Acreditações
Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte)
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2.ª f - 6ª f, 10:00 - 13:00 / 14:30 - 18:00
Plano de Estudos para 2024/2025
Unidades curriculares | Créditos | |
---|---|---|
A Investigação Sociológica em Portugal
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Metodologias Extensivas: Pesquisas Sociológicas Exemplares
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Seminário de Projecto de Investigação em Sociologia
18.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 18.0 |
Teorias Sociológicas Clássicas: Grandes Obras
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Metodologias Intensivas: Pesquisas Sociológicas Exemplares
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Teorias Sociológicas Contemporâneas: Grandes Obras
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Tese em Sociologia
180.0 ECTS
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Tese de Sociologia | 180.0 |
A Investigação Sociológica em Portugal
Esta unidade curricular tem em vista que os doutorandos atinjam os seguintes objetivos de aprendizagem :
a) Capacidade de colocar a sociologia sob observação sociohistórica.
b) Conhecimento sobre a história da sociologia em Portugal, sua génese, desenvolvimento e institucionalização avançada.
c) Conhecimento do conceito de gerador institucional de sociologia (aplicado à sociologia portuguesa).
d) Conhecimento dos temas e principais resultados de pesquisa em 16 domínios consolidados de produção sociológica e identificação de domínios não consolidados
e) Capacidade de identificar e analisar a questão das fonteiras externas e internas da investigação sociológica.
Aula 1. Investigação sociológica em Portugal: para uma análise sociohistórica
Aula 2. O campo sociológico em Portugal: da pré-história à institucionalização avançada.
Aula 3. Dois geradores institucionais de sociologia: gerador sociocultural e gerador político-social
Aula 4. Clássicos duradouros: sociologia da estrutura e mudança social, sociologia da juventude, sociologia da educação, sociologia das classes e desigualdades sociais
Aula 5. Novos clássicos: sociologia do trabalho, organizações e profissões, sociologia urbana e do território, sociologia política, sociologia da cultura
Aula 6. Domínios modernos (I): sociologia da família, género e sexualidade, sociologia da pobreza e exclusão social, sociologia da saúde, sociologia da comunicação e media
Aula 7. Domínios modernos (II): sociologia da ciência, sociologia da imigração e etnicidade, sociologia dos valores culturais, sociologia do ambiente
Aula 8. Domínios não consolidados. Relações e fronteiras da investigação sociológica
A avaliação dos doutorandos ao longo do semestre tem em conta:
a) Realização de um trabalho individual escrito final sobre conteúdos do programa (dimensão máxima de 25 páginas, a entregar no fim do semestre) (70% da nota final)
b) Duas intervenções individuais previamente preparadas sobre conteúdos do programa (30% da nota final)
c) Assiduidade e participação corrente nas aulas (podem majorar a nota final em um valor)
Title: Bourdieu, P (2006), Para uma Sociologia da Ciência, Lisboa, Ed 70.
Costa, A et al (2007), Sociedade e Conhecimento, Lisboa, Celta
Guerreiro, M et al (2007), Quotidiano e Qualidade de Vida, Lisboa, Celta
Machado, F (2022), Investigação Sociológica em Portugal, Porto, Afrontamento
Merton, R (1973), The Sociology of Science, Chicago, CUP
Pinto, J (2007), Ciências e progresso, Porto, Afrontamento
Santos, B (2001), Globalização: Fatalidade ou Utopia? Porto, Afrontamento
Santos, B (1999), ?Porque é tão difícil construir uma teoria crítica??, RCCS, 54
Silva, A (2006), A Sociologia e o Debate Público. Porto, Afrontamento
Viegas, J et al (2007), Instituições e Política. Lisboa, Celta
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Ver observações
Authors:
Reference: null
Year:
Metodologias Extensivas: Pesquisas Sociológicas Exemplares
OA1- Situar as metodologias extensivas no quadro mais alargado das metodologias de investigação em sociologia e em diferentes desenhos de investigação
OA2- Desenvolver competências de reflexão crítica sobre questões éticas nas metodologias extensivas
OA3-Conhecer a diversidade e complexidade dos dispositivos de recolha informação de âmbito extensivo (ex: inquérito por questionário)
OA4-Conhecer os principais métodos de amostragem e os elementos que condicionam a representatividade de uma amostra
OA5-Alargar o conhecimento sobre os métodos de análise de dados e tipo de resultados
OA6-Conhecer as potencialidades e limites associados à utilização de dados secundários na pesquisa extensiva
OA7-Compreender a especificidade e exigências das met. extensivas em estudos comparativos internacionais
OA8-Desenvolver as competências necessárias para realizar uma avaliação crítica e informada das potencialidades e limites inerentes à utilização das metodologias extensivas na análise sociológica
Tendo subjacentes os objetivos enunciados, o programa irá revisitar autores e investigações de valor histórico e sociológico consagrado, assim como pesquisas extensivas mais recentes, de âmbito nacional e internacional. A partir de um olhar aprofundado sobre cada um desses trabalhos, serão apresentados e discutidos o objeto de estudo, os recursos teóricos e metodológicos acionados, assim como os principais resultados.
