Acreditações
Plano de Estudos para 2025/2026
Unidades curriculares | Créditos | |
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Economia dos Recursos Humanos e do Trabalho
3.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 3.0 |
Economia da Empresa e Estratégia Empresarial
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Métodos e Técnicas Quantitativas para Economia
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Política de Concorrência e Regulação
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Economia Global e Internacionalização das Empresas
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Decisão, Interação Estratégica e Contratos
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Avaliação de Projetos e Empresas
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Dinâmicas Sectoriais
3.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 3.0 |
Seminário de Economia da Empresa e da Concorrência
12.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 12.0 |
Dissertação em Economia da Empresa e da Concorrência
48.0 ECTS
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Trabalho Final | 48.0 |
Trabalho de Projecto em Economia da Empresa e da Concorrência
48.0 ECTS
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Trabalho Final | 48.0 |
Economia dos Recursos Humanos e do Trabalho
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá:
OA1: Conhecer e compreender as principais questões relacionadas com as decisões de contratação e despedimento;
OA2: Conhecer e compreender os principais aspetos relacionados com a definição das remunerações, incentivos e outras condições de trabalho a oferecer aos colaboradores de uma empresa;
OA3: Compreender de que modo a empresa pode organizar os seus trabalhadores de modo a potenciar as complementaridades que existem entre as suas competências;
OA4: Conhecer e compreender os principais determinantes da decisão ser empreendedor/trabalhador independente vs. trabalhador assalariado
CP1. Contratações
CP2. Salários e incentivos
CP3. Salários e outras condições de trabalho
CP4. Capital Humano
CP5. Despedimentos
CP6. Organização dos trabalhadores - Equipas
CP7. Entrepreneurship/Self-employment
O regime de avaliação periódica corresponde a um trabalho individual (100%).
Para os alunos em avaliação final, a avaliação é feita apenas por um exame.
Title: Crespo, N. e Simoes, N. (2022), Mercado de Trabalho em Portugal ? Do Salário Mínimo ao Teletrabalho, Actual Editora (Lisboa: Portugal).
Parker, S. (2018), The Economics of Entrepreneurship, 2ª edição, Cambridge University Press.
Lazear, E. e Gibbs, M. (2014), Personnel Economics in Practice, New York: John Wiley & Sons.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Borjas, G. (2020), Labor Economics, 8ª Edição, McGraw-Hill.
Authors:
Reference: null
Year:
Economia da Empresa e Estratégia Empresarial
OA1: Compreender as principais teorias sobre a existência, organização e funções da empresa.
OA2: Analisar o contexto de mercado e os processos de concorrência.
OA3: Definir e avaliar os limites horizontais e verticais da empresa.
OA4: Avaliar o posicionamento estratégico e os modelos de negócio.
OA5: Desenvolver, sustentar e evoluir vantagens competitivas.
.1: Teorias da Empresa e Seus Limites
Principais teorias (neoclássica, custos de transação, baseada em recursos, agência).
Limites horizontais e verticais da empresa.
Integração e alternativas.
P2: Análise de Mercado e Dinâmica de Concorrência
Concorrência entre empresas e barreiras à entrada/saída.
Análise de mercado e estrutura do setor.
Ciclo de vida das indústrias e estratégias para contextos turbulentos.
P3: Posicionamento Estratégico e Vantagem Competitiva
Diferenciação, liderança em custos e nichos de mercado.
Utilização da informação para criação de valor.
Sustentação da vantagem competitiva ao longo do tempo.
P4: Organização Interna
Avaliação de desempenho, incentivos e estrutura organizacional.
Alinhamento entre estratégia e estrutura empresarial.
A aprovação na UC pode ser obtida através de duas modalidades:
I. Avaliação contínua
1- Frequência: 60% (nota mínima: 8,5 val)
2- Trabalho de grupo: 40%
II - Avaliação final
1 - Exame final (100%)
Title: - Besanko, D. (2013), Economics of Strategy, 6th edition Wiley.
- Porter, M. (1998), Competitive Strategy: Techniques for Analyzing Industries and Competitors, New York: The Free Press.
Authors:
Reference:
Year:
Title: - Shapiro, C. e H. Varian (1998), Information Rules: A Strategic Guide to the Network Economy.
- Geroski, P. (2003), The Evolution of New Markets, Oxford: Oxford University Press.
