Não há candidaturas abertas para 2024/2025
Leccionado em
Português
Tipo de ensino À distância
Corpo Docente para (2023/2024)
Ana Pinto Martinho é a editora online do European Journalism Observatory (EJO) em português, é docente convidada no ISCTE-IUL. É ainda investigadora do OberCom – Observatório da Comunicação e assistente de investigação do CIES-IUL.
Está ligada a vários projetos de investigação europeus como o Newsreel, o CoMMPASS, o IBERIFIER e o Algowatch, e faz parte da equipa portuguesa que trabalho o Digital News Report, do Reuters Institute for the Sutdy of Journalism, da Universidade de Oxford. Participa em estudos da rede EJO, como é o caso do estudo sobre a cobertura dos media europeus às questões da migração.
As suas áreas de investigação têm-se focado nas práticas do jornalismo, nas mudanças mediáticas trazidas pela internet, questões da confiança no jornalismo, literacia algorítmica, e ultimamente nas questões ligada ao jornalismo e inteligência articial
Enquanto jornalista dirigiu o projeto iGOV, órgão de comunicação social dedicado às áreas da administração pública, Governo, eGovernment, open data e cidadania. Foi também jornalista na edição portuguesa da InformationWeek, diretora da publicação Interface – Administração Pública e trabalhou para meios de comunicação social como o Diário de Notícias, o Semanário Sol, e a, então, RTP Informação.
Atualmente está a trabalhar no seu doutoramento, em Ciências da Comunicação, no ISCTE. Tem um Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação (ISCTE) e uma Licenciatura em Comunicação Socia (UBI).
Ana Maria Belchior é professora associada, com agregação, no Departamento de Ciências Políticas e Políticas Públicas do ISCTE-IUL (Instituto Universitário de Lisboa) em Lisboa e investigadora do CIES-IUL. Atualmente é coordenadora do Mestrado em Ciência Política, no ISCTE-IUL. Participou em vários projetos de investigação relacionados com temas como: de democracia e globalização, participação política, representação democrática, congruência política e promessas eleitorais e tomada de decisão. Publicou os resultados da pesquisa em livros e capítulos de livros e em diversas revistas nacionais e internacionais (por exemplo, Comparative Political Studies, International Political Science Review, Party Politics, Sociological Methods & Research, Journal of Contemporary European Studies, ou Journal of Legislative Studies).
André Freire é Professor Catedrático em Ciência Política, e tem sido Diretor do Doutoramento em Ciência Política, 2015-presente data, e foi como Diretor da Licenciatura em Ciência Política, 2009-2015, ISCTE-IUL (Instituto Universitário de Lisboa). É ainda Investigador Sénior do CIES-IUL (Centro de Investigação e Estudos em Sociologia do ISCTE-IUL). Freire ensina e pesquisa no ISCTE-IUL desde 1996. Tem ainda lecionado e/ou apresentado conferências como convidado em várias outras universidades portuguesas e estrangeiras. Publicou mais de 30 livros e mais de 100 artigos académicos, em várias línguas, nomeadamente em inglês e português.
Freire tem dirigido vários projetos de pesquisa sobre ideologia (esquerda-direita, etc.), ao nível de elites e massas, comportamento eleitoral e atitudes políticas, sobre instituições e reformas políticas, e ainda sobre representação política. Sobre estes assuntos tem publicado abundantemente, nacional e internacional, em livros e revistas académicas. Mais especificamente, até meados de 2020, tem vários estudos publicados (nacional e internacionalmente), em revistas académicas (mais de 100), livros (37) e capítulos de livros, sobre as atitudes e comportamentos dos eleitores e dos eleitos, as instituições políticas e a representação política.