O Programa encontra-se organizado em cinco grandes tópicos:
CP-1. Metodologias extensivas em ciências sociais: considerações teóricas, epistemológicas, metodológicas e éticas
CP-2. A pesquisa extensiva a partir de dados primários. O inquérito por questionário
CP-3. Métodos de amostragem e de análise de dados
CP-4. A utilização de dados secundários e de estatísticas oficiais na análise sociológica. Limites e potencialidades
CP-5. Estudos extensivos internacionais. Desafios da comparabilidade
A avaliação dos alunos é realizada ao longo do semestre e inclui dois momentos fundamentais:
a) uma exposição em aula, preparada e apresentada em grupo, sobre uma das obras de referência (30%)
b) preparação de um ensaio individual, cuja dimensão não deverá ultrapassar as 10 páginas (cerca de 20000 caracteres) (70%)
Nesta UC não existe a modalidade de avaliação por exame.
Title: Bryman, Alan (2012), Social Research Methods, Oxford, Oxford University Press (4ª ed.)
Denscombe, M. (2007). The good research guide for small-scale social research projects (3rd ed). Open University Press.
Ghiglione R. e B. Matalon, (1996), O Inquérito. Teoria e prática, Oeiras, Celta Editora
Kitchin, R. (2014). The data revolution: Big data, open data, data infrastructures & their consequences. SAGE Publications
Oyen, Else, (1990), Comparative Methodology. Theory and practise in international social research, London, Sage Publications, Sage Studies in International Sociology
Quivy, Raymond e Luc Campenhout (2019), Manual de Investigação em Ciências Sociais, Lisboa, Gradiva
Silva, Augusto Santos e José Madureira Pinto (1986), Metodologia das ciências sociais, Porto, Edições Afrontamento
Stopher, P. (2012). Collecting, Managing, and Assessing Data Using Sample Surveys. Cambridge: CUP
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Almeida João Ferreira de, e José Madureira Pinto (1982), A Investigação nas Ciências Sociais, Editorial Presença.
Bourdieu, Pierre (2010, 1979), A Distinção. Uma Crítica Social da Faculdade do Juízo, Lisboa, Edições 70.
Dillman D. A.(2007), Mail and Internet Surveys , New Jersey, John Wiley.
Durkheim, Émile (2007, 1897), O Suicídio, Lisboa, Editorial Presença
Giddens,Anthony (2004),"Métodos de Investigação em Sociologia", em Sociologia (4ª edição, revista e atualizada), Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, pp. 2-19; pp. 641-663.
Lahire, Bernard (2005), L'Esprit Sociologique, Paris, La Découverte,
Nunes, A. Sedas (1981), Sobre o problema do conhecimento nas ciências sociais. Materiais de uma experiência pedagógica, Lisboa, Instituto de Ciências Sociais
Vicente, P. et al, Sondagens. A amostragem como factor decisivo de qualidade, Lisboa, Sílabo, 1996
Authors:
Reference: null
Year:
Seminário de Projecto de Investigação em Sociologia
O estudante que complete com sucesso esta UC será capaz de:
OA1. Identificar os requisitos e as componentes principais de um projeto de investigação na área da sociologia, com parâmetros académicos exigentes em termos de qualidade e ética;
OA2. Conceber um projeto de tese de doutoramento em sociologia que contribua para o avanço do conhecimento sociológico sobre fenómenos sociais substantivos e/ou dos instrumentos teóricos e metodológicos da sociologia, a um nível suscetível de publicação científica;
OA3. Planear o desenvolvimento da investigação de maneira consistente, exequível e ajustada ao período de tempo disponível para a realização da tese de doutoramento.
CP1. A investigação em sociologia: objetivos, modalidades e resultados.
CP2. Projetos de investigação científica, enquadramento em centros de investigação, publicação científica.
CP3. Tipos de pesquisa e estratégias de investigação. Teoria e investigação empírica. Problemas de operacionalização. Familiarização e distanciamento: Problemas de interferência. Teorias auxiliares de pesquisa. Níveis de análise. Modos de inferência. Modos de explicação.
CP4. Questões éticas na investigação sociológica.
CP5. Desenho da pesquisa e componentes do projeto de investigação.
A avaliação incide sobre: i) a participação no seminário; ii) a elaboração de um projeto de investigação para tese de doutoramento, apresentado em documento escrito segundo modelo FCT.
Title: Velho, G (2013 [1981]), Observando o familiar, in Um Antropólogo na Cidade, R. Janeiro, Zahar
Ragin, CC & Amoroso, LM (2011), Constructing Social Research, Sage
Pires, RP (2015), Modos de explicação, Sociologia Problemas e Práticas, 78
Lahire, B (2005), L'Esprit Sociologique, Paris, La Découverte
Elder-Vass, D (2012), Towards a realist social constructionism, Sociologia Problemas e Práticas, 70
Creswell, JW & Plano Clark, VL (2011), Designing and Conducting Mixed Methods Research, Sage
Costa, AF et al (2013), Mixed-methods evaluation in complex programmes, Evaluation and Program Planning, 39
Bryman, A (2012), Social Research Methods, Oxford UP
Becker, HS (1998), Tricks of the Trade, The U. Chicago Press
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Whyte, WF (1981 [1943]), Street Corner Society: The Social Structure of an Italian Slum, The Univ. Chicago Press.