- Cunha, M.P., J.V. Cunha e S. Mendonça (2010), Empresa, Progresso e Contestação: O Primeiro Século de Estudos Organizacionais, Lisboa: Sílabo.
- Foss, N. J. (1993). Theories of the firm: contractual and competence perspectives. Journal of Evolutionary Economics, 3(2), 127-144. http://doi.org/10.1007/BF01213830
- John Kay (2018) Theories of the Firm, International Journal of the Economics of Business, 25:1, 11-17, DOI: 10.1080/13571516.2017.1402468
- Gibbons, R. (2005). Four formal(izable) theories of the firm? Journal of Economic Behavior & Organization, 58(2), 200-245. http://doi.org/10.1016/J.JEBO.2004.09.010
Authors:
Reference:
Year:
Métodos e Técnicas Quantitativas para Economia
A unidade curricular tem como objectivo que os alunos adquiram conhecimento que lhes permita:
- Compreender a importância do uso de técnicas econométricas no contexto da economia;
- Identificar e compreender os vários tipos de dados económicos;
- Compreender os principais conceitos estatísticos;
- Identificar e compreender os vários tipos de modelos de microeconometria e as suas condições de aplicabilidade;
- Identificar o modelo que é mais apropriado para um dado problema em estudo e de acordo com os dados disponíveis;
- Estimar modelos de microeconometria usando softwares de estatística/ econometria;
- Interpretar de forma crítica os resultados dos vários modelos de microeconometria leccionados;
- Elaborar um relatório com as principais conclusões dos modelos estimados;
- Apresentar oralmente os principais resultados e conclusões de modelos estimados.
1. Introdução
1.1. O que é a econometria
1.2. Modelo económico e modelo econométrico
1.3. O erro num modelo econométrico
1.4. Estrutura dos dados económicos
1.5. Conceito de causalidade
2. Conceitos estatísticos
2.1. População e amostra
2.2. Tipos de variáveis
2.3. Medidas de localização e de dispersão
2.4. Conceito de probabilidade
2.5. Conceito de variável aleatória
2.6. Função de distribuição e de probabilidade
2.7. Algumas distribuições teóricas mais importantes
2.8. Estimação pontual e por intervalos
2.9. Testes de hipóteses
3. Modelo de regressão linear
3.1. O modelo de regressão linear simples
3.2. Estimação do modelo pelo método OLS
3.3. O modelo de regressão linear múltipla
3.4. Pressupostos do modelo de regressão linear múltipla
3.5. Especificação do modelo
3.6. Relaxar os pressupostos do modelo
3.7. Ajustamento e diagnóstico do modelo
4. Modelos de regressão de variável dependente qualitativa
4.1. Probit
4.2. Logit
4.3. Multinomial
A avaliação divide-se em Avaliação ao longo do semestre e Exame Final. Na Avaliação ao longo do semestre, a nota final é composta por:
1.Elaboração de um relatório (em grupo) de aplicação dos modelos econométricos leccionados e apresentação oral do mesmo (50%)
2.Frequência (50%)
Cada uma destas componentes tem uma nota mínima de 8 valores. Os alunos que não obtiverem aprovação da disciplina em Avaliação ao longo do semestre podem sujeitar-se a Exame Final, no qual a nota consiste unicamente no resultado de um exame escrito.
Title: Wooldridge, Jeffrey M. (2008), Introductory Econometrics: A Modern Approach (4th edition), South-Western Cengage Learning.
Pindyck, Robert S., e Daniel L. Rubinfeld (2000), Econometric Models and Economic Forecasts (4th edition), McGraw-Hill.
Folhas de apoio elaboradas pelos docentes e distribuídas ao longo das aulas.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Studenmund, A.H. (2010), Using Econometrics: A Practical Guide (6th edition), Prentice Hall.
Gujarati, Damodar N. (2008), Basic Econometrics (5th edition), McGraw-Hill/Irwin.
Authors:
Reference: null
Year:
Política de Concorrência e Regulação
No final do semestre o aluno deve ter desenvolvido as seguintes competências (Objetivos de Aprendizagem - OA):
- Conhecimento e compreensão dos principais objetivos e instrumentos de intervenção das políticas de concorrência e regulação;
- Conhecimento e compreensão dos conceitos relevantes da Teoria Económica na análise de mercados e políticas;
- Conhecimento e compreensão do quadro institucional português e Europeu (sempre que relevante), no que concerne à regulação e concorrência;
- Conhecimento e compreensão dos principais desafios e problemas da aplicação das políticas da concorrência e da regulação económica;
- Conhecimento e compreensão de diversas abordagens de regulação em setores específicos (energia, comunicações, transportes, etc.).
