principal objetivo é criar consciência sobre a Economia do Conhecimento. Além disso, está a promover um prémio junto das instituições públicas portuguesas para incentivar e premiar as empresas que valorizam a Sustentabilidade Social.
Florinda é embaixadora para a Europa da Conferência Internacional sobre Conhecimento e Inovação (CIKI), organizada pela Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil). Da mesma forma, é membro do Observatório de Gestão do Conhecimento e Inovação na Administração Pública, do IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada do Governo brasileiro.
Rodrigo Vieira de Assis é Professor Auxiliar do Departamento de Métodos de Pesquisa Social da Escola de Sociologia e Políticas Públicas do Iscte e Investigador Integrado no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte), onde está vinculado ao grupo Desigualdades, Trabalho e Bem-Estar Social e ao Observatório das Desigualdades. Possui bacharelado em Ciências Sociais (UFRPE, 2012), mestrado em Sociologia (IESP-UERJ, 2015), doutoramento em Sociologia (IESP-UERJ, 2020) e pós-graduação em Análise de Dados em Ciências Sociais (Iscte, 2021).
Desde 2008, tem coordenado e/ou participado de projetos de investigação, nacionais e internacionais, desenvolvidos em instituições portuguesas, brasileiras e norte-americanas. Neste percurso, dedicou-se a temas e problemas diversificados, nomeadamente aos efeitos objetivos e subjetivos das desigualdades sociais, às experiências sociais em contextos de precariedade laboral, à vida quotidiana das classes populares nas periferias urbanas, às associações entre classes sociais, estilos de vida e práticas sociais, e às identidades de grupos juvenis socialmente vulneráveis.
Atualmente, tem como principais interesses de investigação as trajetórias laborais de trabalhadores precários, as perceções do mercado de trabalho, e a relação entre classes sociais, valores e atitudes sociopolíticas. Dedica-se também à inovação metodológica na pesquisa sociológica, nomeadamente a partir do aprimoramento e articulação entre métodos qualitativos e quantitativos, com especial atenção aos Métodos de Análise Multivariada de Dados e à Análise de Conteúdo.
Rúben Pereira é Professor auxiliar no ISCTE. Doutorado em Sistemas de Informação pelo Instituto Superior Técnico (IST) onde também se formou como Mestre em Engenharia Informática e de computadores. Passou, entretanto, como consultor, por diversas industrias como: serviços, banca, telecomunicações, Ecommerce, entre outras. Apresenta-se como autor de diversos trabalhos científicos, publicados em conferências/revistas/livros internacionais, na área de Gestão de Serviços de Tecnologias de Informação (ITSM) e Governação das Tecnologias de Informação (ITG). As suas áreas de interesse científico estendem-se a: Gestão do risco das tecnologias de informação (ITRM), gestão de processos de negócio (BPM), melhoria continua e inovação, otimização de processos, entre outros. É também um apaixonado por empreendedorismo, tendo sido já co-founder de três projetos, um deles vencedor da Fábrica de Startups e finalista no EDP Inovação.
Vitor Basto Fernandes licenciou-se em informática de gestão em 1995 (incluindo um estágio na Ascom tecnologia AG - Suíça), fez uma especialização em sistemas distribuídos em 1997 e obteve o seu doutoramento em protocolos de transporte multimédia em 2006, todos na Universidade do Minho (Portugal), onde realizou também atividades de docência. Trabalhou na Integral Vision Inc (Reino Unido) como engenheiro de software em 1996 e foi co-fundador da PSI-Sistemas de Informação Lda (Portugal) em 1997, onde foi sócio-gerente e gestor de projetos em desenvolvimento de software web e de suporte a comércio eletronico B2B (business-to-business). A partir de 2005 lecionou na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Portugal), onde foi professor auxiliar convidado em 2007 e 2008. Em 2008 ingressou no Departamento de Engenharia Informática do Instituto Politécnico de Leiria (Portugal) como professor adjunto, onde foi professor coordenador entre 2014 e 2016. Coordenou o Mestrado em Engenharia Informática - Computação móvel entre 2010-2012, foi coordenador do Centro de Investigação em Informática e Comunicações do Instituto Politécnico de Leiria entre 2012-2016, investigador em vários projectos internacionais nas áreas de integração de sistemas de informação, filtragem anti-spam e otimização multiobjetivo, e investigador principal em dois projetos financiados pela FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) nas áreas de gestão e internacionalização da investigação. Publica regularmente em conferências e revistas, e tem organizado eventos internacionais nas suas áreas de investigação. Vitor Basto-Fernandes é atualmente professor associado com agregação no Iscte - Instituto Universitário de Lisboa.
Contactos
Escola de Tecnologias e Arquitetura
Secretariado
Edifício Sedas Nunes (Edifício I), Sala 1E07
secretariado.ista @iscte.pt
(+351) 210 464 013
9:30 - 18:00