Silva, AS & Pinto, JM (orgs.) (1986), Metodologia das Ciências Sociais, Porto, Afrontamento.
Pinto, JM (2007), Indagação Científica, Aprendizagens Escolares, Reflexividade Social, Porto, Afrontamento.
Merton, RK (1970), The bearing of sociological theory on empirical research; The bearing of empirical research on sociological theory, in Social Theory and Social Structure, The Free Press.
Merton, RK (1996), Insiders and outsiders [1972], in Merton, RK (1996), On Social Structure and Science (ed. Sztompka, P), The Univ. Chicago Press.
Lahire, B (2002), Portraits Sociologiques: Dispositions et Variations Individuelles, Paris, Nathan.
Glaser, BG & Strauss, AL (1967), The Discovery of Grounded Theory, Aldine.
Danermark, B et al. (2002), Explaining Society, Routledge.
Costa, AF (1986), A pesquisa de terreno em sociologia, em Silva, AS & Pinto, JM (orgs.), Metodologia das Ciências Sociais, Porto, Afrontamento.
Brante, T (2001), Consequências do realismo na construção de teoria sociológica, Sociologia Problemas e Práticas, 36.
Authors:
Reference: null
Year:
Teorias Sociológicas Clássicas: Grandes Obras
As principais competências a desenvolver nesta disciplina são as seguintes:
- aprofundamento do conhecimento das principais teorias e conceitos dos autores clássicos, e de obras de referência na sociologia;
- desenvolvimento da capacidade de interpretar textos e elaborar argumentos fundamentados teórica e logicamente;
- desenvolvimento da capacidade de comunicar por escrito e oralmente, e de trabalhar individualmente e em equipa.
1. Teorias clássicas: antiguidade e contemporaneidade
1.1. Modernidade e ciência social
1.2. Teorias sociológicas e reflexividade social
2. Obras de referência
2.1. Da Democracia na América, Alexis de Tocqueville (1835-40)
2.2. A Ideologia Alemã, Karl Marx e Friedrich Engels (1846)
2.3. A Filosofia do Dinheiro, Georg Simmel (1900)
2.4. As Formas Elementares da Vida Religiosa, Émile Durkheim (1912)
2.5. Economia e Sociedade, Max Weber (1922)
3. Teorias sociológicas: diversidade, canonização e processos de elaboração
3.1. Especificidades e articulações
3.2. Inovação e cumulatividade
A avaliação é realizada ao longo do semestre e visa aferir o desenvolvimento dos conhecimentos e competências explicitados nos objectivos da disciplina.
Com o sistema de avaliação nesta UC pretende-se fundamentalmente que os estudantes desenvolvam capacidades de trabalho em grupo e individual, experiência de investigação, competências orais e de escrita, expressão de opinião e prática de debate, e hábitos de assiduidade.
O processo de avaliação envolve os seguintes elementos e respectiva ponderação na classificação final: a assiduidade e participação nas aulas: 20%; apresentação e debate de textos em aulas teórico-práticas: 30%; trabalho individual escrito: 50%.
Não está prevista a realização de exame nesta UC.
Title: Durkheim, Émile (2002), As Formas Elementares da Vida Religiosa, Oeiras, Celta Editora.
Marx, Karl, e Friedrich Engels (1975), A Ideologia Alemã, Lisboa, Livraria Presença.
Simmel, Georg (1982), The Philosophy of Money, Boston, Routledge & Kegan Paul.
Tocqueville, Alexis de (2008), Da Democracia na América, col. Antropos, Lisboa, Relógio d'Água.
Weber, Max (1971), Économie et Societé, Paris, Plon.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Waters, Malcolm (1994), Modern Sociological Theory, London, Sage.
Turner, Jonathan (2003), The Structure of Sociological Theory, Belmont (California), Wadsworth.
Turner, Jonathan H. (2013), Theoretical Sociology: 1830 to the Present, Newbury Park, CA, Sage.
Turner, Jonathan H., Leonard Beeghley, e Charles H. Powers (2002), The Emergence of Sociological Theory, Belmont, Wadsworth Thomson Learning.
Turner, Jonathan H. (org.) (2001), Handbook of Sociological Theory, New York, Kluwer Academic.
Turner, Jonathan H. (2014), Theoretical Sociology. A Concise Introduction to Twelve Sociological Theories, Londres, Sage.
Turner, Bryan S. (org.) (2000), The Blackwell Companion to Social Theory, Oxford, Blackwell.
Scott, John (2011), Conceptualising the Social World. Principles of Sociological Analysis, Cambridge, Cambridge University Press.
Ritzer, George (org.), (2003), The Blackwell Companion to Major Classical Social Theorists, Oxford, Blackwell.
Ritzer, George, e Douglas J. Goodman (2004), Sociological Theory, Nova Iorque, McGraw-Hill.
Jenks, Chris (org.) (1998), Core Sociological Dichotomies, London, Sage Publications.
Giddens, Anthony (2005 [1972]), Capitalismo e Moderna Teoria Social, 6ª ed., Barcarena, Editorial Presença.