1. Teoria Económica e Concorrência como Bem Público: poder de mercado, regulação e eficiência
2. Legislação e Política de Concorrência: os seus objetivos e limitações
3. Supervisão de acordos entre empresas, decisões de associações de empresas e práticas concertadas entre empresas
4. Supervisão de abusos de posição dominante
5. Controlo de fusões, aquisições e criação de empresas comuns
6. Controlo comunitário de Auxílios de Estado
7. Porquê regular public utilities?
8. Abordagens regulatórias Cost Plus e Incentive Regulation
9. Abordagens regulatórias alternativas em contexto de informação imperfeita
10. Estruturas de preços em setores regulados
A avaliação nesta UC pode assumir duas formas: (A) realização de uma prova escrita (100%); ou (B) Realização de uma prova escrita (50%) e um trabalho individual sobre concorrência ou regulação (50%).
BibliografiaTitle: 5. Viscusi, K. et al. (2005), Economics of Regulation and Antitrust, The MIT Press, 4th Ed.
4. Fumagalli, C., M. Motta & C. Calcagno (2018), Exclusionary Practices: The Economics of Monopolisation and Abuse of Dominance, Cambridge University Press
3. Decker, C (2015), Modern Economic Regulation: an introduction to theory and practice, Cambridge University Press
2. Cini, M. and McGowan L. (2008). Competition Policy in the European Union, Palgrave Macmillan. 2nd ed.
1. Bishop, S. & Walker, M (2010), The Economics of EC Competition Law: Concepts, Application and Measurement, Sweet & Maxwell, 3rd Ed.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: 13. Yeung, K. (2010), "The regulatory state", in The Oxford Handbook of Regulation, Baldwin, R., Cave, M. and Lodge, M. (Eds), Oxford University Press.
12. Veljanovski, C. (2010), "The strategic use of regulation", in The Oxford Handbook of Regulation, Baldwin, R., Cave, M. and Lodge, M. (Eds), Oxford University Press.
11. Veljanovski, C. (2010), "Economic Approach to Regulation", in The Oxford Handbook of Regulation, Baldwin, R., Cave, M. and Lodge, M. (Eds), Oxford University Press.
10. TFUE (Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia)
9. Motta, M. (2004), Competition Policy: Theory and Practice, Cambridge University Press
8. Marco Ponti (2012) "Competition, regulation and public service obligations", in A Handbook of Transport Economics, Edward Elgar.
7. Lei Portuguesa da Concorrência (Lei n.º 19/2012, de 8 de maio)
6. Laffont J. and Tirole J. (2001), Competition in Telecommunications, MIT Press
5. Joskow, Paul (2007), "Regulation of natural monopoly", in Handbook of Law and Economics, Polinsky, M. and Shavell, S. (eds), North-Holland.
4. Hauge, J and Sappington, D. (2010), "Pricing in network utilities", in The Oxford Handbook of Regulation, Baldwin, R., Cave, M. and Lodge, M. (Eds), Oxford University Press.
3. Feintuck. M. (2010), "Regulation rationales beyond the economics: in search of the public interest", in The Oxford Handbook of Regulation, Baldwin, R., Cave, M. and Lodge, M. (Eds), Oxford University Press.
2. Decreto-Lei n.º 370/93, de 29 de Outubro, com a redação que lhe foi dada pelo Decreto-Lei n.º 140/98, de 18 de Maio, sobre práticas comerciais restritivas.
Comissão Europeia: Comunicação da Comissão relativa à definição de mercado relevante para efeitos do direito comunitário da concorrência, Jornal Oficial nº C 372 de 09/12/1997 (http://eur-lex.europa.eu/LexUriServ/LexUriServ.do?uri=CELEX:31997Y1209(01):PT:HTML)
Authors:
Reference: null
Year:
Economia Global e Internacionalização das Empresas
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá:
OA1. Compreender a evolução da economia internacional no período recente.
