A licenciatura em Política, Economia e Sociedade é um curso inovador em Portugal, que proporciona as bases fundamentais de Economia, Ciência Política e Sociologia, acompanhadas de formação em análise de dados, programação e inteligência artificial. Os estudantes são desafiados a integrar e aplicar os conhecimentos e competências desenvolvidos ao longo do curso à análise e resolução de problemas concretos e atuais.
Mensagem do(s) diretor(es)
Vivemos num mundo em permanente mudança, impulsionado por fatores políticos, económicos, sociais e tecnológicos. A compreensão e intervenção em sociedades complexas como as atuais exigem a combinação de diferentes áreas de conhecimento sobre os grandes processos de transformação em curso.
Seguindo a tendência internacional de aposta na interdisciplinaridade, a licenciatura em Política, Economia e Sociedade proporciona aos estudantes conhecimentos teóricos e empíricos, competências analíticas e técnicas, e pensamento crítico nas áreas da Ciência Política, da Economia e da Sociologia, necessários à compreensão e ação consequente nas sociedades contemporâneas.
Tirando partido da sua inserção numa Escola de Tecnologias Digitais (Iscte-Sintra), o curso permite também aos alunos adquirirem ferramentas de tratamento e análise de dados, bem como conhecimentos de programação e inteligência artificial, aplicados a casos práticos e à análise de problemas reais. Apostamos em métodos de ensino e aprendizagem em que os estudantes têm um papel ativo, dentro e fora da sala de aula, com atividades letivas concentradas em um dos turnos (manhã ou tarde), proporcionando condições adequadas para o estudo autónomo.
Os licenciados em Política, Economia e Sociedade estarão preparados para seguir carreira em áreas como consultoria empresarial, assessoria política, gabinetes de estudos e organizações internacionais, desempenhando papéis estratégicos na formulação de políticas, análise económica e comunicação.
Concebemos este curso com o objetivo de preparar os seus diplomados para trabalharem e intervirem de forma qualificada num mundo complexo. No último ano, os alunos podem escolher entre um leque alargado de disciplinas optativas, de modo a aprofundar os conhecimentos que melhor os preparam para o futuro profissional ou o prosseguimento de estudos nas suas áreas de preferência.
Esperamos por ti no Iscte-Sintra.
Informações Gerais
Nota: Os candidatos com a prova de ingresso em Matemática A (19) ou Matemática (16) também poderão candidatar-se para o conjunto Matemática Aplicada às Ciências Sociais (17) e Português (18)