Cruz, Manuel Braga da (org.) (1995), Teorias Sociológicas ? Os Fundadores e os Clássicos (Antologia de Textos), Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.
Collins, Randall (1994), Four Sociological Traditions, Oxford, Oxford University Press.
Burawoy, Michael (2021), “Why is classical theory classical? Theorising the canon and
canonizing Du Bois”, Journal of Classical Sociology, 21 (3-4), pp. 245-259.
Alexander, Jeffrey C. (1987), “The centrality of the classics”, em Anthony Giddens e Jonathan H. Turner (orgs.), Social Theory Today, Stanford, CA, Stanford University Press, pp. 11-57.
Authors:
Reference: null
Year:
Metodologias Intensivas: Pesquisas Sociológicas Exemplares
OA1) Aprofundar conhecimentos sobre o quadro epistemológico, a diversidade metodológica e os saberes técnicos associados e este tipo de estratégias de investigação;
OA2) Avaliar criticamente a articulação entre opções teóricas, objetivos de pesquisa e estratégias técnico-metodológicas em processos de recolha e análise de informação empírica de teor intensivo;
OA3) Desenvolver competências para conceber e levar a cabo projetos de investigação que recorram a metodologias intensivas, designadamente através da capacidade para identificar e resolver problemas que surjam nos contextos concretos da sua aplicação.
1.Introdução
Objetivos, programa, bibliografia, organização do semestre. Panorama e quadro epistemológico das metodologias intensivas.
2.Metodologias intensivas e desenhos de pesquisa.
Dos paradigmas às estratégias de investigação; o debate quantitativo-qualitativo e a combinação de métodos na análise sociológica.
3.Pesquisa de terreno
Dinâmicas observacionais na investigação sociológica; observação direta e observação participante; problemas éticos na pesquisa de terreno; apresentação e discussão de pesquisas.
4.Entrevistas
A metodologia da entrevista: tipos, objetivos e procedimentos; relações sociais de observação na entrevista; apresentação e discussão de pesquisas.
5. Análise comparativa de casos
Porquê comparar?; estudos de caso e análise comparativa; desenhos de pesquisa e seleção de casos na análise comparativa; apresentação e discussão de pesquisas.
Avaliação ao longo do semestre:
a) Participação nas aulas (supondo leitura cuidadosa da bibliografia de trabalho), apresentação e discussão (em grupo) das pesquisas em análise, de acordo com calendário previamente estabelecido (50%);
b) Elaboração de um relatório individual de análise metodológica da obra apresentada ou discutida, com a extensão máxima de 12 páginas A4 (espaço 1.5, margens de 3cm) (50%).
Title: Becker, Howard (1996),'The Epistemology of Qualitative Research', in Jessor, R., A. Colby e R. A. Shweder (eds.) Ethnography and human development : context and meaning in social inquiry, Chicago, UCP, pp.53-71; Bertaux, Daniel (2020), As Narrativas de Vida, Lisboa, Mundos Sociais; Burgess, Robert G. (2001), A Pesquisa de Terreno. Uma Introdução, Oeiras, Celta Editora; Denzin, Norman S. e Yvonne S. Lincoln (orgs.) (2000), The Handbook of Qualitative Research, Londres, Sage; Ragin, Charles C. e H. Becker, eds. (1992), What is a Case? Exploring the Foundations of Social Inquiry, Cambridge, CUP; Ragin, Charles (1994), Constructing Social Research. The Unity and Diversity of Method, Thousand Oaks, Pine Forge; Silverman, David (2017) Doing Qualitative Research (5th edition), London, Sage; Strauss, A. e J. Corbin (1990) Basics of Qualitative Research: Grounded Theory Procedures and Techniques, London, Sage.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: (Association for Qualitative Research)
http://www.aqr.org.uk/
(On-line journal)
http://www.qualitative-research.net/
On-line resources
Whyte, William Foote (1993) [1943], Street Corner Society. The Social Structure of an Italian Slum, Chicago, The University of Chicago Press [versão em português: Whyte William Foote (2005 [1943, 1955], Sociedade de Esquina. A Estrutura Social de uma Área Urbana Pobre e Degradada, Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor.]
Weinberg, Darin (2002) (ed.), Qualitative Research Methods, Blackwell Publishers, pp.112-126
Webb, Elizabeth; Campbell, Donald; Schwartz, Robert & Sechrest, Lee (1966). Unobtrusive measures: non-reactive research in the social sciences. Chicago: Rand McNally.
War-Schofield, J. (1993) "Increasing the generalisability of qualitative research" in M. Hammersley, ed. Social Research: Philisophy, Politics and Practice, London, Open University, Sage
Walker, R. ed. (1985), Applied Qualitative Research, Aldershot, Gower.
Velho, Gilberto (1994), "Unidade e fragmentação em sociedades complexas" em, Projecto e Metamorfose, Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor
Velho, Gilberto (1981), "Observando o familiar", em Individualismo e Cultura, Rio de Janeiro, Zahar, pp. 121-132;
Silverman, David (ed.)(2011) Qualitative Research (3rd ed), London, Sage
Silverman, D. (1993) Interpreting Qualitative Data: Methods for Analysing Talk, Text and Interaction. London: Sage.