OA2. Compreender as principais dimensões de atuação de uma empresa a operar em ambiente internacional e discutir estudos de caso
P1. Ambiente Económico Internacional e Processo de Internacionalização ? um mapeamento geral
P2. Economia Mundial em Grandes Números
P3. Principais Riscos do Processo de Internacionalização: risco cultural e risco país
P4. Diplomacia Económica
P5. Seleção e Análise de Mercados
P6. Internacionalização Empresarial ? Estudos de Caso
A aprovação na UC pode ser obtida através de duas modalidades:
I. Avaliação ao longo do semestre incluindo os seguintes elementos:
- Teste individual: 60%
- Trabalho de grupo: 40% (resultante do relatório escrito e da discussão em aula)
II - Avaliação final correspondendo a um exame (100%)
Title: Crespo, N. e Tomás, M. J. (2017) Internacionalização da Economia Portuguesa - Casos de Sucesso Empresarial?, Ed. Circulo de Leitores, col. Temas e Debates.
Cavusgil, S., G. Knight e J. Riesenberger (2016), International Business ? The New Realities, 5ª edição, Pearson.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Outros textos a mencionar pela equipa docente.
Crespo, N. e Simoes, N. (2021). ?Uma Viagem ao Mundo das Ideias Económicas - 100 questões para entender a economia?, Actual Editora (Lisboa, Portugal).
Authors:
Reference: null
Year:
Decisão, Interação Estratégica e Contratos
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá conseguir:
OA1. Conhecer os principais conceitos de modelos de oligopólio, da teoria dos jogos e da teoria dos contratos;
OA2. Aplicar conhecimentos teóricos na análise dos fenómenos económicos reais.
CP1. Oligopólio e Interação Estratégica
CP2. Teoria dos Jogos e Interação Estratégica
CP3. Economia dos Contratos
A avaliação da UC processa-se em duas épocas: Normal (1.ª Época) e de Recurso (2.ª Época).
a) Época Normal:
Avaliação ao longo do semestre:
- Assiduidade mínima de 2/3
- Trabalho de grupo: 40%, cuja nota não pode ser inferior a 7,5v. para obter aprovação na disciplina.
- Prova escrita: 60%, cuja nota não pode ser inferior a 7,5v. para obter aprovação na disciplina.
b) Época de Recurso: Exame (100%)
Title: Pindyck, R.S. e D.L. Rubinfeld, Microeconomics, 2018, 9th Ed., England, Pearson Education Limited.,
Dixit, Avinash; Skeath, Susan; Reiley Jr., David H., Games of Strategy, 2014, 4th edition, W.W. Norton & Company.,
Watson, J., Strategy: An introduction to game theory, 2013, 3rd edition, W.W: Norton & Company.,
Gibbons, R., A Primer in Game Theory, 1992, Pearson Education.,
Rasmusen, E., Games and Information: An introduction to game theory, 2007, 4th edition, Blackwell Publishing.,
Laffont, J.J.; Martimort, D., The theory of incentives: the principal-agent model, 2002, Princeton University Press.,
-
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Frank, R., Microeconomics and Behavior, 2021, 10th Ed, New York: McGrawHill.,
Mas-Colell, A.; Whinston, M.D.; Green, J.R., Microeconomic Theory, 1995, Oxford University Press.,
Varian, H., Intermediate Microeconomics, 2014, 9th Ed., London: W.W. Norton Company.,
Maschler, M.; Solan, E.; Zamir, S., Game Theory, 2013, Cambridge University Press.,
Campbell, D., Incentives: motivation and the economics of information, 2018, 3rd Ed., Cambridge Press.,
Macho-Stadler, I.; Perez-Castrillo, J.D., An introduction to the economics of innovation: incentives and contracts, 2005, 3rd edition, Oxford University Press.,
Authors:
Reference: null
Year:
Avaliação de Projetos e Empresas
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá ser capaz de:
1. Descrever o conceito de rendibilidade, fazer sua articulação com a estrutura financeira de uma empresa, e saber calcular e interpretar os principais indicadores de rendibilidade;
