Os licenciados neste curso serão capazes de conceber, planear, programar, avaliar e implementar aplicações e produtos de software em múltiplas áreas de aplicação, para ambientes nativos e web, dos lados do cliente, servidor e da nuvem. Os estudantes serão capazes de desenvolver um leque vasto de conhecimentos, tais como a gestão do desenvolvimento ágil de produtos de software; o desenho de experiências de utilizador; as plataformas de desenvolvimento e teste de software; as linguagens de programação; os sistemas de informação operacionais e analíticos; as bases de dados relacionais e não relacionais; as redes e os princípios da cibersegurança aplicados a sistemas; aplicações e informação e, ainda, os sistemas distribuídos.
Serão também explorados conhecimentos sobre o funcionamento das organizações; o contexto da profissão; os quadros de regulação; a empregabilidade; a sustentabilidade; os princípios de qualidade e segurança; as dinâmicas de transformação social e o impacto das tecnologias na sociedade.
Mensagem do(s) diretor(es)
A Licenciatura em Desenvolvimento de Software e Aplicações vem dar resposta a uma procura crescente de profissionais na área da programação, por parte do mercado de trabalho. Desenhámos o plano curricular desta Licenciatura com base nas recomendações das principais associações internacionais do setor (ACM e IEEE), na experiência do Iscte, na experiência recolhida nas academias nacionais e internacionais nestes domínios e ainda na auscultação de mais de 30 empresas que operam no mercado nacional.
Esta Licenciatura inclui componentes de Tecnologias de Informação, das Ciências da Computação e transversais. Na vertente tecnológica, incluem-se as plataformas computacionais e tecnológicas; os fundamentos e prática de software em múltiplas áreas de aplicação; as redes e os princípios básicos da cibersegurança aplicados a sistemas e aplicações informáticas. O curso aborda também as bases de dados e a gestão da informação (incluindo big data); os sistemas de informação analíticos; a gestão do desenvolvimento ágil de produtos de software; o desenho das experiências de utilizador, as tecnologias de sistemas integrados e distribuídos e, ainda, os sistemas móveis e para a web.
Além da componente técnica especializada, o curso contempla uma abordagem multidisciplinar, promovendo competências de base em matemática e de natureza transversal. Nestas, valorizamos as capacidades de comunicação verbal e escrita; os quadros de regulação; a empregabilidade; a diversidade; a sustentabilidade; a inovação e o empreendedorismo; e ainda o impacto nas pessoas, organizações e no trabalho da transformação digital da sociedade. O nosso objetivo é garantir uma formação sólida, tendo em vista a capacidade de inserção e adaptação dos licenciados em diferentes contextos profissionais.
Informações Gerais