Silverman, D. (1985), Qualitative Methods and Sociology, Aldershot, Gower.
Seale, C. (1999) The Quality of Qualitative Research, London, Sage;
Scott, J. (1990) A Matter of Record: Documentary Sources in Social Research, Cambridge, Polity Press.
Rubin, J. and Rubin, I. S. (1995) Qualitative Interviewing: The Art of Hearing Data Thousand Oaks: Sage.
Ragin, Charles C. (1987) The Comparative Method: Moving Beyond Qualitative and Quantitative Strategies. Berkeley/Los Angeles/London, University of California Press;
Ragin, Charles (1997), "Turning the tables: How case-oriented research challenges variable-oriented research", Comparative Social Research, 16:27-42
Poirier, J., Clapier-Valladon,S. Raybaut, P. (1999) Histórias de Vida. Teoria e Prática, Oeiras, Celta
Pinto, José Madureira e João Queirós (orgs.) (2010), Ir e Voltar. Sociologia de uma Colectividade Local no Noroeste Português (1977-2007), Porto, Edições Afrontamento.
Pinto, José Madureira e Augusto Santos Silva (orgs.)(1984), Metodologia das Ciências Sociais, Porto, Edições Afrontamento.
Pais, José Machado (2003 [2001]) Ganchos, Tachos e Biscates. Jovens,Trabalho e Futuro, Porto, Âmbar;
Munck, Gerardo (1998), "Canons of Research Design in Qualitative Analysis," Studies in Comparative International Development, Fall 1998
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Michael Burawoy,(1998) "The Extended Case Method" in Sociological Theory, Vol. 16, No. 1 (Mar., 1998), 4-33.
May, Tim (2001) Social Research. Issues, Methods and Processes, Berkshire, Open University Press.
Maxwell, Joseph A. (2005), Qualitative Research Design: An Interactive Approach Thousand Oaks: Sage Publications, 2005.
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Carmo, Renato Miguel do, e Ana Rita Matias (2019) Retratos da Precariedade: Quotidianos e Aspirações dos Jovens Trabalhadores, Lisboa, Tinta-da-China.
Carmo, Renato Miguel do, e Maria Madalena d'Avelar (2020) A Miséria do Tempo: Vidas Suspensas pelo Desemprego, Lisboa, Tinta-da-China.
Carmo, Renato Miguel do, Jorge Caleiras, Isabel Roque, e Rodrigo Viera de Assis (2021), O Trabalho Aqui e Agora: Crises, Percursos e Vulnerabilidades, Lisboa, Tinta-da-China.
Caetano, Ana (2016) Pensar a Vida: Biografias e Reflexividade Individual, Lisboa, Editora Mundos Sociais.
Bourdieu, Pierre (1993) La Misère du Monde, Paris, Seuil.
Blanchet, A. et. al. (1985) L'Entretien Dans les Sciences Sociales, Paris, Dunod.
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Bailey, Kenneth D. (1994). Typologies and taxonomies. An introduction to classification techniques. Thousand Oaks: Sage.
Alves, Nuno de Almeida, Frederico Cantante, Inês Baptista e Renato Miguel do Carmo (2011) Jovens em Transições Precárias. Trabalho, Quotidiano e Futuro, Lisboa, Editora Mundos Sociais.
Authors:
Reference: null
Year:
Teorias Sociológicas Contemporâneas: Grandes Obras
a) aprofundamento de conhecimentos sobre as principais teorias e controvérsias teóricas na sociologia contemporânea;
b) desenvolvimento de competências de utilização analítica daquelas teorias;
c) desenvolvimento de competências de construção teórica com base na articulação controlada de conceitos e enunciados de diferentes origens teóricas.
Estudo contextualizado de cinco grandes obras da teoria sociológica contemporânea, a realizar em dois momentos. O primeiro, sobre os contextos teóricos em que se inscrevem aquelas obras. O segundo, sobre cada uma das obras selecionadas de Parsons, Goffman, Boudon, Giddens e Archer.
I. Debates teóricos
01. Ascensão e queda do funcionalismo
02. Respostas ao funcionalismo: conflito, interação e racionalidade
03. Movimentos de síntese: do estruturacionismo ao realismo
II. Grandes obras
04. Talcott Parsons (1937): The Structure of Social Action
05. Erving Goffman (1967): Interaction Ritual
06. Raymond Boudon (2003): Raison, Bonnes Raisons
07. Anthony Giddens (1984): The Constitution of Society
08. Margaret Archer (1995): Realist Social Theory
Elaboração, por cada aluno, de um trabalho individual:
a) trata um tema teórico com base em, pelo menos, duas das obras do programa;
b) o tema é escolhido por cada aluno e aprovado pelo docente;
c) dimensão máxima de 20.000 caracteres;
d) línguas de escrita do trabalho admitidas: português, inglês, francês e espanhol.
A avaliação da participação dos estudantes nos debates em aula pode ser usada pelo docente para majorar a classificação final num máximo de três valores.
Title: Scott, John (1995, 2012), Sociological Theory. Contemporary Debates, 2.ª ed., Cheltenham, Edward Elgar.