2. Saber analisar a situação financeira de uma empresa e calcular e interpretar os principais indicadores financeiros;
3. Calcular e interpretar o cash flow de um projeto de investimento;
4. Aplicar e interpretar os principais critérios de avaliação de um projeto de investimento;
5. Compreender o processo de interligação das decisões de investimento e de financiamento;
6. Estender as técnicas de avaliação de ativos reais à avaliação de empresas.
I - Análise Financeira da Empresa
1. Resultados e indicadores de rendibilidade
2. Leverage financeiro
3. Origens e aplicações de fundos
4. Working capital
5. Equilíbrio financeiro
6. Análise de fluxos financeiros
II - Investimentos Reais
1. Conceito de cash flow
2. Metodologia de avaliação
3. A taxa de atualização
4. Critérios de avaliação: VAL, TIR, IRP e PRI
5. Projetos mutuamente exclusivos
III - Estrutura de Capital
1. A estrutura de capital e o valor da empresa
2. Avaliação de investimentos reais ajustada
IV - Avaliação de empresas
1. Métodos de avaliação de empresas
2. Cash flow livre
3. Diferentes taxas de crescimento dos cash flows
avaliação ao longo do semestre
- Relatórios escritos individuais e de grupo, com apresentações orais (40%).
- Teste final (60%).
- Em abos os momentos de avaliação existe uma nota mínima de 7.5 valores.
- Obrigatória uma assiduidade mínima de 70%.
Avaliação por exame
- A ponderação do exame corresponderá a 100% da nota final.
Title: Mota, A., Barroso, C., Soares, H., e Laureano, L. (2023). Introdução às Finanças - Fundamentos de Finanças com Casos Práticos Resolvidos e Propostos. 4ª Edição, Edições Sílabo, Lisboa
Mota, A, Barroso, C., Nunes, J., Oliveira, L., Ferreira, M., e Inácio, P. (2020). Finanças da Empresa. 6ª edição, Edições Sílabo. Lisboa
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Ross, S. Westerfield, R., Jaffe, J., & Jordan, B. (2022). Corporate Finance. 13th Ed., McGraw-Hill
Damodaran, Aswath, Damodaran Online (http://people.stern.nyu.edu/adamodar/)
Brealey, R., Myers, S., & Allen, F. (2019). Principles of Corporate Finance. 13th Ed., McGraw-Hill
Berk, J., & DeMarzo, P. (2023). Corporate Finance. 6th Ed., Pearson
Authors:
Reference: null
Year:
Dinâmicas Sectoriais
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá:
OA1 - conhecer os principais factores que afectam a dinâmica sectorial e o papel da inovação
OA2 - conhecer os principais factores que afectam a evolução dos mercados e o papel potencial das políticas públicas
PCP1 Elementos de análise económica da Inovação e Tipos e Modelos de Inovação
CP2 A inovação setorial em contexto de economia global; Redes de cooperação para a inovação
CP3 Mapear, medir e monitorizar a Inovação e as dinâmicas setoriais
CP4 Dinâmicas industriais, evolução setorial e estrutura de mercado
CP5 Política de I&D, Política de Inovação e dinâmicas setoriais; Industria 4.0 e as novas dinâmicas setoriais
O aluno desenvolverá competências de análise, síntese, pesquisa, crítica e comunicação escrita, em conformidade com os objetivos definidos.
Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem:
MEA1: Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência;
MEA2: Participativas, com análise de casos práticos;
MEA3: Ativas, com realização de trabalho individual;
MEA4: Autoestudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno.
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Trabalho de grupo (100%)
Outras épocas de avaliação - teste escrito
Title: Geroski, P. (2003). The Evolution of New Markets. New York: Oxford University Press.
Fagerberg, J., D.C. Mowery, and R.R. Nelson (eds) (2004), The Oxford Handbook of Innovation, Oxford: Oxford University Press.
Church, J. and R. Ware (2000), Industrial Organization - a strategic approach, McGraw-Hill.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Artigos de revistas científicas, em particular das revistas Research Policy, Industrial and Corporate Change, Economics of Innovation and New Tecnology, Technological Forecasting and Social Change, etc.
Capítulos de livros recomendados
Relatórios de instituições nacionais e internacionais de política pública
Literatura complementar
Shepherd, W.G. (1997), The Economics of Industrial Organization, 4ª ed., Prentice Hall.
Jacobson, D. e Andréosso, B. (2005), Industrial Economics and Organization - A European Perspective, McGraw-Hill.
Leão, P. (2011), Economia dos Mercados e da Empresa, Escolar Editora.Complementar
Tremblay, V. e Tremblay, C. (2012), New Perspectives on Industrial Organization , Springer.
Hall, B. and N. Rosenberg (2010), Handbook of the Economics of Innovation, North Holland: Elsevier.