Freire foi pioneiro na criação dos estudos eleitorais (Estudo Eleitoral Nacional Português, com base em inquéritos de opinião pós-eleitorais), em Portugal, em 2002 e 2005 (ver:https://www.ics.ulisboa.pt/livros/eleicoes-legislativas-de-2002 & https://www.ics.ulisboa.pt/livros/portugal-votos & https://rowman.com/isbn/9780739115633/portugal-at-the-polls-in-2002). Desde 2007, tem dirigido vários projetos de pesquisa sobre representação política, ou seja, comparando as opiniões, os valores, as atitudes e os comportamentos de eleitores e eleitos (especialmente deputados, mas também candidatos ao Parlamento não eleitos), desde 2007 até à presente data (ver:http://er.cies.iscte-iul.pt/). Em termos de redes de pesquisa internacionais, tem participado em várias, nomeadamente no Comparative Study of Electoral Systems, European Value Study, European Election Study, True European Voter, European Candidate Study, PARTIREP – Party Representation, PARENEL – Parliamentary Representation at the National and European Levels, Comparative Candidate Study. Freire é membro do Steering Committee do Comparative Candidate Study, estando presentemente no seu terceiro mandato. Ver http://www.comparativecandidates.org/
Foi colunista regular do jornal Público desde Março de 2006 até Janeiro de 2016, e é atualmente colunista do Jornal de Letras desde Maio de 2017, além de várias outras colaborações ocasionais na imprensa, rádio e TV, e tem sido ainda perito e consultor convidado de várias instituições nacionais (FCT, A3ES, DGAI-MAI, AR, etc.) e internacionais (COST, Comissão Europeia, Conselho da Europa – Programa Co-Acte, etc.) para os assuntos ligados ao ensino superior e à investigação em Ciências Políticas.
Livro Mais recente:
André Freire, Left and Right. Meaning and Correlates in Long Consolidated and New Democracies, Moldova, Eliva Press 2022.
À venda na amazon (US, UK, DE, FR, ES) e na editora:
https://www.elivapress.com/en/book/book-9980623390
Special Issue mais recente na SES&P como Guest Editor:
Emmanouil Tsatsanis, Marco Lisi & André Freire (2022) The ‘Lost Generation’ and Its Political Discontents: Age-related Divides in Southern Europe after the Crisis, South European Society and Politics, DOI: 10.1080/13608746.2021.2032936 (Introdução e mais 5 artigos) (2021 versão impressa; 2022: 1st online)
E-mail: andre.freire@iscte-iul.pt Orcid author: https://orcid.org/0000-0001-5307-6832 Scopus author: Author ID: 8634830500 Google scholar: https://scholar.google.pt/citations?user=RNJvJdIAAAAJ&hl=pt-PT Wikipédia: https://en.wikipedia.org/wiki/Andr%C3%A9_Freire
Ligações úteis:
https://www.researchgate.net/profile/Andre_Freire5
https://iscte-iul.academia.edu/Freire/CurriculumVitae
https://orcid.org/0000-0001-5307-6832
https://scholar.google.pt/citations?user=RNJvJdIAAAAJ&hl=pt-PT
http://er.cies.iscte-iul.pt/
http://www.comparativecandidates.org/
http://avacavoadora.pt/
https://visao.sapo.pt/jornaldeletras/
Post scriptum sobre questões de direitos autorais: O texto desta página web com o meu CV está disponível para modificação e reutilização nos termos da The Creative Commons Attribution-Share alike 3.0 Unreported License and the GNU Free Documentation License (sem versão, sem seções invariantes, textos de capa frontal ou textos de capa traseira)
Gustavo Cardoso é Professor Catedrático de Ciências da Comunicação no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa e investigador no CIES. É também investigador associado no CADIS (Center d'Analyze et d'Interventions Sociologiques) em Paris e Director do OberCom - Observatório dos Meios de Comunicação Social em Lisboa. Actualmente é director do Doutoramento em Ciências da Comunicação e dos três programas de Pós-Graduação em Comunicação do ISCTE-IUL, nomeadamente a Pós-Graduação em Jornalismo, a Pós-Graduação em Factchecking e desinformação e a Pós-Graduação em Assessoria de Comunicação e Política. De 1996 a 2006, foi consultor do Presidente da República Portuguesa, Jorge Sampaio, para a política da Sociedade da Informação e das Telecomunicações. De 2006-2012, foi Vice-Presidente não executivo do Conselho de Administração da Agência noticiosa portuguesa Lusa. Foi agraciado em 2006 com o grau de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique por serviços relevantes prestados a Portugal. Em 2009 foi eleito como Young Global Leader e em 2018 foi proposto para membro da Academia Europaea onde ocupa o cargo de vogal da secção de Cinema, media e estudos visuais. Licenciado em Organização e Gestão de Empresas, é Mestre em Estudos Europeus e Doutorado em Sociologia da Comunicação. Obteve, igualmente, uma especialização em "Global Leadership and Public Policy for the 21st Century" pela Harvard Kennedy School.