Parsons, Talcott (1937), The Structure of Social Action, Nova Iorque, McGraw-Hill.
Parker, John (2000), Structuration, Buckingham, Open University Press.
Goffman, Erving (1967), Interaction Ritual. Essays on Face-to-Face Behavior, Nova Iorque, Anchor Books.
Giddens, Anthony (1984), The Constitution of Society. Outline of the Theory of Structuration, Cambridge, Polity.
Boudon, Raymond (2003), Raison, Bonnes Raisons, Paris, PUF.
Archer, Margaret (1995), Realist Social Theory. The Morphogenetic Approach, Cambridge, Cambridge University Press.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Turner, Jonathan H. (2012), Theoretical Principles of Sociology, vol. III: Mesodynamics, Nova Iorque, Springer.
Turner, Jonathan H. (2010), Theoretical Principles of Sociology, vol. II: Microdynamics, Nova Iorque, Springer.
Turner, Jonathan H. (2010), Theoretical Principles of Sociology, vol. I: Macrodynamics, Nova Iorque, Springer.
Sayer, Andrew (2011), Why Things Matter to People. Social Science, Values and Ethical Life, Cambridge, Cambridge University Press.
Mouzelis, Nicos P. (2008), Modern and Postmodern Social Theorizing. Bridging the Divide, Cambridge, Cambridge University Press.
Martin, John Levi (2015), Thinking Through Theory, Nova Iorque, Norton.
Martin, John Levi (2011), The Explanation of Social Action, Oxford, Oxford University Press.
Martin, John Levi (2009), Social Structures, Princeton, N.J., Princeton University Press.
Hedström, Peter, e Peter Bearman (orgs.) (2009), The Oxford Handbook of Analytical Sociology, Oxford, Oxford University Press.
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## Novos desenvolvimentos
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Archer, Margaret S., Roy Bhaskar, Andrew Collier, Tony Lawson e Alan Norrie (orgs.) (1998),
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## De Margaret Archer
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## De e sobre Anthony Giddens
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## De e sobre Raymond Boudon
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## De e sobre Erving Goffman
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## De e sobre Talcott Parsons
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## Manuais, obras de referência
# Bibliografia complementar
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Bhaskar, Roy (1989), ?Societies?, em Roy Bhaskar (1989), The Possibility of Naturalism. A Philosophical Critique of the Contemporary Human Sciences, 2.ª ed., Londres, Harvester Wheatsheaf, pp. 25-79.
Archer, Margaret (1995), Realist Social Theory. The Morphogenetic Approach, Cambridge, Cambridge University Press, pp. 135-161.
Específica: Archer
Bryant, Christopher G.A, e David Jary (2003), ?Anthony Giddens?, em George Ritzer (org.) (2003), The Blackwell Companion to Major Contemporary Social Theorists, Oxford, Blackwell, pp. 247-273.
Giddens, Anthony (1979, 2000), Dualidade da Estrutura. Agência e Estrutura, Oeiras, Celta [ed. original (1979): ?Agency, structure?, em Central Problems in Social Theory. Action, Structure and Contradiction in Social Analysis, Cambridge, Polity Press, pp. 49-95].
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Específica: Giddens
Dubois, Michel (2000), ?Itinéraire d?un sociologue critique: Raymond Boudon?, em Michel Dubois (2000), Premières Leçons sur la Sociologie de Raymond Boudon, Paris, PUF, pp. 3-19.
Boudon, Raymond, e François Bourricaud (1986), ?Action?, ?Agrégation?, ?Individualisme? e ?Rationalité?, em Raymond Boudon e François Bourricaud (1982), Dictionnaire Critique de la Sociologie, 2.ª ed., Paris, PUF, pp. 1-8, 16-23, 301-309 e 479-487.
Boudon, Raymond (2003), Raison, Bonnes Raisons, Paris, PUF.
Específica: Boudon
Fine, Gary Alan, e Philip Manning (2003), ?Erving Goffman?, em George Ritzer (org.) (2003), The Blackwell Companion to Major Contemporary Social Theorists, Oxford, Blackwell, pp. 34-62.
Goffman, Erving (1983), ?The interaction order?, American Sociological Review, 48 (1), pp. 1-17.
Goffman, Erving (1967), Interaction Ritual. Essays on Face-to-Face Behavior, Nova Iorque, Anchor Books.
Específica: Goffman
Lidz, Victor (2003), ?Talcott Parsons?, em George Ritzer (org.) (2003), The Blackwell Companion to Major Classical Social Theorists, Oxford, Blackwell, 2.ª ed., pp. 376-419.
Parsons, Talcott (1945), ?The present position and prospects of systematic theory in sociology?, em Talcott Parsons (1954), Essays in Sociological Theory, 2.ª ed., Nova Iorque, The Free Press, pp. 212-237.
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## Específica: Parsons
Turner, Jonathan H. (2003), ?Sociological theory?, em The Structure of Sociological Theory, 7.ª ed., Belmont (California), Wadsworth, pp. 1-20.
Scott, John (1995, 2012), ?Talcott Parsons: where it all began?, em John Scott (1995), Sociological Theory: Contemporary Debates, 2.ª ed., Cheltenham, Edward Elgar, pp. 29-71.