Godinho, Manuel Mira (2013), A Inovação em Portugal, Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos.
Fagerberg, J., D.C. Mowery, and R.R. Nelson (eds) (2004), The Oxford Handbook of Innovation, Oxford: Oxford University Press.
Authors:
Reference: null
Year:
Seminário de Economia da Empresa e da Concorrência
OA1 - Conhecer os principais tipos de teses de mestrado e identificar o tipo que melhor se adequa ao trabalho a desenvolver no seu projeto
OA2 - Saber definir corretamente as questões de investigação de um projeto científico
OA3 - Saber como construir um cronograma do processo de investigação
OA4 - Conhecer o processo de desenvolvimento de uma revisão de literatura e as principais fontes de bibliografia que podem ser usadas com esse intuito
OA5 - Saber definir as fases do trabalho empírico em Economia
OA6 - Conhecer as regras do sistema de referenciação, saber como proceder à sua aplicação e compreender o conceito de plágio de modo a evitar situações desta natureza no trabalho científico
OA7 - Compreender os princípios que devem orientar a escrita e apresentação oral de um trabalho nesta área científica
CP1 - Tópicos associados à elaboração de um trabalho de investigação
1.1 Tipos de teses
1.2 Identificação das questões de investigação e planeamento das fases do trabalho
1.3 Elaboração da revisão de literatura e fontes de bibliografia
1.4 Tipos e fases do trabalho empírico em economia
1.5 Citações e referências
1.6 O plágio no trabalho científico
1.7 O processo de redação de uma tese
1.8 A apresentação oral de uma tese
CP2 - Temas de investigação em Economia da Empresa e da Concorrência
A avaliação é realizada através dos seguintes elementos:
- Projeto de tese - relatório e apresentação oral (25%);
- Elaboração de uma revisão de literatura - relatório e apresentação oral (25%).
- Elaboração de um estudo de análise empírica - relatórios e apresentação oral (50%).
Nesta cadeira não existe segunda época. Esta UC não tem exame dada a sua natureza.
Title: Fisher, C. (2010). Researching and Writing a Dissertation: An Essential Guide for Business Students, 3ª edição. Prentice Hall.
Saunders, M., Lewis, P. e Thornhill (2015). Research Methods for Business Students, 7ª edição. Pearson Education.
Thomson, W (2011). A Guide for the Young Economist, 2ª edição. MIT Press.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Bryman, A. e Bell, E. (2015). Business Research Methods, 4ª edição. Oxford University Press.
Authors:
Reference: null
Year:
Dissertação em Economia da Empresa e da Concorrência
OA1. Definir um problema científico e a sua pertinência;
OA2. Definir objetivos de investigação e possíveis hipóteses de investigação;
OA3. Conduzir uma revisão de literatura que suporte o problema definido na dissertação;
OA4. Aplicar metodologias adequadas à recolha e análise de dados, se aplicável;
OA5. Refletir de forma crítica sustentada no enquadramento teórico e resultados empíricos.
CP1. Escrita de uma introdução e um resumo que sintetize o trabalho de investigação realizado
CP2. Definição de uma questão de investigação e dos objetivos de pesquisa
CP3. Revisão de literatura
CP4. Definição da estratégia empírica
CP5. Utilização de técnicas de recolha de dados (se aplicável)
CP6. Utilização de técnicas de análise de dados (se aplicável)
CP7. Interpretação crítica dos resultados derivados da aplicação da estratégia empírica, devidamente fundamentada nos contributos (teóricos e empiricos) identificados na revisão da literatura
CP8. Escrita de conclusões e definição de possibilidades de pesquisa futura
- Apresentação escrita da dissertação
- Apresentação oral da síntese da dissertação e posterior discussão pública perante um júri
Title: Carvalho, J. Eduardo, Metodologia do Trabalho Cientifico, 2009, Lisboa: Escolar Editora.,
Creedy, J., Starting Research, 2001, Australian Economic Papers 34: 116-124.,
Garson, G., Guide to Writing Empirical Papers, Theses, and Dissertations, 2001, Marcel Dekker Inc.,
Phillips, Estelle M.; Pugh, D. S., How to get a PhD, 2005, Glasgow: McGraw-Hill Education.,
Thomson, W., A Guide for the Young Economist ? Writing and Speaking Effectively about Economics, 2001, MIT Press.,
Authors:
Reference: null
Year:
Title: -
Authors:
Reference: null
Year:
Trabalho de Projecto em Economia da Empresa e da Concorrência
OA1. Definir uma questão de investigação e a sua pertinência;
OA2. Identificar os objetivos de investigação;
OA3. Desenvolver uma revisão de literatura que permita enquadrar o tema em estudo na dissertação;
OA4. Utilizar as metodologias empíricas adequadas ao tratamento do tema;
OA5. Refletir de forma crítica sustentada no enquadramento teórico e resultados empíricos.