Doutorado em Sociologia (Instituto Universitário de Lisboa, ISCTE-IUL). Professor Auxiliar Convidado do Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas (ESPP) do ISCTE-IUL. Investigador do Centro de Investigação e Estudos em Sociologia (CIES/ISCTE-IUL). Consultor da Casa Civil do Presidente da República. Desempenhou as seguintes funções: Secretário de Estado da Educação do XVIII Governo Constitucional; Diretor-Geral do Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação (GEPE); Coordenador do Plano Tecnológico da Educação (PTE); Presidente do Grupo de Trabalho sobre Estatísticas da Educação e Formação do Conselho Superior de Estatística; Diretor, em exercício, do Gabinete de Informação e Avaliação do Sistema Educativo (GIASE); Diretor-Adjunto do Gabinete de Informação e Avaliação do Sistema (GIASE); Diretor do Observatório da Inovação e Conhecimento (OSIC-UMIC).
José Santana Pereira (Nisa, 1982) é doutorado em Ciências Políticas e Sociais pelo Instituto Universitário Europeu em Florença (2012). A sua investigação tem vindo a centrar-se no campo dos efeitos dos meios de comunicação social na opinião pública e no estudo dos sistemas de media nacionais em perspectiva comparada. O comportamento eleitoral e as atitudes políticas (nomeadamente as atitudes em relação à Europa e, mais recentemente, as atitudes populistas) também fazem parte dos seus interesses de investigação. Nestes domínios, publicou vários artigos e capítulos de livros em língua portuguesa, inglesa e francesa. Em Janeiro de 2016 publicou, pela FFMS, o ensaio Política e Entretenimento. Após a licenciatura em Psicologia Social (ISCTE, 2004) e antes do ingresso no programa doutoral do IUE (2008), trabalhou como assistente de investigação no projecto «Comportamento Eleitoral e Atitudes Políticas dos Portugueses». Entre 2013 e 2017 foi investigador de pós-doutoramento no Instituto de Ciências Sociais. Colaborou, entre outros, nos projectos «EU Profiler» (que implementou uma voting advice application para as eleições Europeias de 2009) e «Media Profiler» (que projectou uma plataforma online para a análise comparativa dos media na União Europeia), ambos sedeados no Robert Schuman Centre for Advanced Studies (RSCAS). Mais recentemente, foi co-líder da equipa portuguesa do projecto «EUandI», investigador no projecto «Participation in the EU decision-making: Portugal in comparative perspective» e líder da equipa portuguesa do projecto «Where is My Party?». É um dos investigadores responsáveis pelos projectos «Media Systems in Europe» e «Mecanismos e Impactos da Abstenção Eleitoral», financiado pela FFMS. É country coordinator para a Itália no projecto Varieties of Democracy e membro da equipa responsável pelas Sondagens ICS-ISCTE.
Jornalista e especialista em comunicação digital, é diretor do Cenjor - Centro de formação de jornalistas e doutorando em Ciências da Comunicação e mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação pelo ISCTE-IUL. É investigador assistente no CIES-IUL e no Obercom, foi coordenador da Pós-Graduação em Jornalismo ISCTE-IUL/ Media Capital entre 2013 e 2018 e do Mestrado em Gestão de Novos Media. Leciona no ISCTE-IUL, na pós-graduação em Marketing Digital do IPAM e é formador desde 2001. Foi jornalista em vários diários nacionais e diretor, diretor editorial e publisher de diversas revistas e projetos online. Recebeu uma dezena de distinções nacionais e internacionais com projetos online e multimédia.
Susana Santos é investigadora integrada no CIES-IUL e professora auxiliar convidada no departamento de Sociologia, Escola de Sociologia e Políticas Públicas. Doutorada em Sociologia (2012) pelo ISCTE-IUL. é mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação (2007) e licenciada em Sociologia (2002). Dirige uma investigação dedicada ao estudo da formação de elites transnacionais, focando-se na formação académica e profissional de jovens advogados.
No ensino dedica-se ao estudo da formação de esferas públicas em diferentes contextos, com particular interesse pela produção discursiva, apoiando os estudantes ao nível de mestrado no desenvolvimento das suas pesquisas.
Contactos
Escola de Sociologia e Políticas Públicas
Secretariado
Edifício Sedas Nunes (Edifício I), sala 1E03
secretariado.espp @iscte-iul.pt
(+351) 210 464 015
9:30 - 18:00