Scott, John (1995, 2012), ?Symbolic interaction and social constructs?, em John Scott (1995), Sociological Theory: Contemporary Debates, 2.ª ed., Cheltenham, Edward Elgar, pp. 114-137.
Scott, John (1995, 2012), ?Structure, function and system?, em John Scott (1995), Sociological Theory: Contemporary Debates, 2.ª ed., Cheltenham, Edward Elgar, pp. 72-88.
Scott, John (1995, 2012), ?Rational choice and social exchange?, em John Scott (1995), Sociological Theory: Contemporary Debates, 2.ª ed., Cheltenham, Edward Elgar, pp. 89-113.
Scott, John (1995, 2012), ?Conflict and colletive agency?, em John Scott (1995), Sociological Theory: Contemporary Debates, 2.ª ed., Cheltenham, Edward Elgar, pp. 138-156.
Pires, Rui Pena (2012), ?O problema da ordem?, Sociologia, Problemas e Práticas, 69, pp. 31-45.
Parsons, Talcott (1937), ?Tentative methodological implications?, em The Structure of Social Action, vol. 2, Nova Iorque, McGraw-Hill, pp. 727-775.
Parker, John (2000), ?Beyond the ?structurationists?: back to reality?, em John Parker (2000), Structuration, Buckingham, Open University Press, pp. 67-101.
Parker, John (2000), ?The ?structurationists??, em John Parker, (2000), Structuration, Buckingham, Open University Press, pp. 37-66.
Goffman, Erving (1967), ?The nature of deference and demeanor?, em Erving Goffman (1967), Interaction Ritual. Essays on Face-to-Face Behavior, Nova Iorque, Anchor Books, pp. 47-95.
Giddens, Anthony (1984), ?Elements of the theory of structuration?, em Anthony Giddens (1984), The Constitution of Society. Outline of the Theory of Structuration, Cambridge, Polity, pp. 1-40.
Boudon, Raymond (2003), ?Introduction: la théorie rationnelle de l'action sociale?? e ?Théorie du choix rationnel (TeR) ou modèle rationnel général (MRG)??, Raymond Boudon (2003), Raison, Bonnes Raisons, Paris, PUF, pp. 7-55.
Archer, Margaret (1995), ?Realism and morphogenesis?, em Margaret Archer (1995), Realist Social Theory. The Morphogenetic Approach, Cambridge, Cambridge University Press, pp. 135-161.
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## Geral
# Bibliografia de trabalho
Authors:
Reference: null
Year:
Tese em Sociologia
O estudante que complete com sucesso esta UC será capaz de: OA1. Identificar, analisar e julgar criticamente problemas e resultados científicos na área da sociologia; OA2. Usar e explicar teorias e conceitos sociológicos assim como métodos e competências de pesquisa social; OA3. Planear e realizar uma investigação científica de acordo com padrões de qualidade internacionais; OA4. Produzir e apresentar investigação relevante e original na área da sociologia que contribua para o avanço do conhecimento e mereça difusão nacional e internacional em publicações com avaliação científica; OA5. Analisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias novas e complexas relativas à ciência e ao mundo social em geral e na área da sociologia em particular; OA6. Comunicar com os pares, a comunidade científica e a sociedade em geral sobre sociologia e explicar resultados de investigação; OA7. Aplicar princípios e regras de ética da investigação em sociologia.
Os conteúdos programáticos serão ajustados todos os anos aos projetos de investigação apresentados e realizados pelos estudantes de doutoramento. Incluirão: a) uma componente tutorial, com tópicos específicos para cada estudante, proporcionada pelos seus orientadores; b) uma componente seminarial, com discussão de tópicos de interesse comum sobre pesquisa e análise sociológica, basados na apresentação de resultados intermédios das suas pesquisas pelos doutorandos e em comentários dos professores; c) uma componente de conferências, com debate de investigações e análises de alto nível científico, realizadas e em curso, apresentadas por investigadores e académicos de referência, nacionais e estrangeiros; d) uma componente de apresentação pública do trabalho num Colóquio Doutoral.
Anualmente os doutorandos apresentam um texto de pesquisa ao seminário doutoral de investigação e um relatório de progresso (para transição de ano) que é avaliado pelo Painel de Avaliação designado pela comissão científica do doutoramento. No 3º ano apresentam uma comunicação no Colóquio Doutoral. A participação no ciclo internacional é monitorizada. A tese é discutida publicamente e avaliada por júri científico (art.º.31º e 32º, NRGD do ISCTE-IUL)
Title: Not applicable.
Não se aplica.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Not applicable.
Não se aplica.
Authors:
Reference: null
Year:
Tese em Sociologia
O estudante que complete com sucesso esta UC será capaz de: OA1. Identificar, analisar e julgar criticamente problemas e resultados científicos na área da sociologia; OA2. Usar e explicar teorias e conceitos sociológicos assim como métodos e competências de pesquisa social; OA3. Planear e realizar uma investigação científica de acordo com padrões de qualidade internacionais; OA4. Produzir e apresentar investigação relevante e original na área da sociologia que contribua para o avanço do conhecimento e mereça difusão nacional e internacional em publicações com avaliação científica; OA5. Analisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias novas e complexas relativas à ciência e ao mundo social em geral e na área da sociologia em particular; OA6. Comunicar com os pares, a comunidade científica e a sociedade em geral sobre sociologia e explicar resultados de investigação; OA7. Aplicar princípios e regras de ética da investigação em sociologia.