CP1. Escrita de introdução e resumo
CP2. Definição de uma questão de investigação e dos objetivos de pesquisa
CP3. Revisão de literatura
CP4. Definição da estratégia empírica
CP5. Utilização de técnicas de recolha de dados (se aplicável)
CP6. Utilização de técnicas de análise de dados (se aplicável)
CP7. Interpretação crítica dos resultados derivados da aplicação da estratégia empírica, devidamente fundamentada nos contributos (teóricos e empiricos) identificados na revisão da literatura
CP8. Escrita de conclusões e definição de possibilidades de pesquisa futura
- Apresentação escrita da dissertação
- Apresentação oral da síntese do projeto e posterior discussão pública perante um júri
Title: Thomson, W. (2001), A Guide for the Young Economist ? Writing and Speaking Effectively about Economics, MIT Press.
Phillips, Estelle M.; Pugh, D. S. (2005). How to get a PhD, Glasgow: McGraw-Hill Education.
Garson, G. (2001) Guide to Writing Empirical Papers, Theses, and Dissertations, Marcel Dekker Inc.
Creedy, J., (2001) ?Starting Research?, Australian Economic Papers 34: 116-124.
Carvalho, J. Eduardo (2009). Metodologia do Trabalho Cientifico, Lisboa: Escolar Editora.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Bibliografia específica ao tema da dissertação.
Authors:
Reference: null
Year:
Objetivos
O Mestrado em Economia da Empresa e da Concorrência apresenta-se como uma opção de desenvolvimento de estudos para os licenciados em economia, gestão ou com formação afim e tem como objetivos:
Disponibilizar uma sólida formação no domínio da economia, a qual possa ser usada na definição de estratégias e tomada de decisão sobre problemas/desafios que surgem no contexto das empresas e dos setores de atividade económica
Desenvolver competências no sentido de uma avaliação integrada das dinâmicas empresariais, setoriais e macroeconómicas
Dotar os alunos de conhecimentos no domínio da economia da concorrência e da regulação
Desenvolver competências relativamente à condução de uma investigação aplicada na área científica do mestrado de modo a que os alunos consigam desenvolver os seus projetos de tese com elevado grau de autonomia e reforcem a capacidade para realizar, futuramente, trabalhos de investigação aplicada nos respetivos contextos profissionais.
Objetivo 1: Comunicar eficazmente por escrito incluindo os seguintes aspectos: produzir um documento escrito bem estruturado; identificar claramente e comunicar as mensagens-chave relevantes dentro de um documento escrito; exprimir claramente a ligação entre argumentos teóricos e questões práticas específicas; resumir efetivamente ideias e conclusões.
Objetivo 2: Comunicar oralmente de forma eficaz incluindo os seguintes aspectos: selecionar o formato apropriado para um determinado apresentação; demonstrar confiança que a comunicação foi bem preparada; desenvolver e fazer apresentações com impacto.
Objetivo 3: Desenvolver competências de pensamento crítico incluindo os seguintes aspectos: selecionar e interpretar dados relevantes e referências de fontes académicas e não académicas; identificar e debater racionalmente as questões éticas nos negócios e gestão; analisar as questões de forma eficaz, levando à formulação de conclusões ou soluções bem suportadas.
Objetivo 4: Utilizar conceitos económicos, para apoiar decisões de negócios incluindo os seguintes aspectos: demonstrar a compreensão do conhecimento teórico básico na área de economia empresarial e política de concorrência; demonstrar entendimento dos argumentos teóricos apoiando as políticas setoriais de regulação; demonstrar entendimento do ambiente macroeconómico e setorial da empresa.
Objetivo 5: Aplicar conceitos económicos e teoria à prática negócios incluindo os seguintes aspectos: demonstrar competência na aplicação de conceitos e ferramentas teóricas para situações económicas; analisar situações de negócios sob conceitos teóricos.
Acreditações