Os conteúdos programáticos serão ajustados todos os anos aos projetos de investigação apresentados e realizados pelos estudantes de doutoramento. Incluirão: a) uma componente tutorial, com tópicos específicos para cada estudante, proporcionada pelos seus orientadores; b) uma componente seminarial, com discussão de tópicos de interesse comum sobre pesquisa e análise sociológica, baseados na apresentação de resultados intermédios das suas pesquisas pelos doutorandos e em comentários dos professores; c) uma componente de conferências, com debate de investigações e análises de alto nível científico, realizadas e em curso, apresentadas por investigadores e académicos de referência, nacionais e estrangeiros.
Anualmente os doutorandos apresentam um texto de pesquisa ao seminário doutoral de investigação e recebem comentários de retorno de colegas e professores. Apresentam também anualmente um relatório de progresso que é avaliado pelo orientador e por outros professores designados pela comissão científica do doutoramento. A participação no ciclo internacional de conferências doutorais é monitorizada. No final, a tese é discutida publicamente, avaliada e classificada por um júri científico.
BibliografiaTitle: Not applicable
Não se aplica.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Not applicable
Não se aplica.
Authors:
Reference: null
Year:
Optativas recomendadas
O funcionamento das unidades curriculares optativas está sujeito a um n.º mínimo de inscrições.
Objetivos
- Formar investigadores, professores do ensino superior e outros profissionais altamente qualificados na análise de problemas sociais;
- Fornecer aos doutorandos formação sociológica avançada no domínio teórico e metodológico, bem como um conhecimento aprofundado da investigação sociológica feita a nível internacional e nacional;
- Assegurar que a formação dos doutorandos, ao longo de todo o ciclo de estudos, ocorra em contexto real de investigação para o que conta com a sua estreita ligação entre o Doutoramento e o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES) entidade responsável pela sua coordenação científica e gestão corrente;
- Contribuir para a internacionalização da sociologia portuguesa, através da atração de doutorandos estrangeiros e do acolhimento de professores e investigadores internacionais que colaborem com as atividades do doutoramento.
- Ter capacidade de compreensão sistemática do domínio científico da sociologia;
- Ter competências, aptidões e métodos de investigação associados á sociologia;
- Ter capacidade para conceber, projetar e realizar uma investigação sociológica original com qualidade científica;
- Ser capaz de avaliar criticamente, analisar e sintetizar ideias novas e complexas;
- Ser capaz de comunicar com os seus pares cientistas e com a comunidade em geral sobre o seu domínio científico e de publicar os seus trabalhos científicos;
- Ser capaz de contribuir, em contexto académico e profissional, para fins de progresso social e bem-estar das populações.
O ciclo de estudos dispõe de modos de funcionamento, conteúdos e procedimentos que garantem o cumprimento desses objetivos:
i) Está integrado e é cientificamente coordenado por um centro de investigação de excelência no domínio da Sociologia (CIES);
ii) Tem um primeiro ano de formação onde os doutorandos adquirem competências sociológicas avançadas no plano teórico, metodológico, técnico e de conhecimento do estado da investigação sociológica a nível internacional e nacional;
iii) Dispõe de um “Seminário de Projeto de Investigação em Sociologia”, onde os doutorandos começam a construir o seu projeto de tese de doutoramento, que é depois elaborado com o apoio de um orientador e submetido à aprovação formal, mediante parece de dois especialistas;
iv) Dispõe de um “Seminário Doutoral de Investigação em Sociologia”, que apoia o desenvolvimento do projeto de tese anteriormente aprovado. Nesse seminário, os doutorandos apresentam e discutem, por mais de uma vez, o seu trabalho perante outros doutorandos e um público mais alargado de docentes e investigadores;
v) Garante a orientação do projeto de tese de doutoramento por investigadores experimentados pertencentes ao CIES ou a outras unidades de investigação;
vi) Proporciona aos doutorandos o contacto com investigadores internacionais e nacionais de referência, através do ciclo de conferências doutorais anuais.
Tese de Doutoramento
Inclui a frequência de:
- Ciclo Internacional de Conferências em Sociologia
- Seminário Doutoral de Investigação em Sociologia
Notas
1) A inscrição em tese requer a aprovação de um projeto de investigação para doutoramento e o seu registo.
2) A preparação da tese requer a realização de uma investigação no quadro do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES) ou, mediante autorização da direção do doutoramento, noutro centro de investigação.
3) Em alternativa à tese, e em condições de exigência equivalentes, os doutorandos podem optar por realizar uma compilação, devidamente enquadrada, de um conjunto coerente e relevante de trabalhos de investigação já objeto de publicação em revistas com comités de seleção de reconhecido mérito internacional.
4) A preparação da tese, ou da compilação de artigos, é obrigatoriamente orientada por um docente ou investigador do Iscte com o grau de doutor, para o efeito nomeado pela direção do doutoramento.
Acreditações